Oi gente! Tudo certo?
Lembram quando comentei que mais novidades seriam anunciadas por aqui? 😉 Pois então: André Souto, autor do livro Ossos do Clima, agora é parceiro do Infinitas Vidas! \o/
Sinopse: O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial.
Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.
E é claro que eu o convidei para responder à tradicional entrevista que faço com os autores parceiros. 😉 Vamos conferir as respostas dele?
1. Como e quando você decidiu ser escritor?
Em algum momento na infância migrei dos gibis para os livros, ler sempre foi uma necessidade vital do meu cotidiano. Escrever eclodiu. Ninguém nasce escritor, aos poucos, o desejo de preencher as lacunas foi se delineando impulsionado por uma vontade de contar estórias sob uma ótica brasileira, entendendo que também outras pessoas gostariam de reconhecer-se em nossas ruas e modos típicos. Terminei o primeiro livro antes dos vinte, mas não tenho interesse em publicá-lo. Comecei e abandonei outros ao longo da jornada. Escrevi uma peça de teatro, Ventre Nosso, produzida e dirigida profissionalmente pelo saudoso Wellington Dias. Redigi contos e roteirizei um deles para um curta-metragem. Elaborei artigos e textos acadêmicos. Lapidava a voz narrativa, Ossos do Clima ganhou forma a partir do momento que me senti pronto para retomar minha essência romancista.
2. Quais autores foram as suas maiores inspirações no mundo literário?
Li muitos clássicos antes de escrever. Entretanto, foram dois autores contemporâneos que mudaram o modo que enxergo a literatura, Milton Hatoum, que conheci pessoalmente em 2004; e Patrícia Melo, uma das responsáveis por minha paixão pela literatura policial. Existem vários outros, pois estou sempre querendo aprender, todo autor deve buscar dissecar as estruturas e a forma dos grandes mestres, mesmo quando se busca a especialização no gênero, período em que obrigatoriamente deve conhecer as obras daqueles que fizeram da consagrada estrutura de crime e mistérios uma vertente da literatura urbana. Quando estou escrevendo, as leituras são sempre correlacionadas ao texto em produção.
3. Como foi o processo de desenvolvimento de Ossos do Clima? Quais foram as partes mais bacanas e as mais difíceis ao longo desse processo?
Eu não tenho uma fórmula, mantenho uma rotina de escrita. O desenvolvimento de Ossos do Clima surge da temática tratada como pano de fundo da trama. Sempre que lecionava ou palestrava sobre as questões climatológicas havia uma agitação nas pessoas, percebi que muitos não conheciam as teorias, fadados a um único ponto de vista. Decidi testar as mais íntimas certezas de um maior número de leitores confeccionando um enredo policial, onde as investigações e conflitos são alimentados por uma complexidade moral orquestrada sobre uma teia eletrizante repleta de intrigas, reviravoltas e mistérios.
Uma parte bacana do processo foi aprender sobre os assuntos que permeiam a obra. São elementos e personagens que se enredam em questões globais em uma investigação lógica, um quebra-cabeças, exigindo uma profunda pesquisa, mas estudar sempre foi uma paixão.
O maior desafio consistiu na construção da protagonista, Alice Gianne, portadora de Alexitimia, um tipo raro de autismo, que inibe as reações emocionais. Confeccionar as cenas sob um ponto de vista complexo, em analogia à trama, exigiu o desenvolvimento de uma técnica de percepção escrita a fim de parecer verossímil, e fazer com que o leitor sinta-se como a personagem.
4. Você teria alguma dica para quem também deseja publicar seu próprio livro?
Leia grandes livros, teóricos e ficcionais, anseie sempre melhorar a técnica, escrever melhor. Embora, muitos digam que é apenas inspiração, lembre-se, outros artistas (pintores, cantores e atores) trabalham diariamente. Crie sua rotina. A literatura nacional está crescendo, acredite em você.
5. Fique à vontade para deixar um recado aos leitores do Infinitas Vidas!
Continuem seguindo o Infinitas Vidas! Espero que curtam Ossos do Clima, trabalhei com muito carinho e determinação pensando em você, leitor. Amei escrever esta estória, desejo que experimente em cada da palavra o que senti. Estou sempre à disposição para elogios, críticas e sugestões. Vem comigo!
Meu muito obrigada ao André pela confiança e por participar dessa entrevista!
Estou ansiosa para ler Ossos do Clima e trazer pra vocês uma resenha bem bacana. 😉
E vocês, gostaram de conhecer um pouquinho mais sobre o autor e sua obra?
Me contem nos comentários!
Beijos e até semana que vem! ❤
Oi Priih,
Parabéns pela parceria e pela entrevista.
Autores nacionais vem se destacando muito ultimamente e dá um orgulho saber que eles são ‘nossos’, né?
Vamos descobrir muitas leituras maravilhosas com eles, tenho certeza.
Beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, Priih!
Parabéns pela parceria! A trama parece ser cheia de mistérios e ação. Meu olhos de psicóloga já focaram logo a parte da entrevista em que ele fala sobre a personagem com alexitimia! 😛
Beijos, Entre Aspas
Adorei! Muito obrigado pela oportunidade!
Oi Priih! Parabéns pela parceria, quero conferir resenha desta obra.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Minhas felicitações pela parceria Pri! Gostei da entrevista e achei a sinopse do livro do André Souto bem instigante. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Oi, Priih.
Parabéns por mais essa parceria, a entrevista foi ótima.
Beijo
Te Conto Poesia ♥
Oie,
não conhecia nem o autor nem o livro, mas gostei bastante da entrevista.
Parabéns pela parceria
bjs
Blog Vanessa Sueroz
Muito obrigado, meninas! Espero que curtam!
Olá, tudo bom? Parabéns pela parceria e pela entrevista ❤ Não conhecia o autor e nem a obra, vou ficar no aguardo da resenha *_*
Beijos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Parabéns pela parceria! Adorei a entrevista… O livro parece ser ótimo!
Beijos,
Duas Livreiras
Oi Priih! Que bacana a entrevista, gostei bastante! Parabéns pela parceria e que seja um sucesso!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oie Pri =)
Parabéns pela parceria e pela entrevista! Fico super feliz em ver que a cada dia a literatura nacional ganha mais força.
Que a parceria seja um sucesso para o André e para você 😉
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Achei a capa do livro muito bonita. Já me chama a atenção de cara. Não conhecia o autor e adorei a entrevista. Muito bacana conhecer eles um pouco mais 🙂
http://www.vivendosentimentos.com.br
Ooi Priih, tudo bom??
Uhuul Parabéns pela parceria \o/ O livro parece ser um romance policial cheio de mistérios, muito bom!
Muito bom saber que a maioria começou a ler gibis e aí mudou para os livros ❤
Beijoos,
Sétima Onda Literária
Oi, Priih!
Parabéns pela parceria com o autor, o livro parece ser muito bom! Admiro quem consegue colocar as ideias no papel, confesso que já tentei escrever alguns contos e não deu certo, rs.
Beijos
Moleca de 20
Parabéns pela nova parceria! Animada para ler a resenha do livro por aqui, espero que em breve!
Olá, Priih.
Que legal. Meus parabéns pela parceria. Espero que você aprecie a leitura. Achei a capa muito bonita e o enredo parece ser muito interessante, vou aguardar a sua resenha. A entrevista ficou bem bacana. Gostei bastante da dica dela para futuros escritores. Não basta só inspiração e talento hehe.
Prefácio
Parabéns pela parceria!! Achei essa capa e o título do livro sensacionais. Também adorei a entrevista. O autor é muito simpático e deu para perceber como ele trilhou um longo caminho até chegar no lançamento de sua obra. Isso é o que mais importa, né? Nunca desistir.
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi Priih,
Parabéns pela parceria, desejo sucesso para ambos.
Adorei conhecer mais sobre o autor e sua obra.
Fico aguardando sua resenha para conhecer mais da história.
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Oi,
Parabéns pela parceria e pela entrevista!! A capa do livro ficou linda e fiquei curiosa com sinopse!! Espero ler a resenha logo! Rsrs
Bjs!
Fadas Literárias
Oi Priih, tudo bem?
Eu não conhecia o autor mas fiquei bem curiosa, principalmente porque a ambientação da história é aqui em Brasília. Dica mais do que anotada.
bjus,
Amanda Almeida
Olá flor!!! Adorei a entrevista. Vi que é um autor que gostava muito de ler Clássico, isso é bom, pois aprendemos muito com os clássicos. O livro dele parece ser bem interessante. Parabéns pela parceria.
Beijos,
Monólogo de Julieta
Parabéns pela parceria, viu? Adorei a entrevista e gostei da dica que ele deu pra futuros escritores, com certeza vou seguir ^^
Um beijão,
Gabs do likegabs.blogspot.com ❣
Olá! Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, leria sem dúvidas!
Parabéns pela parceria!
Beijo!
http://booksmanybooks.blogspot.com.br/
Oiii Prih
Parabéns pela parceria, sucesso ao autor e ao blog. O livro parece ser interessante, adoro suspense, e a história tem boa pinta. Vou esperar sua resenha.
Beijos
Alice and the Books
Oi, Priih.
Puxa, mais uma parceria no blog de um artista nacional.
E gostei da sinopse do livro dele, parece o tipo de leitura que mais me interesso.
O ano começou cheio de novidades legais!
A literatura nacional está mesmo numa crescente e é sempre legal ver entrevistas assim que nos mostram um pouco mais do início do escritor e suas dicas pros aspirantes.
Abraço.
http://www.diegomorais18.blogspot.com.br/
Oi Prih,
Parabéns pela parceria e a entrevista!
Achei a premissa bem interessante, adorei a capa.
Muito válidas as dicas dele para a escrita, gostei.
Sucesso para o autor.
tenha uma ótima semana
Nana – Obsession Valley
Oiii, Priih!!
Parabéns pela parceria e parabéns ao autor! Desejo muito sucesso para ambos! Beijos,
http://www.estranhoscomoeu.com
Pingback: Resenha: Ossos do Clima – André Souto | Infinitas Vidas