Top 5 livros favoritos de 2020

Oi gente, tudo bem?

Acho que muitos de vocês podem concordar comigo sobre 2020 não ser um ano do qual queremos lembrar. Por isso, a única retrospectiva que me sinto bem em fazer é a literária, na esperança de que talvez eu possa dar algumas ideias bacanas de livros pra 2021.

O isolamento me deu bastante tempo livre e esse ano consegui concluir 34 livros. Sei que na blogosfera literária esse não é um número estrondoso, mas acreditem: pra mim é uma conquista. O blog nasceu láaa em 2014 com o intuito de me incentivar a ler mais, já que na época eu tinha sido consumida pela faculdade, portanto ver o quanto eu retomei esse hábito me enche de alegria. ❤ Enfim, sem mais delongas, vamos ao Top 5!

5º lugar:
Abelardo: O Bebê Monstruoso de Adelaide Estes

Resenha | Compre aqui

Aos 45 do segundo tempo, uma leitura feita no final do ano conseguiu figurar entre as melhores de 2020. Abelardo foi resenhado recentemente aqui no blog e conta a história de uma jovem que cai em um sono profundo e só acorda quando está dando à luz um filho que ela nem sabia que esperava. Enquanto tenta descobrir o mistério por trás de seu decúbito, a jovem Adelaide também precisa descobrir se há algo errado com seu bebê, cuja personalidade feroz e violenta faz sua mãe acreditar que há algo de sobrenatural na situação.

4º lugar:
Filhos de Sangue e Osso

Resenha | Compre aqui

Uma fantasia que explora a cultura iorubá e cujos personagens são em quase sua totalidade negros já são motivos suficientes pra que você coloque Filhos de Sangue e Osso na sua lista de leituras. Foi muito bacana aprender mais sobre religiões de matriz africana e, principalmente, ler uma obra fantástica que foge do padrão eurocêntrico. Filhos de Sangue e Osso tem ação, romance, uma mitologia envolvente e um universo ricamente construído que gira em torno dos maji – pessoas extraordinárias capazes de manipular a magia – e das consequências cruéis do medo e do preconceito.

3º lugar:
O Peso do Pássaro Morto

Resenha | Compre aqui

Esse foi um livro que mexeu muito comigo e não poderia estar de fora das posições privilegiadas desse “pódio”. Aline Bei conta a história de vida de uma mulher que conheceu a tragédia desde cedo e teve sua história marcada por dores e angústias. Apesar de ser um livro pesado e doloroso, a narrativa é bastante singela e delicada, inclusive poética. É uma obra tocante, que mexe com os nossos sentimentos e nos faz refletir sobre as circunstâncias que nos levam a ser quem somos.

2º lugar:
Verity

Resenha | Compre aqui

Imaginem se a fã de thrillers não colocaria um deles na lista de leituras favoritas, né? Verity foi minha primeira experiência com a Colleen Hoover e foi… marcante. A obra acompanha uma ghostwriter, Lowen, que tem a missão de finalizar as obras da famosa Verity Crawford – que está em estado vegetativo após um acidente. Enquanto pesquisa os arquivos de Verity em sua casa, Lowen descobre um manuscrito perturbador: trata-se da autobiografia de Verity, que narra sua relação intensa com o marido e segredos sobre seus filhos (inclusive sobre as tragédias que atingiram a família). Verity é um thriller de arrepiar, cheio de cenas angustiantes e impossível de largar até descobrirmos a verdade.

1º lugar:
Teto Para Dois

Resenha | Compre aqui

Eis meu queridinho de 2020! ❤ Eu soube que favoritaria Teto Para Dois poucos capítulos após iniciar a leitura. A obra acompanha Tiffy e Leon, que firmam um acordo peculiar: dividirem o mesmo apartamento que, pasmem, tem apenas uma cama. Como isso pode funcionar? Tiffy trabalha durante o dia e Leon, à noite. O que começa com um contrato de aluguel pouco ortodoxo se desenvolve para uma amizade alimentada por troca de bilhetes e gentilezas. Mas, por mais que Teto Para Dois pareça apenas uma comédia romântica, o livro trata de assuntos muito mais complexos, como relacionamento abusivo, de uma forma sensível, mas realista. É uma leitura que evidencia o quão difícil pode ser a recuperação desse tipo de trauma, mas que enche o nosso coração de esperança e causa aquele quentinho gostoso conforme viramos as páginas. Muito amor envolvido!

E quais foram as leituras favoritas de vocês esse ano?
Me contem nos comentários, vou adorar saber! ❤

Aproveito para desejar que 2021 seja melhor para todos nós. Que seja um ano de saúde, que nos possibilite abraçar de novo, que nos ajude a superar tudo que vivemos nesse período tão conturbado. Resumindo, desejo muita luz a vocês! Feliz Ano Novo

11 comentários sobre “Top 5 livros favoritos de 2020

  1. Olá,
    Olha faço das suas palavras as minhas, pois também fiquei mais ou menos nessa faixa de leitura que nem a sua. E pra mim está ótimo pelo mesmo motivo, não fui criada num ambiente literário, o hábito veio tarde e é sempre uma conquista ter uma quantidade legal lida no fim do ano.
    dos seus escolhidos ainda não li nenhum, mas estou bem curiosa com o Filhos de Sangue e Osso e O Peso do Pássaro Morto.

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

  2. Oi, Pri. Como vai? Destes da sua lista de melhores leituras de 2020 eu li Verity, e embora não tenha ficado entre as melhores leituras que fiz durante este ano eu gostei da obra. Fiz muitas leituras maravilhosas, contudo teve três livros para mim que foram marcantes, consequentemente se tornaram os melhores para mim; são eles A MÃO ESQUERDA DA ESCURIDÃO, OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES e EXTRAORDINÁRIO. Se tiver a oportunidade de lê-los não perca a chance, pois são livros maravilhosos. Um feliz 2021 para você. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

  3. Olá,
    Gostei do seu top 5, principalmente do Verity que estou super curiosa pra ler e não consegui ler esse ano, mas ele será uma das primeiras leituras de 2021 😉
    Aproveitando para desejar um feliz 2021, que esse ano novo venha repleto de saúde, positividade, esperança e muita energia boa.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

  4. Li três desses e meu favorito foi Filhos de Sangue e Osso. Verity também foi uma leitira surpreendente. Teto para Dois foi uma das minhas últimas leituras do ano e também foi uma delícia. Espero que em 2021 tenhamos mais leituras Incríveis.

    Feliz ano novo!!
    Abraço

    Imersão Literária

  5. Olá, Priih.
    Acho que as leituras foram as únicas coisas que salvaram esse ano. E como é difícil chegar nesse top não é? Eu sofro todo ano. Só de favoritos eu coloquei 35 hehe. Da sua lista eu li Filhos de Sangue e Osso, Verity e Teto para dois que foram livros que amei também, mas acabei escolhendo outros para meu top hehe.

    Prefácio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s