Dica de Série: The Witcher

Oi pessoal, tudo bem?

Apesar de estar bem hypada antes da série estrear, demorei eras pra terminar The Witcher. Hoje eu conto um pouquinho mais os porquês.

the witcher

Sinopse: Henry Cavill estrela esta série épica repleta de monstros, magia e destino, baseada nos livros de Andrzej Sapkowski.

The Witcher tem três arcos narrativos: o de Geralt de Rívia, um bruxo poderoso que vive como um mercenário, ganhando dinheiro em troca do extermínio de monstros; o da Princesa Cirilla, herdadeira do trono de Cintra, cujo lar foi atacado por outro reino e agora foge em busca de Geralt; e da maga Yennefer, que se transformou de uma menina solitária e alvo de bullying em uma mulher poderosa e sedutora. Ao longo dos episódios vemos como a jornada de cada um desses personagens evolui e como seus destinos se cruzam.

the witcher 5

De certo modo (especialmente no início da série), os episódios de The Witcher parecem contar aventuras isoladas. O plot de Geralt é permeado por suas caçadas aos demônios e pelas suas empreitadas enquanto mercenário. Sabemos muito pouco de seu passado e o personagem mal fala de si. No caso de Ciri isso não acontece, e seu arco narrativo é mais linear: da fuga de Cintra até às inúmeras dificuldades pelo caminho, as cenas focadas na menina se destinam a mostrar sua luta pela sobrevivência. Yennefer, por outro lado, tem o plot que pra mim foi o mais confuso: o backstory da personagem é mal desenvolvido e do nada você entende que ela é uma maga e vai ser treinada pra isso. Aí ela passa por um makeover fodão, se transforma em uma beldade e, daí em diante, vira também uma mulher desagradável e antipática. Sem contar que são poucos os momentos em que a atuação dela enquanto maga faz diferença nas coisas (exceto no episódio final, única vez em que vi a extensão do seu poder e potencial). Sinceramente, não sei porque o fandom baba ovo por ela. 🤷‍♀

the witcher 4

A série constantemente me causou uma sensação de “hmmm que aventura legal, não entendi nada”, e isso me incomoda bastante. A impressão que tive é que, pra entender realmente o que estava sendo mostrado, você precisava ter lido os livros ou jogado os jogos – o que já é uma falha no desenvolvimento, porque cada obra precisa ser autoexplicativa, sem depender do material base. Encontrei muitas informações que fizeram toda a diferença na compreensão da trama lendo os comentários dos episódios no aplicativo em que registro as séries a que assisti, pra vocês terem noção. Isso fez com que eu não me conectasse verdadeiramente à série ou aos seus personagens, tampouco ansiasse em saber sobre seus destinos.

the witcher 3

A série é bem produzida e tem uma ótima trilha sonora (impossível assistir sem ficar com Toss a Coin To Your Witcher na cabeça por semanas). O bardo responsável por parte das canções, Jaskier, é o personagem mais carismático e o único ao qual me afeiçoei. Os figurinos são bonitos e as cenas de luta são muito bem coreografadas, o que dá uma pegada mais épica à série. As atuações também são competentes, à exceção de Henry Cavill como Geralt: os “hmmm” constantes cansam e parece que a voz é modificada pra parecer mais profunda e ameaçadora. Sei lá, não colou. Também vale dizer que, para uma série chamada The Witcher, magia é uma das coisas que menos aparece.

Eu esperava me tornar fã de The Witcher e, quem sabe, preencher a lacuna de uma série medieval deixada por Game of Thrones. A verdade é que isso não aconteceu e foram poucos os episódios que me entusiasmaram. The Witcher não funcionou pra mim e não sei dizer se vou continuar assistindo às próximas temporadas. :/ E vocês, já assistiram? Me contem o que acharam nos comentários!

Título original: The Witcher
Ano de lançamento: 2019
Direção: Lauren Schmidt Hissrich
Elenco: Henry Cavill, Freya Allan, Anya Chalotra, Joey Batey

19 comentários sobre “Dica de Série: The Witcher

  1. Oi, Priih! Quando a série foi lançada, eu fiquei empolgada pra ver. Mas uma amiga minha que é MUITO viciada em séries desde sempre e já viu de tudo nessa vida, teve opiniões bem parecidas com as suas, e isso me desanimou. Acabei não vendo. Também não gosto quando vejo algo que me agrada no geral, mas que eu não consigo entender direito. Erro bem grave mesmo ser uma obra voltada pra quem já conhecia previamente o enredo e os personagens.

    Beijos, Entre Aspas

  2. Oi Priih,
    Que triste não ter funcionado para vc, para mim foi o completo oposto. Até minha irmã que não curte games curtiu a série. Mas cada um tem sua opinião e gosto mesmo… O desenvolvimento foi bem inovador pra mim, sou gamer, mas ainda não joguei nenhum jogo só sei algumas coisas de comentários aleatórios que ouvi da história. A Yennefer é muito valorizada por causa das histórias dos games pelo que sei ela é bem fodástica por lá rsrsrs. Mas como ainda não joguei, não sei…
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

  3. Olá!
    Que triste que não atingiu suas expectativas, comecei lendo a resenha e empolgada quando cheguei no fim li que não sabe se vai continuar. Vou esperar para saber se você vai continuar e se valerá a pena eu iniciar a série. Estou numa vibe que estou curtindo muitas séries (são 3 mas, para quem não via nenhuma são muitas hahahah).
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  4. Ainda não assisti essa série e quando lançou vi muita gente comentando sobre. Acho que eu tentaria ler os livros antes de assistir para ver se conseguiria aproveitar mais a série
    beijos

  5. Oi, Priih!

    Larguei no primeiro episódio mesmo. E olha que eu já li o primeiro livro e conheço um pouco da história pelo jogo porque meu irmão é fã. Ainda assim, a série começa do nada e já te joga no meio do negócio sem uma introdução ou explicação, e isso me desanimou bastante. Pelo visto os demais episódios continuam dessa forma, e é uma pena, porque certamente o jogo/livro tem muita coisa a ser contada, só não souberam dirigir isso direito na adaptação.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

  6. Olá, Priih.
    Então eu assisti ao primeiro episódio e parei. Fiquei com a mesma impressão que você que é melhor ler os livros antes. Achei tudo bem fraco e não sei se o problema é minha tv mas tudo é meio escuro hehe. Pode ser que volte a assistir mais para frente mas por enquanto não.

    Prefácio

  7. “hmm que aventura legal, não entendi nada”, AHSUAHSUAHUSHAU parece a minha mãe falando depois de assistir O Hobbit. Brincadeiras a parte, minha irmã assistiu a The Witcher e sempre me indicou, mas como eu não sou muito fã de fantasia, acabei ignorando a indicação, ainda bem né… pois percebe-se que a série não é nada “UAU”.
    Porém, segui a sua indicação aqui no blog, e depois de ler sua resenha, assisti Não Fale com Estranhos. Eu gostei 🙂
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  8. Priih, eu gostei demais dessa série. Alguns pontos que te desagradaram me incomodaram tb, mas não a ponto de interferir na minha opinião favorável sobre ela. Tô ansiosa pela próxima temporada, pq qndo aconteceu o momento que eu mais aguardava, a temporada acabou, kkkkkk.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  9. Oii Priih!

    Assisti a série e minha impressão foi bem positiva, pelo fato de ser uma série de ação bem feita. Mas concordo com você em relação a falta de aprofundamento em relação aos personagens, por ter deixado muita coisa para se falar. Vamos torcer que a próxima temporada possa explorar melhor as lacunas deixadas.

    Bjos

  10. Oi Priih,
    Os primeiros episódios foram uma tortura, admito. Mas melhora. Para mim, a verdadeira protagonista é a Yennefer, porque o bruxão mesmo deixou muito a desejar.
    Acho que eles jogam toda a história para o telespectador e a gente não tem base para entender a lógica das coisas. Exemplo, a lei da surpresa lá.
    Espero que a season 2 melhore, vou insistir mais porque parece que quando comecei a entender alguma coisa, a temporada acabou kkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  11. Oii Priih!
    Assim que lançou a série eu não conhecia nada em relação a ela porém um amigo me indicou e me convenceu a assistir. Contudo também tive muita dificuldade de acompanhar e entender, senti que era necessário ter algum conhecimento prévio da história para conseguir acompanhar desde o início, porém com o decorrer dos episódios consegui acompanhar melhor. Estou esperando a segunda temporada devido ao final da primeira.
    Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s