Oi pessoal, tudo bem?
Fazia muito tempo que eu não lia um livro de poemas, então aproveitei a oportunidade de ler Meu Corpo Virou Poesia, disponibilizado pela editora Seguinte ao Time de Leitores. Foi minha primeira experiência lendo a Bruna Vieira e hoje compartilho com vocês como foi. 😉
Sinopse: Em 2017, Bruna Vieira fez as malas, deixou a vida no Brasil de lado e foi escrever uma nova história em outro país, vestida de coragem e guiada por um sentimento que sempre foi sua maior prioridade: o amor. Com o tempo, porém, os dias foram ficando cada vez mais longos e solitários. Era como se naquele lugar o amor tivesse perdido o equilíbrio e se tornado uma obrigação. Foi bem perto do fim e de jeito mais frio que ela finalmente se deu conta: é impossível ser “nós” sozinha. Formado por quatro partes – cabeça, garganta, pulmão e ventre –, este livro é um mapa. Um mapa que leva Bruna de volta à escrita e a si mesma. São relatos reais, repletos de lembranças, aprendizados e cicatrizes, que agora deixam o corpo da autora para encontrar o seu, em forma de poesia. Ao tocar em temas como autoestima, amizade feminina e relacionamentos (com o outro e sobretudo consigo mesma), Bruna olha para dentro e nos convida a percorrer nestes versos nossa própria viagem de autodescoberta.
Eu sigo a Bruna no Instagram há algum tempo e acompanhei a época em que ela se mudou pra Califórnia com o então namorado. Eles chegaram a noivar, mas o relacionamento acabou, ela voltou para o Brasil e lançou um vídeo-poesia contando um pouco sobre as dores que não havia revelado sobre a relação. Esse parece ter sido o primeiro passo do processo de cura da autora, que transformou os últimos anos em poemas que falam com mais profundidade (e exposição) tudo que ela viveu e como tem sido se reencontrar.
O livro é dividido em quatro momentos: cabeça, garganta, pulmão e ventre. A primeira parte é mais sombria e explora a sensação de invisibilidade e inadequação que Bruna experimentou durante o relacionamento e seu período na Califórnia. Fica claro que, em seu coração, ela sente que se doou muito mais do que o parceiro para uma relação que, em grande parte, só existiu verdadeiramente na sua cabeça. Por isso, a solidão também é um tema recorrente nesses primeiros poemas. Bruna também revela o quanto de si ela “perdeu” ao tentar se encaixar em uma vida e em um namoro que não fazia mais sentido, se moldando a expectativas alheias e se encolhendo cada vez mais em si mesma.
Conforme avançamos nas páginas, o tom dos poemas vai mudando e ganhando um teor de cura e amor próprio. Ao deixar pra trás o relacionamento e a cidade que não lhe faziam bem, a autora entra num processo de redescobrir a si mesma e curar suas cicatrizes emocionais. Aqui encontramos poemas que falam sobre respeitar e honrar suas diferentes versões, abraçar suas imperfeições e valorizar a mulher que você é. Até o final do livro, o leitor se depara com o processo de libertação e cura de Bruna, que a coloca no momento em que se sente mais confortável consigo mesma: o presente.
Falando sobre o livro no geral, curti boa parte dos poemas e achei vários trechos bem bonitos. Porém, como ponto negativo, ressalto aqui o uso exaustivo do recurso de falar em “todas as suas versões”, é como se Bruna ficasse batendo na mesma tecla porque gosta muito de como a frase soa. Inclusive, senti que esse tipo de frase de efeito traz um teor meio “bobinho” e adolescente pro livro.
Com um ritmo gostoso e vários poemas legais, Meu Corpo Virou Poesia foi uma experiência bem bacana. Apesar de segui-la no Instagram, não me considero uma superfã da Bruna Vieira, então fui com expectativas bem neutras e acabei me surpreendendo positivamente. Se você busca um livro de poesias com várias reflexões sobre buscar o melhor de nós mesmos, vale incluir o título na lista. 😉
Título original: Meu Corpo Virou Poesia
Autora: Bruna Vieira
Editora: Seguinte
Número de páginas: 184
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi, Pri. Como vai? Me parece um livro muito agradável, não é mesmo? Livros poéticos costumam me agradar, principalmente quando não estou em um bom momento. Que bom que gostou. Ótima resenha. Abraço!
http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Olá…
Ultimamente ando lendo excelentes comentários sobre esse livro! Como não sou muito de ler poemas, não estou criando muitas expectativas, mas, é sim um livro que ainda quero ler.
bJO
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi Priih, tudo bem?
Eu vi esse livro no NetGalley, mas não me animei muito a pegar.
Não sou uma pessoa que lê muita poesia, mas gosto do trabalho que a Bruna Vieria faz de auto-aceitação.
beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Priih! Eu conhecei a Bruna em um evento em São Paulo há alguns anos e ela foi uma fofa. Eu nunca li nada dela, mas me interessei por esta obra mais pessoal. Em breve vou ler. Bjos!! Cida
Moonlight Books
oi, tudo bem?
Eu gosto bastante de livros de poesias, mas não costumo ler de forma linear, pego um poema e leio olhando o índice vejo que título me chama e assim o leio hahaha Tenho um livro da Bruna, mas não conhecia esse. Acho a escrita dela sensível pelo que li do outro. Acho que procurarei por esse também.
Beijos
Oi Pri.
Nunca li nada da Bruna e ultimamente não tenho lido nada nesse estilo. Eu gosto muito de poesia, mas acho que li e escrevi tanto quando era adolescente que acabei ficando sobrecarregada. kkk
Que bom que você gostou da experiência com essa leitura e que te agradou, mesmo com alguma ressalva.
Bjus
Oie ! Nunca li nenhum livro da bruna, e também não sou muito fã de livros com poesias, mas achei super bacana a história do livro ♡
http://www.blogresenhando.travel.blog
Oi Priih,
Acho a Bruna muito artística, tudo o que ela sente e/ou experimenta vira arte de alguma forma, haha. O único livro dela que eu li foi uma obra em conjunto com outras autoras, e confesso que não gostei, pelo menos naquela época achei o livro adolescente demais pra mim. Porém, creio que esse livro mais maduro de poemas eu curtiria, por mais que ele ainda traga essa alusão jovem típico da Bruna.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oie, ainda não cheguei a ler a obra e não é um gênero que gosto muito, mas ainda sim tenho curiosidade de conhecer.
Bjs
Imersão Literária
Sou fã da Bruna desde que me entendo por blogueira. Tenho todos os livros na casa da minha mãe ehe
Estou doida pra comprar esse novo título mas dessa vez em ebook. Como é a diagramação? A Amazon já deixou a desejar com alguns livros mais visuais que comprei no ano passado…
Beijão,
Bela
A Bela, não a Fera – Bookinstagram – Instagram pessoal
Oi, Priih
Eu sou sincera ao dizer que o estilo de narrativa da Bruna não é a minha vibe. Eu já tentei ler Depois dos quinze, que é repleto de crônicas, mas não gostei e acabei passando pra frente. Infelizmente poemas e esse estilo de escrita não casa muito com o que eu leio.
Beijo!
https://capitulotreze.com.br/
Oi Priih! Eu não acompanho a Bruna Vieira nas redes sociais (e nem pelo blog, ela ainda tem blog?), então nem sabia dessa situação que ela passou fora do Brasil, desse término de relacionamento etc. Que bom que ela conseguiu transformar uma coisa que pode ser tão traumática em poesia, né? Literalmente. Um beijo :*
Oi Priih,
Eu vi que esse livro ia entrar em lançamento, achei interessante, mas não conhecia a história da escritora. Crescimento pessoal é difícil e muitas vezes doloroso, imagino que não foi fácil para ela.
Muito boa sua resenha, como sempre ^^
Bjos,
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/
Olá, Priih.
Eu amei a capa desse livro mas acabei não solicitando ele porque não sou fã de poesias. Mas achei bem legal que as poesias refletem o momento a vida da autora.
Prefácio
Oi, Flor!
Nunca li nada da Bruna, acompanho ela no instagram e sempre tive vontade de comprar algo para ler, mas ainda não veio a oportunidade!
Que bom que você gostou, acho que vou tentar começar por esse ❤
Beijinhos 😘
Thay – http://sankasbooks.blogspot.com.br
Oie Prihh!
Ainda não li nada da Bruna, porém acho válido! Se fica excessivo uma frase determinada a gente sente, não é verdade?
Acho que super vale a dica e vou incluir aqui também! Tem umas poesias que conquistam a gente, né???
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
O livro transmite ser intenso.
Eu geralmente leio poesia quando assino o KU, pois tem muito autor nacional bom por lá.
Já vou ficar mais de olho nesse livro dela.
Beijos
https://recolhendopalavras.blogspot.com/