Dica de Série: Curta Essa com Zac Efron

Oi pessoal, tudo bem?

Desde a leitura de Contágio eu comecei a refletir com mais frequência sobre o nosso papel enquanto seres humanos na preservação do planeta – e consequentemente nas doenças causadas por sua destruição. Isso me fez querer assistir ao documentário Curta Essa com Zac Efron, no qual o ator viaja pelo mundo para conhecer modos de vida mais sustentáveis. Vamos conhecer? 😀

curta essa com zac efron poster

Sinopse: O ator Zac Efron roda o mundo com o guru dos superalimentos Darin Olien em busca de formas de viver com saúde e sustentabilidade.

Na companhia de seu amigo Darin Olien, conhecido por ser uma espécie de guru dos superalimentos, Zac Efron viaja para diversos locais, alguns mais remotos do que outros, e aprende sobre assuntos variados relacionados à sustentabilidade, ao poder dos nutrientes na nossa saúde, ao “segredo” da longevidade, a tecnologias modernas que permitem a criação de energia sem combustíveis fósseis, entre outros temas. Cada episódio se passa em alguma cidade e foca em alguns desses assuntos, sendo 8 no total.

Um dos aspectos que mais curti em Curta Essa com Zac Efron é a ignorância do protagonista – e eu falo isso no melhor dos sentidos! Calma que eu vou explicar. Zac Efron não assume uma postura arrogante frente ao novo e se permite deslumbrar pelas novas experiências que vive. Ele genuinamente demonstra não entender nada do assunto, mas querer aprender a respeito. É como se ele representasse os olhos do espectador, fazendo as perguntas que qualquer um de nós gostaria de fazer se estivesse em seu lugar. Enquanto Darin tem mais conhecimento e vivência nos assuntos abordados, auxiliando Zac ao longo da jornada mas também aprendendo junto com ele, o próprio Zac fica surpreso, maravilhado, curioso, inseguro e pensativo a respeito de tudo que vivencia.

curta essa com zac efron

De maneira geral, a série é bastante feliz em escolher as pessoas com as quais a dupla vai conversar. Existem episódios que fazem a gente colocar tudo em perspectiva, como por exemplo o que se passa em Porto Rico, que até hoje enfrenta as consequências do furacão Maria – responsável pela destruição de grande parte da ilha. É palpável o desconforto de Zac ao pensar na desigualdade que existe entre pessoas como ele e pessoas como as que moram em Porto Rico, e ele demonstra muita humildade ao conversar com os moradores (ficando visivelmente desconfortável de ser homenageado em pé de igualdade com outros famosos que atuaram na ilha na época do desastre, por exemplo).

curta essa com zac efron 2

A série comete alguns deslizes? Sim, comete. O episódio que se passa na Costa Rica é bem descolado da realidade alienado, até. Quando Zac e Darin vão de barco até uma comunidade que vive numa ilha pertencente à Costa Rica (sendo levados por dois rapazes que parecem ser adolescentes e nativos do local), somos apresentados a uma comunidade cheia de gente branca não nativa que inevitavelmente nos faz pensar em hippies privilegiados. A abordagem natureba e afastada da tecnologia e das coisas “mundanas” parece mais um ano sabático de americanos que resolveram fugir do seu cotidiano, ao passo que, na minha opinião, seria muito mais interessante conhecer a perspectiva real dos moradores da ilha. Mas enfim, acho que foi o único episódio que me causou esse desconforto.

curta essa com zac efron 3

Assistir Curta Essa com Zac Efron foi bastante emocionante em muitos momentos e, mais uma vez, me peguei pensando sobre meus hábitos e sobre a vontade de mudá-los. Desde que assisti a série eu passei a seguir perfis vegetarianos e busquei reduzir meu consumo de carne; ainda que esteja longe do ideal e que eu não tenha planos concretos de fazer uma virada de chave alimentar no momento, a série foi capaz de provocar em mim pequenas mudanças de hábito e muuuitas reflexões. Perceber o quão afastados estamos do cuidado com o nosso planeta é um chacoalhão que coloca muita coisa sob uma nova lente, e acho difícil sair ileso ao final da temporada – especialmente com a virada surpreendente (e trágica) que acontece no último episódio.

curta essa com zac efron 4

Curta Essa com Zac Efron é uma série leve, mas emocionante; divertida, mas capaz de provocar reflexão; aparentemente despretensiosa, mas envolvente. Eu, que não cresci sendo fã do Zac Efron e de High School Musical, fiquei positivamente impressionada com a postura e com a consciência do ator. Espero que retornem para uma segunda temporada mas, caso isso não aconteça, já fico satisfeita com as mudanças que ele e Darin estimularam em mim. Recomendo e torço pra que essa ótima série documental mexa com você também. 😀

Título original: Down to Earth with Zac Efron
Ano de lançamento: 2020
Produtores executivos: Zac Efron, Darin Olien
Elenco: Zac Efron, Darin Olien

14 comentários sobre “Dica de Série: Curta Essa com Zac Efron

  1. Oi, Pri como vai? A série parece-me interessantíssima. Fiquei com enorme vontade de assistí-la. A humanidade de modo geral está caminhando à passos largos para destruição do planeta. A Covid-19 é um exemplo disso, um alerta que ligou para nos mostrar o quão distante estamos de melhorar, mas ainda existe esperança. Que bom que o seriado causou-lhe reflexões em você, isto é um ótimo indicativo da qualidade deste seriado documental. Adorei a dica, e como sempre sua resenha ficou incrível. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

  2. Olá, Priih.
    Eu não conhecia essa série ainda. Achei muito interessante porque sinto essa necessidade de mudar alguns hábitos que tenho. E acho legal terem escolhido uma pessoa que realmente representa quem está assistindo, que vai perguntar o que queremos saber e aprender junto com ele.

    Prefácio

  3. Primeiro de tudo: meus Deus, como o Zac Efron só fica mais lindo com o tempo.
    Eu não conhecia essa série e já quero muito assistir. Amo esses programas que mostram verdades que precisamos entender e ainda com tema viagem.
    beijos

  4. Oiii Prih

    Ah eu preciso muito assistir essa série, sei que vai mostrar tanta coisa interessante, me fazer rir e me fazer pensar nos meus próprios modos de vida. Achei bacana o Efron ter essa atitude bem real, demonstrando que quer aprender, que não sabe, sem pompas. Isso faz a gente ter uma identificação e conexão com ele, porque vê que ele pensa e pergunta e não entende coisas que tb a gente não entende e queria perguntar. Ah vou assistir com certeza.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  5. Meu sonho ser famosa e me chamarem para fazer uma série do tipo, conhecendo o mundo e a cultura de diferentes lugares, acho super interessante.
    Nunca tinha ouvido falar dessa série, mas já quero assistir ela, parece ser ótima.

    Beijnhos
    Renata

  6. Olá,
    haha Zac e HSM só me lembram a época do Flogão, sdds até
    Eu vi que ele se dedicou tanto pra esse projeto que até se machucou.
    Quero muito tirar um tempo pra assistir, não só pra matar saudade de um crush antigo haha, mas pelas lições parecem bem legais. Adoro quando as coisas me tocam assim também, com vontade de mudar e tals.

    tenha uma ótima semana 😀
    Nana – Canto Cultzíneo

  7. Oi, Priih

    O que me deixou mais interessada foi o fato do Zac estar cru e ir descobrindo as coisas junto com o espectador, pensei que tivesse outra pegada. Não é o tipo de conteúdo que costumo assistir, vou deixar pra tentar quando estiver com meu namorado, ele com certeza vai gostar.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s