Oi, meu povo! Turubom? 🙂
Aproveitando que o filme Para Todos Os Garotos Que Já Amei estreia nessa sexta-feira (yay! ❤), hoje vim contar minhas impressões sobre o último volume da trilogia, Agora e Para Sempre, Lara Jean!
Sinopse: Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?
Depois de viverem um relacionamento de mentira que se tornou um namoro de verdade, de superarem dificuldades como o vazamento do vídeo do ofurô e mesmo a dúvida causada por um triângulo amoroso, Lara Jean e Peter estão mais fortes do que nunca. Eles estão prestes a concluir o Ensino Médio e seus destinos estão traçados: eles pretendem ir juntos para a mesma faculdade, a Universidade de Virgínia (ou UVA). Entretanto, a vida às vezes acontece da maneira mais inesperada, e Lara Jean precisa lidar com uma mudança brusca no rumo de seus planos quando ela descobre que não foi aceita na universidade dos seus sonhos.
Agora e Para Sempre, Lara Jean nos traz de volta o romance encantador de Lara Jean e Peter K., que agora estão um pouco mais maduros e certos do que sentem um pelo outro. Contudo, a vida da protagonista vira de cabeça pra baixo quando ela precisa encarar o fato de que 1) não vai para a universidade que tanto queria e 2) vai ter que estudar longe de Peter. A distância iminente é uma sombra que paira na cabeça dos protagonistas. E isso se torna um fardo pesado pois, apesar de eles terem evoluído desde o primeiro volume, Lara Jean e Peter ainda não conseguem sentar e conversar a respeito de modo maduro e honesto (o que é facilmente explicado pela idade dos dois que, afinal, ainda são adolescentes).
O que mais gostei nesse livro foi ver Lara Jean se desafiando. Apesar do baque inicial com a rejeição inesperada, a garota é aceita em outras universidades ainda mais renomadas e concorridas. Apesar de ter uma possibilidade de escolha confortável à frente, Lara Jean se permite ousar e ouvir seu coração, sem abrir mão de sua essência. Chris, sua melhor amiga, tem um papel bem importante nesse processo, incentivando Lara Jean e mostrando as inúmeras possibilidades que ela tem pela frente. Contudo, o ponto negativo é que Peter acaba ficando bastante apagado ao longo da trama, quase como um agente passivo na relação.
E, em parte, eu culpo a falta de prioridades de Jenny Han pelo pouco desenvolvimento que o casal protagonista teve neste volume. Por que digo isso? Porque a autora preferiu dedicar páginas e mais páginas ao casamento do pai de Lara Jean com a vizinha, Treena. A protagonista se envolveu em cada detalhe do casamento (como válvula de escape para a ansiedade), e o leitor se vê no meio disso tudo: acompanhando a dinâmica familiar, o estranhamento de Margot com a nova membro da família, vendo os preparativos para o casamento, etc. Isso é bacana para aprofundar os outros personagens da família de Lara Jean mas, na minha opinião, foram dedicadas páginas demais a esse plot e de menos ao relacionamento de Lara Jean e Peter. 😦
Outro aspecto negativo é que o livro é linear demais. Tirando a surpresa em relação às universidades, nada demais acontece. Há o baile de formatura, a viagem a Nova York, o casamento… e todos esses acontecimentos são muito sem sal. Você fica esperando que algo bombástico aconteça, mas isso não vem. Talvez eu esperasse mais emoção e entrega nesse último livro, o que não aconteceu. Isso me fez sentir que Jenny Han se manteve na zona de conforto. E o final… sinceramente, não foi o que eu esperava. De certo modo, foi doce e otimista. Por outro lado, a chance de dar merda tudo acabar mal é grande. Eu gostaria de algo mais fechado, que me desse certeza de que eles deram certo. Depois de uma trilogia tão fofinha, o que eu menos queria era um final que desse abertura para sentimentos de tristeza. 😦 Utópico, talvez, mas acho que combinaria com o tom da história como um todo (que em nenhum momento se propôs a ser um retrato cínico dos relacionamentos reais).
Apesar de eu ter considerado parte da obra um desperdício narrativo (em função dessa subtrama toda do casamento, principalmente), Agora e Para Sempre, Lara Jean foi uma experiência mais positiva do que negativa. Ele conclui a história desse casal improvável, unido por uma carta que não deveria ter sido enviada, e nos deixa com gostinho de quero mais. Vou sentir saudades de Lara Jean e de Peter K. ❤
Título Original: Always And Forever, Lara Jean
Série: Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Com certeza preciso colocar na minha lista de compras mês que vem
Oi, Priih!
Ainda não li nem mesmo o primeiro volume, mas tenho muita curiosidade com a história. Bem capaz que depois de assistir o filme na sexta-feira quando lançar na Netflix eu acabe devorando os livros. Uma pena que esse último tenha deixado a desejar, às vezes o autor parece perder um pouco o rumo e o ritmo da escrita né 😦 mas se num geral foi bom, então tá valendo!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com
Republicou isso em Memórias ao Vento.
Oi, Priih
Que pena que logo no desfecho houve essas ressalvas, mas o bom é que você aproveitou mesmo assim. Eu não lerei a trilogia, e muito juvenil e eu não gosto, mas vou assistir a adaptação, histórias teens funcionam mais em tela comigo. Tomara que a Netflix siga adaptando os demais…
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi
Finais em aberto nos livros são tramados, também não gosto e hoje no meu blog falo sobre isso mesmo.
xoxo
marisasclosetblog.com
Oies Priih! Eu amei a trilogia e amei o fechamento, rs Como eu não via Lara Jean e Peter K. como um casal fiquei bem surpreendida com o final, utópico, sim? rs Mas as cenas fofas entre os dois, as surpresas do garoto pra Lara Jean me deixaram com um quentinho no coração. E para mim uma das melhores cenas foi a viagem repentina de Lara Jean com Chris para a UNC ❤ e talvez a ideia da autora quis em mostrar que vc, sendo mulher, não precisa abrir mão dos seus sonhos e objetivos na vida por conta de um relacionamento. Enfim, estou muito ansiosa para ver o filme, rs. Bjos da Cah!
Oie, boa tarde.
Fiquei in love com os livros e já quero que chegue logo sexta-feira para assistir ao filme!! 😀
Um beijo,
http://www.purestyle.com.br
Amei demais sua resenha e confesso que fiquei doida para ler esse livro, até saber que o final fica em aberto. Não gosto quando a história acaba assim!
http://www.kailagarcia.com
Oi, Prih!!
Eu sou suspeita para falar porque eu AMO toda a trilogia ❤ mas concordo com você que, infelizmente, algumas coisas tiveram mais destaque do que o relacionamento da Lara Jean e Peter (principalmente o casamento do pai dela). Mas, apesar dos apesares, eu gostei do livro como um todo ❤
Beijos e um ótimo fim de semana!
http://www.procurei-em-sonhos.com
Comecei a ler o primeiro livro uma vez, mas eu não sei por que acabei parando no meio. Pretendo voltar a ler por que acho a premissa de Para Todos os Garotos que já amei bem legal. Então, confesso que li só por cima a sua resenha, por que achei que conta com alguns spoilers para mim, vou colocar sua resenha aqui nos favoritos e lê-la mais futuramente, quando eu já estiver adiantada com a leitura dos livros, haha.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi, Priih!
Não tenho muito o que falar pois não li o livro. Pena que ele não foi como você esperava, mas pelo menos não foi de todo ruim, né? Considero um ponto positivo.
Beijos
Balaio de Babados
Gostei da resenha Pri. Tenho os dois primeiros livros dessa trilogia em casa, mas ainda não li. É uma pena que o volume final tenha deixado um pouco a desejar em vista dos anteriores. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Oie
Acho que fui unica pessoa que não curtiu o prineiro livro, eu nem terminei a leitura, o enredo não me prendeu. Estou pensando se assisto ao filme.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com
CONCORDO COM CADA LETRA, PALAVRA E LINHA DESTA RESENHA!!!
ASS.: CAROL
HAHAHAH
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá, Priih.
Eu optei por ler somente o primeiro livro da trilogia. Achei que os outros iam ser basicamente enrolação. E pelo visto não estava muito errada. Estou assistindo o filme, hoje termino e estou gostando bastante.
Prefácio
Oi Priih,
Eu li sua resenha porque estou em uma fase: leio ou não leio? rs
Quero muuuuuuuito saber detalhes desse relacionamento da Lara Jean e do Peter e um pouco decepcionada se eles não são tanto o foco dessa obra, mas quero saber o final. Como será que tudo vai ser? Aiiiiiiiii, acho que vou acabar lendo mesmo, viu? rs
Beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Priih,
Ahhh amo a Lara Jean ♥
Ainda não li esse livro, mas estou com ele aqui para ler.
Já faz um tempinho que li o segundo, então quero fazer uma releitura primeiro.
Fico feliz que tenha gostado, apesar de algumas ressalvas.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Olá Prih,
Pelas as resenhas positivas que li do primeiro livro não tem como não ficar curioso em relação aos outros livros da autora, espero poder ler futuramente…bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
nossa pelo visto fui a única que se apaixonou por John Ambrose McClaren….
Achei Peter um saco no segundo livro…
vamos ao terceiro…
Pingback: Review: Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre | Infinitas Vidas