Oi pessoal, como estão?
Apesar de ter visto Mãe! no cinema, outras pautas acabaram virando prioridade aqui no blog e demorei um pouquinho pra escrever o review. Porém, sem mais delongas, vamos à minha opinião sobre esse filme simbólico e controverso. 😉
Sinopse: Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções.
Infelizmente, eu acabei lendo uma crítica com spoilers (odeio quem não avisa que a resenha tem spoiler) e já sabia qual era a simbologia principal do filme antes de assisti-lo. Achei que isso estragaria minha experiência mas, no fim das contas, fiquei absorta na história mesmo sabendo de antemão qual era a metáfora que o diretor estava fazendo.
Basicamente, Mãe! conta a história de um casal que vive tranquilamente em uma casa isolada. Ele (Javier Barden) é um poeta que enfrenta uma crise criativa; Ela, a Mãe (Jennifer Lawrence), é uma dona de casa devotada ao marido, que está empenhada em reformar a casa onde moram e transformá-la em um paraíso para o casal. A paz da personagem termina quando um visitante misterioso (vou chamá-lo pelo nome do ator, Ed Harris) chega ao local e é convidado pelo anfitrião a passar a noite. Posteriormente, o casal é incomodado novamente: a esposa de “Ed Harris” chega à casa e também se instala – mesmo contra a vontade da Mãe. A chegada dessa dupla misteriosa desencadeia eventos perturbadores.
O forte de Mãe! não está nessa premissa, mas sim na metáfora e no simbolismo por trás de cada cena. A próxima frase tem spoiler, selecione se quiser ler: o diretor disse que o filme conta a história da Bíblia (de Gênesis ao Apocalipse), mas também existem outras interpretações possíveis. Podemos ver uma crítica ao modo como o ser humano lida com a Terra e os recursos naturais – explorando, machucando, destruindo; podemos também ver também o silenciamento feminino – já que o filme é um grito por socorro por parte da personagem de Jennifer Lawrence, que tem todos os seus pedidos negados. Acredito que cada espectador possa ter tirado uma lição diferente do filme, e isso é o mais interessante sobre o longa: ele te deixa com vontade de falar a respeito depois que você assiste.
Esse parágrafo tem spoilers, pule para o próximo se não quiser ler. 😉 A metáfora da Bíblia, contudo, é a mais interessante (e óbvia). Ele é um Deus egocêntrico e punitivo, que é apaixonado pela devoção humana. Não sou religiosa e nunca li a Bíblia, mas o pouco que sei e pesquisei me mostrou que no Antigo Testamento essas eram as características de Deus. Depois que a Mãe! engravida e perde o bebê por causa dos seres humanos, vemos o Deus benevolente, que crê que a humanidade merece perdão. No fim, a Mãe (ou a Terra) decide dar um fim a todo aquele ciclo de sofrimento, tortura e massacre.
Tenho que mencionar a atuação de Jennifer Lawrence, que deu tudo de si nesse papel e mostrou do que é capaz. Eu estava um pouco implicante com ela após X-Men: Apocalipse (no qual ela fez da Mística uma versão loira da Katniss), mas em Mãe! ela superou minhas expectativas. Durante todo o filme a expressão da atriz ficou em evidência, já que a câmera acompanhou cada passo seu e toda a narrativa foi dada pelo seu ponto de vista. Com isso, pudemos ver todas as nuances da interpretação: o medo, a fragilidade, a revolta, o sofrimento, a força.
Mãe! é um filme que não agrada a todos os públicos, principalmente por lidar com tantas simbologias e trazer um tema tão controverso. Pra mim, foi uma experiência instigante e envolvente e, por isso, recomendo! 😉
Título original: Mother!
Ano de lançamento: 2017
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris, Michele Pfeiffer, Brian Gleeson. Domhnall Gleeson, Kristen Wiig
Ta aí, quero muito assistir!
mariasabetudo ❥
Oi Priih! Eu não sou religiosa e por conta de ter essa simbologia no filme, eu evitei assistir. Acredito que seja um filme bem ousado e diferente, mas não considero vê-lo no momento.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oiii Prih
A Lawrence é a única atriz atual que eu amo de paixão e procuro sempre assistir aos filmes por causa dela mesmo, até mais do que por causa do roteiro, e olha que isso é raro em mim porque não sou de focar em uma pessoa. Enfim além disso temos Pfeiffer também, outra que gosto e não via há tempos, a premissa do filme é interessante porém confesso que não sei como me sentirei com essa parte religiosa do filme. Eu me considero religiosa, porém não fanatica, sou aberta à diversas opinioes embora reconheço que alguma idéia amsi forte as vezes me deixa desconfortável… Enfim, vamos ver né?
Beijos
aliceandthebooks.blogspot.com
Oi Priih!
Provavelmente eu vou ter q ver esse filme em algum momento pq fico curiosa com as críticas kk Mas não é muito meu estilo!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá! Tudo bem?
Sou muito fã da Jennifer e assistiria o filme.
Obrigada pelo comentário lá no blog.
Volte sempre!
Bjo,
miiistoquente~
Oi Priih, tudo bem? Olha eu avisei o spoiler na minha resenha hehehehhe morro de medo de acabar com a graça dos outros hehehe eu amei o filme, sai do cinema super impactada com tudo, aliás, até quero ver de novo porque tem muita coisa jogada na tela pra gente pegar de referência!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Quando assisti o filme, fui sem saber o que esperar, só com o trailer na cabeça, sem saber da teoria sobre a Blíbia, então imagina o quão WTF eu fiquei durante o filme inteiro. Era tudo muito louco e nonsense, e minhas teorias passaram longe da Bíblia hahah mas é a que tem mais lógica, mesmo. É um filme bom, mas pra quem não sabe exatamente o que pensar, acaba nem gostando muito do filme.
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Gostei da dica Pri. Achei o mote do filme bem instigante e confesso que fiquei com vontade de assisti-lo. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Oi Priih,
Ainda não vi esse filme, mas quero assistir, principalmente pela JeLaw.
Blog Entrelinhas
Oi, Pri!
Confesso que não tinha a mínima vontade de ver esse filme. Eu via o trailer, entendia vários nadas e ficava frustada. Depois que soube do que realmente se trata, fiquei bastante interessada.
Eu tenho uma birra com a Jennifer. Pra mim, ela só tem uma expressão facial hahahhahhaha
Beijos
Balaio de Babados
Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos
Adorei a resenha! Muito obrigada por avisar dos spoilers, pois ainda não assisti e ainda assim queria saber um pouco sobre ele. Todo mundo tem falado de como o filme é bizarro, e tô super curiosa pra ver! Farei-o em breve 😀
Com amor,
Steph • Não é Berlim
Não vi o filme, nem sei se quero ver, vi o trailer e achei muito perturbador! ´
MRS. MARGOT
Estou doida para assistir Priih ~ e pulei todos os spoilers para me surpreender mais ainda. Animada! Beijo, beijo :*
Olá,
Ah, também não acho a Lawrence lá essas coisas de atriz não e só fiquei com vontade de ver depois que li a crítica do Pablo Vilaça. Gosto do trabalho do Darren.
tenha uma ótima terça
Nana – Canto Cultzíneo
Apaixonada pela história desse filme, gosto muito da atuação da Lawrence! ❤
http://www.kailagarcia.com
Pela a capa inicial deve ser bem interessante… Beijocas
LEH BLOG INSTAGRAM
Pelas poucas fotos que você colocou, e pelo pouco que falou já da para sentir que esse filme tem uma fotografia linda, além da história interessante.. Confesso que nem tinha visto esse filme ser anunciado.. interessante 🙂
http://www.vivendosentimentos.com.br
Olá, não é um filme que me agrada muito. Ele deve envolver muito o psicológico.
Oi Priih,
Ouvi falar bem e não tão bem desse filme, como você comentou vai agradar alguns e outros nem tanto.
Ainda estou pensando se vou assistir ou não.
Bjs
Adorei a resenha.
http://diarioelivros.blogspot.com.br
Olá, tudo bem? Este filme está dando o que falar ultimamente… parece ser bem interessante. Ainda não tive a oportunidade de assistir, porém pretendo ver logo. Adorei teu post!
Beijos,
Duas Livreiras
Esse filme eu veria sem sombras de dúvida, amei a proposta dele e deve ser aqueles suspense de tirar o folego, vou assistir em breve.
http://vestigioliterario.blogspot.com.br/
Nos siga no instagram: https://www.instagram.com/vestigioliterario/
FILMAÇO! um dos melhores filmes do ano, cheio de alegorias maravilhosas; atuações maravilhosas, nossa, super recomendo tbm!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Ahhhh eu ainda não consegui assistir.
Mas eu acho que peguei os mesmos spoilers que vc..
Mesmo assim ainda quero dar uma chance hauhauha
Oi, Priih
Eu não consegui ver o filme no cinema, mas ainda vou assistir. Eu não ligo muito de saber a essência do filme, pois acho que nem todas as pessoas são capazes de interpretar um enredo tão controverso. Talvez se eu já não tivesse lido a respeito eu não saberia interpretar, isso já aconteceu antes com outros filmes, wue tive wue assistir novamente depois de me falarem a metáfora por trás da história. Então não ligo de saber a intenção sem saber dos acontecimentos.
Em breve assistirei e vamos ver se a Jennifer vai me convencer, pois acho que ela é uma atriz bem medíocre. Hehehhe
Beijo
– Tami
http://www.meuepilogo.com
Por acaso nunca le-mos!
Beijinhos,
http://damselme.blogspot.pt/
Oi Pri! Estou querendo assistir e por isso não li a parte onde tem spoilers rsrsrs… Vamos ver se consigo baixar na net no próximo final de semana.
Beijos
Vivian
Saleta de Leitura
Oi Priih!
Realmente, este filme é bem controverso. Eu não assisti ainda e não sabia que essa era a simbologia por trás da história, mas achei interessante.
PS: Realmente: não avisar spoiler é muito revoltante!
Beijos,
Alem da Contracapa
Olá, Priih.
Eu não vou assistir porque esse não é o tipo de filme que eu gosto de ver. Mas quando vi achei que ia ser de terror. Depois a Olivia, minha companheira de blog, me contou isso sobre o gênesis e vi que não era nada daquilo que estava pensando. Acho legal o filme fazer esse tipo de analogia.
Prefácio
Oi Pri
adoro suas resenhas
achei bem interessante a temática desse filme
e adoro essa atriz
beijão
Karina Pinheiro
Olá! Eu não tive vontade de assistir a esse filme, sei lá, o cartaz não me pareceu convincente. Mas, após sua resenha eu mudei de ideia! hahahaha
Beijos
5 O’clock Tea
Oi Priih!
Eu adoro a JLaw. Ela é minha atriz favorita, mas tenho consciência que esse filme não é para mim.
Tentarei ver algum dia, mas confesso não estar muito animada para isso, rs.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Oi, Priih.
Tô curioso pra ver esse filme bem controverso.
Não li os spoilers pq gosto da surpresa.
A atuação da Jennifer Lawrence nesse filme parece q combina com outras atuações dignas de indicações ao Oscar.
Bela resenha.
Abraços
Oi, Priih! Ainda não vi o filme, mas estou bem curiosa 🙂
Bjs
adorei! se puder siga o meu tbm! https://tamiresmeirelesblog.wordpress.com/
Pingback: Review: Estou Pensando Em Acabar Com Tudo | Infinitas Vidas