Oi pessoal, tudo bem?
Depois de um longo período cheeeio de expectativa, It – Capítulo 2 chegou aos cinemas e é claro que eu corri para conferir! 🎈
Sinopse: 27 anos depois dos eventos de “It – A Coisa”, Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta.
27 anos após a luta com Pennywise na casa amaldiçoada, o Clube dos Otários (agora separado) vive suas próprias vidas. Porém, após um assassinato homofóbico brutal, Mike Hanlon – o único que ficou em Derry – toma a decisão de ligar para cada um dos membros do grupo, a fim de relembrá-los da promessa feita tantos anos antes: se o Palhaço Dançarino voltasse, eles também voltariam para acabar de uma vez por todas com a ameaça. Uma vez reunidos novamente, os membros do Clube dos Otários precisam enfrentar não apenas Pennywise, mas principalmente as lembranças dolorosas que eles pensavam ter esquecido, bem como seus medos mais profundos.
O mais complicado quando você ama muito uma produção que terá continuação é que, inevitavelmente, as expectativas vão lá pro alto. E, quando elas não são atendidas, a queda também é grande. E foi isso que senti assistindo It – Capítulo 2. 😦 Eu sou completamente apaixonada pelo primeiro filme, mas infelizmente não consegui me conectar ao desfecho da história.
Eu não sou fã de filmes de terror, e It – A Coisa é uma exceção justamente porque foge da fórmula tradicional. Ele me remete a uma vibe Stranger Things, quase uma aventura mais sombria, e foca na história e na forte conexão do Clube dos Otários. It – Capítulo 2, entretanto, peca ao substituir esses elementos por jump scares e excesso de efeitos especiais. Falando primeiro dos jump scares: além de extremamente cansativos, eles roubam tempo de tela de cenas que, para mim, são realmente assustadoras, envolvendo a persuasão ameaçadora de Pennywise. Para mim não há jump scare que ganhe da tensão que a cena do bueiro com Georgie me causou, por exemplo. Em relação aos efeitos especiais, eles são usados com demasia, beirando o ridículo em diversos momentos. O fato do filme ter focado menos nos personagens e mais nos sustos me decepcionou, porque o que me fez gostar de It foram justamente… os personagens!
Além disso, é nítido que o longa tem uma “barriga” narrativa no segundo ato, quando cada membro do grupo precisa partir em uma missão individual que faz parte do plano para acabar com a Coisa. Essa parte da narrativa me causou uma sensação de tipo “okay, move oooon”. Em parte essa sensação aconteceu porque a trama traz de volta um antigo inimigo que é totalmente dispensável e só serve para tornar a história mais longa do que o necessário (são quase 3h de duração). E, para concluir as críticas negativas, devo mencionar os erros de continuidade: tudo bem, isso pode ser chatice minha, mas eu assisti ao filme 1 no dia anterior para “aquecer” e, como estava com a memória fresca, percebi cenas refilmadas que estavam diferentes das originais rs. Acho isso bem amador, ainda mais em uma superprodução, cês me desculpem hahaha!
Porém, não posso deixar de exaltar as qualidades que o filme também tem. O casting foi sensacional e é possível enxergar cada um dos membros originais nos atores adultos. Gostaria de destacar o Richie de Bill Hader, que traz a mesma essência que Finn Wolfhard imprimiu no personagem no longa anterior. De maneira geral, todos os atores se saem muito bem, mas confesso que esperava mais de Jessica Chastain: pra mim, ela não conseguiu invocar o carisma que Sophia Lillis concedeu à versão adolescente de Beverly (cuja personalidade forte ficou apagada na vida adulta). O fato de existirem muitos flashbacks envolvendo o elenco infantil também não ajudou muito no desenvolvimento de suas contrapartes adultas, já que o filme os coloca em comparação o tempo todo (mesmo que de modo não intencional).
Outra coisa bacana envolvendo os personagens é que são reveladas informações a respeito deles que seu predecessor não tinha abordado. Isso dá a eles mais profundidade, mas também explica algumas situações e reações: a culpa de Bill ganha um novo significado, assim como Richie e seus (reais) medos são aprofundados – algo que não aconteceu no primeiro filme, em que ele era mais um alívio cômico.
Eu não li o livro, mas sei que o Stephen King estava completamente drogado na época em que escreveu It (o que gerou situações bem polêmicas, tipo a cena de sexo infantil). Não sei avaliar o desfecho do filme, mas sendo alguém que apenas assistiu à adaptação, confesso que esperava um encerramento melhor, uma explicação mais estruturada sobre a Coisa. A maneira como eles a derrotam me pareceu bobinha, não condizente com a ameaça que a criatura tinha sido até então. Enfim…
Eu não odiei It – Capítulo 2, mas dizer que gostei eu também não posso. 😦 Fiquei cansada dos jump scares, achei os efeitos especiais das criaturas bem toscos e senti falta do maior desenvolvimento das emoções dos personagens e de sua ligação. A atmosfera que fez com que eu me apaixonasse pelo primeiro longa não existe aqui e, pra mim, foi isso que fez toda a diferença. Ainda assim, It enquanto obra vale a pena, porque vai além dos argumentos clássicos do terror e abordando muito mais os traumas de infância e os medos que carregamos conosco (muitas vezes) por toda a vida. E vocês, já assistiram It – Capítulo 2? Me contem o que acharam nos comentários!
P.S.: o que dizer da aparição ~Marvel que rolou? Entendedores entenderão. 😛
Título original: It Chapter Two
Ano de lançamento: 2019
Direção: Andy Muschietti
Elenco: James McAvoy, Jessica Chastain, Bill Hader, James Ransone, Jay Ryan (III), Isaiah Mustafa, Bill Skarsgård, Andy Bean
Eu confesso que estou curiosa apesar que fico medo de ficar com medo RSrs O primeiro filme adorei mas achei assustador.
Bjs
https://eternamente-princesa.blogspot.com/
Oi, Pri tudo bem? Eu assisti a esse filme e curti bastante. Apesar de eu não ter o achado tão apavorante quanto outros filmes de terror que eu vi, mas o longa metragem conseguiu cumprir o seu papel e me agradou. Abraços!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
nossa, vc que gostou do primeiro filme já achou isso… eu acho que nem vou perder meu tempo assistindo esse pq já achei o primeiro filme bem fraco
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi, Pri! Tudo bom?
Menina eu fui pro cinema esperando passar medo e CHOREI DE TRISTEZA!!!!!!!! Quase morri de nervoso com os personagens porque me apaixonei por eles no primeiro capítulo, então no segundo o amor estava maior ainda. Bev e Ben meus amores!
Tô até com vontade de rever.
Beijos,
Denise Flaibam.
http://www.queriaestarlendo.com.br
Oi, Priih!
Estou curiosa para conferir o filme! Uma pena que não tenha alcançado suas expectativas.
Também gostei muito do primeiro filme, em breve vou assistir essa continuação.
Beijos
Construindo Estante || Instagram
Stephen King é o meu autor favorito e eu sou muito fã de suas obras. Vi apenas o It dos anos 90 e me apaixonei, achei maravilhoso. Dessa nova versão eu não vi nem o capítulo 1 e nem o 2 mas confesso que tinha lido tanta coisa boa do primeiro que estava bem animada em assistir. Mas fico triste que o 2 tenha decepcionado não apenas vc. Vi muita gente reclamando que em comparação ao primeiro ele foi inferior e isso me desanimou um pouco. Aí fico me perguntando se vale a pena assistir ou não já que amei tanto a adaptação dos anos90.
Abraço,
Parágrafo Cult
Oi Prih, tudo bem??
Não assisti o primeiro, apesar de saber a história quase toda. Alguns amigos que gostam da história compartilharam comigo a mesma sensação que você colocou na sua resenha. Mas acredito que apesar dos pesares deve ter dito uma boa experiência com ressalvas né?
Não sei se vou assistir, não ando muito nessa vibe. Mas não descarto totalmente.
Abraços,
Ava
https://apenasava.com/
Oi Priih, como está?
Ainda n vi esse v. II mas quero conferir!
Então, também acho os personagens de IT bem legais. O primeiro filme sinceramente achei bobinho demais, eu esperava mais terror. Achei que nesse segundo esse aspecto melhoraria, por trazerem os personagens na versão adulta… Mas tbm n precisava deixar os personagens de lado, rs. E 3h de filme gnt, pra quê?
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Priih!
Como não leio, assisto ou converso sobre qualquer coisa que tenho o mínimo toque de terror, não posso dar minha opinião sobre esse filme haha Aliás, por que um palhaço? Isso só ajudou pra que eu corresse bem longe! Uma pena que te decepcionou e preciso dizer que a maioria das resenhas que li, foram bem parecidas com a sua. Pra uma produção desse tamanho, deveria ter sido bem melhor, né?
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Olá, Priih.
Eu li o livro recentemente e odiei tanto que qualquer coisa que for o filme vou gostar hehe. Eu gostei da primeira parte mas tenho medo de palhaços, então ficava tapando os olhos nas partes que ele aparecia hehe. É uma pena terem pecado tanto nessa segunda parte. Pelo que estou vendo a sua opinião foi bem parecida com a do povo.
Prefácio
Oi Priih! Eu curti muito a parte um, mas ando vendo tantas críticas negativas a parte dois que estou ficando sem vontade de assistir. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Uma pena que tenham saído da essência do primeiro filme e na continuação apostado em clichês já saturados dos filmes de terror. Pretendo assistir a esse filme, mas sinceramente, estou sem muitas expectativas, já que ao contrário de você, confesso que não gostei do primeiro filme. Eu só esperava mesmo uma explicação melhor sobre A Coisa, mas já percebi que o livro fala melhor sobre isso do que o filme.
Gostei da resenha, como sempre, você escreve super bem!
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oie
Não assisti e confesso que não tenho vontade. Já o livro tive interesse, mas li tanta resenha negativa que decidi não ler. Mas adorei saber sua opinião sobre.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com
Eu não assisti “It,a coisa” ,episódio 1 .E confesso que não está nos meus planos assistir algum dia.
Que pena que esse segundo filme não teve uma atmosfera tão legal e exagerou nos efeitos.Isso é muito decepcionante
Beijos
Meu mundinho quase perfeito
Oi Pri!
Não assisti ao primeiro filme e também não pretendo assistir a continuação, pois esse palhaço me dá muito medo. Sério, ele é muito assustador!
Li a resenha do livro no blog da Sil e confesso que fiquei com ranço do King por causa da parte do sexo infantil. Ainda estou tentando entender a necessidade de colocar isso na narrativa de um livro de suspense/terror.
Sobre o filme, It – Capitulo 2, você não é a primeira pessoa que ficou decepcionada com o que assistiu no cinema. Estou lendo algumas críticas bem negativas e é realmente uma pena que a adaptação não tenha entregado o esperado.
Beijos;***
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Oie,
Eu ia assistir a esse filme amanhã no cinema, mas estou repensando. Já tinha lido uma resenha negativa sobre ele, outra pessoa já disse que riu mais que se assustou e você trouxe vários pontos que eu provavelmente também não vou gostar. Eu amei o primeiro filme, será que vale mesmo a pena ir ao cinema ver o segundo?
Beeijo!
Oi Pri!
Sou muito suspeito pra falar porque quando se trata do Stephen King minhas expectativas são super altas.
Vi a primeira parte de It e gostei bastante,mas fiquei com a sensação que faltava alguma coisa,algo que pelo visto vou encontrar nessa parte 2.
O mais bacana não é o terror,mas sim a relação entre os personagens e a parte da amizade envolvida entre eles mesmo depois de tantos anos.
Não vejo a hora de assistir!
Beijos!
http://livreirocultural.blogspot.com/
Só assisti o primeiro e a versão antiga, ainda não li o livro também. Os primeiros sempre são os melhores kkk é melhor ver sem grandes expectativas mesmo. Se Jessica Chastain está atuando, darei uma chance então, adoro o trabalho dela 🙂
Bjs
Melkberg
Sinceramente concordei com vc em basicamente tudo. Estava super ansiosa com essa continuação e com as expectativas lá em cima e ao assisti-la percebi que só ficou mais do mesmo.
Não que eu não tenha gostado,mas achei que faltou.
https://repertoriodeliteratura.wordpress.com/