Oi pessoal, tudo certo?
Quem me acompanha aqui há mais tempo pode lembrar que Fruits Basket já apareceu por aqui em uma resenha do mangá. Com o remake do anime (cuja primeira temporada foi lançada no ano passado), vi a oportunidade de indicar novamente essa história linda e comovente – com o plus de agora ter uma animação que faça jus à obra. ♥
Sinopse: Fruits Basket conta a história de Tohru Honda, uma garota órfã que, depois de encontrar Yuki, Kyo e Shigure Sohma, descobre que os treze membros da família Sohma são possuídos pelos animais do zodíaco Chinês e são amaldiçoados a se transformar em suas formas animais quando estão fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto que não esteja possuído por um espírito
Fruits Basket acompanha o dia a dia da jovem Tohru Honda, uma estudante órfã que se vê morando em uma barraca para não incomodar seu avô após a morte dos seus pais. Seu caminho se cruza com a família Sohma quando Yuki Sohma, seu colega de escola, descobre sua moradia inusitada. Yuki mora com outros dois membros da família: Shigure e Kyo (seu rival); eles decidem acolher Tohru, que passa a ajudá-los com os afazeres domésticos. Parece tudo muito simples, né? Acontece que os Sohma têm uma peculiaridade: eles são amaldiçoados pelos signos do zodíaco, e ao receberem um abraço do sexo oposto, se transformam nos animais respectivos. E é claro que Tohru descobre isso da maneira mais chocante possível: na prática. Com o passar dos episódios a jovem vai conhecendo outros membros da família Sohma e descobrindo segredos e relações muito mais complexas do que inicialmente ela imaginava.
Fruits Basket (ou simplesmente Furuba) é uma das minhas histórias favoritas. A mitologia por trás dos signos do zodíaco é muito interessante e as relações entre os membros amaldiçoados é cheia de nuances. Kyo e Yuki, por exemplo, fazem jus à dinâmica de gato e rato. Na lenda do zodíaco, Deus fez uma festa para os animais, nas quais os animais do zodíaco chinês compareceram. Entretanto, o rato pregou uma peça no gato, deixando-o de fora da celebração. Com isso, o gato é considerado o pior membro do clã, com gerações de pessoas possuídas por seu espírito sendo excluídas do convívio com os outros Sohma. Para Kyo, isso significa uma vida de amargura, raiva, dor e ressentimento – especialmente contra Yuki. Mas a vida do rato não é muito mais fácil: sendo o favorito do chefe do clã Sohma, Akito, Yuki cresceu sofrendo pressões inimagináveis, ouvindo que seu papel era agradar Akito e ser a companhia perfeita. A ele não foi permitido se descobrir, escolher, pensar por si mesmo – e é por este motivo que ele decidiu sair da casa principal e viver com Shigure (possuído pelo espírito do cachorro).
Cada membro do zodíaco tem uma história própria, e a forma como cada um lida com o fardo da maldição é particular. Ao longo dos episódios, Tohru vai formando laços com essas pessoas e essa relação faz com que o destino por si só comece a mudar. Os membros do zodíaco aos poucos percebem seu valor e entendem que são apreciados, ao menos por ela. Esse amor e amizade que Tohru oferece de coração aberto são fundamentais para a construção da autoestima de cada Sohma que cruza o seu caminho.
Furuba é uma história que fala muito sobre o peso da solidão. Cada personagem, incluindo Tohru, possui cicatrizes emocionais profundas. Bullying, rejeição familiar e isolamento são algumas das dores que eles enfrentam (principalmente os membros do zodíaco). É impossível não se emocionar conforme suas fragilidades vêm à tona, e a vontade que o espectador sente é de abraçar cada um deles com carinho (e dane-se se isso provocar uma transformação). Mas, por mais que a dor seja uma constante no passado e no presente dos personagens, Fruits Basket é também uma história sobre o poder da esperança. Tohru é o símbolo maior disso, a pessoa que perdeu tudo que mais amava e ainda assim consegue sentir gratidão pelas amizades e oportunidades que tem. Ao valorizar e apreciar genuinamente cada Sohma com quem vincula, ela “empresta” um pouquinho da sua força e mostra, mesmo sem querer, que existe amor e aceitação para aquelas pessoas. O tipo de acolhimento (emocional) que Tohru oferece tem um impacto que ela nem sequer pode imaginar ao aceitar ser acolhida por eles (fisicamente).
E pra não dizer que não falei da produção em si, preciso ressaltar a beleza do novo anime. A primeira adaptação televisiva me deixou frustrada porque termina num momento crucial do mangá e não tem continuidade; a nova, entretanto, vem pra corrigir isso e adaptar o mangá em sua totalidade, tendo três temporadas planejadas. O traço é simplesmente fantástico, as cores são lindas e os cenários também encantam. Pra completar, a trilha sonora é emocionante e se encaixa superbem com a proposta da história.
Pra quem já é fã de animes, Fruits Basket é um prato cheio que contempla uma história envolvente, muita emoção e bons personagens. Mas sei que nem todo mundo gosta desse tipo de produção e talvez isso seja por falta de oportunidade. Nesse caso, queria convidar você a começar sua experiência com Fruits Basket. Se você curte drama, fantasia, romance e – por que não dizer? – esperança, essa história tem tudo para te agradar. Não deixe a categoria da obra (ou seja, o fato de ser um anime) te impedir de dar uma chance para uma história que entretém, diverte, emociona e aquece o coração. Promete pensar com carinho? ❤
Título original: Furūtsu Basuketto
Ano de lançamento: 2019
Direção: Yoshihide Ibata
Elenco: Manaka Iwami, Nobunaga Shimazaki, Yuma Uchida, Yuichi Nakamura
Oi, Pri! Como vai? O anime me parece interessante e divertido, além é claro de emocionar quem o assiste. Achei o nome engraçado “furuba”. Eu paricularmente gosto bastante de mitologia, e a dos signos zodiacais é sem dúvida uma das minhas favoritas. Sua resenha ficou excelente. Adorei. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Priih!
Tenho tanta vontade de assisti esse anime, muita mesmo. Está ja na minha lista, lendo suas palavras a vontade só aumenta. Quero começar pra ontem!
Não conhecia essa história. Me parece emocionante e gosto também de acompanhar quando a história trás mitologia e um bom desenvolvimento em cima disso.
Abraço
Imersão Literária
Ei, Priih, tudo jóia? Eu assisti a primeira temporada completa e gostei bastante, a protagonista é um amor, mas a segunda temporada eu ainda não vi. Eu gosto muito desse anime de maneira geral, só o triângulo amoroso que fica subentendido na história não me agrada muito. Eu amei o post, beijos!
Books House
Eu amei a indicação. Não assisto animes, mas adorei a história desse e já vou assistir.
beijos
Oi Pri, tudo bem?
Minha melhor amiga sempre me falou muito desse mangá e anime, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler ou assistir. Como a doida da astrologia, você deve imaginar o quando a história me chama a atenção. Os mangás estão na minha lista da Amazon e espero poder compra-los logo, só esperando o preço abaixar um pouco (rs…).
Beijos e um ótimo final de semana;*
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Priih, sua linda, tudo bem?
Fiquei triste agora, pois acabei de lembrar que eu tinha uma lista onde anotava as indicações de animes e não sei onde ela está. Mas vou começar outra agora, pois fiquei muito tocada com essa maldição e com o que eles tiveram que passar. Fiquei pensando nessa lenda, não foi justo o gato ter que passar por tudo isso. sendo que foi o rato que pregou uma peça. Mas também não é justa toda a opressão em que vive o rato. Estou torcendo por um final feliz. Adorei sua resenha!!!
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Olá, Priih.
Você me convenceu. Não vou assistir esse mês porque estou dando preferencia para os de Natal, mas vou deixar anotado aqui para assistir. Achei esse enredo muito interessante e diferente. E com seus elogios então, já quero conferir.
Prefácio
Que gracinha, a animação parece ser muito linda! Eu sou super por fora do mundo dos animes, mas adoraria dar uma chance. As histórias são sempre tão interessantes e cheias de camadas… amei a dica! Um beijo :*