Review: Aquaman

Oi pessoal, tudo certo?

Fui ao cinema conferir o elogiadíssimo Aquaman e hoje conto tudo pra vocês (sem spoilers!). ❤

aquaman poster

Sinopse: Filho do humano Tom Curry (Temuera Morrison) com a atlante Atlanna (Nicole Kidman), Arthur Curry (Jason Momoa) cresce com a vivência de um humano e as capacidades metahumanas de um atlante. Quando seu irmão Orm (Patrick Wilson) deseja se tornar o Mestre dos Oceanos, subjugando os demais reinos aquáticos para que possa atacar a superfície, cabe a Arthur a tarefa de impedir a guerra iminente. Para tanto, ele recebe a ajuda de Mera (Amber Heard), princesa de um dos reinos, e o apoio de Vulko (Willem Dafoe), que o treinou secretamente desde a adolescência.

Se você é daqueles que achava o Aquaman um super-herói tosco e sem graça, digo apenas uma coisa: reveja seus conceitos, parça! 😂 O Aquaman de Jason Momoa é tão badass que consegue deixar até mesmo o uniforme amarelo e verde incrível. Vimos o personagem pela primeira vez em Liga da Justiça, mas em seu primeiro filme solo podemos conhecer mais de sua personalidade e história de origem.

aquaman (5).png

O filme se passa depois da Liga, mas traz muitos vislumbres do passado do herói: ele nasceu do amor de um humano, Tom, e uma atlante, mais especificamente a rainha de Atlantis, Atlanna (sim, repetitivo rs). A rainha fugiu de um casamento arranjado e acabou se apaixonando por Tom, na superfície, com quem teve o pequeno Arthur. Porém, alguns anos depois, ela retorna a Atlantis para proteger a sua família, já que o noivo abandonado enviou soldados para buscá-la, colocando Arthur e Tom em risco. Já no presente, vemos Arthur desempenhando seu papel heróico de modo mais “tímido”, geralmente ajudando marinheiros e combatendo piratas. Porém, a ação realmente começa quando a princesa Mera procura Arthur para informar que seu meio-irmão, Orm, está reinando em Atlantis e planejando um ataque devastador à superfície. O único modo de impedi-lo é Arthur reivindicar o trono.

aquaman.png

Apesar da trama simples e linear (a típica jornada do herói em sua fórmula mais óbvia), Aquaman consegue costurar cada acontecimento de modo muito satisfatório. A sequência dos fatos ocorre de modo bastante natural, dando muito sentido às escolhas e ações dos personagens. Arthur nunca desejou ser rei mas, ao perceber e ameaça que paira sobre a superfície, ele decide agir para impedir o meio-irmão. Essa decisão o leva em uma jornada em busca do Tridente do primeiro rei de Atlantis, cuja posse o legitima como verdadeiro Mestre dos Oceanos. Como aliados, Arthur conta como Vulko (um conselheiro real que, a pedido de Atlanna, o treinou durante a infância) e Mera (princesa de Xebel, um dos reinos marítimos aliados de Atlantis). A busca pelo tridente é cheia de cenas de ação incríveis, que mantêm o espectador entretido e animado.

aquaman (2).png

E o que dizer dos efeitos especiais? Parte do longa, obviamente, se passa embaixo d’água, e somos apresentados a diversas civilizações que existem no fundo do mar. A riqueza de detalhes das cidades submersas, bem como seus diferentes povos, encantam quem assiste. Atlantis é colorida, cheia de efeitos neon e criaturas interessantes. Além disso, a fluidez dos movimentos embaixo d’água é admirável, tornando tudo o mais verossímil possível (considerando as circunstâncias fantásticas, é claro rs).

aquaman (4).png

Jason Momoa é um ator extremamente carismático, que dá vida a um Aquaman meio fanfarrão, divertido e bem-humorado. As piadas têm um ótimo timing e trazem uma leveza MUITO bem-vinda aos filmes da DC. Apesar de ele não entregar uma performance tão boa em cenas mais dramáticas, isso não chega a prejudicar a experiência. Também gostei de Amber Heard como Mera. Ela é uma personagem bastante firme, um pouco autoritária e muito decidida, além de poderosa e badass (e é a cara da Scarlett Johanson!). A química entre os personagens funciona e, apesar das personalidades muito diferentes, eles se complementam muito bem.

aquaman (6)

Os vilões são um pouco rasos, com motivações um tanto óbvias. Arraia Negra é um pirata que busca vingança pela morte do pai, enquanto Orm tem dois sentimentos principais guiando suas decisões: ressentimento de Arthur (pois o culpa pela morte da mãe) e ódio da superfície (pela poluição e desrespeito com o mar). Nesse cenário, Orm acaba sendo mais interessante, apesar da reflexão bastante superficial sobre os danos causados pelos humanos à vida marinha.

aquaman (7)

Aquaman foi um BAITA acerto da DC esse ano, sendo um filme divertido, fluido e coerente. O tom do longa também é ótimo, entregando uma história eficiente com uma dose de humor acertada e bem-vinda. Os efeitos especiais encantam e a performance dos atores é competente, com destaque para o carisma de Jason Momoa. Resumindo: assistam!

Título original: Aquaman
Ano de lançamento: 2018
Direção: James Wan
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Yahya Abdul-Mateen II, Nicole Kidman, Temuera Morrison, Dolph Lundgren

Anúncios

27 comentários sobre “Review: Aquaman

  1. Oi Priih! Eu assisti no final de semana e foi uma grande surpresa. Não via muita graça no personagens até vê-lo na pele do Jason, agora mudei totalmente de opinião. Um excelente filme para fechar o ano. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  2. Aí, meu Deus. A cada dia que passa eu fico mais curiosa para assistir esse filme. Gosto muito de filmes que se passam no oceano – os meus preferidos são com sereia inclusive. Tenho certeza que irei amar demais esse filme, não vejo a hora de ter a oportunidade e ver. Adorei ler o seu review!
    Beijos

    Our Constellations

  3. Olá, Priih. Tudo bem?

    Esse é um dos filmes que estava muito ansiosa para assistir. O Jason Momoa já é muito lindo, e ficou melhor ainda como Aquaman! Suspeitei de um enrendo meio óbvio, mas algumas coisas acabam se tornando interessantes por trabalhar bem com o que está a sua frente. Uma coisa de cada vez.

    Estou muito querendo assistir esse filmes ainda esse ano.

    Obrigada pelo Review.

    Abraços.

    R.W.

  4. Acho que enfim a DC deixou de ser apressadinha e querer ficar logo no mesmo patamar que a Marvel, por ter liberado apenas um filme esse ano, eles demonstraram muito mais calma e acertaram bem, investiram em qualidade e não quantidade. Acho que James Wan fez um ótimo trabalho como diretor, o filme não tem pontas soltas, como vc disse é costurado os acontecimentos de forma bem satisfatória. Enfim, eu amei o filme e também fiz review dele lá no blog.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  5. Olá, Priih.
    Que bom que a DC vem melhorando porque no começo os filmes deles eram bem ruinzinhos hehe. Eu sou dessas que acho o Aquaman sem graça hehe. Mas não sei se vou mudar minha opinião porque não vou muito com a cara do ator desde GOT. Mas pelo que estou vendo nas resenhas acho que vou sim hehe.

    Prefácio

  6. Oi Prih,
    Estou bem ansiosa para assistir, pois amo o trabalho do James Wan.
    E só to lendo críticas positivas. Pelo trailer e fotos já super me encantei pelo visual.
    Mas sou suspeita, meu Asc e Lua em signo de água me deixam encantada por assuntos que a envolvam hahaha

    até mais,
    Nana – Canto Cultzíneo

  7. Oi Priih!
    Confesso que estou um pouco cansada de filmes de herói, mas esse quero assistir!
    Não conheço muito sobre o Aquaman mas normalmente gosto mais das produções da DC do que da Marvel, acho mais sombrio, prende mais minha atenção.
    Tomara que o filme corresponda às minhas expectativas!
    Beijos!

    Mais Uma Página

  8. Oi, Priih

    Bom, nossas opiniões foram bem diferentes. Achei o filme beeeeem mediano e não achei que a DC conseguiu se redimir de sua burrice. Pra mim só valeu mesmo o visual, porque senti falta de um roteiro mais amarrado. Fora o erro de continuidade entre Liga e esse filme. Agora vamos ver o que vai vir por aí.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

  9. Pingback: #Lista 6: Melhores filmes de 2018 | Infinitas Vidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s