Oi gente, tudo certo?
Terminei o livro mais recente (publicado no Brasil) da série Cormoran Strike, Vocação Para o Mal, e hoje vim contar pra vocês minhas impressões sobre ele.
Sinopse: Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais.
Após a resolução de dois casos com grande destaque na mídia, Strike finalmente pode respirar mais tranquilamente, sabendo que as finanças estão ficando em dia e que o escritório prospera. Robin também está exultante nesse volume, após finalmente ter realizado o curso de contravigilância pago por Strike. Entretanto, a calmaria é interrompida quando Robin recebe uma encomenda destinada a ela: em vez das esperadas câmeras descartáveis (para o casamento com Matthew), o que a jovem recebe é uma perna decepada.
Vocação Para o Mal é interessante especialmente porque, nesse caso, existem motivações pessoais contra Strike. De imediato, após o recebimento da perna, o detetive já faz uma lista de homens em seu passado que teriam bons motivos para querer destruí-lo: Jeff Whittaker (ex-marido de sua mãe, que Strike acredita tê-la matado), Noel Brockbank (ex-soldado e pedófilo em quem Strike causou lesão cerebral) e Donald Laing (também ex-membro do Exército, colocado atrás das grades por Strike). Todos os homens têm um grande histórico de violência, que os tornam perfeitamente capazes de terem cometido tal atrocidade. Entretanto, a maior fonte de preocupação de Strike é Robin.
A parceira de Strike vive um turbilhão de emoções nesse livro. Além de ter recebido a perna, ela descobre algo sobre o noivo, Matthew, que a deixa completamente desestabilizada. São nessas circunstâncias que ela conta a Strike o que aconteceu para que ela tivesse tido agorafobia e largado a faculdade de Psicologia. Ao descobrirmos mais sobre o passado de Robin, não apenas entendemos algumas de suas escolhas de vida como também a admiramos ainda mais por sua força e sua coragem. Robin é um mulherão da porra (e merecia mais que o embuste do Matthew). Não sei como me sinto sobre um possível envolvimento romântico dela com Strike nos livros (porque na série eu shippo loucamente, em função da química dos atores) mas, se isso acontecer no futuro, vai ser de maneira natural, já que o autor construiu a relação de confiança dos dois ao longo dos três livros.
Minha crítica a esse volume permanece a mesma dos anteriores: Robert Galbraith enrola demais! Existem cenas que podem ser facilmente classificadas como fillers, não existindo necessidade de estarem ali. Se o autor fosse um pouco mais direto – mesmo para dar as várias pistas (verdadeiras e falsas) – o livro fluiria muito melhor. Confesso que esse aspecto da escrita de Robert Galbraith está me deixando um pouco apreensiva para o seu novo livro, Lethal White (lançado em setembro no Reino Unido), que tem mais de 600 páginas. Se grande parte delas forem encheção de linguiça, ficarei bastante decepcionada. 😦 A conclusão do livro não foi tão impactante quanto nos volumes anteriores, pois já sabemos quem são os suspeitos e que eles são odiosos. Não é como se fosse uma surpresa descobrir que qualquer um era um assassino, sabem? Nesse sentido, O Chamado do Cuco ganha disparado, tendo o melhor desfecho da série até agora.
Vocação Para o Mal foi um livro muito bacana para desenvolver a dupla de detetives, mas pecou um pouco no mistério em si. A resolução do caso foi arrastada e o final não surpreendeu, o que é um pouco decepcionante em livros policiais. Entretanto, eu gosto demais de Strike e de Robin e curti muito ver suas emoções e pensamentos em destaque. Não foi o melhor livro da série, mas não chegou a decepcionar. 😉
Título Original: Career of Evil
Série: Cormoran Strike
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Número de páginas: 496
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi Priih! São tantas séries que quero ler, Essa aqui é uma delas, mas até agora não consegui iniciar. Pena este volume não ter sido tão bom como os outros, mas mesmo assim deu para perceber que é bom. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oii Priih.
Desde que descobri, um tempo atrás, que esses livros eram da Rowling sobre pseudônimo fiquei com muita vontade de ler. Mas fico estremecida com o fato de ser uma obra arrastada. O bom o suspense, normalmente, são os livros que permeiam entre ação e personagens.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
Oi Priih! Eu não acompanho muito a carreira da J. K. Rowling, nem sabia que ela estava se aventurando nesse universo de literatura policial. Uma pena as tramas serem um pouco arrastadas, realmente isso não combina muito com o gênero, que se beneficia mais quando o ritmo é mais dinâmico. De qualquer forma, gostei de conhecer a série! Um beijo :*
Oi, Priih!
Eu não li nenhum dessa série. Acho que Mote Súbita, da Rowling, me deixou com o pé atrás, poque esse livro “adulto” dela é um saco, haha.
Mas eu fico bem curiosa, apesar de que você dizer que tem enrolação e encheção de linguiça me desanima um pouco. Tudo bem que thrillers geralmente têm, mas demais cansa.
Beijooos
http://www.casosacasoselivros.com
P.S.: Eu não achei que o empresário deu a entender que teve um caso com a Ally. Ela era apaixonada demais pelo marido para fazer isso. Caramba, ela ficou do lado dele mesmo depois do fiasco fenomenal que foi o Grammy. Eu só acho que ele queria mesmo mexer com a cabeça do Jack, mas não nesse sentido.
Sobre o filme: concordo 100% com você hahaha! Quando o empresário fala “não somos amigos”, pra mim ele se referia a ele próprio e Jack. Pra mim é impensável que a Ally o tenha traído!
Nunca li uma sequência de livros, acho que iria demorar muito tempo para terminar. De início achei que esse livro iria ser de terror, hahaha. Uma pena não ter sido tão bom quanto os outros da sequência, mas tenho certeza que mesmo assim vale a pena!
http://www.kailagarcia.com
Oi Priih,
Confesso que essa série de livros não me atrai muito.
Uma pena não ter sido tão bom quanto o primeiro. Uma coisa que não gosto é de cenas enroladas ou que nem tinham necessidade, então não sei se iria gostar do livro.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Oi Priih, sua linda, tudo bem?
Para tudo!!!! Eu não sabia que existia uma série de TV baseada nos livros dessa série. Já fui pesquisar na internet e vou procurar saber onde ela está sendo exibida, é claro que eu quero ver, risos… Que pena que esse livro não foi tão bom quanto os outros, mas sendo série, sempre tem um volume que distoa dos outros. Mas pela carga emocional dos personagens também acho que vale a pena. Só uma observação: OMG!!! Uma perna decepada??? Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Não conhecia 😮 ; acho que cá em Portugal nunca oouvi falar
Mas agradeço pelo post* beijinhoo
DREAMS OF A PRINCESS
Oi, Priih!
Acredita que eu comprei esse livro, li cinco páginas e abandonei?
Eu tenho um problema ENORME com a escrita da J.K. e com esse livro não foi diferente. Não consigo ler nada da autora e é uma pena, pois parecem ser livros muito bons…
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oie Pri =)
Preciso parar de ter medo e ler logo algo da J.K voltado para o público adulto. Embora esse não seja o meu gênero favorito, leio tantas resenhas positivas dessa série que fico bem tentada a dar uma chance.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Prih,
Como a série de tv me deixou curiosa, eu li uma amostra do primeiro livro e achei que ela dá muita volta mesmo e imagino o restante do livro. O caso desse, eu achei meio confuso assistindo e não suporto o noivo da Robin kkk
até mais,
Nana e Leticia – Canto Cultzíneo
Olá, Priih.
Eu só li o primeiro livro dessa série e parei por ai. Não achei tudo isso. Mas que bom que mesmo com esses defeitos apontados você gostou do livro. Eu achei que desde o primeiro o detetive e ela iam ficar juntos, vamos ver o que dá hehe.
Prefácio
Oi Priih,
Eu fiquei um pouco receosa com essa série de livros, porque não ouvi boas críticas.
Tenho o ebook do primeiro livro, mas nunca me aventurei. Sei que vai ser uma leitura meio lenta pq não estou acostumada com o gênero só que quero sim me arriscar. Tomara que seja uma experiência positiva.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Pri!
Menina, eu não tenho muita vontade de encarar esses livros, mas a série está ali bonitinha só me esperando para maratonar!
Beijos
Balaio de Babados
penso como vc quando o autor ficar enrolado! dá um nervoso! as vezes ser direto e reto é a melhor opção!!!
beijinhos
https://adeliadanielablog.blogspot.com/2018/10/as-cores-da-vida-kristin-hannah.html
Oi, Priih!
A premissa do livro é interessante, mas o fato de o autor enrolar demais me desanima bastante 😦 certeza que é o tipo de livro que eu acabaria largando por conta disso. Mas fico feliz de saber que apesar disso a história vale a pena!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com
Oi, Priih.
Só li o primeiro livro da série e gostei bastante, apesar de ter muita enrolação mesmo.
Quero ler os outros dois livros e ver como os personagens se desenvolveram.
Esse livro em especial tem mais detalhes pessoais aparentemente, o que é bem interessante, apesar de o mistério ter ficado um pouco menor.
Bela resenha.
Abraços
Pingback: Resenha: Branco Letal – Robert Galbraith | Infinitas Vidas