Oi pessoal, tudo bem?
Para quem não conhece, o Setembro Amarelo é uma iniciativa brasileira que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Falar sobre saúde mental ainda é um tabu para muitas pessoas, e precisamos desestigmatizar esse assunto para que seja cada vez mais natural falar a respeito. 🙂 Pensando nisso, decidi fazer uma lista com 5 livros que recomendo e têm saúde mental como um dos principais pilares.
Por Lugares Incríveis
Esse é um dos livros mais tristes que eu já li, e me causou uma ressaca literária gigantesca (além de uma grande quantidade de lágrimas rs). A trama gira em torno de dois personagens depressivos, Violet e Finch, que acabam se conhecendo da maneira mais inusitada: ele a impede de se matar. Porém, o próprio Finch pensa muito no próprio suicídio, ainda que consiga esconder a doença das pessoas que o cercam. É um livro que traz esperança em alguns aspectos, mas também revela as consequências desastrosas da negligência. 😦
A Lista Negra (ou A Lista do Ódio)
Um livro doloroso, que traz os tiroteios em massa (e suas consequências) como centro da narrativa. Após anos de bullying, Nick Levil decide atirar em seus colegas de escola, suicidando-se logo em seguida. Desolada pela perda e com uma sensação esmagadora de culpa, sua namorada, Val, passa os dias deprimida, tentando entender o que aconteceu. O mais bacana da obra é que ela traz a psicoterapia como algo fundamental no processo de cura, evidenciando como é importante pedir ajuda quando temos uma ferida tão profunda.
Eleanor & Park
Outro exemplo de livro que traz o bullying como tema, mas também a falta de estrutura familiar. Com diversos problemas de autoestima – e possivelmente um quadro depressivo – Eleanor é uma personagem que sofre muito com a própria aparência e com a situação que enfrenta em casa. A obra aborda como relacionamentos abusivos podem destruir a sensação de segurança de uma pessoa, transformando o que deveria ser um lar em uma verdadeira tortura. Felizmente, a obra ainda consegue manter a doçura ao abordar o relacionamento com Park, um rapaz que enxerga em Eleanor todas as qualidades que ela mesma não vê.
Lendo de Cabeça Para Baixo
Apesar de ser um chick-lit divertido e cheio de situações engraçadas, o início da trama tem um clima bem pesado: Ros foi abandonada no altar e entrou em depressão. Sem forças para comer, tomar banho, trabalhar e socializar, a personagem chegou ao fundo do poço. Aqui temos um exemplo positivo de como a família e os amigos podem ser essenciais na superação da doença (além de encontrar um propósito de vida que, no caso de Ros, é a livraria).
A Mulher na Cabine 10
Lo Blacklock tinha uma vida normal, até que uma invasão domiciliar vira sua vida de cabeça para baixo. A personagem desenvolve o Transtorno do Estresse Pós-Traumático, enfrenta problemas para dormir, passa a duvidar de sua sanidade… A doença acaba sendo um recurso literário para causar mais desconfiança no leitor, não tendo um desenvolvimento mais voltado para o processo de cura, mas ainda assim demonstra como um trauma pode reverberar por muito tempo.
Gostaram das indicações, pessoal? Já leram algum dos livros?
Lembrando que, se você estiver precisando de ajuda ou sabe de alguém que precisa, o número do Centro de Valorização da Vida é 188.
Beijos e até o próximo post. 💛
Oi, Priih!
Adorei essas dicas, acho muito importante falar sobre o assunto.
Dos citados, só li A lista Negra e estou com Eleanor e Park que pretendo ler futuramente.
Beijos
Construindo Estante || Instagram
Oi Priih,
Essa postagem é MUITO necessária!!! Parabéns pela iniciativa..
Ano passado eu expus no blog o quanto sofri com a perda do meu pai e foi ‘Por Lugares Incríveis’ que me ajudou a entender a doença mental que ele sofria.
Esse livro é muito significativo para mim.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com
Oi, Pri como vai? Excelente a sua postagem e necessária até. Infelizmente a doença mental afeta cada vez mais a população de um modo geral, e obras assim é importante para concientizar as pessoas que, sofrem ou, de algum modo tem pessoas próximos no convívio cotidiano. Dentre os livros citados por você eu li todos eles, sendo que, gostei de todos, mas o preferido por este que vos escreve foi “A Mulher na cabine 10. Simplesmente esse livro tornou-se um dos preferidos de minha existência. Abraços!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Priih! Adorei as dicas. A Lista Negra é o meu preferido deles e só não li Lendo de cabeça para baixo. Em breve espero conferir. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oi querida
Das suas indicações, li somente Eleanor e Park, que é um amor de livro, mesmo com todos esses temas. Tenho muita vontade de ler A lista negra. Sei que é pesado, mas acho importante.
Vidas em Preto e Branco
Oiii Prih
Ainda quero muito ler Por lugares incríveis.
Não sabia que a Mulher da Cabine 10 tratava de estresse pós traumático, achei interessante e fiquei curiosa em ler logo.
Acabei de ler Lendo de cabeça pra baixo e achei o livro uma fofura porque passa uma mensagem positiva de se reerguer completamente e focar no positivo. Achei a bacana a autora contar o que Ros passou sem dramatizar demais e ocupar mais páginas do que o necessário com dramas.
Beijos, Ivy
http://www.derepentenoultimolivro.com
Olá Priih! Achei genial sua ideia para o mês. Parabéns pela iniciativa! =)
Desses, sou doida para ler ‘A mulher na cabine 10’.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Oi Priih!
Adorei a postagem!
Eu já li Eleanor & Park q é um amorzinho de livro e muito feliz na abordagem desses temas!
Quero muito ler A mulher na cabine 10!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Priih!
Dos livros que você citou, eu só li Eleanor & Park e que eu gostei bastante da forma como a autora abordou o tema. Os outros ainda não li, e alguns nem conhecia, mas deixei anotado para ler depois. Principalmente A Mulher na Cabine 10.
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Nem preciso dizer que quero explorar todos esses livros, né? Amo o gênero. Alguns livros já conhecia, outros ainda quero ler como o Eleanor & Park, deve ser ótimo! ❤
https://www.kailagarcia.com
Oi, Priih.
Esse tema é super importante e esse mês é fundamental para destacar essa importância.
Eu preciso ler Por lugares Incríveis.
Vejo resenhas super positivas sobre essa obra.
E os outros livros também parecem muito bons e bem comentados.
Abraços.
Diego || Visite Diego Morais Viana
Todo dia é dia de ajudar o coleguinha e falar sobre a importancia do apoio na vida das pessoas depressivas, né? Adorei que você usou do setembro amarelo para indicar livros com essa temática. Já ouvi falar de alguns aí, mas de todos, sou doida para ler A Lista Negra e Eleanor & Park ❤
Abraço,
Parágrafo Cult
Olá, Priih.
Eu li os dois primeiros e apesar de serem livros fortes acredito que são leituras necessárias. A mulher na cabine 10 está na minha lista de desejados desde que li sua resenha e até agora não consegui comprar hehe.
Prefácio
Priih, peço desculpa se estou a confundir, mas penso que já tinhas falado aqui acerca do “Eleanor & Park” (posso estar a confundir com outro blogue, não sei). Desde que ouvi falar desse livro pela primeira vez, fiquei com uma certa curiosidade em ler! Desconhecia a iniciativa do Setembro Amarelo, no entanto…
Oii Priih!
Ótima ideia de compartilhar esses livros agora no mês de prevenção ao suicídio. A leitura, reflexão e discussão saudável do assunto nos aproxima da realidade de quem vive esse tipo de situação.
O fato do assunto ter sido obscuro e mal visto por muito tempo é um dos fatores que alimenta ainda mais o vazio de quem está envolvido com pensamentos de suicídio.
Que possamos levar as coisas com mais naturalidade e abordar qualquer assunto sempre de forma construtiva 🙂
Ótima semana!
Bjs
Que lista maravilhosa. Não conhecia nenhum dos livros e gostei da temática de todos.
Boa semana!
O blog JOVEM JORNALISTA retornou do HIATUS DE INVERNO com posts interessantes.
Até mais, Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Adorei a seleção, ótimos livros!
Blog Entrelinhas
Oi Priih!
Eu já conhecia alguns desses livros mas outros que vc listou não imaginava que tinham essa temática. O primeiro que indicou eu tenho, está na lista de leitura, mas os outros que citou só conheci de resenhas ou de ouvi falar.
Muito legal seu post.
Bjos
http://www.kelenvasconcelos.com.br/
Adorei o post. Gosto muito de ler livros que nos envolvem nesses assuntos, pois assim até conhecemos mais. Ainda não li nenhum que você indicou.
http://www.vivendosentimentos.com.br
Oi Priih, são livros que muito me interessam, adoro esse tema, desbravar tudo isso!
Dica super anotada, inclusive já está na meta ler Por lugares incríveis.
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Oi, Priih
Não li nenhum ainda, mas A Lista do Ódio (A Lista Negra) está na minha TBR há séculos. Acho importantíssimo haver cada vez mais livros com essa pegada nas prateleiras!
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi, Priih!
Eu só não li A mulher na cabine 10, mas os demais, li todos e os adorei também, principalmente Por lugares incríveis, foi um livro que também me fez chorar muito e mexeu demais comigo. Estou curiosa com a adaptação, mas honestamente acho que é o tipo de livro que dá vontade de abraçar e simplesmente não ter filme nenhum pra não estragarem a historia. Mas a mensagem que ele passa é muito importante, assim como todos os livros citados, A Lista Negra então, não vai muito longe do que andamos vendo na realidade uns meses atrás 😦
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
mt bacana suas indicações, esse é um tema que deve ser mais abordado, pra mim o Demonio do Meio-Dia é melhor livro sobre depressão que já li
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Prih,
Adorei a ideia da sua lista, mais as dicas.
Desses só li A Lista Negra e Eleanor e Park.
Gostei de ambos, mas Rainbow segue favorita.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi
desses eu só li Por Lugares Incríveis, é lindo mais é trista, um livro que creio que se enquadra nessa lista é garotas de vidro. Desses quero ler Eleonor e Park, lendo de cabeça para abaixo, parecem ser boas leituras.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Da listinha só li Por Lugares Incrivéis e ele me marcou demais, dói o coração de lembrar dessa história. Quero ler A Lista Negra faz um tempo já
Um beijo ♥
https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/
Adorei sua criatividade pelo post, com certeza irei anotar suas indicações.
Beijo
Imersão Literária
Caramba, por um momento confundi a garota na cabine com a do trem.