Oi pessoal, tudo bem?
No ano passado eu contei aqui no blog todas as inquietações e reflexões provocadas pela leitura de O Conto da Aia. 2019 me trouxe a oportunidade de revivê-las por meio de uma graphic novel maravilhosa (e, em breve, com a continuação da história, Os Testamentos). Hoje eu mostro pra vocês alguns detalhes da versão ilustrada desse livro que precisa ser lido por todo mundo. Vem ver!
Sinopse: Tudo o que as Aias usam é vermelho: como a cor do sangue, que nos define. Offred é uma aia da República de Gilead, um lugar onde as mulheres são proibidas de ler, trabalhar e manter amizades. Ela serve na casa do Comandante e de sua esposa, e sob a nova ordem social ela tem apenas um propósito: uma vez por mês, deve deitar-se de costas e rezar para que o Comandante a engravide, porque em uma época de declínio da natalidade, Offred e as outras Aias têm valor apenas se forem férteis. Mas Offred se recorda dos anos anteriores a Gilead, quando era uma mulher independente, com um emprego, uma família e um nome próprio. Hoje, suas lembranças e sua vontade de sobreviver são atos de rebeldia. Provocante, surpreendente, profético. O conto da Aia é um fenômeno mundial, já adaptado para cinema, ópera, balé e uma premiada série de TV. Nessa nova versão em graphic novel, com arte arrebatadora de Renée Nault, a aterrorizante realidade de Gilead é trazida à vida como nunca antes.
Não é fácil adaptar um livro denso em uma história em quadrinhos. O Conto da Aia é narrado em primeira pessoa por Offred, uma Aia, cujo fluxo de pensamento não é linear. Enquanto rememora o passado e tenta reconstruir o passo a passo vivido pela sociedade para chegarem até onde estão, Offred também narra o presente opressivo no qual vive. E apesar de não ser fácil retratar essas idas e vindas de maneira clara, a graphic novel consegue fazer isso mantendo a fluidez da narrativa. Algumas ilustrações falam por si só, com frases mais soltas que retratam a desconexão das memórias de Offred – bem como sua tentativa de se desconectar com o próprio corpo, para tornar a vida mais suportável.
Porém, obviamente, nem todos os detalhes da obra original têm espaço na graphic novel (não quero dar spoilers, mas tem um relacionamento importante, especialmente pelo caráter afrontoso, que ganha pouco espaço na HQ). Esse aspecto não chega a atrapalhar a condução da história, e mesmo o controverso (e chocante) epílogo aparece na graphic novel, ainda que de maneira condensada. É normal que algumas coisas precisem ser deixadas de fora quando uma obra é adaptada para os quadrinhos, e nesse caso os principais fatos foram mantidos e a história permaneceu coesa. Entretanto, a narrativa de Margaret Atwood é ímpar, e vale a pena conferir a obra original para absorver toda a intensidade de O Conto da Aia.
Por último, mas não menos importante: a edição em si está incrível. A capa é aveludada, há um marca-páginas acetinado e as laterais das páginas trazem um pattern floral lindo. Não poderia deixar de mencionar o vermelho, cor marcante da obra (a cor das Aias), que faz parte de todos esses detalhes que mencionei. E o que dizer das ilustrações? Renee Nault usa a aquarela e o vermelho vibrante como pilares em toda a graphic novel. O traço da artista é muito bonito e cada virar de página merece uma atenção especial, para absorver cada detalhe.
O Conto da Aia: Graphic Novel é uma obra imperdível pra quem já é apaixonado pela obra de Margaret Atwood, pela série The Handmaid’s Tale ou pra quem quer ter um primeiro contato com essa história impactante e necessária. Recomendo mil vezes! ❤
Título Original: The Handmaid’s Tale: Graphic Novel
Autor: Margaret Atwood e Renee Nault
Editora: Rocco
Número de páginas: 240
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi, Pri como vai? Que resenha incrível, incrível também é este livro, tanto pela estória escrita por essa autora que dispensa comentários e, essas ilustrações, simplesmente lindíssimas. Adorei, abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
que quadrinho lindo! eu ja li o livro e acompanho a série, a história é tao boa que tem mesmo que ser representada de tds os jeitos possíveis! hehe
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Priih! Eu não vi a adaptação e nem li o livro, mas a graphic novel me chamou a atenção. Eu gostaria de conferir e conhecer a trama e se de fato a história me conquistar, leio o livro.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oi Priih,
Esse livro esta na minha meta de leitura, mas confesso que não sei se vai dar para ler esse ano ainda.
Mas mesmo assim gostei muito da Graphic Novel!
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Uau, esse livro é uma verdadeira obra de arte, fiquei encantada com a capa e com as ilustrações! ❤
https://www.kailagarcia.com
Olá. Confesso não gostar nada da adaptação. Achei que fosse uma coisa e é completamente diferente. Porém fiquei interessada, gostaria de ler.
Adorei.
Beijos.
http://www.lewestinblog.com
Eu realmente leria essa grafic novel para ter um contato mais presente com a obra. Pois eu ainda não consegui começar a ler o livro O Conto da Aia, e nem tive estômago para terminar de assistir a primeira temporada da série. Mesmo achando toda a base da história muito boa e reflexiva.
Amei a sua resenha e a edição está mesmo linda.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi, Priih!
Ainda não tive a coragem para ler o livro nem pra assistir a série. Ainda estou me preparando mentalmente para passar raiva, sabe? Sei que vai mexer comigo, então quero estar 100%. Essa graphic novel parece ser maravilhosa mesmo e me deu muita vontade de comprar hahaha
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Ainda não li o livro, mas tenho muita curiosidade com essa história que todos elogiam. Essa HQ está linda de mais, e acho que vou começar por ela!
http://www.vivendosentimentos.com.br
Oi, Priih!
Nossa, a edição ficou mesmo linda! As ilustrações foram muito bem feitas, ainda não li a obra, mas tenho curiosidade, e fiquei mais tentada com essa graphic novel haha
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Olá, Priih.
Eu quero muito ler o livro e depois quero conferir a Graphic Novel. Pelas sua fotos a edição está maravilhosa. Eu já esperava mesmo que não ia trazer todo o conteúdo do livro até porque não tem como, tipo adaptação para filme hehe. Assim que der vou comprar o meu exemplar.
Prefácio
Oi Prihh, tudo bem?
Ainda não li o livro, mas sei um pouco do enredo e o quanto o livro mexe com quem lê e automaticamente leva a fazer reflexões. A graphic ficou maravilhosa, e o que mais me encantou foram os tons utilizados. Imagino que esteja relacionado com o próprio tom do livro. Fiquei com vontade de adquirir.
Abraços,
Ava
https://apenasava.com/
Estou com ‘O conto da aia’ aqui pra ler e ainda não tive coragem, sei que é bem impactante.
Essa edição do seu post está lindíssima, não imaginava tamanha riqueza. Amei ♥
Thay – http://sankasbooks.blogspot.com.br
Oi, Priih!
Menina, estou morrendo de vontade de ler o livro. Fiquei mais animada ainda ao ver essa graphic novel, parece ser incrível! Assisti apenas a primeira temporada da série de tv e amei,
Beijos
Construindo Estante || Instagram
Oi Priih.
Li “O conto da Aia ” no ano passado e foi uma leitura inquietante.Eu não tenho muita vontade de entrar em contato com o livro novamente.
Deu para perceber pelas fotos como está caprichada essa graphic.Ficou linda
Beijos
Meu mundinho quase perfeito
Oi Prih,
A série é uma das minhas favoritas da atualidade.
Ainda tô super em comichão para conhecer os livros, agora tem continuação mais a Graphic.
E nossa, tô apaixonada nessas cores. Ainda não tinha lido nada sobre ela, amei saber mais, sua opinião e sobre a edição.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Priih,
Eu fico BABANDO nessa edição e só não comprei ainda porque é MUITO cara.
Estou esperando abaixar um pouquinho o preço ou uma black friday para garantir meu exemplar.
Eu gosto bastante da história e das reflexões que nos propõem.
Beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Priih! Que sonho é essa graphic novel! Eu li o livro e, ao mesmo tempo que precisei respirar fundo para terminar, sou apaixonada por essa história e recomendo a todos sempre. Acho que foi minha leitura mais marcante desse ano. Essa graphic novel está impecável de tão linda! Já quero para mim! Bjks!
Mundinho da Hanna | Instagram
Que livro lindo e incrível. Realmente essa é uma história muito densa.
Bom fim de semana!
Até mais, Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram