Oi pessoal, tudo bem?
Estava ansiosa para conferir e contar pra vocês o que achei da adaptação do livro de Iain Reid que bugou a minha cabeça, então bora falar a respeito de Estou Pensando Em Acabar Com Tudo? 😂
Sinopse: Uma jovem vai com o namorado conhecer os pais dele em uma fazenda remota e embarca em uma viagem para dentro de seu próprio psiquismo.
A trama do filme se inicia como a do livro: uma jovem está viajando com o namorado, Jake, para conhecer os seus pais. Apesar do casal estar dando esse passo importante, a moça passa a viagem inteira pensando que deseja acabar com tudo e romper o relacionamento. Quando os dois chegam na fazenda dos pais dele, a trama ganha um tom aflitivo e claustrofóbico, pois coisas estranhas começam a acontecer: há nítidas mudanças de linha temporal, a protagonista muda de nome e profissão, os pais de Jake aparecem cada vez de um jeito e aparece até uma foto da protagonista quando criança – que logo se transforma em uma foto de Jake.
Essas mudanças surreais e o tom inquietante delas me lembraram muito da sensação que tive ao assistir Mãe!. Os acontecimentos parecem inocentes, mas você sabe, lá no fundo, que não são. Senti algo parecido durante a leitura também, um receio de que algo muito errado estivesse acontecendo por baixo da superfície, o que me fez temer pelos personagens na época. Acontece que, no filme, o diretor consegue deixar mais claro para o espectador que estamos vendo uma trama que se passa na cabeça dos personagens (ou melhor, de um determinado personagem). As cenas do casal na casa dos pais de Jake se intercala com cenas de um zelador idoso vivendo seu cotidiano, e os paralelos entre as situações servem como pista e também como provocação: o que é real?
Quando li o livro, a viagem de carro e os diálogos na casa foram a parte mais cansativa da história pra mim, enquanto a perseguição na escola me fez devorar as páginas. Assistindo ao filme, o oposto aconteceu: a viagem de carro e a visita aos pais de Jake deram pistas fundamentais para a compreensão da trama, enquanto o final foi um tanto “wtf?”, apesar de ser compreensível. A partir daqui, há spoilers sobre o final: nesse terceiro ato do longa, fica claro que tudo que vimos até então aconteceu na mente do zelador. De forma fragmentada, ele relembra diversos momentos da sua vida, inclusive pessoas com quem namorou e até relações que não aconteceram (como quando a protagonista diz que nunca interagiu com o homem na noite de perguntas). Isso explica as passagens do tempo dentro da casa de seus pais, e explica também porque a foto da protagonista criança se transforma na foto de Jake criança: os dois são a mesma pessoa, ou melhor, a namorada não existe de fato – é a personificação de um desejo de Jake de ter um relacionamento. Na vida real, ou seja, na trama do zelador, fica nítido que ele é um homem solitário e que observa a vida como um espectador. Na última cena, Jake finalmente encontra a grandeza em sua imaginação, e ele “envelhece” mentalmente todas as pessoas com quem cruzou e de cujo reconhecimento ele gostaria de receber. Fim dos spoilers!
De forma geral, Estou Pensando Em Acabar Com Tudo me causou uma sensação parecida com a que senti lendo a obra de origem: boa parte da trama foi cansativa, senti sono, mas quando as engrenagens começam a funcionar e você se pega tentando conectar os pontos, o interesse surge. Entretanto, diferente do livro que me fez amar o final graças à surpresa, o filme não provocou a mesma sensação. É um final muito mais metafórico e cheio de cenas surreais que, para o meeeu gosto, são chatas de assistir. O impacto que tive com a leitura, daquela verdade nua e crua tão “óbvia” sendo jogada na minha cara, não aconteceu. Ainda assim, o filme não é um desperdício de tempo e é uma boa obra de forma geral: as atuações são competentes, a construção do suspense é eficiente e, se você prestar bem atenção, está tudo explicado nas entrelinhas. Vale espiar!
P.S.: que agonia que no título em português eles tiraram o primeiro “Eu” antes de “Estou” rs.
Título original: I’m Thinking of Ending Things
Ano de lançamento: 2020
Direção: Charlie Kaufman
Elenco: Jessie Buckley, Jesse Plemons, Toni Collette, David Thewlis, Guy Boyd
Oi, Pri como vai? Tendo vontade e curiosidade em ler o livro, pois ainda não o li. Que bom que o filme não é nenhum desperdício de tempo e que tenha lhe agradado. Sua resenha ficou maravilhosamente bem feita, parabéns! Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Priih! Você teve sensações diferentes ao conferir a história em diferentes formatos e parece-me que teve pontos que te agradaram mais em um do que no outro, mas pelo visto, a leitura é melhor levando em conta essa questão do final. Valeu a dica. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Já estou vendo posts sobre a adaptação, mas ainda pretendo ler o livro este mês e assistir logo em seguida.
Abraço
Imersão Literária
Oi, Priih!
Só pelo título o filme não tinha me chamado muito a atenção. Agora que sei do que se trata, tenho certeza de que não iria gostar haha.
Acho que iria ficar um tanto quanto perturbada com todo esse lance de imaginar coisas e tal. Mas que bom que você gostou 😀
Estante Bibliográfica
Olá, Priih.
Eu até tive vontade de ler o livro na época que lançou, mas passou hehe. E não sei se vou assistir o filme. Mas li os spoilers e acho que é uma boa história do gênero sim. Tem gente que não gosta de spoiler, eu pelo contrário até fico mais interessada hehe.
Prefácio
seems like an interesting film. Thank you for sharing.
Amei a resenha. estou doida para assistir o filme, mas quero esperar para esquecer os detalhes e assistir o filme sem lembrar de nada haha
Geralmente eu sou a chata que não gosta das adaptações, mas estou ansiosa por essa.
beijos
Oi, Priih. Tudo bem?
Esse filme está na minha lista para assistir ainda essa semana, eu gostei de Mãe e estou curiosa pra esse. Pena que o final não te agradou (vou ver e confirmo se gostei ou não), gostei que comparou com o livro.
Beijos, Vanessa
Leia Pop
Oi
eu vi a divulgação desse filme, mas ainda não assisti, nem sabia que era baseado em um livro, parece ser um interessante, mas fiquei um pouco confusa pelo que comentou.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Pri, tudo bem?
Estou vendo muita gente comentando tanto sobre o livro como a adaptação da Netflix. Confesso que no momento, estou dando preferência por histórias com uma premissa mais simples. Sua comparação com Mãe, já me serviu de alerta para saber que a narrativa é confusa e que vai me deixar perdida na trama (rs…).
Beijos;*
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Sendo sincera, achei bem confuso, hahaha. Mas ainda assim, eu preferiria ler o livro do que assistir ao filme. Acho que se eu tiver uma experiência direta com a obra, vou conseguir entender melhor todo o enredo.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Eu só queria que o meu livro chegasse pra poder ver e conferir o filme, mas pelos comentários eu já vi que ele não caiu muito no gosto do povo
Beijos
Balaio de Babados
Eu já havia salvado esse livro para ler há um tempo, mas não sei porque sempre enrolo hahaha.
Acredita que sou assim em todo livro, no começo me dá um sono, mas quando pego o trama só sossego quando acabo.
Beijinhos
Renata
Olá, Pri :] Nossa, eu vi tanta gente falar nesse filme/livro que precisei parar pra ler uma resenha com spoilers pra ver do que se trata. Acho que não faz muito o meu estilo esse tipo de narrativa meio surreal – ao mesmo tempo que me intriga, também perco muito tempo ficando confusa HAHAH. De qualquer forma, mesmo não me interessando tanto pela história, achei que foi uma ótima análise. Abraços!
Blog Trívia
Oii Prih
O meu grande problema é que é cansativo e eu ando tão desligada de tudo. Eu sei que quando a gente entende e entra na trama a sensação muda, mas ainda assim, não tenho tanta certeza de que seja um filme pra mim, nem o livro;… esse final também me deixa receosa, talvez por isso eu preferisse tentar ler o livro pra ver se o final me absorve mais.
Beijos, Ivy
http://www.derepentenoultimolivro.com
Tenho alguma curiosidade com esse filme mas é um género que não aprecio muito, nem sabia que era uma adaptação, é um ponto positivo a favor do filme =)
MRS. MARGOT
Eu li algumas pessoas comentando sobre esse filme e sobre o livro também no twitter, confesso que fiquei mais curiosa em relação ao livro, principalmente depois de ler seu texto. Não sei se vou gostar do final da obra cinematográfica, mas está na minha listinha!
Beijos
http://www.leiapop.com/
Oi, Priih!
Tinha vontade de ler o livro e fiquei bem animada com o trailer da adaptação, mas nossa.. que filme chato, gente. Sei que é o tipo de história pra bugar mesmo a história, e repleto de elementos perturbadores, mas pra mim foi só extremamente chato e cheio de blabla 😦 não funcionou mesmo, admito que larguei na metade. Fora isso, é longo pra caramba!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi Priih,
Assumo: eu fui uma das que disse que o filme foi perda de tempo. kkkkkk
Não funcionou comigo e eu quase dormi em diversos momentos. Tive que pesquisar uma explicação sobre o final no youtube, porque se não eu ia ficar só passando raiva sozinha.
Não funcionou comigo não, rs.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Priih.
Eu li até o aviso de Spoiler, porque pretendo assistir ao filme ainda, depois volto aqui pra ler, pois provavelmente não vou entender nada. Hahahahha Eu gosto bastante desses filmes mais fora da casinha. Na maioria das vezes preciso ir buscar explicações, mas a experiência sempre é bacana.
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Engraçado, parece que o filme completou o que ficou faltando entender no livro. Mas ainda assim, o livro é melhor… rsrs Eu fiquei curiosa para ver esse filme, apesar do spoiler no meio do caminho… kkk
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob