Resenha: Boneco de Neve – Jo Nesbø

Oi gente, tudo certo?

Cá estou para resenhar mais um thriller policial – já deu pra sacar que sou apaixonada por esse gênero, né? Estou falando sobre Boneco de Neve, do sueco Jo Nesbø. 

boneco de neve jo nesboGaranta o seu!

Sinopse: No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras. O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

Boneco de Neve foi minha primeira experiência com Jo Nesbø. Apesar de ser o sétimo livro da série de Harry Hole (nome do investigador protagonista), devo dizer que não me senti perdida ou prejudicada durante a leitura – ainda que, provavelmente, existam detalhes que talvez eu não tenha captado tão bem em função de ser uma série em andamento. Nesse volume, acompanhamos Harry Hole investigando um serial killer cruel, cujas vítimas são mulheres – mães e esposas aparentemente sem conexão. Quando a primeira neve cai em Oslo (cidade na qual a trama acontece), uma morte a acompanha, causada pelo assassino conhecido como Boneco de Neve. Durante sua investigação, Harry ainda precisa lidar com sua nova e eficiente colega de trabalho, Katrine Bratt, e com os sentimentos mal resolvidos que tem pela ex-namorada, Rakel.

Harry Hole foi um personagem que me lembrou muito Cormoran Strike, de Robert Galbraith: um investigador na faixa dos 30-40 anos cheio de amarguras do passado, com cara de poucos amigos, mas muito bom no que faz. Talvez seja um estereótipo do gênero mas, ainda assim, Harry me agradou. O personagem é sagaz e tem certa fama por ter desvendado um caso envolvendo um serial killer no passado. Apesar disso, ele sabe ouvir seus colegas e dá ouvidos às suas ideias e teorias. A dinâmica com Katrine é ótima, e ela é uma policial determinada e competente – ainda que repleta de segredos. Outra semelhança de Harry com Cormoran são os sentimentos conflitantes e ainda presentes pela ex. Harry tem uma ligação muito próxima com o filho de Rakel, Oleg e, por conta disso, acaba sendo próximo dela também. Rakel agora tem um relacionamento com um médico prestativo e gentil, Mathias, que acaba sendo uma peça-chave durante a investigação. Mas ok, prometo que parei por aqui com as comparações. 😛

resenha boneco de neve jo nesbo.png

O desenrolar da investigação é o ponto forte do livro. Jo Nesbø constrói uma história envolvente e impossível de largar. As cenas nas quais as mortes ocorrem causam aflição e medo, devido a crueldade dos atos do assassino. Assim como Harry Hole, nos sentimos perdidos e sem nenhuma pista de quem pode estar por trás dos crimes. Entretanto, uma crítica negativa em relação ao caso é que, pra mim, ficou bastante óbvio o motivo pelo qual o criminoso escolhia suas vítimas e fazia o que fazia. Por outro lado, demorei muito a desconfiar do culpado, o que ocorreu em um momento muito próximo da revelação. Esse é um aspecto que eu apreciei bastante, pois estava sentindo falta de ser surpreendida em um thriller.

Um aspecto curioso que vale mencionar foi o estranhamento com o local no qual a trama se desenrola: foi a primeira vez que li um livro ambientado na Noruega e, por isso, foi um tanto difícil decorar alguns nomes. Confesso pra vocês que diversas palavras eu lia “de qualquer jeito” e, provavelmente, de modo incorreto. 😂 Mas, sinceramente, eram tantas consoantes que nem eu mesma me julgo por isso HAHAHA!

Boneco de Neve foi uma ótima experiência para conhecer a escrita tão elogiada de Jo Nesbø. Com sua trama envolvente, o leitor nem sente que já se passaram 420 páginas. Contudo, preciso ser sincera e admitir que não pretendo seguir lendo os outros livros da série Harry Hole porque, simplesmente, muitos deles não me chamaram a atenção. Mas Boneco de Neve está mais do que recomendado a todos que apreciam um bom romance policial. 😉

Título Original: Snømannen
Série: Harry Hole
Autor: Jo Nesbø
Editora: Record
Número de páginas: 420
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤

Anúncios

18 comentários sobre “Resenha: Boneco de Neve – Jo Nesbø

  1. Oie Pri =)

    Leio boas resenhas dos livros do Jo Nesbø, porém confesso que não é tipo de leitura que me atrai. Para quem gosta de romance policial a premissa promete uma boa história mesmo. Porém, também acho que ia ficar meio confusa com tantos nomes XD. Normalmente eu anoto tudo em casos assim.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

  2. Desde a estreia do filme estou me torturando a não assistir até que eu leia o livro haha… Mas ouvir muitos elogios sobre a história é uma tentação!!! Adorei a resenha e isso só me faz com que eu leia o mais rápido possível. Beijos.

  3. Olá Prih! Tudo bem?
    Nossa, era doida para ler esse livro! Só que acabei vendo o filme e desanimei um pouco do livro por se tratar de investigação e eu já saber o final né.. mas de repente me animo de ler os demais da série, devem todos seguir esse padrão né.. e ainda acho o máximo que se passa em Oslo, que é a sede da empresa que eu trabalho hehe
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

  4. Oi Priih, tudo bem?
    Queria muito iniciar minha relação de leitura com o Jo Nesbo, mas ainda não tive oportunidade! Adorei a resenha, bom saber que dá para ler sem ter acompanhado os livros anteriores
    Blog Entrelinhas

  5. Olá,
    Eu adorei esse livro, mas odiei o filme.
    Descobri o culpado quando o Harry telefona e pede uma informação a ele…daí ele tava lá no lugar x. só conectei haha MESMO ASSIM, até o final não tive certeza e fui desconfiando de outros tb.
    É um thriller bem bacana, mas te falar que também não fiquei TÃO louca pra ler os outros. Não no momento.

    até mais,
    Nana – Canto Cultzíneo

  6. Olá, Priih.
    Eu sempre vejo elogios ao autor, mas até agora não consegui ler um livro dele. Esse enredo me chama muito a atenção. Mas não gostei das comparações porque não gostei do detetive citado hehe. Mas ainda assim quero ler. Só me dá um negócio ler fora de ordem hehe.

    Prefácio

  7. Oi, Priih!
    Acho que eu não teria problema com o livro ser na Noruega. Eu li aquela trilogia Millenium que se passava agora em um país que não lembro o nome, mas que tinha nomes estranhos também hahahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

  8. Oi Priih! Eu comecei a série por esse livro e virei fã do protagonista e do autor. Gosto muito deste tipo de história e Boneco de Neve é um dos meus favoritos. Leia os outros, são incríveis, Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  9. Nunca li nenhum romance policial e faz teeeempo que quero começar, então curti a dica desse livro, parece ser bom, bem misterioso e gostei de ele se passar na Noruega pra fugir um pouquinho dos lugares que a gente tá acostumado, né? Mas já me imagino lendo o norueguês todo errado também HAHAH
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s