Oi pessoal, tudo bem?
Finalmente chegamos ao livro que encerra a série Os Ravenels, mas que de Ravenel não tem (quase) nada. 😛 Vamos conversar sobre Uma Tentação Perigosa?
Sinopse: Lady Merritt Sterling, uma jovem viúva que dirige a empresa de navegação do falecido marido, sabe que tudo que a sociedade londrina quer é flagrá-la em um escândalo. Até agora, ela foi inteligente o suficiente para não lhe dar essa satisfação. Mas ao conhecer Keir MacRae, um destilador de uísque escocês rude e lindo de morrer, todos os seus planos sensatos podem virar fumaça. Embora sejam de mundos totalmente diferentes, a atração que surge entre os dois é poderosa e irresistível. Quando Keir chega a Londres, tem os seguintes objetivos: não se apaixonar pela deslumbrante lady Merritt e evitar ser assassinado. Até agora, nenhum dos dois está indo muito bem. Seu mundo está de cabeça para baixo e a única pessoa em quem ele confia é ela. Conforme o perigo se aproxima, Merritt fará o que for preciso para salvar o escocês, enquanto ele precisa descobrir se é capaz de oferecer a única coisa que ela deseja mais que a segurança dele: seu amor.
Desde que eu soube que o último volume de Os Ravenels seria focado em personagens distintos, e não na família Ravenel, torci o nariz. Achei uma atitude meio caça-níquel pra aproveitar a facilidade de vender mais um título atrelado à série, sabem? Uma Tentação Perigosa poderia facilmente ser um spin-off ou um livro extra da série As Quatro Estações do Amor, assim como aconteceu com Uma Noite Inesquecível. Por que estou dizendo isso? Porque o foco é todinho em personagens atrelados à família de Westcliff (protagonista do livro 2 de As Quatro Estações do Amor) e Sebastian (protagonista do livro 3), com uma ou outra menção honrosa a personagens originalmente criados para Os Ravenels.
É fácil perceber que Sebastian é, dentre os livros de As Quatro Estações, o personagem favorito da Lisa Kleypas. 😂 Sempre que pode, a autora enfia uma participação dele aqui e ali. Não que eu não goste dele e de sua família, porque eu gosto bastante. Mas sei lá, achei forçado que mais uma vez tudo gire em torno das mesmas pessoas.
Críticas às decisões da autora feitas, vamos focar na história de Uma Tentação Perigosa: aqui conhecemos a inteligente e decidida Lady Merritt, filha de Westcliff e Lillian, que teve que assumir a empresa de navegação e importação do marido após ficar viúva. Quando há um acidente no cais envolvendo um produtor de uísque, a própria Merritt vai resolver – e fica imediatamente encantada pela virilidade e pelo jeito direto (e meio bruto) do homem com quem tem que lidar. Trata-se de Keir MacRae, dono da destilaria que está utilizando a empresa de Merritt pra trazer seu excelente produto para Londres. Para compensar por alguns litros valiosos de uísque perdidos, Merritt se aproxima dele e é um pouquinho mais cortês do que o decoro permite, não demorando pra que os dois se envolvam em uma atração explosiva. Enquanto tentam lidar com os sentimentos inesperados (e nada convenientes), Keir passa a sofrer atentados à sua vida, o que dá ao livro um tom de mistério muito bem-vindo.
Esse foi o primeiro romance de época que li em que o romance deslanchou numa velocidade absurda, sem enrolação nem nada de slow burn. A Merritt é independente e dona de si de uma maneira bastante inspiradora e arriscada para os padrões da época, e ela não liga de infringir as regras da sociedade londrina para atrair Keir para sua cama. Ele, por sua vez, é mais cauteloso; tenta fugir de Merritt o quanto pode, especialmente por se achar muito abaixo dela na hierarquia social. Keir sabe que se forem pegos juntos, as consequências pra ela são muito piores do que pra ele. Isso faz de Keir um good guy maravilhoso, meu tipo exato de mocinho. ❤ Então gostei muito da combinação dos dois como casal e fiquei empolgadíssima pra ver sua relação crescer e amadurecer.
Como mencionei antes, há também um quê de investigação no livro devido ao mistério de quem está por trás dos atentados a Keir e os motivos por trás deles. Contudo, esse mistério é fácil de ser resolvido, especialmente quando Sebastian entra em cena, então não esperem algo muito desafiador. As pistas estão ali desde o início pra quem observar bem, e quando a verdade vem à tona, as peças se encaixam. É bacana ver Sebastian interagindo com esses personagens novos, porque ele foi o mocinho mais controverso da série As Quatro Estações do Amor, tendo um longo caminho de redenção que se comprovou muito bem aqui. Sua relação com Lillian, que sempre foi mais delicada devido ao fato dele tê-la sequestrado no passado (sim, pois é 😂) também foi bem desenvolvida, e gostei desse parênteses na história de Merritt e Keir pra fechar essa ponta solta.
Apesar de Os Ravenels aparecerem como coadjuvantes de luxo nesse volume, o encerramento da série como um todo se deu de uma forma que me satisfez. Gostei muito de Uma Tentação Perigosa e do relacionamento maduro, sincero, apaixonado e altruísta de Merritt e Keir, que se entregam um ao outro de corpo e alma. É um ótimo título pra quem quer suspirar e, é claro, pra quem deseja matar as saudades de As Quatro Estações do Amor. 😉
Título original: Devil in Disguise
Série: Os Ravenels
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi Priih, eu não li a série, mas esse último livro me pareceu ser bacana ~ especialmente com os elementos de investigação na trama e com uma personagem principal independente e dona de si. Curti, Beijos :*
Oi Priih , tudo bem?
Eu ainda preciso finalizar a série As Quatro Estações do Amor, mas já conheço a fama de Sebastian. Acho que a personagem Merritt, aparece na série Os Hathaways, então vai ser interessante vê-la em sua própria história. Que bom que a série teve um encerramento satisfatório.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Oie, que lindaaa essa coleção. Sobre o livro, lembro de já ter visto, mas ainda não li. E a autora está na minha lista para ler futuramente.
Bjs
Imersão Literária
Olá,
Acho que vou carregar pra 2023 minha promessa de ler mais romances de época hahaha espero chegar algum dia nas séries Lisa. Adorei que ela é xonada no personagem – daí agora vou ter que conhecer o tal do Sebastian.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Priih, tudo bom?
Eu tenho essa série aqui em casa, minha mãe parou no livro da Cassandra!
Preciso dar uma chance porque eu gosto bastante da Lisa!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Priih! Eu preciso terminar de ler esta série, faltam os três últimos, mas foi uma série da autora que me dividiu. Eu gostei de alguns volume se outros não. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Eu to com o primeiro volume da série, espero conseguir ler logo. Sempre vejo muitos elogios a série.
4 estações do amo eu passei por algumas raivas hahahahah muitas raivas, mas ta tudo bem, acho que já estou pronta para ler essa série.
Gostei bastante da sua resenha, me deixou ainda mais com vontade de começar a ler a série.
Pelo que vejo Sebastian é o favorito de um monte de gente, inclusive da autora.
beijos
Da autora, eu só li Os Hathaways. Essa série está na minha lista, mas antes quero ler a das estações, que parecem estar ligada com tudo, hehe.
=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl