Lista #12: Crianças da literatura que têm meu coração

Oi galera, tudo bem?

Como nunca fiz uma lista especial para o Dia das Crianças, nesse ano resolvi homenagear alguns nomes cativantes de livros que li. ❤ Foi um pouco difícil fazer essa seleção porque não tenho o hábito de ler livros com crianças mais protagonistas, mas ao mesmo tempo foi bacana relembrar algumas delas. Bora conferir?

Morrigan Crow – Saga Nevermoor

Resenha | Compre aqui

Morrigan é uma garota que foi considerada amaldiçoada durante toda a sua infância, sendo excluída e deixada de lado. Quando um novo mundo chamado Nevermoor se abre diante dela e permite que ela viva uma aventura fantástica ao lado de pessoas que a valorizam, a garota desabrocha e aprende cada vez mais sobre seus recém-descobertos poderes. Nevermoor é uma série infantojuvenil que flerta bastante com Harry Potter, mas sem soar como uma cópia barata e sem personalidade. O universo é riquíssimo, o desenrolar dos livros é excelente e Morrigan é uma protagonista cativante. Sou fã de carteirinha!

Elsa – Minha Avó Pede Desculpas

Resenha | Compre aqui

Quando sua avó falece e deixa como missão que Elsa entregue cartas que ela deixou pedindo desculpas aos vizinhos, a pequena garota vai aprendendo mais não apenas sobre aqueles que a rodeiam, mas também sobre sua avó – que era sua melhor amiga. Essa missão faz com que Elsa viva o processo de luto de uma maneira muito emocionante, e esse livro trabalha com bastante afinco o potencial da imaginação infantil por meio do universo criado por Elsa e sua avó. É um livro bem bacana e tem momentos emocionantes, além de uma protagonista fofa e de grande coração.

Harry, Rony e Hermione – Saga Harry Potter

Eu não poderia deixar o meu Golden Trio de fora de uma lista dessas, especialmente quando lembro que tudo começou com eles chegando picorruchos em Hogwarts aos 11 anos. ❤ Esse trio me acompanhou ao longo do meu crescimento também, tanto nos livros quanto nos filmes (já que os atores são poucos anos mais velhos que eu), e são personagens cujo espaço no meu coração está mais do que consolidado.

Daniel – Daniel, Daniel, Daniel

Resenha | Compre aqui

Quantos Daniel, né? 😂 Enfim, o nome do livro é esse mesmo, e representa o sofrimento do seu protagonista: uma criança que sofre com TOC em segredo. Daniel é um menino que conquista o leitor e ao mesmo tempo provoca grande empatia, porque o livro é excelente em transmitir a angústia de quem sofre com essa doença (no caso dele, para piorar, em segredo). Vale conhecer Daniel, se conscientizar sobre o TOC e, de quebra, renovar as esperanças no que diz respeito a encontrar apoio e conforto na amizade.

Coraline – Coraline

Resenha | Compre aqui

A protagonista do livro de mesmo nome é uma jovem imaginativa que vai parar em uma espécie de “mundo invertido” quase tão sombrio quanto o de Stranger Things. Nesse outro lado, ela encontra versões aterrorizantes de seus pais e vizinhos, que querem que ela fique com eles a todo custo. Coraline usa de toda a sua coragem pra salvar as almas de quem está preso lá, e eu gostei muito de como ela amadureceu durante esse processo.

Bert e Daisy – O Ickabog

Resenha | Compre aqui

Esse livro infantil (também escrito por Rowling) é ótimo em mostrar as consequências da ganância e da corrupção quando dois conselheiros de um rei bondoso (mas ingênuo) o manipulam e assustam a população a partir de uma Fake News das grandes. Quem sofre é o povo, em especial as duas crianças protagonistas: Bert, cujo pai é assassinado, e Daisy, que é afastada do seu e levada para longe. Mas mesmo com coisas horríveis acontecendo, Bert e Daisy não desistem de encontrar uma solução para o problema e demonstram uma resiliência incrível ao longo da obra.

Auggie – Extraordinário

Resenha | Compre aqui

Auggie é uma daquelas crianças da literatura que o leitor se afeiçoa à primeira vista. O menino nasceu com uma má formação congênita que o fez passar por muitas cirurgias no rosto, e isso faz com que ele chame a atenção por onde passa. Quando seus pais decidem que é importante ele frequentar uma escola normal, e não mais estudar em casa, o menino enfrenta novos desafios relacionados a lidar com o bullying e com olhares, mas felizmente também se depara com poder transformador de amizades verdadeiras.

Gostaram da lista, pessoal?
Que crianças vocês adicionariam nas homenagens de vocês? 😀

Beijos e até o próximo post!

Publicidade

5 comentários sobre “Lista #12: Crianças da literatura que têm meu coração

  1. Desses, eu só conheço Harry Potter e o Auggie (maravilhosos), mas já tinha ouvido falar de alguns outros da lista. Gostei de conhecer os que eu não conhecia ainda. Bela lista!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s