Resenha: Sono: Mude Seu Modo de Dormir em 90 Minutos – Nick Littlehales

Oi pessoal, tudo bem?

Em função da pandemia, a parceria com as editoras foi um pouquinho diferente esse ano. No caso da Editora Rocco, o foco dos envios foi lançamentos e livros de ação promocional, o que me fez sair da zona de conforto em mais de uma oportunidade. Nem todas foram experiências bacanas, como por exemplo Você É Fodona!, mas Sono: Mude Seu Modo de Dormir em 90 Minutos, de Nick Littlehales, é um exemplo um pouco melhor. Vamos conhecer?

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Sinopse: Neste livro inovador, Nick Littlehales, coach do sono para algumas das principais estrelas do mundo do esporte, como Cristiano Ronaldo e David Beckham, expõe suas estratégias para que as utilizemos de forma ideal. Ele apresenta seu programa de recuperação do sono R90 sustentado por sete elementos que chama de Indicadores-Chave, ou os sete passos para melhorar a qualidade do descanso e da recuperação. Você vai descobrir como mapear seu próprio ciclo do sono, melhorar o ambiente em que dorme, identificando qual a temperatura ideal e o melhor colchão, e por que tirar um cochilo é realmente bom para você. A observação dessas condições, aliada a uma consequente mudança de hábitos, fará com que utilize o tempo que passa dormindo para obter o máximo de recuperação física e mental. Você sentirá uma melhora de ânimo e, em consequência, na sua capacidade de desempenho no trabalho, em casa, nas relações interpessoais, assim como conseguirá identificar o momento certo para se desligar (e também as luzes e o celular) e, desta forma, evitar o estresse, outras doenças e viver mais confiante e feliz.

Eu sempre tive problemas pra dormir, tanto para pegar no sono quanto com a leveza dele. Eu culpo, no geral, minha ansiedade. 😛 Mas ao ler Sono eu aprendi que existem outros fatores que interferem na qualidade do nosso descanso, e alguns deles são mais fáceis de controlar do que eu pensava.

Nick Littlehales ascendeu como coach do sono ao trabalhar para grandes clubes de futebol, como Real Madrid e Manchester United. Ao estudar o assunto e conseguir colocar suas orientações em prática com atletas de elite, o autor criou sua própria metodologia, o programa R90. O ambiente em que você dorme, o tamanho do colchão e sua rotina diária são alguns exemplos que estão contemplados nesse programa, e não faltam dicas práticas pra tentarmos adaptar em casa.

Apesar de o livro ter uma narrativa “bem de coach” (o que, vindo de mim, não é um elogio), eu aprendi várias informações interessantes sobre o sono. Uma delas diz respeito ao nosso ritmo circadiano, ou seja, a forma como nosso cérebro reage às mudanças de horário e de luz do sol ao longo de 24h. Entender o ritmo circadiano é entender também o porquê algumas medidas práticas são importantes pra nos levar ao repouso. Quer um exemplo? Usar luzes azuis ou brancas à noite é prejudicial porque atrapalha a síntese de melatonina pela glândula pineal; a melatonina é liberada à medida que escurece, portanto o cuidado com a luz ambiente é fundamental após determinado horário. Pra ser honesta, eu já sabia dessa informação antes de ler Sono, mas Nick Littlehales reforça a necessidade desse tipo de cuidado e é um exemplo fácil do tipo de conteúdo que o livro traz. 🙂

Outro ponto que eu gostei bastante diz respeito aos nossos cronótipos, ou seja, nosso modo de funcionamento natural. Existem pessoas matutinas (cronótipo M), vespertinas (cronótipo V) e intermediárias, que se adequam a ambas as faixas com mais facilidade. As pessoas M têm muito mais facilidade de serem produtivas pela manhã, enquanto as pessoas V são o posto. Sabendo qual é o nosso cronótipo (e o autor indica um teste de uma universidade que auxilia nisso) é possível remanejar as nossas tarefas diárias para os momentos em que estamos mais despertos e, portanto, mais alertas. Se você tem o cronótipo M, pode deixar aquele relatório importante para o período da manhã e atividades mais chatas e mecânicas, como organizar um arquivo, para o período da tarde, por exemplo.

Apesar de ter dicas relevantes e que fazem sentido, o livro cansa pelo já mencionado tom de coach, que considerei meio exagerado. Em determinado momento eu não aguentava mais ler as palavras “com o programa R90”, e fiquei incomodada com o quanto o texto parecia um publipost em forma de livro. Mas, relevando esse aspecto, dá pra tirar informações e dicas proveitosas – ainda que eu tenha sido uma cara de pau que pegava o celular depois de fechar o livro, mesmo sabendo que isso prejudica o sono. 😂

Sono: Mude Seu Modo de Dormir em 90 Minutos talvez não transforme totalmente a sua vida, mas é uma boa leitura pra quem quer entender mais sobre a importância da recuperação para o nosso cérebro e pra nossa saúde. Colocar o repouso adequado com o mesmo peso de “alimentação saudável” e “praticar exercícios regularmente” no discurso para uma vida mais saudável é algo que Nick Littlehales defende e que faz todo o sentido. Vale a pena olhar com mais carinho pra esse momento e fazer o possível pra dar ao nosso corpo o descanso que ele merece.

Título original: Sleep: Change the Way You Sleep with this 90 Minute Read
Autor:
Nick Littlehales
Editora: Rocco
Número de páginas: 192
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Livro cedido em parceria com a editora.
Esse não é um publipost, e a resenha reflete minha opinião sincera sobre a obra.

14 comentários sobre “Resenha: Sono: Mude Seu Modo de Dormir em 90 Minutos – Nick Littlehales

  1. Oi, Pri. Como vai? Acredito que a leitura deste livro possa ajudar muitas pessoas que passam por este transtorno de falta de sono, e ou complicações para se ter uma noite de sono saudável. Eu particularmente não tenho problemas relacionados com o sono, durmo bem no período noturno, e dificilmente tenho dificuldades em relação a isto, contudo, infelizmente conheço um bocado de gente que passam por situações desconfortáveis com seu próprio sono, sendo assim este livro poderá ajudá-las. Como sempre sua resenha está impecável, parabéns! Aproveitando o ensejo desejo-lhe um Ano Novo repleto de realizações e saúde para você e sua família. Muita Luz no seu já iluminado caminho. Que o seu 2021 seja muito melhor do que 2020. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

  2. Oi Priih! Nada como uma boa noite de sono para qualquer um funcionar melhor. No começo da pandemia eu tive muitas noites insones, mas ainda bem que consegui retomar meu ritmo normal de sono e estou descansando bem. Achei o livro interessante, na época insone eu teria lido. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  3. Olá Priih,
    Também tenho os mesmos problemas de sono que você relatou ter e, apesar de não gostar muito de leituras desse gênero, achei interessante ler a resenha e absorver algumas dicas. Apesar disso, esse estilo coach também não me agrada e com certeza, só leria obrigada. Mas ainda assim, é bom saber sobre o livro.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

  4. Pelo título já desconfiei desse tom de coach hahaha também não me agrada o tom de publi como se estivessem tentando vender algo no final. Mas parece ser interessante de estivermos dispostas a aprender algo com ele hahaha esse ano tive muitos problemas com sono e estou tentando me resolver sobre isso!
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

  5. Oi Priih!
    Que engraçado ultimamente tenho dado mais atenção a isso sabe… Pq estou há alguns anos estudando e acordo de madrugada pra isso. Então já notei que preciso dormir 21:30 se não, o dia fica arrastado. Mexer com eletrônicos antes de dormir é terrível, me tira o sono completamente. Já ler antes de dormir é TOP. Amei sua dica, vou dar uma olhada melhor nessa leitura.
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

  6. Olá, Priih.
    Eu acredito que esse seja um livro que eu não leria. Prefiro ler ficção, e só leio não-ficção se o assunto em interessar muito mesmo. Quanto a dormir sou do tipo que encostou tá dormindo hehe. Durmo em qualquer lugar. Mas independente do dia acordo as 5 da manha, então acho que seja isso hehe.

    Prefácio

  7. Oi Priih,
    Felizmente, eu não tenho problemas para dormir, então não leria não.
    Prefiro um romance mesmo, não ficção não é para mim…
    P.S.: Menina, não acredito que você achou a Penelopde de Bridgerton mesquinha!!!! A outra lá queria enganar o Colin, estava nem aí para os sentimentos da amiga… ai Priih, defendo minha Pen até o fim! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    grande beijo e feliz ano novo ♥
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  8. Olá, tudo bom?
    Realmente, muitas parcerias desse ano funcionaram diferente por causa da pandemia e essa questão de sair da zona de conforto foi a parte ‘boa’ dessas mudanças né?

    Eu não conhecia esse livro e confesso que geralmente não seria algo que leria, mas fiquei bem curiosa pelas coisas que falou e me interessei em entender um pouco mais do sono, suas implicações para saúde e tudo mais. Anotei a dica e espero poder conferir a leitura em algum momento.

    Beijos!
    Entre Livros E Personagens

  9. Oi Priih, sua linda, tudo bem?
    Eu não tenho problema para dormir e agradeço muito, pois ao contrário do que eu pensava, não dormir ou dormir com pouca qualidade, pode trazer sérios riscos a nossa saúde. Quando eu descobri fiquei até um pouco assustada. Por isso se o livro ajudar de alguma forma pelo menos uma pessoa, já é válido. Espero que você tenha tido um ótimo Natal e desejo um Feliz Ano Novo cheio de esperanças!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

  10. Oi, Priih

    Lembrei das aulas de fisiologia do sono na faculdade, adorava!
    Eu ri ali no “publipost em forma de livro”. hahahaha
    Como não leio não ficção eu dificilmente leria esse livro, ainda mais por esse tom coach que ele possui. E meu sono também é tranquilo, durmo de boas, mas não deixa de ser interessante para aqueles que têm algum problema relacionado a isso e quer tentar uma outra perspectiva.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

  11. Ei, Priih, tudo jóia? Eu tenho o sono péssimo, não consigo dormir a tarde, e a noite o sono é bem picado. Mas eu vou dar uma conferida nesse livro, mesmo os coachs receberam inúmeras críticas pelo método usado por elas para ajudar as pessoas. E o livro parece ter um conteúdo verossímil e útil de verdade! Temos que dar uma oportunidade, né? Não adianta julgar pela capa. Eu amei o post, beijos!

    Books House

  12. Amei o post. Tenho um certo preconceito com coach, mas gosto muito de algumas linhas de pensamento.
    Super leria esse livro, pois sou bem chata para dormir, mas acho que a culpa é dos muitos estímulos noturnos que tenho a noite e atrapalham o sono.
    beijos

  13. Pense num post que veio em boa hora. Já faz quinze dias que eu estou lutando contra insônia e ansiedade, ontem mesmo eu fui dormir era quase 2h da manhã, acordei hoje com dor de cabeça. Meu problema não é falta de sono, pois eu tenho e fico bocejando o tempo todo, mas eu não tô conseguindo me concentrar pra dormir, preciso urgente comprar uns maracujás pra fazer suco, kk.
    Vou colocar esse livro na minha lista, até porquê, eu gosto muito de informações e curiosidades sobre o sono. Essa questão do ritmo cicardiano é super interessante, pois eu sempre notei que até meus bichos de estimação seguem uma rotina com a luz do dia, quando eu tinha pássaros por exemplo, ás 18h quando o sol se põe, eles estava se aprontando para dormir, e ás 5h da manhã já estavam acordados para um novo dia, haha.
    E a título de curiosidade, eu sou o tipo de pessoa com cronótipo V e deixo tudo pra fazer no fim da tarde.
    Uma pena que a linguagem cansa né?! Podia ser mais dinâmico. Mas enfim, amei a resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

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