Dica de Série: Special

Oi gente, tudo bem?

Hoje vim dar uma dica de série de comédia curtinha (curtinha MESMO, os episódios tem só 15 minutos), ideal pra passar o tempo: Special.

special 2

Sinopse: Um jovem gay e com uma leve paralisia cerebral decide recomeçar sua vida e fazer tudo aquilo que sempre desejou, mas adiava: conquistar o primeiro emprego, morar sozinho e longe da mãe controladora e começar um relacionamento amoroso. Mas realizar esses sonhos tem um custo: se passar por vítima de um acidente.

Baseada no seu livro de memórias, Special é protagonizada e produzida por Ryan O’Connell, um rapaz gay e com paralisia cerebral. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre o livro na blogosfera e, quando vi que a série estava disponível, resolvi dar uma chance. E, apesar do protagonista não ser alguém apaixonante, é muito interessante conferir uma trama que aborda um aspecto que não costuma ser retratado na mídia.

special 3.png

Ryan vive com a mãe, Karen, que faz tudo que pode para auxiliá-lo em suas dificuldades. Contudo, aos 27 anos, o desejo do rapaz é viver experiências diferentes, explorar sua sexualidade e se afastar da co-dependência familiar (já que não somente ele depende da mãe, como ela também busca nele uma sensação de “utilidade/propósito”). Porém, as coisas saem um pouco do controle quando Ryan conquista uma vaga como produtor de conteúdo mentindo sobre sua condição física: ele não admite ter paralisia cerebral, mas alega que suas condições físicas são decorrentes de um acidente. E essa mentira traz algumas situações inusitadas e parte da carga cômica da trama.

special 4.png

Duas coisas principais me chamaram a atenção em Special:
1) O espaço dado à diversidade: além do próprio Ryan fazer parte de uma minoria por conta de sua orientação sexual, ele também tem uma condição física limitante – porém, felizmente, a série não o reduz a isso. Ele é uma pessoa com qualidades E defeitos, e a série não passa pano para os erros do personagem só porque ele é deficiente. Além de Ryan, também temos Kim, sua melhor amiga, uma mulher gorda e não-branca bastante empoderada, apesar das dificuldades e pré-julgamentos que enfrenta por ter o corpo que tem (e o interessante é que o fato de Kim ser confiante não anula o impacto de comentários negativos, o que é bem realista e humano).
2) A naturalidade com que sexo é mostrado: eu nunca tinha visto uma série com uma cena tão explícita e crua de sexo, especialmente gay. Explícita no sentido da naturalidade mesmo, sem toda uma atmosfera ou romantizada ou agressiva, sabem? Ryan perde a virgindade e tudo é mostrado de forma orgânica, sem tabus, sem tornar um big deal. Achei incrível não apenas para naturalizar o sexo mas também para desestigmatizar as relações de pessoas deficientes.

special.png

Com atuações dignas (especialmente por parte de Jessica Hecht, que interpreta Karen, e Punam Patel, que interpreta Kim) e episódios super curtinhos, Special é uma boa opção de série para quem quer se divertir e também conferir algo diferente do que existe por aí. A naturalidade com que Special mostra diversas situações que não costumam ser abordadas em séries e filmes é seu maior ponto forte, e só por isso já vale dar uma chance. 😉

Título original: Special
Ano de lançamento: 2019
Direção: Ryan O’Connell
Elenco: Ryan O’Connell, Jessica Hecht, Punam Patel, Marla Mindelle, Augustus Prew

21 comentários sobre “Dica de Série: Special

  1. Oi Priih, tudo bem?
    Não conhecia a série. Pelo que você descreveu parece ser algo um tanto quanto light, mas com conteúdo legal. Eu curto mais terror e fantasia, mas daria uma chance para Special, ainda mais sendo assim tão curtinha.

  2. Eu acho bem legal que a mídia esteja retratando doenças e condições antes tão excluídas, pois isso faz com que se divulgue e entenda o que sente pessoas que tem condições diferentes.
    Gostei de conhecer mais sobre essa série, assim que possível darei uma chance, ela parece mesmo tratar de vários assuntos com realidade.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram – Vem interagir no Insta tbm!

  3. Olá, Priih.
    Eu comecei a ler o livro e achei tão chato que resolvi assistir a série para ver se a coisa andava. E até que gostei da série apesar de terem mudado bastante coisa. Fiquei chocada com as cenas de sexo hehe. Só tinha visto do tipo em GOT.

    Prefácio

  4. Eu tinha visto por alto esse série lá no catálogo da Netflix, mas não sabia a história dela. Apesar de não ser meu estilo, deve ser bem interessante. E o fato de ser curtinha é melhor ainda. Sempre tô em busca de série com média de 20 minutos (ou menos, hehe).

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  5. Vou dar uma chance para essa série que está há séculos na minha lista. Eu estava enrolando porque não tenho tanta paciencia para acompanhar séries e não sabia que essa era tão curtinha. Gente, eu achava que era apenas uma série sobre uma pessoa especial porém retratada de uma forma completamente diferente do que você disse que é. Realmente me chamou a atenção.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

  6. Olá, Priih! Não conhecia a série e também nunca ouvi falar do livro, mas agora fiquei com muita curiosidade em ir ver, porque parece-me que realmente trata uns temas que não costumam ser muito falados em séries e filmes… Vou levar a sugestão comigo! Boa semana! 😛

  7. Oi Pri!

    Li o livro que deu origem a série e vou confessar que não curti muito. Sabe aquela história que começa bem, mas que depois se torna cansativa? A leitura de Especial, foi assim comigo.

    Talvez a série consiga ser mais divertida, porém no momento com tantas séries e animes na lista vou deixar ela passar.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s