Review: Doutor Estranho

Oi, gente! Tudo bem?

Novembro vai ser o mês dos filmes por aqui. 😛 Tem muitas estreias acontecendo pelas quais eu estava ansiosa e uma delas é tema do post de hoje: Doutor Estranho!

doutor-estranho-poster

Sinopse: Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.

Doutor Estranho é um filme de origem, e somos apresentados ao famoso, premiado e milionário neurocirurgião Stephen Strange. Arrogante, do tipo que escolhe pacientes de acordo com a complexidade do caso, mas muito orgulhoso do que faz (uma mistura de House com Tony Stark), Stephen tem no seu trabalho a razão para viver. Após sofrer um acidente de carro gravíssimo e ter o controle das mãos comprometido, ele investe toda a sua fortuna em busca da cura, que nunca encontra. Suas pesquisas o levam até o Nepal, a um local chamado Kamar-Taj. O lugar, porém, não é apenas um centro medicinal, mas sim um lugar místico que lida diretamente com magia e combate forças malignas de diversos universos que ameaçam a segurança da Terra. Guiado pela Anciã, a Maga Suprema, Stephen Strange descobre seus talentos para magia e acaba se envolvendo na luta contra Kaecilius, um antigo aluno da Anciã que deseja dar o controle da Terra a Dormammu, um ser místico que vive na Dimensão Negra.

doutor estranho.png

Já deu pra perceber que Doutor Estranho é repleto de elementos místicos, né? É por isso, inclusive, que o personagem demorou a surgir no Universo Cinematográfico da Marvel. Até então, os filmes não haviam trabalhado com a mais pura magia, e agora ela surge com Stephen Strange. No filme, são trabalhadas questões como o poder da mente para conjurar as magias, o plano astral e o multiverso e suas diversas possibilidades. A maneira como esses conceitos foram introduzidos foi muito bacana, sem soar falso, forçado ou artificial. Os efeitos especiais foram um show à parte, trazendo ao espectador toda essa atmosfera mágica. E isso que nem vi em 3D! Mesmo assim, fiquei encantada com as alterações da realidade, com as distorções do espaço, com as lutas repletas de magia… enfim, foi muito bacana!

doutor estranho3.png

Outro ponto positivo do filme: meu queridinho Benedict Cumberbatch! Doutor Estranho com personalidade,  humano, dividido entre o próprio egoísmo e a vontade de fazer o bem (um conflito que já era nítido mesmo quando ele atuava “apenas” como neurocirurgião). Também gostei da Rachel McAdams como Christine, ela ajudou a trazer a parte mais humana de Stephen à tona. Pena que a personagem tenha tido tão pouco tempo em tela e com menos importância do que deveria: ela é uma médica incrível, mas ficou à sombra de Stephen. Também gostei dos outros personagens, como a Anciã, o Mordo e o Wong.

doutor estranho2.png

Agora chegamos aos pontos negativos do filme: novamente, temos um vilão fraco e uma motivação sem graça. Quando somos apresentados ao Templo de Kamar-Taj e às explicações de que a Terra é protegida pelos Magos, também é explicado que Kaecilius é um antigo aluno da Anciã que se rebelou e agora está ao lado de Dormammu, o ser que reina na Dimensão Negra. É revelado que ele buscou a magia em Kamar-Taj pois havia perdido todos a quem amava e estava perdido. Pois bem, isso parece algo forte a ser explorado na sua motivação para ser vilão, né? Que nada, o filme decidiu que ele seria vilão apenas por estar ~revolts~ com uma descoberta em relação à Anciã. Gente, sério, sem graça demais. Vilão sem um PINGO de personalidade, totalmente subexplorado e sem nada de carisma. Não que o vilão precise ter um SUPER PLANO MALÉFICO de destruir a Terra inteira e picar todo mundo em pedacinhos. Ele pode servir apenas para um filme só, com algum plano menor, desde que tenha razão de ser, sabem? Felizmente, temos uma ÓTIMA cena de Strange contra Dormammu, uma das melhores do filme: engraçada, bem pensada e bem executada. Adorei. 🙂

doutor estranho4.png

Resumindo: Doutor Estranho é um bom filme de origem, apesar de não ser meu favorito. As motivações do vilão são toscas e, pra mim, isso tira muito da força do enredo. Porém, acredito muito no potencial de Stephen Strange e acho que ele vai acrescentar MUITO no universo Marvel. É um personagem com conflitos e ambiguidades, mas que optou por fazer o bem. Além disso, toda a questão da magia é uma novidade muito bacana nos filmes. Recomendado! 😉

Título original: Doctor Strange
Ano de lançamento: 2016
Direção: Scott Derrickson
Elenco: Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Tilda Swinton, Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Benedict Wong

22 comentários sobre “Review: Doutor Estranho

  1. Oi Priih!
    Eu assisti! *-* É tão bom o filme, pena q vc n conseguiu ver em 3D, foi incrível!
    Olha, tem tido muuuitos vilões sem graça nos filmes ultimamente, mas até q n achei o desse filme tãaao ruim assim kkk
    Outra coisa q n achei é Tony Stark parecido com o Doutor Estranho, na arrogância pode até ser, mas as motivações deles serem como são são bem diferentes…
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

  2. Oie Pri =)

    Estava tão ansiosa por esse filme que fui assistir ele na estreia rs…
    Gostei muito do que vi, mas achei que o vilão não foi tão bem aproveitado e que em alguns momentos o filme era muito acelerado.

    Mas o mozão, digo Benedict Cumberbatch arrasou no papel ❤

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  3. Oi, Priih.
    Bela resenha novamente.
    Acho que resumiu bem a minha experiência com esse filme.
    Vi a película semana passada e a minha expectativa era baixa, apesar de ter visto opiniões muito boas sobre o filme.
    Pra mim, é um bom filme, com algumas características diferentes desses filmes de super heróis.
    Tem um lado cômico bacana e o protagonista tem a personalidade bem forte.
    Os efeitos especiais deram um show à parte.
    Mas realmente faltou um vilão mais motivado, mais forte.
    Abraço.
    http://www.diegomorais18.blogspot.com.br

  4. Esse filme parece ser legal. Aliás tem até o lançamento do livro de mesmo tema. Enfim… não sei se veria porque muitas pessoas estao falando o mesmo que voce: Vilão fraco; Acho que o vilão é primordial para uma boa trama porque ele que tempera a história.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

  5. Olá, Priih.
    Eu confesso que até algumas semanas atras nunca tinha ouvido falar dele. Só fiquei sabendo quando vi os comentários sobre o filme. Não sou muito fã dos filmes da franquia, os que eu tentei assistir acabei dormindo. Mas quem sabe esse por ter magia, eu acabo gostando.

    Blog Prefácio

  6. Hey Prii! Tudo e com você?
    Eu fui ver ONTEM e AMEEEEI também ❤
    o show de fotografia e efeitos especiais foi de matar mesmo! Eu vi em 3D e devo dizer que vale a pena viu?Benedict é GATO DEMAIS MEU DEUSSSSS
    A cena com o Dommamu (nao sei o nome) ficou tão guardiões da galaxia! HHAHAA ADOREI
    vale a pena o ingresso realmente!
    Obrigadaa lindna ❤
    Eu tambéééém hehehe saiu em pre-venda ontem, já queremos a vadia! 😉
    beijocas
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

  7. oi Priih!

    Menina eu assisti este filme dois dias depois da estreia e eu adorei sério! Por que não fazia a mínima ideia do que se tratava pra você ter noção nem o trailer eu havia assistido mas como pessoal estava comentando bastante eu resolvi me entregar! A personagem que mais gostei sem sombra de dúvidas foi a maga suprema ela é realmente incrível! É o doutor poxa ele é show mas mereceu tudo pelo qual ele passou mas… o que mais gostei foi fato dele ser toa humano diferente dos outros personagens! É sim os vilões da Marvel não tem jeito mesmo 😦 acho que já desistir de me surpreender. De qualquer forma fico feliz que tenha gostado do filme como eu 🙂

    Beijinhos

  8. Eu adorei o filme!
    Vi no final de semana e achei uma experiência fantástica!
    Os efeitos especiais são sinistros, o mais interessantes que já vi, e o Benedict Cumberbath é o amor da nossa vida, né?
    Que ator maravilhoso! Vejo tudo o que esse homem faz sem nem precisar ler a sinopse.
    Acho que qualquer outro ator poderia pesar a mão e nos dar um Stephen Strange totalmente sem carisma, mas ele colocou tudo na medida certa.
    Também achei o vilão pouco aproveitado, mas a cena com Dormanu é realmente maravilhosa.
    Um dos melhores desfechos de filmes da Marvel até agora!

    Beijoooos

    http://www.casosacasoselivros.com

Deixe um comentário

