Dica de Série: Gilmore Girls

Oi pessoal, como estão?

O post de hoje é a primeira parte da minha indicação a respeito dessa série que vem tomando a internet desde que teve um Revival anunciado: Gilmore Girls! 🙂

gilmore girls poster.png

Sinopse: Lorelai Gilmore (Lauren Graham) tem uma relação tão amigável com sua filha, Rory (Alexis Bladel), que muitas vezes elas são confundidas como irmãs. Entre o relacionamento de Lorelai com seus pais, a nova escola preparatória de Rory, e os romances nas vidas das duas, há muito drama e muita diversão acontecendo.

Eu comecei a assistir Gilmore Girls por curiosidade, mas sem maiores pretensões. Até comentei que não iria maratonar! Mas, obviamente, eu menti pra mim mesma e maratonei, assistindo as 7 temporadas em três meses e aguardando ansiosa o Revival. 😛 No post de hoje, vou falar sobre a série original e na semana que vem eu dou minha opinião sobre Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar, combinado? 😉

gilmore-girls-5

Em Gilmore Girls, somos apresentados a Lorelai Gilmore, uma mulher forte e decidida. Nascida em berço de ouro, ela engravidou aos 16 anos, não quis se casar com o pai de sua filha e saiu de casa para tentar a vida de modo independente. Também conhecemos Rory Gilmore, filha e melhor amiga de Lorelai, uma menina estudiosa e apaixonada pelos livros. A série tem uma premissa simples: acompanhamos o dia a dia das duas na pequena cidade de Stars Hollow, vemos suas amizades, seus relacionamentos, suas dúvidas, seus medos, suas conquistas, seus diálogos implacáveis e seu vício por café. É como se fôssemos amigos delas e víssemos de perto sua trajetória. A série não tem reviravoltas mirabolantes ou situações impensáveis, pois retrata de maneira bem realista a vida de Lorelai e Rory. A terceira garota Gilmore é Emily, mãe de Lorelai. Ela e a filha sempre tiveram problemas no relacionamento, agravados após a gravidez de Lorelai e sua saída de casa. A história começa com a reaproximação de Lorelai e seus pais, pois ela precisa de dinheiro emprestado para que Rory possa estudar em um colégio particular de elite, Chilton (pois o sonho da menina é ir para Harvard, o que exige uma educação de ponta).

gilmore girls.png

O grande trunfo de Gilmore Girls está nos personagens. Lorelai e seus diálogos velozes, cheios de referências e entusiasmo, é uma personagem de grande força. Apesar de ter tido uma adolescência repleta de privilégios, no momento em que ficou grávida ela decidiu trilhar o próprio caminho. Sua relação com sua mãe, Emily, e seu pai, Richard, sempre foi controversa, pois a personagem nunca quis a vida regada a luxo e convenções sociais que seus pais sonhavam para ela. E ela se saiu muito bem criando Rory sozinha e construindo um novo lar em Stars Hollow. Infelizmente, não tenho muitas palavras positivas pra falar de Rory, que é a personagem de que menos gosto. Ela começa a série sendo uma pessoa doce e esforçada, fazendo com que eu torcesse por ela e me identificasse com seu amor pelos livros e a pouca habilidade social, mas com o passar do tempo a personagem só dá mancadas com todo mundo. Ela foi protegida em demasia por Lorelai e acaba apresentando falhas de cárater graves, principalmente quando não reconhece os erros que comete e se vitimiza. A próxima frase é um spoiler, selecione se quiser ler: fico pasma com uma personagem que trai o namorado e depois perde a virgindade com ele depois que o cara casou (Dean, no caso)! E o pior: essa não é última vez que a personagem vai fazer algo do tipo. Além de demonstrar ingratidão diversas vezes não apenas em relação à Lorelai, mas aos avós (olá, season 6).

gilmore girls 2.png

Os personagens secundários também são ótimos: Luke é um amigo leal e uma pessoa incrível, sendo o pretendente que todo fã deseja ver ao lado de Lorelai; Sookie, a melhor amiga de Lorelai (além da Rory), é engraçada e talentosa; Lane é a melhor amiga que Rory poderia ter, além de possuir o melhor gosto musical da série; Paris rouba a cena desde sua primeira aparição, nos levando do ódio ao amor profundo; os namorados de Rory (Dean, Jess e Logan) também têm papéis importantes na vida da garota, cada um com suas características; Michel é ranzinza, mas ganha um lugar em nossos corações; Kirk, Srta. Patty e Babette são três das figuras mais carismáticas e divertidas de Stars Hollow, e por aí vai. A própria Star Hollow é uma personagem importante, com seus eventos temáticos, seu jeitinho único e suas peculiaridades encantadoras.

gilmore-girls-lorelai-e-luke

É inegável que grande parte do enredo de Gilmore Girls se concentra em Lorelai, Rory e a relação das duas com os pais de Lorelai. Há muita mágoa por parte de Emily e Richard, que veem na atitude de Lorelai (sair de casa e se afastar totalmente deles) uma repulsa por tudo o que eles representam. Da parte de Lorelai, existe muito ressentimento por ter sido forçada a um estilo de vida que não queria ter. Porém, Rory é o elo que conecta esses dois mundos e tenta ao máximo melhorar essa relação conturbada. Outro aspecto de destaque no enredo é a passagem do tempo para os personagens, pois durante as temporadas eles vivenciam muitas coisas importante: decisões profissionais, relacionamentos, experiências e decisões difíceis… E isso faz com que o espectador se conecte a suas vidas e torça para que eles encontrem aquilo que buscam.

gilmore girls familia gilmore.png

Sim, a série também tem falhas. Diversas vezes vemos os personagens retrocedendo em sua evolução e cometendo erros que não fazem o menor sentido dado o momento em que eles estão. E, é claro, os próprios personagens têm defeitos: Lorelai, por exemplo, tem momentos de muita infantilidade ao lidar com seus pais. Rory é uma personagem que não tem como defender, pois é mimada ao extremo enquanto tenta manter a pose de certinha. Emily e Richard vivem forçando a barra com a Lorelai, em vez de tentar compreender, ouvir e confiar na filha. Todos esses aspectos – e falhas – tornam Gilmore Girls uma série verossímil e humana, mas também dão nos nervos de vez em quando, especialmente quando certas atitudes não fazem sentido depois de todas as experiências vividas.

gilmore-girls-4

Gilmore Girls foi uma série que me conquistou, mas me fez passar muita raiva (Rory, maior parte dessa raiva é culpa sua, bjs). É gostosa de acompanhar porque os personagens são muito carismáticos e fazem com que você passe a torcer por eles e querer o melhor para suas vidas. É uma série que contempla momentos que todos nós já passamos ou vamos passar: desilusões amorosas, desafios pessoais e profissionais, momentos em que queremos jogar tudo pro alto… Tudo isso regado a diálogos velozes e inteligentes, muita comida e litros de café. Não é uma série perfeita, mas é carismática e aconchegante. Recomendo! 🙂

Título original: Gilmore Girls
Ano de lançamento: 2000
Criadora: Amy Sherman-Palladino
Elenco: Lauren Graham, Alexis Bledel, Scott Patterson, Melissa McCarthy, Kelly Bishop, Edward Hermann, Liza Weil, Keiko Agena, Yanic Truesdale, Matt Czuchry

27 comentários sobre “Dica de Série: Gilmore Girls

  1. Oi Priih! Vi o pessoal bem animado com o retorno. Eu não assistia esta série e não compartilhei desta empolgação toda, mas fiquei feliz em ver os fãs comemorando. Eu tenho séries queridas que adoraria ver tendo mais uma chance.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

  2. Oie Pri =)

    Ando me sentindo uma ET, pois todo mundo está comentando sobre esse seriado e eu nunca assisti nenhum episódio rs… Vou aproveitar que tem todas as temporada na Netflix para conhecer a história de Gilmore Girls.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  3. Oi, Priih.
    Amo tanto essa série e quando a Netflix anunciou que traria um revival meu coração quase teve um treco, foi como voltar para minha adolescência.
    Mas preciso dizer que teve muita coisa que não gostei rs, mas sem dúvidas foi muito bom poder ver as meninas Gilmore novamente.
    Beijo

  4. Ai, eu até já tentei assistir, vejo todo mundo falando bem e tal, mas não consegui gostar, acredita? Eu não sou muito de séries mais paradinhas, gosto de reviravoltas e surpresas, sabe? Acho que por isso que GG não me prendeu. Mas adorei o post!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

  5. Oi, Priih! Essa é a minha série preferida da vida! Foi a primeira que acompanhei do início ao fim. Fiquei órfã quando acabou e me animei muito com o rivival (que eu ainda não assisti, porque resolvi maratonar a série toda pela milésima vez e ainda não terminei! hahahah). Concordo com você em suas opiniões a respeito da Rory e da Lorelai, mas vendo hoje em dia, na época esses defeitos passaram meio batidos por mim. Ainda assim, amo demais todo esse universo.

    Beijos, Entre Aspas

  6. Oi, Priih

    Com esse revival só se falou dessa série no Facebook. Eu até tenho curiosidade, mas morro de preguiça de começar do começo. Já foi tempo em que eu tinha saco pra maratonar série! Hahaha
    Você é a primeira pessoa que vejo falando um pouco mal da Rory. Acredito que muitas atitudes dela sejam justificáveis, ela é muito nova, mas só vendo mesmo para saber.
    Espero que nos novos episódios ela tenha te agradado.

    Beijo
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

  7. Oi Prih, sua linda, tudo bem?
    Ah, que saudades dessa série. Eu acompanhei na época na Warner e adorava, não perdia um episódio. Concordo com você, o diferencial é a Lorelai e seu drama com a mãe e com a filha e os diálogos com certeza. Um texto inteligente, afiado e ágil. Não tem como não amar. Fiquei triste em saber que o ator que interpreta o pai dela faleceu e por isso não está presente nesses capítulos extras que fizeram. Estou louca para ver, ficarei aguardando sua opinião sobre eles.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  8. “Gilmore Girls foi uma série que me conquistou, mas me fez passar muita raiva (Rory, maior parte dessa raiva é culpa sua, bjs).” Isso definitivamente me define!
    Estou maratonando a série para poder assistir ao revival…. me apaixonei novamente, principalmente pq agora eu posso pausar, ver as sequencias, voltar em algo engraçado… Amo!!!

  9. Oi Priih,

    Acho que Gilmore Girls é um marco na adolescência de muita gente, a minha pelo menos foi marcada por elas. Confesso que não assisti a série até o final, mas quero começar a rever em breve. O revival eu não quis ver com medo de não entender muita coisa.

    Muita coisa do que eu leio é influência desse seriado, que tinha ensinamentos tão legais. Era uma série pra você ver com as outras pessoas, interagir sobre ela… muito bom e não perde a validade, dá pra ver em qualquer época. 🙂

    Bjs, @dnisin
    http://www.sejacult.com.br

Deixe um comentário

