Oi pessoal, tudo bem?
Várias editoras estão disponibilizando e-books gratuitos nesse período de quarentena, e um dos que eu baixei foi Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil (que por sorte eu queria ler faz tempo e fiquei bem contente por ter sido liberado rs).
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.
A história do movimento feminista é costumeiramente retratada por meio do que chamamos de ondas do feminismo. Entretanto, quando vamos estudar mais a fundo esse assunto, duas coisas precisam ser ressaltadas: 1) os holofotes de muitos dos conteúdos sobre o tema não trazem tanto a importância das mulheres na história do Brasil; 2) a voz das mulheres negras e indígenas também não ganha o espaço merecido, já que muitos momentos marcantes das ondas feministas foram contados pela ótica das mulheres brancas de classe média que tinham oportunidade de se manifestar (ainda que, mesmo elas, com muito mais privilégios, sofressem repressão em todas essas lutas). Extraordinárias, portanto, é uma leitura excelente pra quem quer descobrir um pouco mais sobre esses pontos. A obra traz diversos nomes de mulheres fundamentais para o movimento feminista no Brasil, assim como também nos conta a história de mulheres não-brancas inspiradoras e protagonistas de diversas conquistas.
O livro ainda evidencia como tivemos mulheres pioneiras na história do nosso país. Campeãs de atletismo, artistas inovadoras, militantes incansáveis, guerreiras destemidas. Cantoras, atrizes, professoras. Ricas, pobres, brancas, negras, indígenas. Mulheres de todos os tipos, retratadas de uma maneira que permite ao leitor entender um pouquinho mais sobre elas, mas por meio de uma linguagem acessível e de fácil compreensão (algo que nem sempre encontramos em estudos acadêmicos).
Eu li a versão e-book, portanto não posso opinar sobre a edição física, mas não lembro de ter encontrado erros de revisão ou gramática. Os capítulos são divididos pelos nomes das mulheres, e cada um deles tem uma ilustração (também feita por artistas mulheres) da protagonista daquela história. Suas 208 páginas transcorrem com tranquilidade e instigam o leitor a querer saber mais sobre as pessoas retratadas nas páginas.
Resumindo, Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil é uma excelente porta de entrada para quem quer saber mais sobre feminismo e sobre o papel da mulher nas mudanças históricas e sociais do nosso país. De forma leve e com muita informação interessante, o livro tem a excelente iniciativa de dar espaço a nomes muitas vezes esquecidos. Recomendo!
Título Original: Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil
Autor: Aryane Cararo e Duda Porto de Souza
Editora: Seguinte
Número de páginas: 208
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Por acaso não conhecíamos a historia
Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui
Oi, Pri como vai? Eu tenho este livro em minha estante, consequentemente o li na versão física. O livro é maravilhoso, pois retrata o assunto de forma bastante simples e acessível aos leitores. Eu adorei este livro. Fico muito feliz em saber que a editora o disponibilizou gratuitamente, pois assim muitos leitores o lerão. Sua resenha ficou simplesmente impecável. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi, Pri
Realmente o que mais vemos por aí são obras que destacam apenas uma parcela do feminismo, deixando de fora a parte não branca do movimento. É importante que haja obras que englobem o feminismo e mulheres como um todo, não apenas parte dele e/ou uma parcela delas.
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Ótima recomendação! Estava precisando mesmo pois terminei todos meus livros e não sabia o que ler. Amei!
Beijos,
Marcelamirandadesigner.blogspot.com
Oi Priih, gostei muito da sua indicação. Me pareceu ser um livro necessário. A minha leitura do momento é “Lendo de Cabeça Para Baixo”, mas já incuí essa na minha lista. Coloquei na minha pasta do Pinterest de livros que quero ler. Assim não perco a indicação
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Que legal o livro. Sua resenha me despertou o desejo de lê-lo.
Bom fim de semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Não lembro direito, mas acho que tenho o ebook no Kindle. Amei a dica e com certeza vou ler. É um livro que me chamou bastante atenção, além de ser uma leitura que irá me proporcionar uma ótima visão sobre nossas mulheres incríveis.
Beijos
Imersão Literária
Oi Priih,
Eu acho que baixei esse livro na leva de gratuitos que teve, mas ao contrário de você só o vi com bons olhos agora… A temática é importante e válida, só que eu gosto mais de narrativas como romance: histórias, personagens… Sabe? Infelizmente, não sinto que seria uma leitura comum.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá, Priih.
Eu lembro quando lançou esse livro eu fiquei morrendo de vontade de ler ele. E assim que disponibilizaram o e-book eu também garanti o meu. Mas vou deixar para ler mais para frente. Acredito que a edição física está um primor, mas vamos de e-book mesmo hehe.
Prefácio
Olá”
Amei saber que leu esse e-book gratuito, bom que tem muitos livros sendo disponibilizados de forma gratuita e podemos ler e ao mesmo tempo não gastar comprando livros, o que eu acho sensacional.
Gostei do assunto abordado e eu super leria o livro também.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Uma pena que eu perdi esse livro quando estava gratuito, pois ele está na minha lista para ler.
Acho a temática dele muito boa e eu gosto de livros que trazem fatos históricos e curiosos.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oii Priih!
Que interessante este livro, não sabia dele. Interessante pensar que não bastava a restrição que as mulheres tinham, mas a situação era ainda pior para mulheres negras e índias. Uma triste realidade que passamos e ainda demonstra ter resíduos nos dias atuais.
Boa semana para vc!
Bjos
Adorei a indicação! Vou tentar ler na quarentena, eu realmente gosto desse tipo de temática mas nunca sei por onde começar e esse livro parece uma boa porta de entrada!
Beijoss
Primavera Agridoce ♥️♥️♥️
Oi, Priih. Tudo bem?
Eu não conhecia esse livro e já amei ele e sua resenha! Realmente é excelente um livro abordando várias mulheres e a luta do feminismo em vários estágios da história do Brasil, toda vez que alguém cita essa luta é apenas uma parcela que é citada como se para defender um ponto de vista. Quanto mais conhecimento do movimento por inteiro, melhor.
Beijos, Vanessa
Leia Pop
Confesso que sou bem leiga no assunto, por isso, me empolguei bastante com esse livro, assim posso conhecer mais a fundo sobre o feminismo! ❤
https://www.kailagarcia.com
Sou doida para ler esse livro, me parece ser aquele que vai me prender do inicio ao fim. Ainda mais por saber que se trata de histórias de mulheres que são completamente fora do padrão que costumamos ver nos livros de História.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Nossa tô doida para ler esse livro. Até para entender um pouco mais do feminismo.
Beijos!!
Que livro incrível, não conheço mas agora já quero procurar e comprei, amei a resenha.
Beijos
Vibe Da Maria
Olá Prih,
Essa quarentena está sendo uma festa para os leitores, baixei esse livro e está na minha lista de espera de leituras, pelo visto vou gostar.
Beijos!!
http://devoradordeletras.blogspot.com/
Eu tenho a versão física desse livro e é incrível demais, a capa é toda holográfica!
A qualidade é excelente e conheço muitas das artistas que ilustraram!
https://bruna-morgan.blogspot.com/
Pingback: Resenha: Mulheres na Luta – Marta Breen e Jenny Jordahl | Infinitas Vidas
Quero ler o livro, seu texto me instigou! Obrigada! Vejo que temos uma proposta semelhante!
Pingback: Resenha: Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis – Jarid Arraes | Infinitas Vidas