Oi gente, tudo bem?
Em fevereiro, o tema da coluna Uma Amiga Indicou (uma parceria com os blogs Estante da Ale, Caverna Literária, A Colecionadora de Histórias e Interrupted Dreamer) foi “livros encalhados”. Basicamente, listamos aqueles livros que estavam esperando há um tempão na estante (ou nos e-readers rs) e que nunca ganhavam vez.
A Carol, do Caverna Literária, me indicou a leitura de Uma Curva no Tempo, e hoje vim contar pra vocês o que achei. Preparem os lencinhos!
Sinopse: A noite do acidente mudou tudo… Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim… Ou funciona? A noite do acidente foi uma grande sorte… Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?
Rachel vivia uma vida praticamente perfeita: estava terminando o Ensino Médio, tinha um namorado lindo e em breve iria para a faculdade. Até que, no jantar de despedida com os amigos, um acidente mudou tudo. Um carro desgovernado atingiu o restaurante no qual eles estavam e seu melhor amigo, Jimmy, morreu ao salvar a vida de Rachel. O livro então dá um salto para 5 anos para o futuro (vou chamar de realidade A) e descobrimos que a vida da protagonista saiu totalmente dos trilhos: ela convive com dores de cabeça atordoantes, mora em um apartamento minúsculo e nunca foi para a faculdade. A morte de Jimmy afetou Rachel das mais diferentes maneiras e ela sente o luto com uma intensidade esmagadora. Quando é forçada a voltar à sua cidade natal para o casamento de sua outra melhor amiga, Sarah, Rachel decide confrontar a sua dor e visitar a lápide de Jimmy; entretanto, uma crise de enxaqueca a faz desmaiar e bater a cabeça no chão frio do cemitério. E então o livro nos mostra outra realidade 5 anos depois do acidente – que agora vou chamar de realidade B. Nela, Rachel conquistou tudo o que queria: seu namoro de Ensino Médio transformou-se em noivado, ela formou-se em jornalismo e tem um apartamento incrível. Porém, ao voltar à cidade natal para o casamento de Sarah, um assalto faz com que ela caia no chão e bata a cabeça com força. Quem acorda na realidade B, entretanto, é a Rachel da realidade A, e ela se depara com esse turbilhão de novidades, sendo a principal delas o fato de que Jimmy está vivo. O problema é que ela não tem nenhuma memória dessa linha do tempo e tenta a todo custo provar que as vivências estão trocadas.
Dani Atkins consegue nos deixar tão confusos quanto Rachel quando as realidades paralelas – se é que podemos chamar assim – se misturam. De certa forma, conhecemos a Rachel A (da realidade em que Jimmy morreu), depois Rachel B (da realidade em que Jimmy não morreu) e, por fim, Rachel A inserida na realidade da Rachel B. Deu pra entender, né? 😂 Entretanto, acredito que a autora tenha dedicado tempo demais ao momento de confusão da “Rachel A”, com muitas e muitas páginas desenvolvendo sua estranheza com aquele mundo e sua tentativa de retornar ao velho. Isso torna a reação dela verossímil? Talvez. Mas quando você vive uma vida terrível e tem a chance de recomeçar, você realmente tentaria voltar? Eu, no lugar dela, acho que não. E todo esse plot de Rachel tentando se conectar com sua “verdadeira realidade” acaba sendo um pouco cansativo, porque não ajuda a conferir carisma à protagonista-narradora.
Com o passar das páginas, Rachel tem a oportunidade de se aproximar de uma versão adulta de Jimmy e finalmente confrontar uma situação que todos ao seu redor já tinham percebido, menos ela: o sentimento que o rapaz sempre nutriu a vida toda pela melhor amiga. Na nova realidade, Rachel tem a chance de visualizar como as coisas poderiam ser entre eles e percebe que Jimmy – ou melhor, seus sentimentos por ele – sempre foram a resposta para tudo que ela viveu desde o acidente. E, já que o rapaz está em pauta, devo dizer que o personagem é um amor, mas não causa o mesmo impacto da linha do tempo “original”. Acontece que o relato de Rachel sobre a noite do acidente deixou a importância de Jimmy tão evidentes que o apego foi instantâneo – assim como a dor que sentimos quando descobrimos que ele se foi.
Apesar do romance ser um aspecto importante da trama, meu conselho pra vocês é o seguinte: não se deixem enganar pela capa e pela sinopse, essa não é só uma história de amor. Eu me mantive desconfiada durante a leitura inteira e simplesmente não consegui comprar aquilo que Rachel estava vivendo como real. A verdade é que o livro fala sobre perda, escolhas, a importância da família e o quanto, muitas vezes, gostaríamos de ter uma segunda chance na vida. Além disso, a obra também mostra a importância de abrir o coração, falar o que sente e ser honesto consigo mesmo. Nunca sabemos qual será a próxima oportunidade de fazê-lo, então cada dia importa e cada momento é único, justamente por sua fugacidade. O final do livro é um pouco previsível, pois as pistas estavam todas lá, no decorrer das páginas. Ainda assim, é impossível não concluir a leitura com um misto de tristeza e conformidade, pois ele nos faz pensar que talvez tenha sido melhor daquele jeito. Afinal, na situação apresentada pela obra, o que é melhor: viver uma realidade esmagadora ou aquilo que você sempre sonhou, ainda que com sacrifícios? Portanto, o fim acaba tendo um sabor agridoce.
Falando um pouco sobre o que não curti na obra: existem alguns erros de continuidade ao longo do livro (por exemplo: uma hora a Rachel fala em cinco anos e em outro, sete). Também menciona que jamais revelaria x informação ao pai, e páginas depois ela o faz. São pequenos detalhes que não chegam a atrapalhar a trama, mas os notei. Outro aspecto não tão legal diz respeito ao fato de que as coisas demoram a “pegar no tranco”, especialmente pela confusão experimentada por Rachel A ao acordar na realidade B. O livro se demora muito nisso e, somado ao fato de que a narrativa de Dani Atkins é mais poética e trabalhada, a leitura não foi tão ágil quanto eu esperava.
Em suma, Uma Curva no Tempo me agradou bastante, mesmo não entrando para o meu hall de favoritos. É um livro tocante, que utiliza uma situação triste para trazer belas lições. Se você gosta de romances dramáticos, vale a pena dar uma chance. Porém, prepare-se para as eventuais lágrimas que surgirem pelo caminho. 😉
Título Original: Fractured
Autor: Dani Atkins
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 240
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Oi Priih,
Esse livro está na minha lista de leitura desde que saiu e até hoje enrolo para ler ele.
Sinto que vou gostar da história apesar de alguns aspectos medianos que estou encontrando em algumas resenhas dele.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Tenho esse livro em versão digital, estava muito curioso em ler, mas depois da sua resenha fiquei de pé atrás, não é muito o meu género esse tipo de histórias, de facto a capa engana muito.
MRS. MARGOT
Oi Prih,
Eu acho essa capa super fofa. Que doido que ela super engana.
HAHA eu acho que também não tentaria recomeçar não, pois pra chegar onde quero, teria que passar por algumas coisas novamente, né.
Espero ler algum dia.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oie
Eu adoro os livros desta autora, são sempre enredos fortes. E as capas são lindas.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
Gosto tanto desse gênero, esse livro parece ser muito bom, uma pena não ter entrado para os seus favoritos!
https://www.kailagarcia.com
Eu gosto muitooo dessas resenhas, mas eu morro de preguiça de ler os livros sabe?
Um péssimo defeito meu 😦
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Boa tarde Prih,
Esse livro está na minha lista de desejados, a capa é muito bonita e a premissa é interessante, gosto de ler um drama as vezes, agora o que tem de livro encalhado aqui é fora de série….kkk…bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
parece ser um livro incrível!
Ótimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/
Lágrimas? Tsunamis…
Eu sou muito chorona e ficava chorando por tudo nesse livro. Também adoro as lições que ele traz, gostei muito do final ❤
Beijos,
https://lesjoursdemarcela.blogspot.com
Oi Priih! Foi o primeiro da autora que li e gostei muito. A história me comoveu e mesmo sabendo o que esperar do final, eu torci para estar errada. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Amei a resenha! Lembro que quando li esse livro fiquei chocada com os plot twist dele! Hahahaha
Oi, Priih!
Falei que esse livro acaba com a gente! Mas ao mesmo tempo eu o considero muito importante pelas lições e reflexões que traz. As vezes precisamos de livros com essa vibe para nos darmos conta que a vida é uma só e precisamos aproveita-la como se fosse o último dia. O final tem mesmo esse toque agridoce, e apesar de previsível, é impossível não se emocionar. Se chorei? Magina! E fico feliz por você ter apreciado a leitura também!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Uau, como você falou, não parece ser um simples romance. Parece ser uma história que traz muitos ensinamentos para o leitor.
http://www.vivendosentimentos.com.br
adorei esse romance que aborda temas bem interessantes e profundos, fiquei bem interessada com essa leitura
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Priih!
Que bom q vc gostou da leitura, achei a trama bem interessante! Realmente eu esperava q o romance fosse o foco, ainda bem foge um pouco disso!
Esse livro tá na minha listinha há séculos, preciso conferir tbm, rs
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá, Priih.
Eu li esse livro em um dia, achei a leitura bem ágil. Mas também li em e-book e pode ser por isso que li mais rápido. Eu nunca que esperava o que estava acontecendo de verdade e tomei um baque no final hehe. Foi uma leitura que apreciei.
Prefácio
Um romance de fazer chorar MUITO.
Adoro essa capa.
Super emocionante ler sua resenha e ver as coisas acontecendo durante a leitura do livro.
Abraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br/
Oi, Priih!
Nunca mais eu me engano por capas fofas hahhahahah
Esse livro parece ser bem intenso, mas no momento não me desperta o interesse..
Beijos
Balaio de Babados
Olá,
Parece ser bem confuso, mas a história é muito interessante 😀
Beijos
Abobrinha com Chocolate
Prihhh
realmente essa história surpreende e olha que todo mundo é meio que enganado durante esse livro,é muito interessante a gente se apega aos personagens de tal forma, né?E esse lviro deixa a gente tão baqueada rs dá cada tapa na cara e da vontade de aproveitar cada pedacinho enquanto ainda podemos, noa é?
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Hey Priiih! Tudo bem?
Quando li o título confundi com Uma Dobra no Tempo, mas depois vi que não tem nada a ver kkk
Não conhecia o livro, e adorei a sua resenha!
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook
Oi, Priih
Eu li esse livro há alguns anos e gostei bastanw.Não senti que o livro demorou a pegar no tranco, pra mim funcionou desde o começo, mas não foi um livro inesquecível.
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi Priih!
Fiquei imaginando se eu acordasse numa realidade com mudanças em fatos que me marcaram negativamente na vida. Se eu iria preferir aceitar isso ou viver o que de fato é real.
Nossa, mesmo não tendo lido esse livro, me provocou esse sentimento confuso com esse questionamento.
Gostei muito da sua resenha. Não foi cansativa de ler e gostei por você ter frisado também os pontos negativos. Acho muito importante em uma crítica ter os dois lados da moeda, embora eu saiba que algumas são realmente obras primas, onde fica difícil de achar falhas. Hahaha
Beijos!!
Borboletra ♡ Instagram
Esse parece um livro bom, apesar dos pequenos desleixos da autora que você mencionou. Vou ver se dou uma chance.
Iasmin Guimarães | E agora?
Oi Priih,
Meu contato com a autora foi com ‘A História de Nós Dois’ e eu amei demais. Foi um dos finais mais lindos que li.
Agora, preciso ler este, tenho certeza que vou me envolver. Vou procurar por aqui, nem que seja em ebook.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Pingback: Resenha: Uma Curva no Tempo – Dani Atkins | cristinalpf