Review: Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar

Oi pessoal! Tudo certo?

Conforme prometi na semana passada, para o post de hoje eu trago meu review/Dica de Série sobre Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar, o tão falado revival da Netflix. Esse especial se passa em quatro episódios, cada um narrando uma estação do ano. 🙂

gilmore-girls-um-ano-para-recordar

Sinopse: Bem-vindo de volta a Stars Hollow. Nove anos depois, saiba o que está acontecendo na vida das mulheres Gilmore: a relação de Lorelai (Lauren Graham) com Luke (Scott Patterson) está em uma pausa desconcertante; a carreira jornalística de Rory (Alexis Bledel) parou antes mesmo de começar e o mundo de Emily (Kelly Bishop) virou de cabeça para baixo após a morte de Richard (Edward Herrmann).

Preciso dizer que, ao contrário da maioria das pessoas, eu gostei da sétima temporada de Gilmore Girls. As pessoas têm muitas críticas a ela por não ter sido obra de Amy-Sherman e Daniel Palladino, que saíram ao final da sexta temporada por problemas contratuais. Porém, todas as coisas toscas e erradas que aconteceram na sétima temporada tiveram origem no fim da sexta, sendo, portanto, criação dos Palladino. Concordo que alguns desenvolvimentos (em especial o de Lane e o de Lorelai e Christopher) foram decepcionantes mas, de modo geral, não achei a temporada ruim. Além disso, a cena final foi perfeita pra mim, sendo um encerramento digno e intimista para uma série como Gilmore Girls, que em seu enredo simples e realista trabalha justamente as relações entre os personagens e os fatos do cotidiano.

gilmore-girls-um-ano-para-recordar-3

Dito isso, serei sincera: não gostei muito do revival. O primeiro motivo: as duas garotas Gilmore principais não parecem ter evoluído em 9 anos. Lorelai passa por uma crise de meia-idade (bastante compreensível e bem fundamentada), mas continua agindo de modo imaturo em relação à mãe e continua tendo problemas de comunicação com Luke. Contudo, a personagem é extremamente cativante e divertida, então dificilmente consigo me irritar com ela por muito tempo. Além disso, Lauren Graham protagonizou uma das cenas mais bonitas de Gilmore Girls no episódio Outono. Rory, por sua vez, parece não ter aprendido nada com os erros do passado: tem um amante (ou seja, mais uma vez não liga para os sentimentos de outra mulher e, para piorar, dessa vez ela não tem peso algum na consciência), está totalmente perdida na carreira, continua se achando boa demais para determinadas funções (mesmo estando sem perspectiva alguma) e perdeu totalmente a garra que víamos naquela estudante dedicada e focada das primeiras temporadas. A série inclusive brinca com essa inadequação e imaturidade da Rory em relação a vida adulta quando nos apresenta a um novo grupo de Stars Hollow: a Gangue dos 30 e Poucos – jovens adultos que estudaram, viajaram, tiveram várias oportunidades, mas foram “cuspidos” pelo mundo real de volta à casa dos pais. O grande destaque da família Gilmore fica por conta de Emily e – por que não dizer? – Richard. O ator Edward Herrmann, que interpretava Richard, faleceu em 2014, e o revival se preocupa muito em trabalhar a sua ausência durante as quatro estações que compõem o revival. Kelly Bishop que dormiu no formol soube trabalhar de maneira impecável o luto de uma mulher que viveu 50 anos ao lado do marido, vivendo em função dele e cuidando de seu bem estar. Emily passa por diversas fases do luto: vemos a personagem lidando com a tristeza e a melancolia, vemos também um momento “hiperativo” no qual ela tenta se livrar de tudo que há na mansão em que vive, vemos também ela abrindo o coração para novas experiências e, por fim, entendendo como lidar com essa dor. Todo o autoconhecimento e evolução que faltam nas outras duas Gilmore nós encontramos em Emily. Ela foi, de longe, a melhor parte desse revival. ❤ O segundo motivo que me fez não curtir tanto Um Ano Para Recordar é que a passagem do tempo não ficou bacana. Cada episódio mostra uma estação, e a transição não fica natural, sendo um tanto confusa em determinados momentos (principalmente pelas idas e vindas da Rory). Além do mais, alguns minutos preciosos de tela foram gastos com besteiras que estamos cansados de saber que acontecem em Stars Hollow (como aquele musical bizarro, por exemplo).

gilmore girls um ano para recordar 4.png

Os outros personagens clássicos da série estiveram presentes, e eu gostei da participação de todos. Não vou falar sobre as mudanças na vida de cada um porque o review ficaria muito longo e cansativo, mas fiquei muito satisfeita ao perceber que a maioria deles teve evolução. Apesar de Stars Hollow ser uma cidade pequena e sem grandes novidades, a série soube explorar o que os 9 anos fizeram na vida de seus habitantes. Minha única decepção nesse sentido ficou por conta de Sookie, pois o destino da personagem foi extremamente nonsense. Agora, sobre os tão falados ex-namorados da Rory: quando Gilmore Girls finalmente fez com que eu me apaixonasse pelo Logan, esse revival veio pra me fazer odiá-lo novamente. Assistam, vocês vão entender. Jess, que eu comecei odiando, ganha meu coração desde a season 5, e não foi diferente dessa vez. ❤ E fiquei feliz ao ver o respeito e carinho mútuo entre Dean e Rory. Mas Luke continua sendo o melhor personagem masculino dessa série, e tenho dito! ❤ Por último, mas não menos importante, as duas melhores amigas de Rory voltaram com tudo: Lane continua na música e Paris está mais incrível do que nunca!

gilmore girls um ano para recordar 5.png

Agora, sobre “as últimas quatro palavras” que Amy-Sherman Palladino pediu para que não divulgássemos: pra mim não foram um bom encerramento. Prefiro a cena final da season 7, honestamente. Quem já assistiu ao revival pode selecionar o próximo trecho (POR FAVOR COMENTEM SOBRE ISSO COMIGO NOS COMENTÁRIOS!): eu entendo que Rory estar grávida possa fechar um ciclo importante na vida das Gilmore. Ela, que sempre foi tão próxima da mãe, agora repete os mesmos passos. Contudo, Lorelai passou por essa experiência com 16 anos, no auge da imaturidade. Rory tem 32, gente! Ela não é uma menininha, toda a relação dela com o Logan é extremamente errada e tóxica. A personagem demonstra que suas graves falhas de caráter continuam, e eu fico muito triste por Rory ter se transformado… nisso. Claro, sem nem precisar mencionar a falta de foco, determinação e perspectivas, características tão marcantes na Rory das primeiras temporadas. Ela é uma pessoa que teve todas as oportunidades do mundo e, ainda assim, sempre deixa a imaturidade e o ego falarem mais alto.

gilmore-girls-um-ano-para-recordar-2

Bom, pessoal, eu sei que esse review não foi cheio de amores, mas espero que eu tenha conseguido explicar pra vocês o que gostei e o que não gostei em Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar. A qualidade da série em si é muito boa e se mantém fiel ao material original. Os relacionamentos estão ali, os diálogos inteligentes e ágeis também. Contudo, os quatro episódios deixam mais pontas soltas do que conclusões, o que é decepcionante. Mas, para ser honesta, Gilmore Girls sempre foi uma série que me trouxe muitas decepções, principalmente quando eu via os personagens cometendo os mesmos erros. E, por um lado, esse é um dos seus charmes: com personagens falhos e situações verossímeis, é impossível não tomar partido e ficar indiferente ao que assistimos. E, se o revival tinha como missão reacender os antigos sentimentos proporcionados pela série original, ele fez isso muito bem.

Título original: Gilmore Girls: A Year in the Life
Ano de lançamento: 2016
Criadora: Amy Sherman-Palladino
Elenco: Lauren Graham, Alexis Bledel, Scott Patterson, Melissa McCarthy, Kelly Bishop, Liza Weil, Keiko Agena, Yanic Truesdale, Matt Czuchry, Milo Ventimiglia

28 comentários sobre “Review: Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar

  1. Gostei da dica Priscilla. Notei pela blogosfera que esse revival não agradou muita gente e mesmo sem conhecer muito bem a série, tenho absoluta certeza que reprovaria as atitudes da Rory também. Beijo!

  2. Oi Priih!

    Não se fala em outra a não ser está série hahahaha o que me deixou bastante curiosa! Sei que são muitas temporadas, mesmo assim estou animada! Concluir que série e amada por muita gente! É uma pena que ao longo dela alguns momentos tenha sido decepcionantes para você! É claro que existe o lado bom e lado ruim para tudo, ao menos você gostou apesar dos pesares, não posso opinião muito por que nunca assistir mas gostei do post.

    Beijinhos

    Resenha Atual

  3. Pois é… você não é a primeira que eu vejo decepcionada com essa temporada.
    Confesso que não tinha terminado nem as outras ainda, rsrs, e não me animo para começar a assistir de novo 😦
    Amei ler sua review, achei bem detalhista, do jeito que gosto.
    Beijinhos,
    Sabrine Varolo.
    Blog Entre Garotas

  4. Olá, Priih.
    Sou da opinião de que tem coisas que deveriam terminar e pronto. Quando tentam inventar em cima sempre fica alguma coisa errada. Não sei se vou assistir porque não assisti a nenhuma temporada. Mas que pena que as personagens não amadureceram nada. Mas que bom que teve alguns pontos positivos.

    Blog Prefácio

  5. Eu nunca assisti Gilmore Girls, então sou daquelas que só tá observando a internet surtar com o revival hahaha essa já é a segunda review que eu vejo que comenta sobre as personagens não terem aprendido nada com seus erros, é uma pena, né? Mas mesmo assim, é sempre bom matar a saudade das séries que a gente gosta ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

  6. Oie Pri =)

    Como já comentei com você, não cheguei a acompanhar a série quando ela passou no SBT e vou aproveitar agora que todas as temporadas estão disponíveis na Netflix para conhecer essa série tão amada.

    Espero não me decepcionar, por que vou ficar brava com muita gente que me indicou ela se isso acontecer rs…

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  7. Oiee amore , tudo bem? Não acompanho a série, mas ás vezes via alguns capítulos. È bem legal, engraçada e não ligue para críticas, as pessoas criticam tudo. Jesus,,,
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

  8. Oi Priih, sua lidna, tudo bem?
    Ah, estava aguardando essa postagem!!! Chocada com a atitude de Rory, não aceito traição e ela ser a outra novamente e sem nenhuma culpa, me decepcionou. Lorelai não ter se resolvido com Luke também é decepcionante. Mas eu já esperava que poderíamos ter grandes cenas com Emily, e pelo visto foi melhor do que previ. também adoroooooo o Luke, risos… Sua crítica ficou ótima, muito bem argumentada!!! Não vejo a hora de ver, mesmo que tenha me decepcionado, pois acompanhei a série desde o início.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  9. Oi, Priscila! Que pena que não curtiu tanto. Não sei se cheguei a comentar isso no post passado, mas eu resolvi rever as 7 temporadas pela milésima vez antes de ver o revival e ainda não acabei, claro. Espero não me decepcionar tanto quando finalmente assistir.

    Beijos, Entre Aspas

  10. Oi, Priih

    Que pena que não curtiu tanto. Há algumas semanas só se falava desse revival, tava dando nervoso já! Hahahaha
    Pena que a Rory não evoluiu, seu problema com ela foi intenso mesmo. E eu selecionei a parte que está em branco…bem esperta, né? Peguei um master spoiler! Hahahaha
    Mas eu tbm nem vou assistir tão cedo, acabaria pegando esse spoiler de um jeito ou do outro.

    Beijo
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

  11. Olá tudo bem?
    Nossa quanto post sobre essa série eu tenho visto nos últimos dias. Preciso tomar vergonha na cara e começar a assisti-la, pois sei que vou gostar. Seu post está incrível e adorei poder conferir a sua opinião a respeito da série. Com certeza vou iniciá-la hoje ainda.
    Aproveitando a minha visita e seguindo seu blog pra acompanhar as novidades.
    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br

Deixe um comentário

