Resenha: P. S.: Ainda Amo Você – Jenny Han

Oi, pessoal. Tudo certinho?

Hoje vim contar pra vocês minha opinião sobre P.S.: Ainda Amo Você, meu livro favorito da trilogia Para Todos Os Garotos Que Já Amei. ❤

capa ps ainda amo voceGaranta o seu!

Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em “Para todos os garotos que já amei”, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em “P.S.: Ainda amo você”, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

O livro se passa pouco tempo depois do final do primeiro volume, e Lara Jean está decidida a fazer as pazes com Peter, o que acaba acontecendo. Os dois então voltam a namorar e tudo parece perfeito, até que a protagonista sofre um grande impacto emocional: um vídeo dela e de Peter se beijando no ofurô cai na internet, insinuando para o mundo que os dois transaram naquela situação (o que não é verdade). Completamente desestabilizada, Lara Jean encontra conforto na promessa de Peter de que vai descobrir quem fez isso e tirar o vídeo do ar. Contudo, a garota não consegue tirar da cabeça de que a culpada é Genevieve, a ex-namorada dele.

Eu achei muito interessante que Jenny Han tenha trazido uma ideia que se aproxima do revenge porn nesse livro (ainda que não tenha acontecido nada sexual na ocasião). De forma sutil, a autora problematiza e discute a maneira como homens e mulheres são impactados de formas diferentes por essas situações: enquanto a reputação e o dia a dia de Peter mantiveram-se intactos, Lara Jean viu-se sendo julgada por colegas e até mesmo professores. Esse tipo de debate é extremamente importante, ainda mais quando levamos em consideração que é um livro voltado ao público mais jovem. Só por esse aspecto eu já considero que P.S.: Ainda Amo Você tem um grande mérito.

ps ainda amo voce jenny han.png

Além disso, a trama tem alguns “mistérios” que ao mesmo tempo me instigaram e me revoltaram. Peter, que foi um sonho no primeiro livro, se comporta de um modo totalmente babaca nesse volume. Sem revelar o motivo à namorada, ele passa o livro inteiro apoiando e estando presente na vida de Genevieve, dando como desculpa o fato de ela “precisar dele”. Lara Jean, apesar de tentar ser paciente e compreensiva, obviamente se magoa nesse processo. E é aí que um quarto elemento entra em jogo: Jonh Ambrose McClaren, amigo de infância e um de seus antigos amores,. Ele entra em contato com Lara Jean após receber uma de suas cartas de amor enviadas por engano e os dois retomam a amizade. Entretanto, outros sentimentos acabam florescendo, e eu vou ser sincera com vocês: nesse volume, fui #TeamJohn. Eita garoto perfeito, viu? O Peter pisou TANTO na bola com a Lara Jean que, assim como a protagonista, acabei abrindo meu coração pra esse novo personagem se instalar. Sorry not sorry. ¯\_(ツ)_/¯

Apesar de eu não ser fã de triângulos amorosos, a maneira como Jenny Han construiu essa dinâmica foi muito natural e realista. Não houve drama desnecessário ou situações que fugissem da essência dos personagens, o que é extremamente positivo. Apesar da irritação que eu senti em relação à Peter, o livro prendeu tanto minha atenção que o li em um dia, louca pra saber quem Lara Jean escolheria e, também, quem foi responsável por vazar o vídeo do ofurô.

Os temas atuais e pertinentes, o carisma dos personagens e a maneira singela e real como a autora conduziu a história nesse volume fez de P. S.: Ainda Amo Você meu livro favorito da trilogia. É nítido como os personagens evoluíram e amadureceram, mas também é perceptível que a adolescência é um período cheio de desafios que eles ainda precisam vencer. Leitura mais do que recomendada, especialmente para os fãs da Lara Jean. ❤

Título Original: P.S. I Still Love You
Série: Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤

Anúncios

32 comentários sobre “Resenha: P. S.: Ainda Amo Você – Jenny Han

  1. Oie Prih,
    Essas capas são lindas, adoro a fonte usada haha
    Eu prometi que só vou ler quando conseguir os dois que faltam. Mesmo que seja só depois do filme. Ótimo acompanhar o amadurecimento dos personagens. Adorei sua resenha!

    até mais,
    FELIZ PÁSCOA =D
    Nana – Canto Cultzíneo

  2. Oi Prih,
    Ainda não li nenhum dos livros da trilogia, mas é ótimo saber que houve o amadurecimento dos personagens e que apesar da existência de um triângulo amoroso, ele não foi inserido na trama de forma forçada.
    Feliz Páscoa!!

    *bye*
    Marla

  3. Olá, Priih.
    Eu amei o primeiro livro dessa trilogia. Mas fiquei morrendo de medo de ler esse e me decepcionar. Mas agora lendo sua resenha eu acho que vou ler ele porque a história fala de assuntos muito interessantes. Mas preciso comprar antes hehe.

    Prefácio

  4. Oie Pri =)

    Leio resenhas super positivas dos livros dessa trilogia, mas ainda não tive oportunidade de conhecer a história. Me parece ser uma narrativa leve, daquelas que nos deixa com um sorriso bobo no rosto, ao mesmo tempo que aborda temas interessantes.

    Espero ter a oportunidade de conhecer e de me encantar pela história em breve.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

  5. Oi, Priih!

    Tenho muita vontade de ler o primeiro volume, mas até agora infelizmente não tive chance 😦 adorei saber que a continuação mantem a qualidade, e é realmente legal os temas abordados pela autora, é de fato curioso como certos eventos impactam homens e mulheres de formas diferentes, principalmente como passam a encará-los, em especial no caso das mulheres. São assuntos bem pertinentes e rotineiros na atualidade. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

  6. Oi Priih!
    Eu ainda não li essa trilogia, mas tenho muito interesse!
    Gostei muito de saber mais sobre esse segundo volume e ele parece mesmo ainda mais interessante que o primeiro. Acho importante a autora mostrar o impacto diferente que esse tipo de situação causa na vida de meninos e meninas. até porque… been there done that, então acho que vou me sensibilizar bastante com a protagonista.
    Beijos!!
    Nerd Fox

  7. Oi, Prih!
    Nesse volume fui #TeamJohn total e mais um pouco.
    Deixei meu coração aberto e ele entrou e ficou lá. Tá até hoje.
    Peter babaca idiota, hahahaha,
    Gostei muito mais do primeiro livro do que desse, mas esse foi fofo.
    Preciso ler o terceiro.
    Gostei também da forma como o tema da reputação foi tratado. Foi inteligente e sensível, além de real.

    Beijoooos

    http://www.casosacasoselivros.com

  8. Pingback: TAG: Copa do Mundo Literária | Infinitas Vidas

  9. Pingback: TAG: James Bay Book Tag | Infinitas Vidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s