Oi pessoal, tudo bem?
Para o post de hoje, trago mais uma resenha de parceria! \o/ Trata-se de Ossos do Clima, do autor André Souto.
Sinopse: O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.
Como adoro livros policiais, me interessei de cara pela sinopse de Ossos do Clima. O livro nos apresenta à professora Alice Gianne, que sofre com uma espécie de autismo (alexitimia) que faz com que ela não saiba demonstrar emoções. Contudo, Alice acaba sendo dominada por elas quando seu padrasto, Caio Sodré, desaparece. Ele deixa diversas pistas de que uma conspiração está acontecendo, e o auge dela acontecerá na Cúpula do Clima, em Brasília – um evento organizado pela ONU, em que as nações do mundo todo discutem a mudança climática. Contando com um aliado um tanto improvável (Amilton Vidal, um mercenário que ganha a vida roubando obras de arte) e um antigo amigo de Caio (Oliver Hermann), Alice acaba descobrindo que existem evidências de que o aquecimento global é uma mentira, e que pessoas poderosas estão dispostas a mantê-la.
Ossos do Clima tem um estilo de narrativa muito parecido com os livros de Dan Brown: uma dupla, que até então não se conhecia, acaba se unindo para impedir alguma conspiração em meio a diversas cenas de ação. A fórmula é usada em diversas obras, mas isso não me incomoda, porque dá agilidade à história. Alice é uma personagem que não tem muito carisma (talvez até pelo seu tipo de autismo), mas Amilton compensa: ele é um anti-herói que dá a personalidade necessária à história. A única coisa que sabemos dele é que ele fazia parte de uma organização mercenária que roubava obras de arte. No início da história ele deserta, fugindo com peças valiosas, e é caçado durante todo o livro por essa organização. Contudo, Alice e Amilton também são perseguidos pelos seguranças do diretor-executivo do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Philip Saduceu. E, enquanto fogem, os dois precisam desvendar os mistérios deixados pelo desaparecido Caio Sodré e provar a verdade ao mundo.
Meu maior problema com Ossos do Clima se deu pelo fato de que não “comprei” a justificativa. O aquecimento global sendo uma mentira utilizada pelos países desenvolvidos para manter os países pobres atrasados tecnológica e financeiramente não me convenceu (principalmente porque, na vida real, são os países desenvolvidos os que mais relutam em aceitar tais medidas de proteção ambiental – vide os Estados Unidos, por exemplo). E, por não ter ficado convencida pelo plot central, eu acabei não me envolvendo com o livro e com os personagens, cujas motivações não mexeram comigo.
Contudo, achei que o autor foi corajoso em abordar algo totalmente diferente. Outro aspecto positivo é o ritmo da narrativa, que se mantém intenso e com cenas cheias de reviravoltas. Minha ressalva na narrativa fica por conta do excesso de analogias rebuscadas, o que atrapalha um pouco a leitura, pois compromete a naturalidade. O final é um pouco abrupto e deixa muitas pontas soltas – não tanto para o enredo, mas para o fechamento dos personagens.
Ossos do Clima tem uma premissa interessante e uma narrativa bastante fluida. André Souto é um autor criativo, e espero que ele continue escrevendo e se aperfeiçoando, porque vejo muito potencial nele. 🙂
Título Original: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Editora: Arwen
Número de páginas: 206
Gostou do livro? Então adquira seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Também adoro livros policiais, então você já pode imaginar que só pela sinopse já fiquei doida pra ler! A resenha me deu mais vontade ainda! Adorei!
Beijo!
CONTROVÉRSIAS.
Parece ser um livro interessante. Queria ler, mas essa desculpa ai do aquecimento Global também nao me convenceria. Mas…na ficçao pode tudo! kkkkkkk
Beijos,
Monólogo de Julieta
Gostei da resenha, ainda não conhecia o livro, fiquei bem curiosa 😀
Parece interessante. Gosto do estilo de narrativa. Gostei da resenha e a capa é bem interessante, me chama a intenção..
http://www.vivendosentimentos.com.br
Olá
gostei do título, bem criativo.
Eu gosto de histórias assim, que trazem suspense, ação, aventura.
Elas realmente me prendem.
Gostei da sua resenha crítica apontando algumas coisas que não te convenceu e outras que você considerou terem dado super certo.
Eu também sempre presto atenção na narrativa, acho ela fundamental para uma boa história.
Bju
Karina Pinheiro
Essa justificativa do aquecimento global realmente foi um pouco surreal. Mas ponto para o autor por se arriscar e tentar temas tão inusitados, né? Um beijo Priih!
Oie Pri =)
Não conhecia o livro e nem o autor, mas gosto quando vejo que um autor explorou algo novo tornando a narrativa original e surpreendente (mesmo que ele abuse um pouco das licenças poéticas para isso rs…).
Fiquei curiosa.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
ps: Sobre o texto que escrevi no blog, não acho errado ter uma biblioteca em casa, afinal eu mesmo tenho a minha little library. O que me incomoda é a postura e a arrogância de algumas pessoas dentro da nossa blogosfera. A famosa ostentação de livros apenas para conseguir parceria com editoras ganhado livros de “graça” e atrair seguidores nas redes sociais =(
Gostei da resenha Pri. Achei o mote do livro bem interessante, apesar de não ser fã de excesso de analogias. Acredito que isso deixa o enredo um pouco mecânico. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Tua resenha ressaltou alguns aspectos que gosto em livros, parece ser bem interessante. Eu curti!
Não conhecia nenhuma obra do autor!
Beijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br/
Oi, Pri!
Gente, amei esse título! Achei diferente.
Apesar do detalhe que você não curtiu, eu fiquei interessada no livro por causa dos aspectos positivos. Fora por lembrar Dan Brown também.
Beijos
Balaio de Babados
Concorra ao livro Depois do Fim autografado
Priiih!
Cara, amei tua resenha. Bom, a resenha é ótima e tenho certeza que essa obra vai agradar os leitores desse gênero, porém não é um livro que eu acho que me interessaria. Não curto muito a pegada do Dan Brown, mas eu tenho certeza que pelo o que você falou nessa resenha, quem curte esse tipo de gênero apartir dessa resenha vai se interessar e curtir esse livro.
Parabéns!
https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br
Olá, Priih.
Eu já tinha visto esse livro por ai, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Eu gostei de ter essa pegada meio Dan Brown que é uma coisa que curto muito, mas fiquei na duvida por causa das suas ressalvas. Não sei se leria ele. Mas tomara que venham ótimos livros do autor por ai.
Prefácio
Oláá Prih!! tudo bem?
Gostei muito da sinopse! E quando você falou que se assemelha à escrita do Dan Brown, me ganhou ali!! hehe quero ler agora!!
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Oi Priih, tudo bem? Eu achei a capa do livro bem bacana, mas uma pena que o plot não convenceu, a leitura fica um pouco complicada quando isso acontece. Mas que bom que ao menos o autor tem potencial!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Prih,
Parabéns pela parceria!
Gostei muito da premissa, adoro investigativos. Capa linda.
tenha uma ótima quarta =D
Nana – Canto Cultzíneo
Certamente eu leria esse livro rapidinho pois, adoro narrativas intensas. Quando o livro fica monótono eu demoro tanto pra ler e só termino porque, coloquei como meta sempre terminar os livros que começo. Adorei a dica.
Beijos :*
vidro-colorido.blogspot.com
Oi, Priih.
Estilo Dan Brown? Já me interessei.
Gosto de livros mais dinâmicos, ágeis, sem enrolações.
A justificativa parece não ser a melhor mesmo (o aquecimento global é uma mentira?).
A literatura nacional está evoluindo e desejo sucesso ao autor.
Gostei da resenha.
Abraços.
Diego || http://diegomorais18.blogspot.com.br/
Ah parece maravilhoso, já me recomendaram esse livro anteriormente, esta na lista !
Mesmo com esse final abrupto que vc menciona não perdi a curiosidade!
Beijos
http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br
Oi, Priih!!
Adorei sua resenha ❤ Parabéns pela parceria com o autor! Eu também adoro livros policiais e me interesso fácil por enredos assim, mas realmente, o plot central deixou um pouco a desejar. Enfim, eu estou doida para ler Deixei Você Ir, da Intrínseca. E eles vão lançar um que inspirou o seriado Mindhunter *.* Preciso dos dois hahah Beijos,
http://www.estranhoscomoeu.com
Olá Priih,
Não sou muito de ler o gênero, mas a pegada da história parece ser interessante.
Pena que plot central não te convenceu tanto.
Dica anotada.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br
Oi Prihh
Parece ser um livro bem interessante!
Blog Entrelinhas
Olá, gosto de livros policiais apesar de só ter lindo um. Achei interessante o enredo mais percebi que você não se envolveu muito com a história.
Oiii, tudo bem?
Não conhecia o livro ainda, mas amei conhecer. Falou que lembra os livros do Dan Brown já é ponto comigo ahhaha Também amei a capa e a proposta dele. Amo livros policiais e sabe que de certa forma a justificativa me convenceu? Claro, eu não li o livro ainda, mas fiquei pensando aqui em uma teoria que poderia fazer um certo sentido sim. Inclusive, que eu acho mesmo que tem um tantinho de realidade :O
Vou procurar esse livro. No momento estou cheia de leituras atrasadas, mas quando algo chama a nossa atenção… furar uma filinha não faz tão mal assim kkkkkk
Beijoooos
http://www.profissaoescritor.com.br
Oi, Priih
Conheço o livro das divulgações do autor no Facebook. Acho a capa bem legal e gosto da intenção da trama, mas você está corretíssima em sua ressalva sobre o porquê de não ter comprado a justificativa… acho que seria um “problema” para mim também.
Adorei a resenha! ❤
Beijocas
– Tami
http://www.meuepilogo.com
Oi Priih,
Ixi, acho que vou deixar passar a dica de hoje. Não é um tema e uma obra que chame muito minha atenção, sabe?
E você ainda não se envolvendo… Deixa para uma outra pessoa que se empolgue com a temática, né?
Beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/