Resenha: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

Oi gente, tudo bem?

Antes de irmos para o post de hoje, queria lembrá-los de que tá rolando sorteio de A Fogueira (livro de estreia de Krysten Ritter, a Jessica Jones) aqui no blog. Bora participar! ❤
E agora vamos à resenha: o livro em questão é A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, uma das minhas últimas leituras de 2018.

a sutil arte de ligar o foda-seGaranta o seu!

Sinopse: Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço. Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva – sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se. Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites.

Eu não sou muito adepta a obras de autoajuda, mas foi difícil ignorar um livro cujo título incentiva o leitor a literalmente ligar o foda-se. Sendo eu uma pessoa bastante ansiosa e que se preocupa (até demais) com os outros – e o que os outros pensam de mim -, achei que me faria bem sair da caixa e ler algo com uma proposta como essa. E não é que a experiência foi interessante?

Mark Manson é um autor direto, que dá sua opinião sem meandros. Confesso que durante parte da leitura não simpatizei com ele (vamos combinar, ele é um cara cheio de privilégios), mas não posso negar que as reflexões que ele me propôs foram valiosas. Começando pelo título do livro: ao sugerir que a gente ligue mais o foda-se para as coisas, o autor não quer dizer que a gente não deva ligar pra nada nem ninguém. O que ele quer dizer é que precisamos PRIORIZAR aquilo que verdadeiramente é importante, para que possamos deixar de lado o que não é. Desse modo, paramos de nos estressar com situações que fogem ao nosso controle, que são triviais, que não valem o nosso sono. Esse conceito já foi suficiente pra me fazer pensar e refletir sobre o modo como lido com diversas coisas na vida, então nesse ponto já estava considerando a leitura útil.

resenha a sutil arte de ligar o foda-se.png

Posteriormente, o autor também discorre sobre como a busca constante pela felicidade é um erro. Em sua opinião, as pessoas fogem tanto das decepções e dores que não se permitem crescer; elas acreditam que seus problemas são únicos, que elas são especiais (no sucesso ou no fracasso) e que ninguém compreende as dificuldades que elas passam – quando, na verdade, a maioria de nós compartilha de problemas muito semelhantes (em maior ou menor grau) e ninguém é tão especial assim. Para Mark Manson, a partir do momento que aceitamos que a dor e a desilusão fazem parte do processo de crescimento, temos coragem para tomar atitudes, resolver problemas e, aí sim, encontrar a felicidade.

Para tal, Mark Manson propõe que repensemos nossos valores. Ele acredita que existam valores ruins e valores bons para guiar nossas escolhas. Os valores ruins estão, basicamente, ligados a terceiros: “sucesso pra mim é ser amado por todos”, por exemplo. É algo que não depende de você, mas de outras pessoas. Portanto, é um grande gerador de ansiedade. Quando você muda seus valores para algo que você possa realizar (como, por exemplo, “ser honesto(a) em meus relacionamentos”), é possível administrar muito melhor aquilo que você realmente deseja para si, inclusive mudar a sua visão sobre sucesso e fracasso.

Eu não concordei com todas as teorias de Mark Manson sobre a vida e nem sempre achei o autor a pessoa mais carismática do mundo. Contudo, não posso negar que A Sutil Arte de Ligar o F*da-se me fez pensar. Ao terminar a leitura, cheguei à conclusão de que ela me fez bem por abrir a minha mente e me mostrar como pode ser saudável ligar o botão do “foda-se” pro que não é importante. 🙂 Vale a pena dar uma chance.

Título original: The Subtle Art of Not Giving a F*ck
Autor: Mark Manson
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 224
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤

25 comentários sobre “Resenha: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

  1. Oi, Priih!

    Já gostei das mensagens que o livro transmite através da sua resenha. Muitas vezes por medo de nos decepcionar não nos arriscamos, e com isso podemos perder momentos incríveis. Ou mesmo que nos desapontemos, faz parte. É seguir em frente. Como você comentou, é priorizar o que é importante e o que realmente vai fazer diferença pra gente. Eu costumava me preocupar muito também com o que os outros pensam, mas com o tempo me conformei que nem sempre agradaremos a todos. Temos que ser felizes com nós mesmos, e é nisso que devemos focar.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

  2. Oiii Prih

    Eu também não sou muito familiarizada com livros de não ficção e imagino que o livro também me faria refletir sobre vários temas. De momento não é uma leitura que eu planeje fazer, mas quem sabe um dia pra sair um pouco da zona de conforto eu faça. Embora o autor nem tenha sido muito carismático e nem todas suas idéias possam ser de acordo ao nosso pensamento, acho que deve ser interessante conhecer o ponto de vista dele.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  3. Oie Pri =)

    Eu tinha um certo “pré-conceito” com livros de autoajuda, mas de uns tempos para cá comecei a rever meus conceitos e alguns livros do estilo estão me chamando a atenção. Confesso que esse livro me chamou bastante a atenção no lançamento, porém algumas resenhas negativas acabaram me desanimando de ler ele.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

  4. Oi Priih! Não é o tipo de livro que costumo ler, mas desde que vi o painel deste livro fazendo sucesso na Bienal eu fiquei bem curiosa. Sua resenha deixou mais claro para mim do que se trata. Boa semana. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  5. Oii Priih!
    Quase ganhei esse livro no amigo secreto de fim de ano hehe… Foi bom ler sua resenha, realmente é um foco importante o do autor. Já pratico isso na minha vida e realmente faz toda diferença.
    Só o fato de fazer as pessoas refletirem sobre as situações em que estão imersas em suas vidas e das coisas que fazem e muitas vezes as colocam em situações desconfortáveis já vale a pena a leitura. É no que acredito quando escrevo no blog, que a reflexão pode nos trazer ideias para melhorar nossas vidas e nos tornar pessoas melhores.
    Boa semana pra vc 🙂
    Bjs

  6. Sabe que eu tive a mesma percepção, Prih?
    Realmente, tem alguns momentos que é muito melhor repensar o que fazemos para poder seguir em frente e ligar o foda-se é a melhor opção, sem dúvida alguma! Priorizar o que precisamos e dar menos importância a coisas que às vezes damos tanta…
    Mas tem horas que ele fala umas coisas que eu fiquei tipo… MEU FILHO, vc ta falando besteira!!! Por isso não dá pra levar a ferro e fogo mas também tem coisas legais para se absorver para podermos seguir em frente
    A sua resenha ficou muito boa!! ❤
    Obrigada pelo comentário do texto, realmente não tinha pensado que poderia ser o Joe KKKKKK se ele fosse bonzinho de verdade, né?
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

  7. Oi Priih, sua linda, tudo bem?
    Eu também não tenho o costume de ler livros de não ficção, mas têm alguns que estão sendo lançados recentemente que trazem lições interessantes. É muito difícil fazer o que ele está pedindo, para uma pessoa sensível como eu, mas eu tenho consciência de que aquilo que não temos o controle não vale a pena o aborrecimento. O problema é que às vezes uma determinada atitude ou palavra doí, principalmente vindo de alguém por quem você tem apreço. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

  8. Oi, Priih.
    Eu to muito interessado em ler esse livro.
    Esse dias estava vendo resenhas sobre a obra
    e acredito que vou gostar bastante.
    A maioria das pessoas está presa se preocupando com coisas tão pequenas
    e esse livro parece que quer fazer com que a gente se foque no que é realmente importante.
    Bela resenha.
    Abraços.

  9. Pri, assim como você, não sou muito ligado em obras de autoajuda. Na verdade, li pouquíssimas em toda minha vida, mas pelo fato de não me agradarem mesmo. Mas preciso confessar que esse título me chama MUITA ATENÇÃO. E se o livro foi capaz de gerar boas reflexões em você, que assim como eu não é muito adepta de um autoajuda, pode ser que eu goste. Vou deixar na minha wishlist. Obrigado!
    http://www.estupefaca.com.br

  10. Oi Priih, tudo bem?
    Eu AMEI esse livro! Acho super importante essa reflexão sobre priorizar o que é importante, porque acho que hoje em dia pra maioria de nós isso tá meio perdido né? As vezes acabamos dando tanta importância pra algo que não é importante e o que realmente é importante mal conseguimos enxergar…
    Tb acho que super vale a pena dar uma chance pra ele!
    beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

  11. Adorei, Priih!
    Tenho uma amiga que tá lendo esse livro e vive falando pra eu ler também, e foi muito bom ouvir uma segunda opinião sobre ele agora. Eu acho que eu não simpatizaria tanto com o autor também, mas sem dúvidas são palavras que eu preciso muito ouvir e me faria refletir muuuito. Vou colocar na minha wishlist ^^

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

  12. Olá, Priih.
    Eu também não sou muito de ler livros do tipo porque não acredito muito nesse tipo de livro. E geralmente só leio para ficar encontrando defeitos hehe. Mas Achei interessante a proposta desse. Como sofro de ansiedade, talvez seja uma boa leitura.

    Prefácio

  13. Pingback: Livros para ler no Carnaval | Infinitas Vidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s