Oi gente, tudo bem?
Em julho, o Dia do Amigo foi o tema da coluna Uma Amiga Indicou (uma parceria com os blogs Estante da Ale, Caverna Literária, A Colecionadora de Histórias e Interrupted Dreamer). Nós fizemos uma lista com livros que falassem de amizade e cada uma poderia escolher alguma obra para ler e resenhar.
A Carol sugeriu a leitura de Extraordinário e eu juntei a fome com a vontade de comer, já que tinha curiosidade pela história há um tempo. Vamos descobrir o que achei? 😀
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Extraordinário conta a história do pequeno August Pullman, um menino que nasceu com uma condição genética responsável por uma grave deformidade em seu rosto. Acostumado a causar choque nas pessoas, o garoto sempre estudou em casa, com o auxílio da mãe; até que seus pais decidem que está na hora de matriculá-lo em uma escola de verdade. Inicialmente atordoado e preocupado – afinal, Auggie sabe o quanto as pessoas podem ser cruéis –, o menino decide encarar o desafio, onde vive experiências diversas, algumas tristes e outras enriquecedoras.
A narrativa de Extraordinário é ótima, e a autora opta por trazer capítulos curtos (adoro!) para contar diversos episódios da vida de Auggie. O livro utiliza a primeira pessoa, mas não é somente o protagonista que tem voz: também temos a narrativa de sua irmã (Olivia), de alguns de seus colegas de escola, entre outros personagens. Ou seja, com esse recurso é possível entender o sentimento de várias pessoas que orbitam a vida de Auggie, suas impressões sobre o garoto e sua condição e o impacto que ele causa em suas vidas.
Nem preciso dizer que o livro é repleto de lições, né? Empatia, entender a dor do outro, aceitar a diferença, abraçar a diversidade, oferecer a amizade sem esperar nada em troca, perdoar os erros, aprender a dizer adeus… São tantos momentos singelos e cheios de significado que é impossível não se sentir tocado. Os preceitos do Sr. Browne (um professor de Auggie) resumem bem diversos desses ensinamentos, e o meu favorito é aquele que vocês já devem ter lido na internet: “quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”. ❤
Os personagens também são ótimos e com seus dilemas próprios. A irmã de Auggie, Olivia, foi provavelmente minha favorita: ainda que completamente apaixonada pelo irmão, Olivia também sente a dor de ter sido deixada de lado a vida toda. Ela sabe que August precisa de mais atenção e causa mais aflição em seus pais, mas a garota inevitavelmente sente a mágoa de nunca ser a prioridade da família. Mais humana do que isso, impossível. O novo amigo de Auggie na escola, Jack, também tem um plot interessante: ele gosta muito de Auggie mas a pressão externa faz com que ele cometa alguns erros na amizade dos dois. Porém, é justamente essa situação que o faz amadurecer e buscar sua redenção.
Extraordinário é um livro incrível, cheio de significado e simplicidade. Ao concluir a leitura, você sente que a experiência te tornou um pouquinho melhor. É uma obra que fala de amizade e de amadurecimento de uma maneira doce e relevante. Recomendo!
Título Original: Wonder
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi, Pri tudo bem? Eu li essa obra no ano anterior e lembro-me que eu adorei. Como mencionaste na resenha é um livro com muitas lições para serem aprendidas por todos os leitores (a). Eu adorei sua resenha, tenha um ótimo domingo e uma semana proveitosa. Abraços!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Priih! Eu me apaixonei pela história quando li o livro e também gostei bastante da adaptação. É uma trama delicada, cheia de amor e que deixa a gente feliz com a leitura e também emocionada em vários momentos. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oi, Priih!
Deve ser uma leitura muito gostosa! Eu já vi o filme e gostei muito! Imagino que o livro seja ainda mais especial…
Abraços, Cris
Oi
que bom que gostou de ler o livro, ele é um dos meus livros preferidos e sempre indico a leitura dele para as pessoas, também gostei do filme.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Oi Priih,
Sempre quis ler esse livro, mas sempre deixei ele de lado. Sinto que não chegou o momento, mas com certeza está na minha lista, pois se que vou amar!
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Amei sua resenha, sempre vejo comentários incríveis sobre esse livro. Tenho muita vontade de conhecê-lo!
https://www.kailagarcia.com
Oi Priih,
Amei sua dica, quero muito ver o filme. Disseram que o filme foi muito bem adaptado, então estou curiosa.
Bjos
http://www.kelenvasconcelos.com.br/
Oi, Priih!
Acho que é unânime que todo mundo ama essa livro. Eu ainda não tive a oportunidade, mas não sei se é uma leitura que eu gostaria de fazer agora. Esse tipo de livro precisa ser apreciado, principalmente pelas lições que ele carrega, né? Mas vou continuar com ele na lista de leitura.
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Resenha simples, mas incrível. Assisti somente o filme e adorei.
Boa semana!
O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas tem post novo. Nesse período comentaremos nos blogs amigos.
Até mais, Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Oi, Priih!
Adoro tanto esse livro. É lindíssima a mensagem que ele nos passa.
Uma pena que me pediram emprestado e nunca mais devolveram. Fico triste só de pensar.
Adorei a sua resenha.
Beijos
Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog
Esse livro transborda amor em suas páginas. Foi uma das melhores leituras que tive o prazer de ler. O filme também é uma fofura. Acho que nunca vi uma resenha negativa do livro.
Abraço,
Parágrafo Cult ♥
Oi Priih!
O livro é tudo isso q vc disse msm, sabia q vc ia gostar tanto qnt eu ❤
Adoro a Via tbm, e o legal é que no filme ela tem ainda mais destaque e me arrancou lágrimas, assista assim q vc puder 😉
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Priih.
Já vi tantos comentários incríveis sobre esse livro! Sua resenha me deixou ainda mais instigada a ler.
bjo
Imersão Literária
Oi, Priih!
Frase clichê: esse livro é simplesmente extraordinário! Uma história singela, linda e tocante que nos arranca lágrimas facilmente, mas de alegria. Adoro o livro e a adaptação, acho que fizeram um trabalho maravilhoso. Também adorei sua resenha, me bateu até vontade de ler a obra de novo ❤
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi Priih, tudo bem??
Eu adoro esse livro, é super fofo! O filme também é uma graça!
Adorei sua resenha!
Blog Entrelinhas
tai um livro super bem falado em todos os lugares (que já virou até filme que eu ainda tbm nao vi) e ainda não li! adorei sua resenha e preciso super ler pra ontem!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi, Priih
Extraordinário está naquela lista de livros que eu sei que deveria ler, mas não lerei. Imagino que seja mesmo uma história super relevante e cheia de ensinamentos, mas passou o timing para mim. E curiosamente o que sempre chamou mais a minha atenção foi a abnegação da Olivia do que a história do próprio Auggie…
Talvez eu assista ao filme qualquer dia desses, quem sabe?
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Oie Pri!
Eu amo tanto, mais tanto esse livro! Extraordinário foi um livro que me surpreendeu de todas as maneiras. Ao começar a leitura, jamais imaginei que fosse me apegar tanto e me emocionar com a história. Foi mágico! Todo mundo devia aprender a ser gentil com o August. ❤
Beijos;***
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Olá, Priih.
Eu demorei um tempão para ler esse livro também e amei ele. Acho que esse é o tipo de livro que a gente volta e meia tem que reler para lembrar as lições que ele traz. Ele é incrível.
Prefácio
Quero tanto ler esse livro. Parece ter uma história bem emocionante.
Vidas em Preto e Branco
Pingback: Assisti, mas não resenhei #3 | Infinitas Vidas
Pingback: Livros leves para ler na quarentena | Infinitas Vidas