Oi pessoal, tudo bem?
Finalmente arranjei um tempinho para ir ao cinema conferir Viva – A Vida É Uma Festa! ❤ Eu amo animações e estava mega ansiosa pra conferir a nova obra da Disney-Pixar (que inclusive até já ganhou Globo de Ouro).
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.
Miguel é um menino mexicano que vem de uma longa linhagem de sapateiros. Essa linhagem começou com Mama Amélia, sua tataravó, que criou a filha Inês sozinha após seu marido deixá-las para perseguir o sonho de ser um músico famoso. Por causa dessa decisão, a música é proibida e odiada na família de Miguel – o que causa uma grande frustração no garoto, que é apaixonado por cantar e tocar violão.
As coisas viram de cabeça pra baixo quando Miguel decide se inscrever no show de talentos que ocorre na celebração do Dia dos Mortos. O menino invade a cripta de seu grande ídolo, Ernesto de la Cruz (um músico e ator famoso que morreu precocemente) para pegar seu violão e participar do concurso. Porém, essa atitude desencadeia uma consequência inesperada: Miguel é transportado para o Mundo dos Mortos e precisa da benção de um parente para voltar.
Viva (fun fact: o nome real do filme, Coco, se refere ao nome original da bisavó de Miguel, Inês. No Brasil, o nome foi mudado em função da semelhança com a palavra… “cocô” hahaha!) já encanta pela animação em si. Os cenários e os personagens são tão detalhados, cheios de cor e de vida (não foi um trocadilho, juro) que é impossível não ficar com os olhos brilhando enquanto assistimos. Toda a mitologia do Dia dos Mortos é muito bem trabalhada no longa, além da beleza visual da data (com suas caveiras mexicanas e altares decorados). O filme também trata da importância dessa data na cultura mexicana: as pessoas preparam cada altar e cada oferenda com todo o carinho, de modo a possibilitar a passagem dos espíritos à Terra para que possam visitar suas famílias. É lindo! Além disso, a trilha sonora (obviamente) tem um papel fundamental na trama, nos envolvendo em cada situação na qual se faz presente. Outro aspecto bacana é que o filme trouxe um vilão de respeito! Sabe aqueles vilões clássicos das animações que nos fazem odiá-los com todas as forças? Temos!
Já no Mundo dos Mortos, Miguel vivencia uma outra experiência familiar. Se na Terra ele se sentia incompreendido e amaldiçoado por não poder viver de música, no outro plano ele aprende muito mais sobre o passado de sua família ao encontrar Mama Amélia e seus parentes. O garoto foge deles e acaba contando com a ajuda de Héctor, um rapaz que só deseja que alguém leve sua foto para o Mundo dos Vivos para que ele possa cruzar a ponte que une os dois mundos também. Mortos que não possuem foto alguma em nenhum altar não podem retornar e, para piorar, uma vez que esses mortos sejam esquecidos pelos vivos, eles somem para sempre. Já deu pra notar que, apesar das cores alegres e vívidas, a trama tem diversos aspectos melancólicos, né?
E se teve uma coisa que esse filme provocou em mim foi emoção. Chorei tanto, mas tanto… Viva é um filme lindo e tocante, que aborda o perdão e as relações familiares como poucos filmes de animação já fizeram. Traz o papel da memória para manter os laços com quem amamos, e também a dor de uma mãe solteira que foi deixada, o arrependimento de um pai que não teve tempo suficiente e as cicatrizes que ficaram dessa situação. No fim do filme, não é apenas Miguel aprende que não há nada mais importante do que a família. Nós também saímos com essa mensagem da sala de cinema. ❤
Título original: Coco
Ano de lançamento: 2017 (EUA) e 2018 (Brasil)
Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina
Elenco: Anthony Gonzalez (VIII), Gael Garcia Bernal, Benjamin Bratt, Alanna Ubach, Renée Victor, Ana Ofelia Murguía
ah esse filme deve ser uma graça! mt legal seu post, eu adoro animação e quero mt ver essa!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oie
Quero muito assistir este filme, além de fofo passa uma bela mensagem, adorei.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi Priih, tudo bem?
Estou bem curioso para ver esse filme, os críticos têm elogiado bastante!
Blog Entrelinhas
Parece ser um filme incrível! Gosto muito de filmes de animação!
Oi Pri, eu entendo o seu choro rs o filme é lindo demais, um dos meus preferidos de animação, merece o Oscar com certeza!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Pri,
O filme parece ser lindo! Morro de rir com esse lance do título nacional por causa do cocô.
Vou tentar assistir essa semana, se o calor deixar. Tá osso aqui.
Adorei sua review!
bjs
Nana – Canto Cultzíneo
Gostei da dica Pri. Esse filme realmente parece ser uma graça e a sua crítica é a segunda positiva que leio a respeito dele. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Quero muito assistir esse filme amorzinho. Parece incrível a história..
http://www.vivendosentimentos.com.br
Oi, Pri!
Eu vou assistir esse filme já sabendo que vou amar!
Beijos
Balaio de Babados
Olá, Priih.
Eu quis muito assistir esse filme desde que vi um trailer dele quando respondia algumas pesquisas no ano passado. Essa questão da família foi bem o que me chamou a atenção. E também por parecer ser muito fofo hehe.
Prefácio
Oi, Priih.
Quero muito ver esse filme depois da sua resenha.
Parece que é mesmo emocionante, de fazer chorar mesmo…
Não sou tão ligado em animações, mas algumas realmente nos trazem lições importantes.
Bela resenha.
Abraços.
Oi Priih! Eu não vejo quase nenhuma animação assim, mas essa chamou minha atenção desde que vi o trailer e não pensei que fosse tão emocionante. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Eu adoro animações.
Fiquei curiosa para ver esse desde quando estava em cartaz, mas acabei adiando e não vi.
Muito bom para assistir com filhos e sobrinhos.
Abraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
Oi Priih,
Gosto muito das animações da Disney e essa já está na minha lista para ver.
Parece ser muito bom mesmo ♥
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br/
É lindo! Vi o trailer e desde já fiquei apaixonado. Ainda não pude ir ver, estou no final de semestre na faculdade e estou fazendo poucas coisas, tendo que priorizar outras… Já viu né.
Mas ainda vou ver esse filme e Extraordinário se der tempo.
Bjão.
Diego, Blog Vida & Letras
http://www.blogvidaeletras.blogspot.com
Instagram: @vidaeletras
Aii queria muito ver essa animaçao! A importancia do dia dos mortos no Mexico é grande mesmo. Essa animaçao me lembra outra chamada Festa no Céu. Quero ver!
Beijos,
Monólogo de Julieta
Quero muito assistir essa animação. Achei ela tão incrível
os relatos de uma jornalista
Esse filme está tipo no topo da minha wishlist de filmes de animação, quero muito ver 🙂
MRS. MARGOT
Ah, menina, mas essa fotografia do filme é tão linda ❤ Lembro que vi o trailer dele no cinema, quando fui assistir Extraordinário, e me apaixonei por demais! O problema é que ainda não arranjei nem tempo nem companhia para ir assistir comigo. Provavelmente vou ter que esperar lançar o dvd.
Além da cultura do Dia dos Mortos, que é maravilhosa, uma coisa que me chamou demais a atenção no filme foi a perfeição com que a animação foi montada. A riqueza de detalhes, o cenário, a qualidade da imagem, é tudo lindo demais! Preciso ver esse filme o quanto antes.
beijos
http://www.nerdabsoluta.blogspot.com
Oie Pri =)
Esse filme parece ser uma graça, mas acho que infelizmente não vou conseguir assistir ele no cinema =(
Ele parece ter o equilíbrio perfeito entre a comédia e o drama. Aquela história que mexe com a gente de uma forma especial.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library
Oi Priih,
Estou ansiosa para ver esse filme, sei que vou chorar HAHAHAHHA
E rir, claro! Já vi o trailer no cinema mesmo e combinei de ir ver com minha mamis.
Espero que em breve!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Olá! Tudo bem?
Também amo animações, mas esse ainda não assisti.
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
Bjs,
Thamiris Nunes ~ miiistoquente
Que gracinha de filme!
Beijos!
Oi, Priih
Eu não assisto animações, é bem raro, só quando meus sobrinhos me pedem com carinha de cachorro sem dono na chuva, mas sempre acabo morrendo de tédio ou dormindo! hahahahah
Não sabia desse lance com o nome do filme, realmente ia ter gente falando “vamos ao cinema assistir Cocô!”. Hahahaha
Achei os traços dos personagem muito fofinhos e achei bacana essa presença da cultura mexicana. Além, claro, da abordagem da família.
Beijocas
– Tami
http://www.meuepilogo.com
Quero muito assistir esse!
Pingback: #Lista 6: Melhores filmes de 2018 | Infinitas Vidas