Oi pessoal, tudo bem?
Faz um tempo que o nome da Taylor Jenkins Reid está no meu radar e, felizmente, tive a chance de entrar em contato com a escrita da autora por meio do excelente Depois do Sim. Vamos conhecer?
Sinopse: Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar. “Depois do sim” é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.
O livro começa nos apresentando a um casal visivelmente contrariado na companhia um do outro. O motivo do stress e da animosidade é simples (bobo até) e reside no fato dos dois estarem saindo de um estádio lotado e não lembrarem onde deixaram o carro. Desse ponto, a narradora – Lauren – volta no tempo e começa a contar como seu relacionamento iniciou e como ele chegou àquele momento que acabamos de presenciar. Conhecemos a versão jovem universitária de Lauren e também de seu marido, Ryan, e o amor intenso, saudável e sólido que os dois construíram. Depois lemos a respeito do pedido de noivado e do casamento. Até aqui, a história de amor é de fazer suspirar. Pouco a pouco, conforme vamos chegando perto do presente, pequenos sinais de desgaste vão surgindo: o sexo é quase inexistente, as brigas por coisas corriqueiras aumentam e a distância entre os dois também. E o leitor fica tão triste quanto Lauren e Ryan ao presenciar essa transição, que culmina num acordo desesperado: eles ficarão separados por um ano, sem contato, na tentativa de retomarem a relação após esse prazo. E essa decisão promove mudanças profundas nos protagonistas – especialmente Lauren, cujo ponto de vista nos guia.
Qualquer pessoa que já viveu um relacionamento longo tem grandes chances de se identificar bastante com Depois do Sim. Taylor Jenkins Reid é muito competente em fazer a transição natural que acontece do início do namoro (repleta de paixão) para uma relação duradoura (mais baseada na rotina), colocando um ingrediente fundamental pra fazer com que Lauren e Ryan fracassem: o ressentimento. Se no início da relação um era mais paciente com o outro, dispostos inclusive a concordar com certas coisas só pra ver o parceiro feliz, com o tempo essa prática se torna insustentável. Então Lauren e Ryan carregam uma carga de coisas não-ditas e de mágoas não resolvidas que mina a relação ao ponto de ser impossível dividir o mesmo lar. A decisão de ficarem um ano separados é pouco ortodoxa e causa estranhamento, mas os dois decidem que será necessário esse tempo longe pra entenderem se ainda se amam e sentem saudade um do outro.
Adoro que a autora trate da separação e da mudança do amor com realismo, mas sem ser cínica. Lauren não se torna alguém que não acredita mais no amor ou no próprio casamento – mas se questiona pra entender onde eles erraram, o que poderia ter sido diferente. Isso é muito relacionável, especialmente se você já passou por algum tipo de rompimento significativo. Por mais que no início a separação seja sufocante e Lauren ache impossível viver sem Ryan, aos poucos ela percebe que existe muito na vida além da relação que iniciou aos 19 anos. Sua família tem um papel primordial nisso, e eu adorei os pequenos detalhes que caracterizam cada membro dela. Os Spencer são muito carismáticos, incluindo a ácida e divertida vó Lois. Lauren descreve pequenas “manias” da família, como disputar a melhor rota no trânsito, e há pinceladas disso em várias cenas de forma muito natural, o que causa a sensação de que conhecemos aqueles personagens. Além deles, Lauren também conta com o apoio dos amigos para manter a cabeça ocupada e expandir seus horizontes a respeito de onde a vida pode levá-la (e do quão surpreendente ela pode ser).
Um ponto importante reside no fato de que Lauren busca exemplos à sua volta, desejando ser um deles pra saber o que vem a seguir (como sua mãe, tendo um namorado aos 59 anos, ou sua avó, que amou seu avô a vida toda). Mas a verdade é que cada vida e cada relacionamento são únicos. A gente não consegue, por mais que queira, saber o que vem pela frente. E quando ela se dá conta de que precisa deixar a vida acontecer e ser surpreendida pelo que cada dia reserva, Lauren começa a amadurecer de uma forma que ela não imaginava ser possível.
Depois do Sim é um livro que trata de um tema complexo e por vezes doloroso, mas Taylor Jenkins Reid narra cada passo dessa relação de uma forma divertida, suave e inspiradora, mesmo nos momentos mais difíceis. A visão da autora e da protagonista sobre as relações é bastante real, mas de forma que deixe espaço para a esperança e para a renovação. Lauren é uma narradora fácil de gostar, assim como as pessoas que a cercam, e o leitor se vê torcendo pra que de fato o melhor aconteça após aquele ano (mesmo que isso possa significar um divórcio). Mas, mais do que ser um livro envolvente, Depois do Sim também é uma obra que nos mostra o quanto vale a pena nos conhecermos e estarmos felizes com a nossa própria companhia para então apreciarmos a do outro. Terminei o livro com o coração quentinho, acreditando no amor mas também nas inúmeras possibilidades de recomeço que a vida nos oferece. Favoritado! ❤
Título original: After I Do
Autora: Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela
Número de páginas: 320
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi Priih! Falta eu ler esse da autora, mas todos os outros que li, gostei demais. D. Jones & The Six é meu favorito. Pelo visto este livro vai ser mais um para a lista de queridos, eu comecei a ler e já me senti envolvida pela trama. Que bom que você gostou. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Quantos elogios eu vejo da autora!!! Espero gostar igualmente da obra. Um dos livros dela que mais tenho vontade de ler é Evelyn Hugo.
Abraço
Imersão Literária
Oi, Pri. Como vai? O livro parece ser daquelas leituras que marcam. Que bom que gostou da obra. Ótima resenha. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Lembrei de quando eu li Não se apega, não, da Isabela Freitas, só que no caso ele tem uma pegada mais adolescente.
Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube
Olá…
Adorei a sua resenha!
Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais… Essa autora é fenomenal e, é claro, esse livro dela já está nos meus desejados ❤
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
A Taylor é incrível em criar uma narrativa e fazer o leitor embarcar com tudo nela. Eu amei muito esse livro e em como eu experimentei diversos tipos de sentimentos junto com a Lauren.
amei a resenha
Eu meio que traumatizei com o Amor(es) Verdadeiro(s) e por isso nem passei perto desse, mas gosto demais da autora e estou ansiosa por Malibu Rising
Beijos
Balaio de Babados
Oi Priih, turu bom?
Então, eu já tinha ouvido falar nesse livro e acho que como boa parte da escrita da autora, essa obra se trata da realidade de forma crua. Fico feliz em saber que essa leitura foi positiva pra você, creio que ela seja mesmo cheio de reflexões.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi.
Esse livro já está na minha lista há um tempo, mas ainda não comprei e ninguém aqui perto tem ele para emprestar rs
Aí estou adiando a leitura, acho muita bacana a sua resenha e fiquei feliz pois, chegou a sua vez de ler. Quero muito me aventurar em breve na escrita dessa autora.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oie, tudo bem?
Parece ser bem bacana, já está na minha lista tb!
Blog Entrelinhas
Olá, Priih.
Eu conheci a escrita da autora no ano passado através de Os sete marido de Evelyn, que amei e favoritei também. Mas depois não peguei mais nada dela para ler. Os livros que foram lançados por aqui todos parecem ser bem carregados no drama e estou fugindo de livros assim no momento hehe.
Prefácio
Adorei saber como as coisas se desenrolam, é muito bom quando a autora consegue estruturar os personagens. Ainda não li esse livro, mas fiquei bastante curiosa para saber mais detalhes. Ótima resenha ♥
Beijos
http://www.leiapop.com/
Olá,
Tem tempo que a autora está no meu radar também, e espero ler algo dela ainda esse ano. Não conhecia esse livro ainda mas adorei sua resenha, só reafirmou a sensação que tenho a cada resenha lida, de que os livros dela são reais, dão a sensação de poder acontecer com a gente ou mesmo alguém próximo.
Beijo!
http://www.amorpelaspaginas.com
Oi, Priih!
Adorei a resenha! Li um com uma premissa semelhante da Arqueiro e na época mexeu muito comigo, e imagino que com esse não seria diferente. Como você disse, é triste ver uma relação tão bonita sendo destruída pela rotina e pelos ressentimentos. Mas imagino que a obra também traga uma grande lição, fiquei curiosa pra saber como vai ficar a história deles!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Mais um livro da Taylor que esta na minha listinha para este ano. Ainda não tive a oportunidade d ler nadinha dela.
A história me envolveu, fiquei bem curiosa.
Beijos,
Marcela Miranda
Oi Priih, eu nunca li nada da autora, mas super me identifiquei com a protagonista. Acho que todo mundo vai acabar se identificando com ela em algum momento, aliás. Gostei bastante de como a trama toda foi construída e de como a leitura acabou ficando prazerosa. Acho que vou anotar a dica para conferir depois também.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Uau , que resenha rs. Terminei ela procurando o livro já
Super me identifiquei com o livro , e estou sofrendo por antecipação e curiosa pra saber o desfecho .
Resenha completa que nos instiga é o máximo , parabéns.!!! Vou ler e depois conto o que achei com certeza.
Beijos Sara,
Todas as Coisas
Pingback: Autoras que vale a pena conhecer | Infinitas Vidas
Pingback: Os melhores livros de 2021 | Infinitas Vidas
Pingback: Resenha: Malibu Renasce – Taylor Jenkins Reid | Infinitas Vidas