Oi, gente! Tudo certo?
Faz um tempão que eu não falo de séries por aqui, né? Pois bem, então para o post de hoje eu trouxe uma dica bem bacana de uma série da qual já fui muito fã: Dexter!
Sinopse: Dexter foi uma série televisiva americana de drama/suspense centrada em Dexter Morgan (Michael C. Hall), um assassino em série com diferentes padrões que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue no departamento de polícia do Condado de Miami-Dade. Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. Seus relacionamentos desenvolvidos durante a série, no entanto, acabam por complicar seu estilo de vida duplo e a levantar dúvidas quanto a sua necessidade de matar.
Dexter é uma série de TV baseada nos livros de Jeff Lindsay, focada no analista forense – e serial killer – Dexter Morgan. Após ser resgatado aos 4 anos após presenciar um banho de sangue no qual sua mãe biológica foi morta, Dexter foi adotado pelo policial Harry Morgan que, ao perceber as tendências sociopatas e violentas da criança, passou a ensiná-la uma série de regras para “matar em segurança”. Essas regras, O Código de Harry, moldaram o comportamento do protagonista de maneira a ensiná-lo a executar apenas criminosos que escaparam da Justiça. Dessa forma, ele poderia dar vazão à sua necessidade violenta – a qual Dexter chama de Passageiro Sombrio – com um risco muito menor de ser pego pela polícia.
A série tem uma dinâmica muito interessante, principalmente nas primeiras temporadas. Vemos Dexter investigando possíveis futuras vítimas e depois as executando, enquanto finge ser um homem amável, simpático e solícito no dia a dia. Cada temporada tem um antagonista principal que exige mais concentração e gera mais problemas a Dexter, o que dá aos episódios um ritmo excelente e desperta no espectador a curiosidade de descobrir a verdade por trás dos fatos. Uma das questões mais importantes que se desenvolve em Dexter é o relacionamento dele com os outros personagens. O personagem inicia a série percebendo a si mesmo como um monstro que utiliza uma “máscara” perante a sociedade, mas, com o passar do tempo, ele passa a se questionar sobre a sua necessidade de matar. O conflito sentido por Dexter, sobre até que ponto ele é apenas o seu Passageiro Sombrio e até que ponto ele realmente pode se relacionar verdadeiramente com as pessoas, é um dos núcleos principais da série.
É muito interessante perceber a relação de Dexter com as pessoas próximas. Seguindo O Código de Harry – algo que orienta toda a sua vida desde a adolescência e o mantém seguro – ele tenta ao máximo interagir com as pessoas à sua volta, tanto no ambiente famíliar quanto na Delegacia na qual trabalha. Minha personagem favorita é a irmã de Dexter, Debra. Ela é tão complexa quanto ele: negligenciada pelo pai (que ficou preocupado demais em orientar um Dexter adolescente com tendências psicopatas), ela sempre quis chegar ao mesmo nível que ele, o de Detetive de Polícia. Debra tenta o tempo todo atender às expectativas do pai que, mesmo falecido há bastante tempo, ainda tem uma influência significativa na vida dos dois irmãos. Os colegas de Departamento também são muito bacanas e com histórias próprias, alguns deles servindo de alívio cômico e outros tendo maior desenvolvimento ao longo das temporadas.
Infelizmente, Dexter perdeu muito da qualidade a partir da quarta temporada (são oito no total). Os plots ficam um pouco repetitivos e, mais para o final, a coerência deixa a desejar, sob o meu ponto de vista. Ainda assim, Dexter é uma série diferente e muito interessante. Os personagens são problemáticos, dúbios, fazem coisas erradas e ainda assim nos pegamos torcendo por eles. O próprio Dexter pode ser considerado um vilão, principalmente no início da série, e ainda assim consegue a empatia do espectador graças ao seu carisma. É uma série que acompanhei como fã durante muito tempo e que, mesmo quando passou a me desagradar, ainda me causava curiosidade e vontade de descobrir o que aconteceria. Considerando as ressalvas citadas, é uma série que eu recomendo bastante e que me deixou viciada por muito tempo! 😀
Título original: Dexter
Ano de lançamento: 2006
Criador: James Manos Jr.
Elenco: Michael C. Hall, Jennifer Carpenter, Julie Benz, David Zayas, James Remar, C. S. Lee, Lauren Vélez
Acompanhei essa série logo que lançou, e acho que fui exatamente até a terceira temporada, por aí. Não lembro exatamente porque parei de assistir, além de ter enjoado um pouco, mas ouvi muitas pessoas comentarem, assim como você, que nas últimas temporadas acabou perdendo um pouco a essência, e que inclusive o final de tudo não foi legal. Acho que isso acontece na maioria das séries de muitas temporadas, né? Tipo Supernatural, com 10 temps já e por mim ta legal, mas né, devo admitir que nada como antes
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem resenha nova no blog de “Coração Artificial”, vem conferir!
Eu nunca assisti a essa série, mas meu irmão é viciado. Ele diz que gosta ainda mais da série do que dos livros.
Nunca pensei em assistir, até porque nem tenho muito tempo. Mas agora com as férias pode ser que consiga assistir.
Beeijos, O Outro Lado da Raposa
Nunca assisti essa serie. Tenho uma amiga que é muito fã e tentou me “converter” mas não conseguiu heheh. Eu li o primeiro livro e gostei, mas acho que não ia gostar da serie de tv.
Blog Prefácio
Oiee ^^
Já me indicaram essa série várias vezes, mas ainda não comecei a acompanhar. Parece ser muito boa, mas ainda preciso colocar as minhas em dia 🙂
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Prihh, tenho uma curiosidade imensa por essa série (tanto os filmes, quanto os livros), mas nunca procurei, sabe? Você me deixou mais curiosa ainda, como é possível? Uma pena que tenha desandado em um certo momento
Beijo
Oi Pri! Eu assisto muitas séries, mas não essa e tenho vontade de ler os livros e assistir a adaptação, é uma pena com o decorrer das temporadas a qualidade cair, eu abandonei Grey’s por isso, e algumas outras também. Dica anotada, assim que eu terminar minhas 10 temporadas de Bones quem sabe embarco nessa,
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Olá! Já fui viciada em Dexter há um tempinho atrás, mas passou, quem sabe um dia eu volte a assistir. O Dexter é um típico psicopata que finge ser normal na frente dos amigos e no trabalho, mas que no fundo não tem escrúpulos nenhum!
Beijo!
http://booksmanybooks.blogspot.com.br/
curti muito beijos ja estou seguindo
livro-azul.blogspot.com.br
Oi Priih, só assisi até a segunda temporada de Dexter mas quero muito voltar a ver, infelizmente peguei um spoiler do final da série que me desanimou
Mas eu realmente achei uma série ótima e adorei como o Dexter se relaciona com a irmã e com a namorada.
Beijoos,
http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/
Olá !!!
Eu não sei se sou a pessoa certa para falar, porque só assisti as duas primeiras temporadas de Dexter, mas o pouco que assisti me deixou muito feliz com a série !!! Eu gostava muito do Dexter e não sei por quais motivos deixei de assistir e acompanhar as outras temporadas.
Mas quando as pessoas começaram a falar que a série estava decaindo, bem como você comentou no seu post, eu desisti de voltar a assistir. É complicado quando uma série começa bem e após algumas temporadas ela perde aquela qualidade que possuía no começo.
Gostei muito da sua dica, e gostei mais ainda por ver que você comentou sobre os problemas da série também !!! ^^
Beijinhos
Hear the Bells
Gostei da dica Prih. Não acompanho a série, mas só ouço elogios a respeito de Dexter. Beijo!
Já ouvi falar nesta série, atualmente estou vendo Bates Motel e Hannibal, adoro séries assim que tem drama e suspense no meio e com personagens complexas como serial killers.
bjos
http://redandvintage.wix.com/home
Oi Priih,
Assisti Dexter até a quinta temporada e realmente amo essa série. Minha tempora preferida é a que o Trinity aparece, acho que é a quarta, nossa, me deu muita agonia e terminou de uma forma totalmente bombástica. Nem sei porque não vi o restante ainda, muita gente fala mesmo dessa queda de qualidade, espero que isso não me incomode. Estou querendo comprar o box com todos os episódios e fazer uma maratona da série toda, hehehehe. Ótimo texto, serviu para me relembrar dessa série excelente que ando negligenciando.
Abraços!!!
Oii, tudo bem?
Acredita que nunca assisti?
Mas realmente, parece ser bem tensa e diferente, gostei de saber mais detalhes sobre a história, muito interessante essa questão do Código do Harry, haha.
Uma pena que muitas séries que tem tantas temporadas assim começam a decair de qualidade =/
Beijos
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi Priih, tudo bom?
Não consigo acompanhar muitas séries, sabe?
Mas já assisti um ou dois episódios de Dexter, e confesso que adorei!
E pelo que vi, não sou a única, né? kkkk
Esse lance de séries muito longas que começam a decair é bem complicado :S Não sei nem se me animo para assisti-la inteira
Beijo grande ♥
Thati;
http://nemteconto.org
Oi, Priih! Tudo bem?
Eu não assisti “Dexter” regularmente, só conferia a séria quando ela estava passando na TV e quando não havia nada em outros canais, mas sempre quis acompanha-la de maneira correta. Gosto bastante da ideia da série e curto muito esses personagens principais que amamos, mas que são complicados e surtados (tipo o House), é uma pena que lá pela metade a história tenha se tornado repetitiva. Vi que algumas pessoas também não curtiram o episódio season finale e fiquei com um pé atrás, mas um dia pretendo conferir “Dexter” direitinho e espero não ficar decepcionada! Bjs
Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Oooi,
Eu não acompanho essa série, meu irmão é viciado e diz que é excelente!
Eu prefiro comédias. HAHAHA E não ando tendo muito tempo para assistir as minhas que estão paradas 😦
Gostei da dica!!
Beijinhos,
http://www.entrechocolatesemusicas.com
Eu sou apaixonada por Dexter, mas concordo com você. A série perdeu muito nas últimas temporadas, a própria relação dele com os personagens fica sem sentido. Apesar de ter assistido tudo antes de sair a última temporada, ainda não vi o final, porque fiquei desestimulada.
Pelo que eu vi e li até agora, a série é baseada basicamente no primeiro livro, já que nos outros a história toma um rumo bem diferente nos livros.
Também recomendo a série e os livros, apesar de tudo vale a pena, porque o personagem é incrível. *-*
Beijo
http://canastraliteraria.blogspot.com.br/
Olá,
Parece ser uma série ótima, mas a verdade é que não faz meu estilo. Prefiro coisas mais leves, principalmente se tiver um romance no meio, rsrs.
Beijos.
Memórias de Leitura – memorias-de-leitura.blogspot.com
Ahhh Priiii! eu amo DEXTER amo ele mesmo, amo o serial killer =/ é incrível como a série faz isso com a gente né?!
O que foi o final da terceira temporada? acredita que eu chorei de verdade e não queria acreditar? muito boa e recomento para todos!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oláaa Prii!!
Eu não sou acostumada a ver séries, acho que o motivo disso é porque não tenho paciência de ficar vendo episódios e temporadas.
Essa série parece ser bem legal, o problema é que as vezes eu fico muito cismada com isso e fico meio paranoica, sabe? Tenho que parar de pensar nisso. Por isso, prefiro um assunto mais leve como ou romance ou algo puxado mais para a área médica hahaha Porém, tenho uma amiga que ama esse assunto, vou ver se indico para ela!
Beijosss
http://our-constellations.blogspot.com.br/
Oii Priih!
Nossa já ouvi falar muito do Dexter, mas nunca assisti nem um episódio =/
A única série q consegui acompanhar na vida foi prison break!
Mas quero conhecer outras,, vou ver se procuro Dexter p assistir!
http://www.leituravipblog.com
Oiiie..Tudo bem?!
Meu primo assiste essa série, totalmente viciado e vi alguns episódios e adorei, mas nunca acompanhei 😦
Beijão da Lari <33
Brilliant Diamond | Fan Page
Priiiii, eu simplesmente AMO essa série. Realmente, a relação que ele tem com as pessoas é algo incrível. Adoro a série e super indico também.
M&N | Desbrava(dores) de livros – Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.
Oie Pri =)
Essa série nunca me chamou muito a atenção, por não ser o estilo que eu particularmente gosto.
Tenho amigos que são super fãs dela, mas que reclamam que com o tempo a qualidade caiu mesmo. Infelizmente isso acontece com muitas séries =/
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
Essa ai é uma série que tenho vontade de assistir, mais não por agora ando vendo muitas e tenho outas que são prioridades, mais quem sabe assim que der eu assisto. Gostei do postei.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oie! Eu com certeza teria medo de assistir essa serie, já me falaram bem, me falaram mal, sinceramente não sei mas em quem acreditar!
bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
http://resenhasteen.blogspot.com/2014/12/da-boca-pra-dentro.html
Gosto bastante de Dexter, mas não vi todas as temporadas.
Preciso retomar!
Beijooos
http://www.casosacasoselivros.com
Eu assisti Dexter até a quarta temporada. Depois achei que começou a ficar pesado demais, não consegui passar do primeiro episódio da quarta. Meu namorado e meu irmão persistiram até o final, mas eles detestaram o desfecho da série
beijos
Kel
http://www.porumaboaleitura.com.br
Essa série eu já vi um ou outro episódio enquanto mudava os canais pela tv. Ela é legal, mas não me chama atenção a ponto de querer acompanhar sabe? Mas gostei muito do post! ^^
Beijinhos!
Visite: Blog Escrevendo Mundos
Oi Priih!
Essa série está na minha lista do Netflix, preciso assistir!
Só vejo boas recomendações dela!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, tudo joia?
Eu tinha pegado pra começar a ver Dexter, mas ai veio Arrow e Flash na minha vida, e cabei nem vendo hahaha,
Beijos
http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/
Oi Priih!
Eu nunca vi essa série, mas parece ser interessante! Só que… oito temporadas?! Acho que não tenho paciência e tempo de ver tudo isso.
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros
Pingback: TAG: Princesas da Disney | Infinitas Vidas
Pingback: Dica de Série: La Casa de Papel | Infinitas Vidas
Pingback: Dica de Série: You | Infinitas Vidas
Pingback: Dica de Série: Safe | Infinitas Vidas
Pingback: Lista #9: Séries que combinam com o verão | Infinitas Vidas
Pingback: Séries boas com finais ruins | Infinitas Vidas