Oi pessoal, tudo bem?
Amanhã, às 19h, vai rolar uma live no perfil da Editora Seguinte pra divulgar o lançamento do livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, e eu aproveitei a oportunidade pra indicar essa leitura indispensável pra vocês. Bora conhecer?
Sinopse: Talvez você já tenha ouvido falar de Dandara e Carolina Maria de Jesus. Mas e Eva Maria do Bonsucesso? Luisa Mahin? Na Agontimé? Tia Ciata? Essas (e tantas outras) mulheres negras foram verdadeiras heroínas brasileiras, mas pouco se fala delas, seja na escola ou nos meios de comunicação. Diante desse apagamento, há anos a escritora Jarid Arraes tem se dedicado a recuperar ― e recontar ― suas histórias. O resultado é uma coleção de cordéis que resgata a memória dessas personagens, que lutaram pela sua liberdade e seus direitos, reivindicaram seu espaço na política e nas artes, levantaram sua voz contra a injustiça e a opressão. A multiplicidade de histórias revela as mais diversas estratégias de sobrevivência e resistência, seja na linha de frente ― como Tereza de Benguela, que liderou o quilombo de Quariterê ― ou pelas brechas ― como a quituteira Luisa Mahin, que transmitia bilhetes secretos durante a Revolta dos Malês. Este livro reúne quinze dessas histórias impressionantes, ilustradas por Gabriela Pires. Agora, cabe a você conhecê-las, espalhá-las, celebrá-las. Para que as próximas gerações possam crescer com seu próprio panteão de heroínas negras brasileiras.
Após a leitura de Extraordinárias, fiquei com bastante vontade de conhecer mais histórias inspiradoras de mulheres brasileiras que fizeram a diferença na conquista de direitos que temos hoje. Mas, mais do que isso, fui sentindo cada vez mais necessidade de conhecer o papel das mulheres negras nessa construção, já que muitas delas têm suas histórias invisibilizadas.
E, no formato de cordel, a escritora Jarid Arraes traz à luz o nome de inúmeras mulheres que foram primordiais na história do nosso país. De princesas africanas que lideraram seu povo contra a escravidão até a primeira mulher negra eleita no Brasil, Jarid Arraes conta histórias que precisamos conhecer de uma forma poética, envolvente e lúdica. Ao fim de cada capítulo há também um pequeno resumo sobre a protagonista do cordel que amplia as informações trazidas até então em um formato mais tradicional, completando a experiência.
Jarid Arraes faz questão de romper com um estereótipo deturpado de que as pessoas negras foram escravas passivas e sem orgulho de sua ancestralidade. Muito pelo contrário: a cordelista exalta as origens do povo negro e evidencia quanta luta, quanta resistência, quanto enfrentamento o povo precisou enfrentar até que esse aspecto hediondo da nossa sociedade fosse abolido. Até hoje a desigualdade se faz presente e ainda hoje as pessoas parecem esperar que os negros falem apenas sobre esse viés, mas Jarid Arraes rompe com essa expectativa ao nos apresentar personalidades fortes, líderes, determinadas e, em meio a muito sofrimento, lutadoras.
Isso me faz pensar na necessidade de Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis estar presente desde cedo entre as crianças negras, estar presente nas escolas, com fácil acesso a jovens que estão em processo de construção da sua identidade. O livro exala orgulho da ancestralidade e das raízes, dos traços que se originaram de príncipes e princesas, e coloca em destaque as mulheres que fizeram parte da construção da identidade brasileira. Falamos muito em representatividade – e precisamos continuar falando cada vez mais –, e esse livro é uma adição valiosa nesse sentido, porque cada palavra traz afeto e orgulho ao contar cada história nele presente.
Como mulher branca, eu posso apenas imaginar o impacto que um livro como Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis pode provocar em uma jovem negra. Por isso, usando esse espaço de privilégio, gostaria de convidar você a conferi-lo. Precisamos reconhecer o árduo caminho que ainda temos pela frente para combater as desigualdades que seguem presentes, e parte disso é entregar o microfone (ou as páginas) para pessoas negras que tem muito o que dizer. E Jarid Arraes tem muito a dizer.
Título original: Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis
Autor: Jarid Arraes
Editora: Seguinte
Número de páginas: 176
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi, Pri como vai? Eu já li outros livros de Jarid Arraes e gosto bastante de suas estórias, principalmente sua escrita. Este aí eu não li, mas já sei que é um livraço, embora diminuto em seus números de páginas. Que bom que gostou da obra, aconselho-te a ler outros livros dessa autora, caso você ainda não os conheça. Sua resenha ficou exuberante, fico encantado com a maneira elaborada que escreve tuas análises, parabéns. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Priih,
O livro parece mesmo ser cheio de representatividade e mais ainda, ele é mesmo necessário e digno de divulgação. O coloquei na minha lista para ler futuramente por que gosto de histórias reais e livros que trazem tantos significados quanto esse.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi Pri, tudo bem?
Acho que precisamos de mais livros assim, para que os brasileiros se lembrem de suas raízes e de todos que ajudaram a construir esse nosso gigante sonolento. Ainda não li nada da Jarid Arraes, mas as obras dela estão na minha lista. Sua resenha me deixou morrendo de vontade de conhecer essas mulheres maravilhosas que contribuíram com a nossa história.
Beijos;*
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Priih, já fiquei morrendo de vontade de ler!
Oi, Priih! Tudo bom?
Eu quero MUITO ler esse livro. Tanto por ser de um gênero que não costumo ler, então pra sair da zona de conforto da leitura, como também porque as histórias parecem incríveis e são extremamente importantes, como você comentou. Fiquei ainda mais curiosa pra conferir!
Beijos, Nizz.
http://www.queriaestarlendo.com.br
Olá Priih,
Não conhecia esse livro ainda, mas só pelo título já sei que preciso dele.
Beijo!
http://www.amorpelaspaginas.com
Oi, Priih!
Ainda não conhecia o livro, mas já vou adicionar na lista de desejados. Uma leitura sem dúvidas super importante!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Olá, Priih.
Tem tantos livros obrigatórios na escola que não trazem nenhum proveito e livros como esse que transformam desde pequeno nossos pensamentos, não estão nem sendo nem divulgados como deveriam. Por isso meus parabéns por trazer ele aqui. Quanto mais lermos e mais cedo sobre isso mais vamos mudando aos poucos a forma como agimos e pensamos.
Prefácio
Puxa, que legal esse lançamento. Não apenas pelo tema, o qual é realmente muito, muito importante mesmo, mas também por ser em cordel, que é uma tradição nordestina e me senti representada, já que tenho raízes na Paraíba. Eu achei incrível a ideia da autora e espero que esse livro seja mesmo falado nas escolas.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Priih,
Assim que vi que a editora iria lançar esse livro, vi que seria sucesso, não apenas pela qualidade das obras da Cia, mas pela necessidade que temos de abordar mulheres negras emponderadas, falar sobre e dar exemplos para nossas crianças se sentirem representadas. Para dar inspiração e força. Adorei!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
OIe Prih!!
A cia acaba nos trazendo obras incríveis que falam de temas super importantes, né?
Eu to numa vibe fantasia e romance esses tempos, mas acho super válido e importante termos esse olhar de empatia, respeito e também de entender um pouco e achei interessante você falar sobre já desde cedo estar na escola. MEGA importante!
Bjs!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Apesar de ter perdido a live me interessei muito pelo livro e provavelmente vou acrescentá-lo em minha lista de leituras. Parece ser incrível e eu adoro essa visibilidade que vem tomando conta do mundo editorial contemporâneo, precisamos de diversidade na ocupação de todos os lugares da sociedade, principalmente nas capas dos livros e em blogs publicando histórias e estórias. Seguir uma página que também incentiva isso é muito bom!!
Abraços!
Wall’s Books
https://wallsbooks.blogspot.com