Review: Haikyu!! – A Batalha do Lixão

Oi gente, tudo bem?

Aos pouquinhos, vamos tentar retomar o ritmo por aqui e na vida também. As coisas no Rio Grande do Sul vão demorar a estabilizar 100% mas me sinto mais forte pra voltar pra cá e compartilhar um pouquinho das coisas boas com vocês de novo. E uma das coisas mais legais que rolaram recentemente por aqui foi a estreia de Haikyu!! – A Batalha do Lixão, um filme pelo qual eu tava esperando MUITO. Trata-se da continuação direta do anime de Haikyu!!, que já comentei ser um dos meus favoritos. Bora saber mais?

Sinopse: A história do filme começa no ponto em que terminou a série, após quatro temporadas, que não terá novos episódios. Nela, a aguardada partida entre os antigos times rivais do Colégio Karasuno e Colégio Nekoma irá acontecer. Ou seja, o jovem Hinata, atleta da equipe Karasuno, irá enfrentar o astro da escola Nekoma em uma batalha que promete ser épica. E agora, quem sairá vencedor deste importante duelo?

A Batalha do Lixão é um filme especial pros fãs dessa história porque ele adapta uma partida muito importante do mangá: a do Karasuno (time de vôlei dos protagonistas) versus Nekoma (contra o qual o Karasuno tem uma rivalidade histórica). Pra quem não acompanha o anime entender um pouquinho melhor o contexto, além dessa rivalidade natural entre os times, existem alguns fatores que contribuem pra que esse jogo seja MUITO aguardado. O primeiro deles é que os membros do Nekoma jogaram com os membros do Karasuno num intensivo de verão e ajudaram os jogadores a treinar e a melhorar muito suas skills, ou seja, existe um vínculo de parceria entre eles e uma rivalidade respeitosa entre os atuais membros dos times; e o segundo (mas não menos importante), é que Hinata, o protagonista de Haikyu!!, fez uma amizade especial com Kenma, o levantador do Nekoma, e prometeu uma partida que vai tirá-lo da zona de conforto e fazê-lo se divertir. E por que isso é importante? Porque Kenma joga bem, é um excelente estrategista, mas não se esforça muito porque não é fã de vôlei, então pra ele as partidas são meio que “tanto faz” (uma afronta pra empolgação natural de Hinata). Esses elementos fazem com que a Batalha do Lixão seja algo a ser ansiado com muita expectativa pelos fãs. E por que Batalha do Lixão, vocês me perguntam? Os mascotes dos times são um corvo e um gato, e o simbolismo sempre gira em torno deles competirem pelos restos no lixo. 😛

Preciso fazer um desabafo nesse review: eu acho um grande desperdício que Haikyu!! não seja finalizado com mais temporadas, no formato de anime, e sim em dois filmes (sendo este o primeiro), porque o resultado de A Batalha do Lixão me deixou ainda mais hypada pra assistir tudo que a série tiver a me oferecer. Ler o mangá, nesse caso, não traz a mesma emoção, e eu sinto falta de ver as cenas animadas em histórias de esporte. Haikyu!! tem uma condução narrativa e uma direção que te fazem roer as unhas e sentar na beira do sofá, torcendo por cada jogador e vibrando a cada ponto conquistado. Comentei isso na resenha do anime e volto a falar a respeito aqui: mesmo sem ser fã de esportes e de vôlei, eu sou completamente cadelinha do Karasuno e de Haikyu!!, porque o dinamismo das partidas, o carisma dos personagens e a direção fazem você ficar vidrada no que tá acontecendo na tela. E é claro que contra seu rival histórico isso não deixou de acontecer: o Nekoma é um time à altura da evolução do Karasuno e ambos dão muito trabalho um ao outro, mantendo o nível do jogo altíssimo e parelho. Eu não tinha spoilers do que ia acontecer então me diverti muito a cada jogada.

Ao longo da partida, o enredo de A Batalha do Lixão se aprofunda nas estratégias do Nekoma pra vencer o Karasuno. E eis que eu chego à minha principal conclusão sobre o longa: ele é sobre o protagonismo de Kenma e a ressignificação do vôlei pra ele. O levantador do Nekoma é responsável por definir as estratégias que colocam o Karasuno nas situações mais difíceis, tendo que planejar seus contra-ataques, bem como é a pessoa que neutraliza a ameaça de Hinata – seu amigo, mas também seu rival. Enquanto joga e é desafiado, Kenma rememora os motivos pelos quais começou a praticar vôlei, sua amizade de longa data com o carismático Kuroo (o capitão do Nekoma) e toda a trajetória que o levou até ali. A amizade dos dois é um pilar muito importante na vida dele, o esporte é um elo que os une e o próprio Kuroo também deseja que Kenma seja feliz durante as partidas e também fazendo aquilo que realmente desejar. A conexão entre eles é explorada e aprofundada, ainda que o anime já tivesse dado pinceladas de ser uma amizade sólida e especial. Contudo, ao enfrentar um desafio verdadeiramente provocante e exaustivo, Kenma precisa rever essas memórias com Kuroo, com o esporte e sua nova ligação com Hinata e com o presente, entendendo o que o vôlei significa pra ele hoje. É incrível de acompanhar a forma como essa transformação acontece no personagem.

Kenma também protagoniza as cenas mais emocionantes – em carga dramática e também em direção – do filme. Não vou falar sobre a cena empolgante pra não tirar esse gostinho de quem for assistir, mas em relação à direção, preciso elogiar a imersão provocada. A exaustão dos personagens, depois de vários sets difíceis e longos, é sentida pelo espectador. A forma como o diretor encontra de mostrar isso em determinado momento é em com o uso de uma câmera em primeira pessoa, totalmente angustiante e aflitiva, que te transporta pra dentro da quadra. Sen-sa-cio-nal. Achei brilhante e uma das melhores cenas do filme, seguida talvez da libertação do Hinata (entendedores entenderão).

Mas nem tudo são flores, e um filme de menos de 1h30 também acaba por ter prejuízos. Haikyu!! no geral peca muito na forma como trabalha suas personagens femininas, mas aqui chega a ser patético o fato de que Kiyoko, a gerente do clube, não tem UMA MÍSERA FALA. Sério, ridículo. Ela até teve um pouco mais de desenvolvimento nas temporadas recentes, mas honestamente, é uma personagem que só serve pra ser o rostinho bonito da equipe. Hitoka, que já se destaca mais desde sua primeira aparição no anime, é a única a cumprir esse papel entre elas. Fico chateada e decepcionada, mas não surpresa, infelizmente. Além disso, por ter pouco tempo de duração, o filme acaba tendo pouco espaço pros outros personagens do time como um todo, focando somente nos protagonistas. Eu adoro ver os momentos com o Nishinoya (o líbero), o Tanaka (o atacante irritadiço que sempre grita e tira a camisa) e, é claro, a dinâmica dos três veteranos (Daichi, Suga e Asahi – faço uma ressalva que, destes, Suga teve seu momento de muita relevância, ainda que curto).

Haikyu!! – A Batalha do Lixão é um filme que entrega tudo que os fãs de Haikyu!! merecem: uma partida alucinante, lágrimas em momentos de pura emoção, sets tensos em que tudo pode acontecer e o carisma apaixonante que faz desse anime um dos melhores que eu já assisti. Fica novamente minha recomendação pra todo mundo dar uma chance, porque depois que começa é difícil voltar atrás. Go, Karasuno! 🏐

Título original: Gekijôban Haikyû!! Gomi Suteba no Kessen
Ano de lançamento: 2024
Direção: Susumu Mitsunaka
Elenco: Ayumu Murase, Kaito Ishikawa, Yûki Kaji, Yûichi Nakamura, Kôki Uchiyama, Miyu Irino

6 comentários sobre “Review: Haikyu!! – A Batalha do Lixão

  1. Aiii Prih, eu preciso começar a assistir Haikyu, você me deixa tão animada e cada postagem que você faz sobre me deixa muito curiosa. Assim que entrar de férias no trabalho, acho que vou começar a ver.

    beijos

  2. Oi Priih!

    O filme é incrível. Foi bastante emocionante e divertido. Só queria que fosse maior. O jogo não foi uma partida comum, foi uma celebração da amizade dos dois times e dava para ver que todos estavam entusiasmados demais. Eu até chorei no final. Agora é esperar segunda parte enquanto vejo novamente o anime. Bjos!!
    Moonlight Books

Deixe um comentário