Oi galera, tudo certo?
Engana-se quem pensa que hoje, Dia Internacional da Mulher, é um momento para comemorações. Na realidade, a data representa a luta feminina por igualdade de gênero – luta esta que ainda é (muito) necessária.
Por isso, resolvi fazer uma semana especial de conteúdos relacionados ao universo feminino, com dicas de obras (começando por livros) que retratam mulheres fortes, incríveis e diversas – assim como nós somos. Espero que gostem. 💪
As Parceiras – Lya Luft
Apesar da melancolia e da grande dose de reflexão, esse é um livro que me marcou muito por trazer o protagonismo feminino de maneira tão realista. Anelise narra não apenas suas conquistas e dores, mas também as das mulheres que a antecederam na família (e que marcaram sua vida e seu jeito de ver o mundo).
O Conto da Aia – Margaret Atwood
Vocês devem estar cansados de me ver indicando esse livro, né? Desculpem, mas ele é incrível e todo mundo deveria ler. 🤷♀ A obra evidencia que retrocessos podem sim acontecer a qualquer momento, além de expor como o patriarcado impacta nossas vidas de muitas formas, das mais óbvias (como o controle sobre nossos corpos) às mais sutis (como o incentivo à rivalidade feminina).
Outros Jeitos de Usar a Boca – Rupi Kaur
Mesmo não sendo fã de poesias, fui fisgada pelo jeito singelo e particular de Rupi Kaur abordar o universo feminino. Dos prazeres às dores do ser mulher, a poetisa trata de assuntos que vão desde relacionamentos abusivos a amor próprio e ancestralidade.
Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie
Esse livro é uma excelente porta de entrada pra quem quer entender mais sobre o feminismo. De maneira acessível e clara, a autora aborda algumas situações pelas quais a maioria das mulheres já passou, exemplificando as muitas formas de desigualdade de gênero que sofremos hoje.
O Segredo do Meu Marido – Liane Moriarty
O que gosto nas obras da Liane Moriarty é o modo como ela dá voz a diferentes tipos de mulheres, e isso acontece também em O Segredo do Meu Marido. As três protagonistas que conduzem a trama desse livro são cheias de defeitos e qualidades, com dilemas que envolvem principalmente maternidade e família.
Claro que existem inúmeros outros títulos clássicos que poderiam estar aqui, mas usei como critério pra lista livros que eu já resenhei aqui no blog e que eu não menciono sempre (com exceção de O Conto da Aia porque né, esse pode 🙈).
E vocês, quais livros com essa temática indicariam?
Me contem nos comentários! 📚
Olá, Priih.
Apesar de todos os avanços, ainda temos muito a trilhar para conseguir o que já deveria ser nosso: respeito. Por isso vamos continuar lutando. Dos livros citados só li O segredo do meu marido e O Conto da Aia está na minha meta de leitura desse ano.
Prefácio
Oi Priih! O Segredo do Meu Marido e outros livros da autora sempre trazem personagens femininas marcantes, que se viram para lutar com as armas que possuem. São muito bons. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oi
nunca li nenhum desses livros, mas já li resenhas positivas e eu tenho O Conto da Aia , preciso ler com urgência esse livro.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Priih,
Os livros indicados pela Reese em seu clube sempre tem aquele toque feminista cativante e necessário. O último que li foi ‘Pequenos Incêndios por Toda Parte’.
Feliz dia para nós!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
A sequência de O Conto da Aia, “Os Testamentos”, também traz três protagonistas fortes que, cada qual a sua maneira, enfrentam o machismo estrutural de Gilead.
Oi Priih, da seleção de livros indicados eu só li os livros da Rupi, e adoro eles, com todo o meu coração!
Amei as dicas!!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Amei sua seleção de livros Prih, já conhecia alguns títulos, mas nunca os li! ❤
https://www.kailagarcia.com
Ótimas indicações! Ainda não li nenhum, mas to doidinha pra ler O Conto da Aia – e ver a série, também!
Com amor,
Steph • Não é Berlim
Não conhecia nenhum 🙂
http://blogda-joana.blogspot.com/
Oi, Pri como vai? Que seleção sensacional você escolheu. Destes aí eu li “Sejamos todos feministas” e gostei do livro. Eu espero que as mulheres conquistem mais na sociedade, pois elas merecem o que já conquistaram e mais ainda, pois infelizmente é muito pouco o que as mulheres conquistam. Mesmo com o avanço que houve se compararmos com tempos atrás. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/?
Oi, Priih
Os livros da Lucinda Riley, por exemplo, têm uma gama de personagens femininas fortes.
O Segredo do Meu Marido será uma das minhas leituras de março, pois ele faz parte da minha TBR de 2020 e ele foi sorteado.
Espero gostar!
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi, Priih!
Sua seleção é só livrão hein! Nossa, O Conto da Aia deve ser super pesado…
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram
Oie!! Eu só li Outros jeitos de usar a boca e eu simplesmente AMEI esse livro! Achei ele tão necessário. Tenho certeza que os outros também são. Espero poder lê-los algum dia.
Beijo!
http://www.capitulotreze.com.br/
Adorei as indicações. Ainda não li nenhum desses, mas vários estão na minha lista.
http://www.vivendosentimentos.com.br
Ainda não li nenhum desses livros, o último já estava na minha lista faz tempo, acho que é um sinal para comprar logo
Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube