Dica de Série: Ordem na Casa com Marie Kondo

Oi gente, tudo bem?

Em uma manhã de domingo, após acordar às 7h da manhã, comecei a assistir Ordem na Casa com Marie Kondo. Aparentemente, abracei de vez a senhorinha que sou! 😂

ordem na casa com marie kondo

Sinopse: A famosa especialista em arrumação Marie Kondo ajuda clientes a colocarem ordem na casa e na própria vida, transformando lares com muita inspiração.

A série é um reality show no qual Marie Kondo, criadora do método de organização KonMari, visita diversas famílias que gostariam de colocar ordem em suas casas e suas vidas. Para auxiliá-los na organização, Marie não apenas ensina técnicas de arrumação, mas também o conceito de “trazer alegria” (spark joy) para que alguém decida se um item permanecerá em sua vida ou não, buscando entender se existe um desejo de levá-lo consigo para o futuro.

ordem na casa com marie kondo 2.png

Marie visita famílias dos mais diversos tipos: famílias com filhos pequenos, uma senhora viúva que agora precisa aprender a viver sozinha, casais LGBT, famílias com animais de estimação e casais que estão esperando o primeiro filho. O mais bacana de assistir essas diferentes famílias organizando suas coisas é perceber que existem muitas diferenças entre as pessoas, mas que o apego sentimental é um denominador comum que muitas vezes nos faz acumular coisas de que não precisamos mais. Ainda assim, Marie Kondo respeita cada indivíduo, suas particularidades e decisões sobre o que vai e o que fica. Ela não julga nenhuma escolha, mas faz o seu melhor para guiar os envolvidos em uma análise sobre o que determinado item realmente significa para si.

ordem na casa com marie kondo 4.png

Obviamente, as dicas de arrumação são muito boas. É impossível não ficar com vontade de organizar a casa toda enquanto assiste (eu já arrumei meu guarda-roupa, que tá bem bonitinho rs). Marie dá algumas dicas maravilhosas que você fica “como não pensei nisso antes?”. Ela ensina a dobrar roupas, a organizar itens de cozinha, separar documentos, entre diversos outros itens. Claro, como a série é curta (somente 8 episódios de 30-40 minutos), acredito que grande parte das dicas de seus livros tenha ficado de fora. E sim, fiquei com vontade de ler suas obras também!

ordem na casa com marie kondo 3.png

Outro aspecto interessante da série é o choque cultural a qual somos apresentados por meio de Marie. Ela é japonesa, um povo bem diferente dos ocidentais em muitos aspectos. Marie tem uma relação bem espiritual com as casas que visita, com o processo KonMari, com os objetos que ficam e que são descartados e com o que tudo representa para as famílias que auxilia. A primeira coisa que ela faz antes de começar a arrumação, por exemplo, é “cumprimentar” a casa, conectando-se com a energia do lugar e visualizando o futuro dele. Para nós, ocidentais, isso pode soar um pouco estranho a princípio; mas com o passar dos episódios vai ficando mais natural, assim como o respeito pela diferença cultural cresce.

Ordem na Casa com Marie Kondo é uma série bem bacana, com cenas emocionantes, famílias diversas e muitas dicas úteis. Se você está buscando inspiração para seu próprio lar ou gosta de realities, recomendo que você dê uma chance. Aposto que vai achar a Marie uma fofa também! ❤

Título original: Tidying Up with Marie Kondo
Ano de lançamento: 2019
Criador: Marie Kondo
Elenco: Marie Kondo

22 comentários sobre “Dica de Série: Ordem na Casa com Marie Kondo

  1. Tenho ouvido falar bastante seja da série, das dicas, da obra dela. Eu sempre tive o hábito de, a cada seis meses, fazer uma boa faxina no quarto pra tirar o que já não me serve mais, e por isso fiquei com bastante curiosidade de ir atrás das dicas dela, para fazer isso ainda melhor! Adorei seu post, me deu ainda mais vontade de ir atrás disso.

  2. Oi Prih,
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre essa série, mas cheguei a ver sua capa na Netflix.
    Fiquei curiosa, mas não cheguei a assistir.
    Sabe, que muitas vezes eu fico mal e depois percebo que é porque minha casa está bagunçada. Já houve situações onde eu estava triste por qualquer outra razão, e quando arrumei as coisas, me senti muito bem em seguida. Tenho certeza que quando a casa reflete nosso estado de espírito e por isso eu entendo o porquê dessa moça conversar com a casa.
    Beijos!
    Obrigada!
    BorboletraInstagram

  3. Oi Priih,
    Confesso que em casa tudo sempre foi muito organizado, então essa série não me ajudou muito. rs
    Mas também gosto de assistir e ver os acumuladores limpando e organizando tudo!
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

  4. “abracei de vez a senhorinha que sou” HAHAHAHAH. Já comecei a assistir essa série em algum dia aleatório, mas lembro que nem cheguei a terminar o primeiro episódio. Agora, com a indicação, fiquei com vontade de dar mais uma chance, acho que as dicas da Marie vão me ajudar a me organizar melhor também e gostei disso de cumprimentar a casa <3.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

  5. Olá, Priih.
    Eu não sou muito de assistir séries do tipo, mas essa é bem interessante. E acho que vou assistir esse porque estou precisada de algumas dicas para aplicar aqui em casa hehe.

    Prefácio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s