Resenha: Ossos do Clima – André Souto

Oi pessoal, tudo bem?

Para o post de hoje, trago mais uma resenha de parceria! \o/ Trata-se de Ossos do Clima, do autor André Souto.

ossos do clima andre souto

Sinopse: O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.

Como adoro livros policiais, me interessei de cara pela sinopse de Ossos do Clima. O livro nos apresenta à professora Alice Gianne, que sofre com uma espécie de autismo (alexitimia) que faz com que ela não saiba demonstrar emoções. Contudo, Alice acaba sendo dominada por elas quando seu padrasto, Caio Sodré, desaparece. Ele deixa diversas pistas de que uma conspiração está acontecendo, e o auge dela acontecerá na Cúpula do Clima, em Brasília – um evento organizado pela ONU, em que as nações do mundo todo discutem a mudança climática. Contando com um aliado um tanto improvável (Amilton Vidal, um mercenário que ganha a vida roubando obras de arte) e um antigo amigo de Caio (Oliver Hermann), Alice acaba descobrindo que existem evidências de que o aquecimento global é uma mentira, e que pessoas poderosas estão dispostas a mantê-la.

Ossos do Clima tem um estilo de narrativa muito parecido com os livros de Dan Brown: uma dupla, que até então não se conhecia, acaba se unindo para impedir alguma conspiração em meio a diversas cenas de ação. A fórmula é usada em diversas obras, mas isso não me incomoda, porque dá agilidade à história. Alice é uma personagem que não tem muito carisma (talvez até pelo seu tipo de autismo), mas Amilton compensa: ele é um anti-herói que dá a personalidade necessária à história. A única coisa que sabemos dele é que ele fazia parte de uma organização mercenária que roubava obras de arte. No início da história ele deserta, fugindo com peças valiosas, e é caçado durante todo o livro por essa organização. Contudo, Alice e Amilton também são perseguidos pelos seguranças do diretor-executivo do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Philip Saduceu. E, enquanto fogem, os dois precisam desvendar os mistérios deixados pelo desaparecido Caio Sodré e provar a verdade ao mundo.

resenha ossos do clima andre souto

Meu maior problema com Ossos do Clima se deu pelo fato de que não “comprei” a justificativa. O aquecimento global sendo uma mentira utilizada pelos países desenvolvidos para manter os países pobres atrasados tecnológica e financeiramente não me convenceu (principalmente porque, na vida real, são os países desenvolvidos os que mais relutam em aceitar tais medidas de proteção ambiental – vide os Estados Unidos, por exemplo). E, por não ter ficado convencida pelo plot central, eu acabei não me envolvendo com o livro e com os personagens, cujas motivações não mexeram comigo.

Contudo, achei que o autor foi corajoso em abordar algo totalmente diferente. Outro aspecto positivo é o ritmo da narrativa, que se mantém intenso e com cenas cheias de reviravoltas. Minha ressalva na narrativa fica por conta do excesso de analogias rebuscadas atrapalha um pouco a leitura, porque compromete a naturalidade. O final é um pouco abrupto e deixa muitas pontas soltas – não tanto para o enredo, mas para o fechamento dos personagens.

Ossos do Clima tem uma premissa interessante e uma narrativa bastante fluida. André Souto é um autor criativo, e espero que ele continue escrevendo e se aperfeiçoando, porque vejo muito potencial nele. 🙂

Título Original: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Editora: Arwen
Número de páginas: 206

25 comentários sobre “Resenha: Ossos do Clima – André Souto

  1. Olá
    gostei do título, bem criativo.
    Eu gosto de histórias assim, que trazem suspense, ação, aventura.
    Elas realmente me prendem.
    Gostei da sua resenha crítica apontando algumas coisas que não te convenceu e outras que você considerou terem dado super certo.
    Eu também sempre presto atenção na narrativa, acho ela fundamental para uma boa história.
    Bju
    Karina Pinheiro

  2. Oie Pri =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas gosto quando vejo que um autor explorou algo novo tornando a narrativa original e surpreendente (mesmo que ele abuse um pouco das licenças poéticas para isso rs…).

    Fiquei curiosa.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ps: Sobre o texto que escrevi no blog, não acho errado ter uma biblioteca em casa, afinal eu mesmo tenho a minha little library. O que me incomoda é a postura e a arrogância de algumas pessoas dentro da nossa blogosfera. A famosa ostentação de livros apenas para conseguir parceria com editoras ganhado livros de “graça” e atrair seguidores nas redes sociais =(

  3. Priiih!
    Cara, amei tua resenha. Bom, a resenha é ótima e tenho certeza que essa obra vai agradar os leitores desse gênero, porém não é um livro que eu acho que me interessaria. Não curto muito a pegada do Dan Brown, mas eu tenho certeza que pelo o que você falou nessa resenha, quem curte esse tipo de gênero apartir dessa resenha vai se interessar e curtir esse livro.
    Parabéns!

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br

  4. Olá, Priih.
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Eu gostei de ter essa pegada meio Dan Brown que é uma coisa que curto muito, mas fiquei na duvida por causa das suas ressalvas. Não sei se leria ele. Mas tomara que venham ótimos livros do autor por ai.

    Prefácio

  5. Certamente eu leria esse livro rapidinho pois, adoro narrativas intensas. Quando o livro fica monótono eu demoro tanto pra ler e só termino porque, coloquei como meta sempre terminar os livros que começo. Adorei a dica.

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

  6. Oi, Priih!!

    Adorei sua resenha ❤ Parabéns pela parceria com o autor! Eu também adoro livros policiais e me interesso fácil por enredos assim, mas realmente, o plot central deixou um pouco a desejar. Enfim, eu estou doida para ler Deixei Você Ir, da Intrínseca. E eles vão lançar um que inspirou o seriado Mindhunter *.* Preciso dos dois hahah Beijos,

    http://www.estranhoscomoeu.com

  7. Oiii, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas amei conhecer. Falou que lembra os livros do Dan Brown já é ponto comigo ahhaha Também amei a capa e a proposta dele. Amo livros policiais e sabe que de certa forma a justificativa me convenceu? Claro, eu não li o livro ainda, mas fiquei pensando aqui em uma teoria que poderia fazer um certo sentido sim. Inclusive, que eu acho mesmo que tem um tantinho de realidade :O
    Vou procurar esse livro. No momento estou cheia de leituras atrasadas, mas quando algo chama a nossa atenção… furar uma filinha não faz tão mal assim kkkkkk
    Beijoooos
    http://www.profissaoescritor.com.br

  8. Oi, Priih

    Conheço o livro das divulgações do autor no Facebook. Acho a capa bem legal e gosto da intenção da trama, mas você está corretíssima em sua ressalva sobre o porquê de não ter comprado a justificativa… acho que seria um “problema” para mim também.
    Adorei a resenha! ❤

    Beijocas
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

Deixe um comentário

