Review: X-Men: Apocalipse

Oi gente, tudo bem? 😀

Ontem fui ao cinema assistir a um filme pelo qual eu esperei ansiosamente, X-Men: Apocalipse! Bora conferir o que eu achei?

x men apocalipse poster

Sinopse: Desde o início da civilização, ele era adorado como um deus. Apocalipse, o primeiro e mais poderoso mutante do universo da Marvel, acumulou os poderes de muitos outros mutantes, tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois de milhares de anos, ele está desiludido com o mundo em que se encontra e recruta uma equipe de mutantes poderosos, incluindo um desanimado Magneto (Michael Fassbender), para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual ele reinará. Como o destino da Terra está na balança, Mística (Jennifer Lawrence), com a ajuda do Professor X (James McAvoy), deve liderar uma equipe de jovens X-Men contra o seu maior inimigo até então e salvar a humanidade da destruição completa

O longa inicia no Egito Antigo, mostrando ao espectador um ritual dedicado a En Sabah Nur – que, na verdade, é um mutante cultuado como uma espécie de deus. O culto mostra a transferência de mentes que En Sabah Nur executa sempre que seu corpo atual está prestes a morrer. Porém, ele é traído por seus súditos, e acaba ficando preso dentro de sua pirâmide. O filme muda sua linha temporal para o presente (os anos 80, nesse caso). Graças aos eventos ocorridos em Dias de Um Futuro Esquecido, os mutantes são conhecidos e aceitos na sociedade. Pelo menos é o que Charles Xavier acredita. Seu instituto para crianças superdotadas prospera e diversos estudantes mutantes fazem daquele local seu lar. Lá, conhecemos Jean Grey e o recém chegado Scott Summers. Contudo, a realidade não é tão simples pra diversos mutantes marginalizados e explorados: nos subúrbios das cidades, nos becos, nas casas de lutas clandestinas, os mesmos são perseguidos, machucados ou utilizados como entretenimento. E é isso que Mística/Raven combate: ela faz o que está ao seu alcance para livrar os mutantes dessas situações onde eles são subjugados. O terceiro elemento fundamental dos filmes anteriores, Erik/Magneto, vive agora foragido na Polônia com um nome falso e família formada. Porém, ao descobrirem seus poderes, uma tragédia acaba por atingi-lo novamente, trazendo todo o seu ódio contra a humanidade de volta.

x men apocalipse 2

Isso é o básico do básico a respeito do enredo do filme. Se eu tentasse explicar tudo que ocorre em X-Men: Apocalipse, acabaria dando milhões de spoilers e tirando toda a graça do enredo. 😛 Basicamente, En Sabah Nur/Apocalipse aproveita-se de mutantes poderosos para auxiliar na sua causa: destruir tudo o que a humanidade que ele julga tola e fraca criou para reconstruir um novo mundo, comandado por ele e pelos mutantes. Para isso, ele sequestra Charles Xavier, o maior telepata do mundo, cujas habilidades Apocalipse deseja. Para salvar Charles, uma equipe inusitada se forma: Jean, Scott, Kurt (Noturno), Peter (Mercúrio), Hank (Fera) e Raven (Mística) partem rumo ao Cairo no intuito de salvar o amigo e mentor. Nessa empreitada, enfrentam diversos obstáculos e inimigos, culminando no confronto principal com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Psylocke, Tempestade, Anjo e Magneto.

x men apocalipse 3

Algumas coisas me convenceram em X-Men: Apocalipse, outras não. Gostei muito do desenvolvimento do enredo e das cenas de ação, que trouxeram uma dinâmica muito interessante, semelhante à de Dias de um Futuro Esquecido (com uma equipe de mutantes lutando e se complementando com seus poderes). Alguns personagens, contudo, não me agradaram. Jean e Scott, principalmente. Eu não conseguia não enxergar a Sansa Stark na atuação da Sophie Turner e, mesmo em sua cena mais badass (que, por sinal, me deixou bem empolgada em relação ao futuro da franquia), eu realmente não senti a imponência nem o carisma de Jean Grey. Scott é bobinho e sem graça, o tipo de personagem sonso que não faz a menor diferença pra mim. Outro problema que tenho nesses novos filmes (que começaram em X-Men: Primeira Classe) é essa Raven/Mística anti-heroína. Foi impossível não lembrar de Katniss assistindo à atuação de Jennifer Lawrence. A personagem se tornou uma líder para os jovens mutantes e uma espécie de exemplo, o que é muito estranho pra mim, que sempre tive a visão dela como uma vilã. Não que o desenvolvimento atual dela, partindo do Primeira Classe, não faça sentido. Faz! Mas, na minha cabeça, a Mística é uma vilã, entendem? Como o presente foi alterado em Dias de um Futuro Esquecido, o que provavelmente influenciou todo o passado, duvido que os acontecimentos da primeira trilogia dos X-Men vão acontecer. Uma nova história está se formando agora, então torço para que todo o desenvolvimento da personagem seja coerente com o que está ocorrendo no momento (já que, analisando a trilogia original, não faz o menor sentido).

x men apocalipse

Peter/Mercúrio roubou a cena novamente, da mesma maneira como fez em Dias de um Futuro Esquecido. A Fox acertou totalmente no tom do personagem e na forma de executar as suas cenas: elas são geniais, engraçadas e cheias de personalidade, assim como ele. Os Cavaleiros do Apocalipse não são bem desenvolvidos, com exceção de Tempestade. Quero ver como será seu desenrolar ao longo da franquia, já que é uma personagem da qual gosto bastante. Anjo e Psylocke são atrativos em batalha, mas acabam sendo totalmente desperdiçados – já que não são aprofundados sob nenhum aspecto. Outro personagem que adorei foi Noturno, com o qual simpatizei de cara.

x men apocalipse mercurio peter

O filme contém uma cena pós-créditos que, acredito eu, possa servir de gancho para a criação da X-23, clone de Wolverine. A aparição especial do personagem é muito interessante também, em uma cena cheia de sangue e ação.

x men apocalipse 4

Gostei bastante de X-Men: Apocalipse, principalmente pelo enredo e pelas cenas de ação muito bem executadas. Apesar dos personagens não terem me cativado tanto, gosto muito da dinâmica do trio Charles, Erik e Raven, agora mais maduros e com motivações perfeitamente compreensíveis. Sou fã dos mutantes e gosto muito do que essa “nova fase” da franquia tem feito, abrindo diversas possibilidades sem necessariamente partir para um reboot, graças a Dias de um Futuro Esquecido. Já estou empolgada esperando o próximo filme! 😀

Título original: X-Men: Apocalypse
Ano de lançamento: 2016
Direção: Bryan Singer
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Oscar Isaac, Sophie Turner, Nicholas Hoult, Tye Sheridan, Kodi Smit-McPhee, Evan Peters

23 comentários sobre “Review: X-Men: Apocalipse

  1. Oi Priih,
    Estou loooouca para ver esse filme. Só vou conseguir no feriado, mas sua crítica até que me animou. Já vi tanta gente falando mal do filme 😦
    Eu adooooro a Mística, acho ela a melhor, rs. Mas estou curiosa para a Sophie como Jean Grey. E o Mercúrio também é puro amor. Além da minha queda pelo Magneto, rs.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

  2. Oi, Priih.
    Vi o filme na sexta e confesso que não gostei tanto.
    Eu já esperava um filme não tão bom, pois a franquia não conseguiu fazer um filme que me cativasse de verdade.
    Lógico que é um bom entretenimento, tem suas qualidades, mas realmente falta o desenvolvimento dos personagens, o que fica prejudicado pelo número de atores…
    As cenas de ação são mesmo muito boas, a cena inicial é deslumbrante…
    Mas senti que faltou alguma coisa.
    Abraços.
    http://diegomorais18.blogspot.com/

  3. Oi, Priih, tudo bem?

    Adorei a sua crítica. Eu ia assistir hoje, mas acabei ficando com febre, então tô aqui de molho na cama…bem no dia que a sessão é seis reais pra todo mundo! hahahaha
    Eu também não entendo todo esse protagonismo da Mística, sabia? Acho que eles só fazem isso para utilizar a popularidade da JLaw. Para mim ela também é uma vilã, gente!!
    Sobre Sophie Turner, já imaginava que ela não fosse conseguir sair da sombra de Sansa. Ela não é lá uma atriz muito versátil! 😛
    Espero curtir o filme!

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

  4. Oie Pri =)

    Eu estava super animada para assistir a esse filme, até por que sou fã de X-MEN desde pequena. Porém… desde que o filme foi lançado e saíram as primeira criticas fui desanimando. Sinceramente não sei se vou assistir o filme nos cinemas, acho que vou esperar sair no Telecine. Não sei vou pensar ainda rs… Fico feliz que você tenha curtido o filme, pelo menos a sua foi a primeira critica não tão negativa que vi do filme ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  5. Oi
    que bom que gostou de assistir o filme apesar de algumas coisas não terem te agradado, eu li comentários falando bem do Jean e Scott. Eu gostei da sua opinião e estou louca para assistir o filme, mas tem o problema de sempre que é a falta de cinema na cidade que moro =/.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  6. Arrasou Priih!
    Eu estou adorando esses novos filmes da franquia! Ainda não sento essa semelhança da Katniis na atuação da Jen, talvez nesse filme tenha ficado mais evidente.
    Cara, acho q nunca fiquei satisfeita com nenhum dos atores que fizeram Jean e Scott (mas os personagens do desenho arrasam! Kkk)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

  7. Oi Prihh, tudo bem?
    Eu tô com medo de me decepcionar com esse filme. Pois assim como você a mistica pra mim é vilã e não heroína. E tem outro ponto, eu tenho a história de X-men evolution internalizada na cabeça, então pra mim é estranho não ter a vampira em um filme com o apocalipse sabe?
    Mas vou tentar ir de mente aberta.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

  8. X-Man é o tipo de história que eu prefiro nos desenhos do que em filmes, por ter muitos personagens, muitos detalhes, eu acho que os diretores acabam fazendo algumas burradas, dando algumas modificações muito sem sentido.Definitivamente não é o filme que verei!

    Beijos

    Poesia em Transe

  9. Oi Priih, tudo bem contigo ???
    Eu acho que sempre fico super animada toda vez que você traz uma resenha dos últimos lançamentos que eu aguardo ansiosamente para poder assistir. Adoro filmes de super heróis, mas tenho que dizer que X-Men sempre teve um espaço especial no meu coração !!! Desde muito nova eu sou apaixonada pelos mutantes, e por esse motivo vibro quando se anuncia um novo filme da franquia !!!
    Fiquei morrendo de medo do que você iria falar sobre esse filme, já que o Apocalipse sempre foi uma fase muito importante na história dos mutantes e sempre me deixou com as expectativas nas alturas. Apesar disso, conforme os trailers desse filme iam aparecendo eu também ia ficando mais angustiada. Não consegui me encantar com muitas caracterizações de personagens nesse filme, como é o caso do próprio Apocalipse. E também não me conformo de que nessa nova fase a minha amada Vampira ficou de lado … :/
    É uma pena que alguns personagens não foram muito bem explorados, mas fiquei ansiosa pelas cenas de ação !!! *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

  10. Pingback: Infinitas Vidas Informa #20 | Infinitas Vidas

Deixe um comentário

