Review: Haikyuu!!

Oi pessoal, tudo bem?

É engraçado pensar que eu, que detesto praticar esportes, goste tanto de animes desse nicho. Acontece que Haikyuu!! (ou Haikyū!!) é simplesmente um dos meus animes favoritos, focado numa equipe de vôlei escolar que sonha em chegar à final nacional do Japão. Se eu assisto vôlei na vida real? Nunca, não tenho o menor interesse. 😂 E eu faço questão de enfatizar isso pra encorajar você, que talvez também não tenha um pingo de afinidade com temas esportivos, a dar uma chance a esse anime envolvente, carismático e com cliffhangers tão angustiantes que fazem você ir pra beira do sofá pra assistir à próxima jogada. Vamos conhecer?

Sinopse: Shoyo Hinata é um jovem fascinado pelo vôlei e sonha se tornar o melhor no esporte desde que viu o lendário jogador conhecido como “Pequeno Gigante” competir nas finais do campeonato nacional. Mas, ao enfrentar o seu último jogo oficial no Ensino Fundamental, tem sua primeira grande decepção: é derrotado por Kageyama, conhecido como o “Rei da Quadra”. Hinata jura vingança e decide entrar para o clube de vôlei do colégio Karasuno, onde tentará provar que não é preciso ser alto para jogar vôlei quando se pode “voar”. Com os novos integrantes, o time do Karasuno, que antes estava em declínio, tem uma chance de se reerguer.

Nosso protagonista é Hinata, um estudante que é apaixonado por vôlei, mas sempre teve um desafio difícil de vencer: sua própria altura. Considerado baixinho pro esporte, ele sempre sentiu que precisava se esforçar muitas vezes mais que qualquer outro pra conseguir jogar. Quando ele participa de seu primeiro campeonato, Hinata se depara com um rival, Kageyama, que o derrota de forma esmagadora, mas também o faz se sentir inspirado a treinar cada vez mais duro. Eles acabam se tornando colegas de escola e fazendo parte do mesmo time no Ensino Médio, o Karasuno, e apesar da rivalidade latente, percebem que são capazes de aflorar o potencial um do outro como ninguém mais consegue. Com a chegada dos novatos, os outros membros mais velhos do Karasuno também começam a enxergar a possibilidade de encontrarem a glória novamente, já que a equipe outrora foi muito respeitada e já chegou a ser campeã nacional, tendo inclusive sido o time do Pequeno Gigante (a maior inspiração de Hinata no vôlei).

Um dos motivos que faz você se afeiçoar a Haikyuu!! é, sem dúvidas, a obstinação de Hinata. O personagem não começa jogando vôlei bem, e não sabe todos os fundamentos do esporte, cometendo erros básicos mas treinando de todas as formas (e em todas as oportunidades) que pode. Isso faz com que o espectador crie uma empatia muito grande pelas dificuldades e inseguranças que ele sente, ao mesmo tempo em que torce pelo seu sucesso, pra que ele vença os obstáculos atrelados à questão física (a altura) e ao fato dele ser subestimado pelos outros. Quando falamos de Kageyama, por outro lado, falamos daquele talento natural atrelado à disciplina, sendo ele um atleta pronto pra brilhar. Sua personalidade é seu maior empecilho, já que desde o Ensino Fundamental ele carrega a alcunha de “rei” de forma pejorativa, tamanha a sua arrogância e falta de paciência com os colegas que não conseguem acompanhar o seu ritmo. De forma inesperada, os dois vão crescendo juntos e o espectador testemunha uma dinâmica de gato e rato que diverte mas que também é muito estimulante, já que Hinata e Kageyama se tiram da zona de conforto o tempo todo.

Mas Haikyuu!! faz um trabalho excelente em construir nossa relação com todos os personagens, não apenas com os protagonistas. Os outros membros do time também ganham espaço, e aos poucos vamos descobrindo mais sobre eles, suas personalidades e motivações. Sou apaixonada em vários dos personagens (ainda que o líbero, Nishinoya, tenha meu coração) e, principalmente, amo a lealdade e as dinâmicas entre eles. Mesmo alguns jogadores que não têm tanto espaço nas primeiras temporadas vão ganhando desenvolvimento com o tempo e brilham mais adiante, e quando isso acontece, acreditem: é de arrepiar! Minha única crítica negativa nesse sentido é referente a algo que, infelizmente, é recorrente em animes: a representação feminina. As meninas da equipe são pouco exploradas e seus papéis giram em torno de ajudar o time de maneira pouco expressiva, especialmente a Shimizu, que é uma das gerentes do clube de vôlei. Suas falas são ínfimas e ela acaba sendo um sex symbol durante a maior parte de sua participação no anime, rendendo muitos alívios cômicos envolvendo os meninos, que são gamados nela. Essa é minha principal insatisfação com a história, e o aspecto que mais me incomodou ao longo das três temporadas (já que Shimizu só ganha um pouco mais de espaço na terceira).

E como falar de um anime de esporte sem mencionar o esporte em si? As partidas de vôlei de Haikyuu!! são de arrepiar! Eu nunca assisto vôlei, mas fiquei 100% “GO GO KARASUNO” enquanto assistia, roendo as unhas a cada saque, a cada set point, a cada partida. E não pensem que os meninos contam com privilégio de protagonista e ganham tudo, não. O anime sabe mostrar pra eles (e pra nós) que existem jogadores muito talentosos que eles precisam derrotar pra chegar às finais, e que pra isso vai ser necessário treinar com muito empenho caso não queiram perder novamente. Lidar com essas emoções – de derrota, vitória, treinamento duro, companheirismo, obstinação, determinação – é uma das melhores partes de Haikyuu!! e um dos motivos pelos quais esse anime é tão marcante.

Pra quem gosta ou não de esportes, Haikyuu!! é uma ótima opção de entretenimento porque cativa com bons personagens e uma condução bem realista (na medida do possível pra uma animação). Tudo é pautado em treinamento, não em poderes especiais, e ainda que algumas habilidades possam ser um pouquinho exageradas pra fins de impacto, são movimentos e jogadas que existem na vida real. Você se sente assistindo partidas de verdade e se pega torcendo pelos times que estão na tela, com a vantagem de que mesmo os rivais do Karasuno também têm personagens e histórias que brilham e conquistam. Recomendo fortemente pra quem quer assistir uma história que vai te deixar na beira do sofá, segurando a respiração até o próximo saque!

Título original: Haikyū!!
Ano de lançamento: 2014
Direção: Susumu Mitsunaka
Elenco: Ayumu Murase, Kaito Ishikawa, Yu Hayashi, Satoshi Hino, Miyu Irino, Kôki Uchiyama, Sôma Saitô, Nobuhiko Okamoto, Yoshimasa Hosoya, Kaori Nazuka

7 comentários sobre “Review: Haikyuu!!

  1. Oi Priih! Eu amo esse anime e assim como você não sou uma pessoa esportiva. Eu nem acompanho nenhum tipo de esporte, mas esse anime e outros que focam em esportes, me contagiam pelo lado de ver todo o esforço que os personagens fazem para conquistar seus sonhos. A terceira temporada é minha favorita. Recomendo também Kuroko no Basket, Free, Yuri on Ice e Kaze Ga (esse aqui me emocionou muito também).

    Bjos!!
    Moonlight Books

  2. Oi, Priih! Tudo bem?

    Eu nunca assisti esse anime, mas já ouvi falar e tenho interesse nele.

    Já assisti muitas partidas de diferentes esportes, mas minha paixão era futebol. Hoje em dia estou muito desanimada com tudo, faz tempo que não assisto nenhuma partida hahah

    Gosto da proposta desses animes com grupos, no caso desse relacionado a volei, porque gosto de ver como exploram as histórias individuais dos personagens e suas interações em grupo, em como lidam com as crises e obstáculos em grupo.

    beijos

  3. Oi Priih!

    Vc falando de anime de esporte me fez lembrar que eu também não sou fã de esporte mas amoooo ver um dorama de esporte. Que sentido isso faz?! Eu não sei! rsrsrs. Animes são muito bons e fico feliz que vc tenha curtido e achado um nicho que te faz feliz ao ver ^^ Com certeza daria uma chance para o anime =D

    Obrigada pela indicação ^^

    Bjos,

    Kelen Vasconcelos

    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

Deixe um comentário