10 metas literárias para 2015

Oi, gente!

Chega essa época de ano e eu começo a ficar meio nostálgica e reflexiva. Pretendo escrever um post mais específico sobre isso ainda esse mês, mas para essa semana eu resolvi fazer uma lista de 10 metas literárias para 2015! A ideia surgiu do post da Tayná Coelho, do Olhando Por Aí, e eu simplesmente adorei! 😀 Existem diversos livros na minha estante que estão esperando por mim há muito tempo, mas eu sempre acabo colocando outras coisas como prioridade e deixando essas “pendências” pra trás. Em 2015 eu pretendo mudar esse meu ritmo de leitura desregrado e quero cumprir algumas das coisas que eu sempre digo pra mim mesma que pretendo fazer. Bora conferir a lista de metas então?

reading challenge

Fonte: Pinterest

1 – Reler a série Harry Potter: em 2013, com a ajuda de pessoas queridas que me presentearam, finalmente pude completar a minha coleção de livros do Harry Potter. ❤ Eu sempre protelava a hora de comprar os 5 volumes que me faltavam (porque ao longo da vida eu acabava lendo emprestado de alguém ou da biblioteca), mas agora finalmente tenho a série completa! *-* E tenho vontade de ler novamente todos eles, na ordem, há algum tempo. Espero fazer isso no ano que vem.

2 – Ler algum livro da Jane Austen: há muito tempo eu leio a respeito da genialidade da Jane Austen. Escuto apenas elogios com relação à autora e às suas protagonistas fortes e a frente de seu tempo. Tenho em mente começar com o clássico Orgulho e Preconceito: MORRO de curiosidade de conhecer o tão amado Sr. Darcy e a forte Elizabeth! ❤

3 – Aumentar meu ritmo de leitura: na infância e na adolescência, eu era uma devoradora de livros. Poucos dias eram suficientes para a leitura de quase qualquer livro, na maioria das vezes. Porém, desde que entrei na minha primeira faculdade, em 2011, meu ritmo decaiu drasticamente. Hoje em dia meus olhos cansam rapidamente, eu me distraio facilmente e mal consigo passar de 10 ou 20 páginas quando paro pra ler alguma coisa.  Em 2015 eu quero retomar o foco nas leituras e voltar, gradualmente, ao ritmo que tive ao longo da vida. Claro que não será fácil, porque a cada ano eu assumo mais tarefas e responsabilidades, mas essa é uma meta que não atinge somente ao blog, mas principalmente a mim e ao meu desejo de retomar esse ritmo de outrora. 🙂

4 – Escolher melhor as minhas leituras: eu me empolgo demais lendo resenhas gente, vocês não têm noção! Adoro frequentar os blogs das meninas que me visitam e conferir as inúmeras dicas de livros, uma mais tentadora do que a outra. Porém, eu me dei conta de que estava anotando dicas demais na minha lista de futuras leituras (que, quando criada, tinha a intenção de constar apenas os livros que eu leria depois de terminar o atual). Bom, essa lista já conta com mais de 20 obras. 😛 E isso me gera frustração, porque eu não consigo dar conta de tudo que me interessa. Por isso, no próximo ano, pretendo selecionar melhor as obras para as quais pretendo dedicar meu escasso tempo.

5 – Ler todos os dias durante a semana, não importando a quantidade: apesar do meu desejo de aumentar o meu ritmo de leitura, eu tenho consciência de que isso vai acontecer de maneira gradual. Por isso, o mínimo que eu posso fazer para manter os livros “fluindo” é ler um pouquinho todo dia, de segunda a sexta (não me comprometo nos fins de semana porque sei que acabo me programando pra outras atividades).

6 – Manter as compras conscientes de 2014: desde que adquiri meu Kobo Glo – sobre o qual eu falei aqui no blog – eu consegui diminuir drasticamente minhas compras por impulso, pois grande parte dos livros que me despertavam curiosidade eu encontrava em epub. Quase todos os livros novos desse ano me foram dados de presente. Obviamente eu fico bem tentada quando vejo promoções quase irresistíveis no Submarino, mas eu tenho consciência de que minha estante está lotada de livros que ainda não li e, por isso, posso esperar para comprar novos volumes. Me saí muito bem esse ano e pretendo manter esse hábito no próximo!

7 – Começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo: eu comprei os quatro primeiros livros da série em 2012 e, pasmem, EU AINDA NÃO LI NENHUM! </3 Shame on me! Eu sou apaixonada pela série – sobre a qual também comentei por aqui –, mas admito que o tamanho dos livros me intimida bastante. Espero começar o primeiro, A Guerra dos Tronos, em 2015 (mas sem colocar pressões em mim mesma sobre prazos pra terminá-lo).

8 – Diminuir a pilha de não lidos da minha estante: claro que a probabilidade de surgir algum novo livro que me desperte curiosidade a ponto de antecipá-lo na lista de leituras é gigante, mas realmente gostaria de priorizar no próximo ano os livros que já tenho. Tenho algumas obras paradas na estante há anos e eu sinto um remorso absurdo por não dar a atenção que elas merecem! Em 2015 eu quero escolher mais os livros físicos que já tenho, em vez de me empolgar com novas indicações e deixar de lado aquelas que aguardam por mim há eras. 😛

9 – Terminar os livros que deixei pela metade: atualmente, há três livros que eu comecei e não terminei: A Hospedeira (cuja leitura comecei em 2013, que vergonha), A Ascensão do Governador (da série The Walking Dead) e a HQ Persépolis (que conta a história da Marjane Satrapi). Eu detesto deixar livros pela metade, então em 2015 eu pretendo dar um jeito nisso, começando por A Hospedeira, que está parado há mais tempo.

10 – Curtir verdadeiramente as minhas leituras: por fim, eu gostaria de aproveitar cada vez mais o tempo que passo lendo! Ler sempre foi um dos meus hobbies favoritos, algo que eu amo desde criança. Porém, nos últimos anos eu passei a me “forçar” a ler mais, a voltar a ter o ritmo que eu tinha antigamente, principalmente depois que criei o blog. O Infinitas Vidas foi concebido para que eu pudesse compartilhar meus pensamentos com quem tivesse interesse nas mesmas coisas que eu, mas também para me estimular a voltar à rotina de leitura que eu manti durante boa parte da vida. Contudo, eu também comecei a me preocupar com a produtividade que eu precisava ter para manter o blog atualizado, o que me deixou angustiada em alguns momentos do ano, pensando que não conseguiria postar uma resenha no prazo. Felizmente, isso nunca aconteceu e eu sempre consegui cumprir meus prazos e demandas! Porém, em 2015, eu quero ler de maneira menos despretensiosa e mais relaxada, sem tantas preocupações e responsabilidades. Quero simplesmente me deixar levar pela obra escolhida no momento sem me cobrar tanto (essa questão de cobrar muito de mim mesma é algo que tenho que trabalhar em diversos aspectos, diga-se de passagem…). Enfim, quero curtir cada página de todo e qualquer livro que cair nas minhas mãos! 😀

Bom pessoal, essas foram as 10 metas literárias que escolhi para o ano de 2015. Sei que não é fácil cumprir todas as coisas que a gente se propõe a fazer durante o ano, mas espero poder riscar alguns desses itens da minha lista em breve! Acho que listar tudo aquilo que a gente vive dizendo que quer fazer (mas nunca faz) é uma boa maneira de enxergar todos os objetivos que estamos postergando. Estou empolgada e ansiosa para cumprir vários dos itens listados aqui. 😀

E vocês, têm algum objetivo literário (ou não literário também hahaha) para 2015 que querem muito realizar? Me contem nos comentários!

Beijo enorme! ❤

35 comentários sobre “10 metas literárias para 2015

  1. Oi Priih !!!
    Menina tú vai amar Orgulho e Preconceito !!! *-*
    Ele é ótimo, e é melhor ainda por causa do Darcy, de verdade, não tem como não amar o Darcy !!! Espero que você goste do livro e do homem mais maravilhoso do mundo (exagerando um pouquinho, hehehe) tanto quanto eu gostei !!!
    A Jane também está na minha meta para ano que vem, pretendo ler mais livros da autora, alguns que eu não costumo ver o pessoal comentando !!!
    Como você eu também preciso diminuir a minha pilha de livros que ainda não foram lidos !!!
    Espero que você e eu sejamos capazes de acabar com nossas respectivas pilhas, porque eu tenho que te contar, a minha tá difícil de diminuir, rsrsrsr

    Beijinhos
    Hear the Bells

  2. Entendo como é ir anotando um monte de indicação e no finaal não conseguir ler nada e só ir acumulando auhauh gostei das suas metas, mas você precisa se esforçar mesmo pra seguir ein, não pensar ‘deixa pro outro dia’ que nem todo mundo vive fazendo com muita coisa UHAH acho o mais importante você ler algo que realmente queira e que goste. Fazendo isso, a leitura vai te envolver tanto, que você vai até esquecer as metas e ler com voracidade por pura vontade

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de “Escola Noturna”, vem conferir!

  3. Oi Priih

    Me identifiquei com todas as suas metas de forma direta ou indireta, mas diferente de você nem me arrisco a tentar estabelecer algo assim porque sou péssima pra essas coisas.
    Tenho livros que estão na minha estante há anos e sempre me prometo ler o mais breve possível e acabo passando outras leituras na frente.
    Meu ritmo de leitura diminuiu bastante, mas é por causa das tantas outras prioridades.
    Em 2015 farei como em 2014 e me deixarei guiar pelo acaso, não quero carregar a culpa de ter estabelecido coisas que não conseguirei cumprir. Só uma coisa: quero ler mais de 50 livros.

    Beijos

  4. Minha meta para 2015 é terminar de ler OS irmãos Karamáov que tem mais de 700 páginas e eu ainda estou perto da página 200 (embora comecei a ler faz pouco tempo esse livro) Quero também outras obras do Fiódor e mais outras da Literatura russa, que cada dia me deixa mais apaixonada :3

    Beijão e que você consiga realizar seus planos.

    http://redandvintage.wix.com/home

  5. Olá! Eu também já estou pensando em minhas metas de 2015… Só sei que uma coisa eu tenho definida: terminar de ler a coleção de livros da Marian Keyes hahaha
    São 12 no total e faltam 4 e meio rsrsrsr
    Acho que consigo…

    Beijos

    albumdeleitura.blogspot.com.br

  6. Oi, Prih! Me identifiquei muito com suas metas, mas infelizmente já desisti de fazê-las. Descobri que sou melhor sem elas, haha. Também quero reler HP próximo ano, ainda mais que minha coleção está chegando aí *_* *_* VOCÊ AINDA NÃO LEU JANE AUSTEN? Senhor, corre. Amei Orgulho e Preconceito (inclusive estou lendo uma adaptação <3)

    Beijão

  7. Essa de curtir realmente as leituras é o tipo da coisa que quase todo mundo que tem blog acaba refletindo uma hora ou outra. Eu fiz a minha reflexão há uns dois anos e isso me fez mt bem 🙂 Quanto as compras conscientes, bem… Tenho um kindle que me foi muito útil quando eu tava no intercâmbio, mas aí foi só voltar pro Brasil que o bichinho da compulsão de comprar livros me mordeu de novo! ahahh

  8. Oi, Priih! Tudo bem?
    Eu odeio participar de metas literárias específicas ou desafios literários porque me sinto pressionada com relação aos prazos, mas curti a ideia dessas metas que você fez nesse post e irei fazer uma versão no meu blog também, ok? 🙂
    Vou considerar seriamente a meta de ler todos os dias semana, porque esse ano a coisa ficou complicada para mim, não consegui me organizar e li pouquíssimos livros que eu realmente queria :/ O item seis também é ótimo! Quero manter o ritmo de compras desse ano no próximo, até na Bienal do Livro eu me controlei (e vamos combinar que se controlar na Bienal não é uma tarefa muito fácil hehe). E a última é uma básica! É por isso que nem tento ter parcerias com editoras, a partir do momento que um hobbie que eu amo vira obrigação, não sinto mais prazer em realizá-lo e não quero prejudicar as minhas leituras por isso. Adorei o post e boas festas (: Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

  9. Olha, acho que vou pegar umas metas suas emprestadas, rsrs…. Algumas aí me servem como uma luva! Uma coisa que eu preciso fazer é ler os livros de livraria que comprei. Eu tenho váááários, há anos, mas tenho lido muitos de banca e acabei deixando os de livraria de lado. Vou tentar remediar isso em 2015!

    =)

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

  10. Oiii, tudo bem??? Adorei essa postagem. Eu precisava seguir todas elas, mas quem disse?
    Compro muito mais do que consigo ler. Mas como resistir as promoções do submarino? É tipo vício comprar. E tem tanto livro para ler, que não consigo dar conta dos que estão na estante e todo mês chegam mais ainda. aiaiai, preciso mudar isso.
    Eu tbm lia mais quando mais nova, mas vida de adulto não é fácil né? heheheh
    Beijooos e feliz natal =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

  11. Oi Priih!
    Adorei suas metas para 2015! Acho que a número 10 é a mais importante… precisamos curtir o tempo que passamos lendo!
    E apóio a meta nº 5… Eu tento ler todos os dias, tem dias que consigo ler mais e outros não leio nem 10 páginas e durmo. Mas gosto de fazer assim, pois sinto que a história do livro fica mais tempo comigo.

    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

  12. Olá!!

    Adorei suas metas e me identifiquei com algumas!!
    Ano passado também quis reler Harry Potter, porém o ano acabou e eu só li o primeiro livro da série…acho que começarei o ano lendo o segundo…também comecei a ler Jane Austen esse ano e leia…vc não vai se arrepender!! Te aconselho a ler de acordo com a ordem em que elas escreveu os livros…vc vai ver como um vai ficando melhor que o outro!!! =)

    Um super beijo e espero que consiga realizar todas as suas metas!!

    Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

  13. Oi Prih, tudo bom?
    Acho que essa época deixa todo mundo meio assim, né? Normal, rs!
    Adorei suas metas e algumas delas também já são minhas…
    Preciso diminuir a pilha de livros não lidos da estante, fazer compras consciente, ler todos os dias… Enfim, muita coisa para ficar atento! Acrescento ainda: escrever todos os dias,rs! É ainda mais difícil, viu?
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

  14. OOOOi,

    OTIMA META! Assim como você preciso diminuir minhas comprar, ultimamente tenho lido muitos livros de parceiros, então acho que comprei bem menos, com a ajuda do kindle também…
    Não ando mais anotando dicas porque é muito livro pra pouco tempo 😦 tô com 50livros para ler na estante, fiz uma caixinha de sorteio para poder escolher as leituras.
    Espero que você consiga cumprir essas metas 🙂

    Beijinhos,
    http://www.entrechocolatesemusicas.com

  15. Oi Pri,

    Adorei suas metas para 2014. Tirando As Crônicas de Gelo e Fogo, que eu já li, as demais se aplicam todas a mim. Esse ano também pretendo ler algo da Austen, reler Harry Potter não vai dá, já que quero reler os 5 do Martin. Também abandonei A Hospedeira e esse ano quero retomar a leitura dele. Tem muitos outros na estante há seculos, como A Menina que Roubava Livros e muita série pela metade. Aff, vou tentar passar longe das promo da Submarino esse ano. Enfim, é coisa demais, hehehe. Boa Sorte para a gente.

    Abraços!!!

  16. Oi Priih!
    Todas ótimas metas!
    Eu também tenho vontade de reler Harry Potter, mas como quero fazer isso em inglês, ainda falta comprar os livros, rsrs
    Eu só li dois livros da Jane Austen e sempre digo que preciso ler os outros. Tomara que esse ano eu consiga.
    Você vai ver que com a disciplina de ler todos os dias, não importa quantas páginas, seu ritmo de leitura vai amentar bastante 😉
    Da metade do ano passado para cá eu também tenho tentado escolher melhor as minhas leituras. Muitas vezes acabo dando uma chance para livros que não me parecem tão promissores e me sinto perdendo tempo porque acabo não gostando.
    Diminuir a pilha de não lidos é uma meta eterna, né? Rsrsrs
    Beijos e boa sorte para cumprir as metas
    alemdacontracapa.blogspot.com

  17. Priih, ótimas metas. Me bateu super vontade de reler Harry Potter, mas tenho tanto livro novo me esperando, hehe.
    Sobre a Jane Austen eu também vou ler algo dela esse ano. Já até comprei uma edição que vem com três dela num livro só.
    E está certíssima de querer curtir mesmo a leitura. Eu não gosto de estabelecer metas de leitura porque acredito que se eu fizer isso vou parar de curtir mesmo e começar a correr só para terminar.

    Beijoooos

    http://www.casosacasoselivros.com

  18. Olá, tudo bem?
    Menina do céu, eu também tenho várias metas para esse ano! Inclusive, várias em comum com você. Tenho mil livros para ler, pilhas e mais pilhas e vivo comprando. Vou fazer umas listas e dar um fim nessas leituras hahaha
    Espero que consiga cumprir suas metas e alcançar seus objetivos! Super beijos ❤
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

  19. Hey Priih!
    Comprar de forma quase inconsciente é o mal de todo leitor voraz – infelizmente – e isso só tende a aumentar. Com tantas novidades vindo por aí, muita gente esquece de planejar e pensar direito no que tem na estante. Isso além de “presentear” você com um baita prejuízo te deixa com uma pilha de Não Lidos. É super importante ter esse controle e não meter os pés pelas mãos. xD
    GOT! Também tenho toda a série aqui – completa – mas desconheço dos livros e mesmo da história. Ganhei o box e não me conformo com essa vontade que NÃO me dá de conhecer o George. Confesso que o tamanho dos livros não é o maior dos problemas ( mas é um ). O problema é que tantos livros se sobressaem que acabo sempre deixando pra lá.
    A Meta de ler um pouquinho a cada dia é realmente muito boa. Muitas vezes a leitura não está ao nosso grado e fazemos de tudo para esquecê-la por um tempinho. Isso as vezes acontece comigo, como está acontecendo agora, com a leitura do primeiro volume de Dragões do Éter. Ainda estou no comecinho, mas é uma pena. Esperava bastante de Raphael Draccon. 😦
    Um beijo enorme lindona!
    Paula, Poetisa & Literária

Deixe um comentário

