Especial Dia da Mulher: Filmes dirigidos por mulheres

Oi galera, tudo bem?

Para finalizar o Especial Dia da Mulher aqui no blog, preparei uma seleção de filmes dirigidos por mulheres resenhados por aqui. Isso me fez perceber que a realidade do mercado se aplica a mim também, e a maioria dos filmes a que assisti tem direção masculina. Por isso, coloquei como meta pessoal equilibrar essa balança. Mais alguém topa? 😉

Como Eu Era Antes de Você

como eu era antes de voce posterReview

O filme que adapta o livro homônimo foi dirigido por Thea Sharrock. O romance entre a atrapalhada Lou e o rabugento Will convence e emociona, e muito disso se deve à química dos atores, que funciona superbem. Vale destacar a trilha sonora, que até hoje enche meus olhos de lágrimas. ❤

Mulher-Maravilha

mulher maravilha posterReview

Esse foi o longa que mostrou que super-heroínas protagonistas também são rentáveis, abrindo portas para uma nova leva de filmes do gênero (como Capitã Marvel, sobre o qual falarei a seguir). A direção de Patty Jenkins traz um aspecto importante (que também percebi em Jessica Jones, série dirigida por uma mulher): aqui a câmera não passeia pelo corpo de Gal Gadot, ao contrário do que ocorre em Liga da Justiça, por exemplo. O olhar feminino conduzindo a câmera faz toda a diferença no modo como as personagens femininas são retratadas, e no caso de Mulher-Maravilha as mulheres são tratadas com respeito e dignidade em vez de hiper-sexualização.

Para Todos os Garotos Que Já Amei

filme para todos os garotos que ja ameiReview

Esse romance fofo que conquistou meu coração foi dirigido por Susan Johnson. Um dos aspectos mais bacanas do filme é a união das irmãs Song, mas vale destacar a atmosfera delicada e o romance adolescente que faz de Para Todos Os Garotos Que Já Amei uma daquelas produções que aquece o coração. ❤

Felicidade Por Um Fio

felicidade por um fio posterReview

Dirigido por Haifaa Al-Mansour, Felicidade Por Um Fio é um filme incrível e representativo, com uma mulher negra protagonizando uma história sobre aceitação e amor próprio. Sendo o cabelo longo um dos símbolos de feminilidade e os fios lisos o padrão hegemônico de beleza, o impacto de Felicidade Por Um Fio é bem poderoso, já que o longa desenvolve sua protagonista por meio de um processo de transição capilar.

Capitã Marvel

capita marvel posterReview

Em março do ano passado estreava Capitã Marvel, o primeiro longa do MCU protagonizado por uma mulher. O filme, dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, causou inúmeras controvérsias devido ao machismo escancarado da comunidade nerd (que chegou até mesmo a questionar porque Brie Larson não sorria… Pois é). Carol Danvers foi uma adição muito bem-vinda a um universo permeado por super-heróis masculinos.

Frozen

frozenReview

Uma das animações mais populares da Disney também tem uma mulher na direção, Jennifer Lee (que divide esse papel com Chris Buck). Frozen reinventou as histórias de princesas devido a um grande diferencial: aqui o foco não é se apaixonar por um príncipe e ser salva por ele, mas sim exaltar o amor fraternal entre irmãs e a capacidade de você mesma ser sua própria heroína.

E assim o Especial Dia da Mulher chega ao fim. ❤
Espero que tenham gostado e, é claro, sintam-se à vontade pra deixar feedbacks nos comentários.

Beijos e até o próximo post. o/

 

14 comentários sobre “Especial Dia da Mulher: Filmes dirigidos por mulheres

  1. Oii Priih!
    Adorei a lista 🙂
    Dos filmes que você listou assisti Como eu era antes de você, apesar de não ser meu gênero favorito, um romance as vezes cai bem hehe. Adoro a Emilia Clarke e essa foi uma das razões de assistir o filme que valeu a pena, gostei bastante. Concordo com você a respeito da trilha sonora que é ótima.
    Também assisti os filmes de heróis, que adoro, a mulher maravilha eu vejo a influência que ela tem até nas criancinhas. Essa imagem da mulher poderosa é muito positivo, a questão do movimento das câmeras que você citou eu não havia reparado, bem interessante.
    O filme da Capitã Marvel não achei tãooo legal, mas foi bom também, espero que tenha uma boa sequência.
    Boa semana para você!
    Bjos

  2. Já vi todos e gostei da grande maioria. Não sabia que Fronzen era dirigido por uma mulher, que lindinho.
    Um beijo,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com

  3. É nítida a diferença entre a visão de um diretor e de uma diretora cinematográfica mulher. Em Aves de Rapina por exemplo, eu notei que a Arlequina não estava tão sexualizada quanto em Esquadrão Suicida, fui pesquisar e descobri que foi uma diretora quem dirigiu o filme.
    Felicidade Por um Fio é um livro maravilhoso, e eu fico feliz que heroínas como Capitã Marvel e Mulher Maravilha foram retratadas no cinema por mulheres. Ahhh e tá explicado por que Frozen é um filme tão diferente e maravilhoso.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s