Review: A Bela e a Fera

Oi, gente! Tudo certo?

Quinta-feira fui na estreia do filme pelo qual vim esperando com tanta ansiedade: A Bela e a Fera! A animação original faz parte da minha tríplice de filmes favoritos (junto com O Rei Leão e Mulan), então vocês podem imaginar o quanto eu esperava e quantas expectativas eu tinha por essa versão live-action. ❤

a bela e a fera poster.png

Sinopse: Moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson) tem o pai capturado pela Fera (Dan Stevens) e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade dele. No castelo, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

O enredo segue com muita fidelidade o clássico de 1991. Um príncipe arrogante e todos que trabalham em seu castelo são amaldiçoados após a recusa dele em receber uma senhora idosa (que é na realidade uma feiticeira) em seu lar. A maldição só será quebrada se a Fera se apaixonar e o sentimento for recíproco. Próximo dali vive Bela, uma garota inteligente que vive com seu pai em uma aldeia provinciana (também alvo da maldição, mas de modo diferente). Todos a acham linda, mas muito esquisita – ela gosta de ler e não se preocupa com casamento, por mais que um dos homens mais cobiçados do lugar, Gaston, queira desposá-la. O cerne da trama não difere do clássico: Maurice, o pai de Bela, é aprisionado pela Fera, e a moça toma seu lugar. A partir disso, a relação dela com a Fera vai sendo construída, até que o amor floresça. Isso não é spoiler, viu? 😛

a bela e a fera.png

Eu não esperava que A Bela e a Fera fosse ser tão fiel à animação, já que outros live-actions da Disney tiveram mudanças bem significativas. Contudo, gostei muito de terem mantido a história original (com algumas adições das quais falarei em breve). A sensação que tive foi de encantamento, nostalgia e magia, pois foi indescritível ver cenas tão lindas quanto às do filme animado serem transportadas para a realidade. Os efeitos especiais deixaram o clima do longa ainda mais encantador, e cada detalhe era de encher os olhos (e o coração!). ❤ Ao mesmo tempo, as cenas novas e as camadas adicionadas aos personagens deram um ar moderno e foram gratas surpresas.

a bela e a fera 2.png

A trilha sonora é um dos pontos fortes de A Bela e a Fera (não é à toa que a animação ganhou o Oscar pela canção original e pela trilha sonora). No live-action, as músicas originais foram mantidas e estão maravilhosas. Amei ouvir a Emma cantando! Também gostei muito das canções interpretadas por Daniel Stevens (Fera) e Luke Evans (Gaston). Porém, o filme seguiu surpreendendo: novas músicas foram incluídas, e elas serviram para dar mais profundidade aos protagonistas, Bela e Fera. 

a bela e a fera 4.png

Falando em profundidade, o filme acertou em cheio ao mostrar mais da personalidade e do plano de fundo dos personagens. Bela agora não é “apenas” uma garota inteligente: ela é uma inventora. Ela auxilia o pai (que na nova versão é artista) e constrói até mesmo uma “máquina de lavar” rudimentar, para poder ler por mais tempo. A Fera também tem um outro lado apresentado ao espectador: se na animação nós não sabemos o que o fez ficar tão arrogante, agora descobrimos que ele já foi uma criança gentil e inocente, mas que foi levado a agir daquele modo. Isso torna sua “redenção” e sua mudança mais verossímeis, pois é mostrado que ele já foi bom um dia – e que pode voltar a ser. Outro grande acerto do live-action foi a inserção de mais personagens negros e dois personagens gays, sendo um deles LeFou. O personagem ganha mais complexidade e até mesmo coerência com esse lado sendo explorado – trabalhando muito bem com sua devoção a Gaston -, e mostra que a Disney está sendo mais representativa.

a bela e a fera 3.png

Os cenários e figurinos também estão fantásticos (apesar de alguns personagens amaldiçoados terem ficado um pouco creepy, por serem mais realistas #prontofalei). Tudo é muito luxuoso e exuberante: o castelo é maravilhoso, as roupas do baile são incríveis e o figurino da Fera no baile final é lindo! ❤

a bela e a fera 5.png

Espero que eu tenha conseguido, por meio desse review, mostrar o quanto o resultado desse filme foi maravilhoso. A Bela e Fera sempre foi meu filme de princesa favorito, e eu saí da sala de cinema com o rosto cheio de lágrimas e um sorriso enorme. Se eu vou assistir de novo? Com certeza! ❤ Assistam também!

a bela e a fera 6.png

Abaixo eu vou comentar duas coisinhas com spoiler, então selecione apenas se já tiver visto o filme (ou não se importar com spoilers haha!):

  • Achei mancada o fato da Disney ter perdido a oportunidade de ter dito o nome da Fera. Tem uma cena em que ele diz especificamente “eu não sou uma fera”, e eu já fiquei na expectativa esperando que ele fosse dizer o próprio nome. Não diz. A Bela se refere a ele como Fera antes, mas depois dessa cena não é falado mais nisso. 😦 Depois de terem dado um plano de fundo ao personagem, que o tornou mais humano e mais profundo, o mínimo que eu esperava era que ele tivesse nome!!!
  • Curti o novo artefato que surgiu no filme, o livro mágico que é capaz de transportá-los para qualquer lugar. Também serviu para trabalhar a origem da Bela, falando sobre sua mãe.

Título original: Beauty and the Beast
Ano de lançamento: 2017
Direção: Bill Condon
Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Kevin Kline, Josh Gad, Ewan McGregor, Emma Thompson, Ian McKellen, Audra McDonald, Stanley Tucci

27 comentários sobre “Review: A Bela e a Fera

  1. Ai que tudo!!! Esse filme deve ser sensacional e quero muito ver. Fico feliz que tenha gostado…tenho certeza que também vou amar a trilha sonora.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

  2. Oi Prihh, tudo bem?
    Eu já li/assisti críticas favoráveis e contra, mas acredito que vou gostar muito da adaptação. Não pretendo ir por agora nos cinemas, por estar ainda com aquele frisson nas sessões. Vou esperar esfriar um pouco pra assistir.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

  3. A cada post que leio sobre esse filme eu fico com mais vontade ainda de assistir! Sua review conseguiu sim mostrar o quanto o filme foi maravilhoso e eu mal posso esperar a hora de ver!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❥

  4. Olá, Priih.
    Estou muito ansiosa para assistir esse filme. Eu amo contos de fadas e ainda mais quando fiquei sabendo que seria a Emma que faria, fiquei louca para assistir. Gostei de saber que eles contaram mais sobre os personagens do que sabíamos antes.

    Prefácio

  5. Oi, Priih.
    Acho que esse é o único filme de conto de fadas que eu tenho um pequeno interesse.
    Tenho que admitir que ele parece muito bem elaborado e produzido.
    E essa atriz geralmente faz belos filmes.
    O fato de terem mantido quase todo o original é algo pra ser celebrado.
    Abraços.

  6. Oi, Priih

    Você também chorou?? Então agora me sinto mais normal! Hahahha
    Postei minhas impressões sobre o filme ontem, eu curti bastante, mas tive algumas ressalvas, principalmente com os efeitos e a atuação de Emma em certos momentos.
    Sobre o nome da Fera… não é Adam? Lembro que uma vez li isso em algum lugar…

    Beijo

  7. Oi Priih!
    Eu sei que todos ficaram muito eufóricos, eu fiquei receosa pela escolha da Emma, e também por sua interpretação… Ainda não vi o filme, mas fiquei feliz q tenha gostado. Também achei muito esquisito os objetos animados, sei lá, esperava outra coisa. Mas fico feliz também que tenham respeitado músicas e vestimentas ^^
    Quero ver sim, mas confesso que quero ver mais Power Rangers que estreia hoje kkkkkkkkk
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

  8. Oi Prih,

    Assisti A Bela e a Fera na sexta da estreia e adorei. EU já esperava um filme não tão igual a animação pelos comentários do diretor. Não me incomodaram algumas mudanças e nem senti falta de coisas.

    A única coisa que achei estranha foram os cortes pretos no meio do filme, acho que isso poderia ser tirado. No mais, ótimo filme e veria um milhão de vezes. Aliás, quero ver novamente porque da primeira vez não foi em 3D. 🙂

    Bjs, @dnisin
    http://www.sejacult.com.br

  9. Hey Priiih, lindona ❤ Tudo bom e com você?
    MENINAAAA, a bela e a fera ❤ to fazendo resenha aqui dele também ❤
    É encantador, realmente, mágico ❤
    transborda o coração e voce quer entrar de verdade na história!
    adorei os elementos que casaram bem com o filme e os da animação .. .Eles deixaram cada um com sua peculiaridade e adaptaram muito bem!
    AMEEEEEEEEEEI A TRILHA SONORA, SÉRIO!!!
    ADOREI A EMMA COMO BELA, PERFEITAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, não poderia ser outra!
    Amei o personagem gay, os dois, não ficaram forçados, ficaram ali, de uma forma tão bonita, que não poderia ser diferente! Nada do exagero que eu pensei que seria e do drama que estavam fazendo HAHAH
    SIMMMMMMMMMM, NÃO FALOU O NOME DO ADAM!!!!!!!!!!!!!!!
    aDOREI O LIVRO MAGICO ❤
    Oloco 😮 Não?? Acho que podia tentar o da Briones, então! Ela tem uma premissa parecida, mas mudam alguns elementos…HUmmm A Malu acho que teria cara de chatinha na vida real HAHAHAHAH não seei porque… Uma chatinha com um coração de ouro HAHAHAH Entendo… mas tudo bom ❤

    beijocas queridona!
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

Deixe um comentário

