Oi, meu povo! Como estão?
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por todos os comentários carinhosos e parabenizações pelo meu aniversário no post passado! Vocês são demais! ❤
Agora, em relação ao post de hoje… Lembram que eu comentei na resenha de Anexos que eu estava lendo Eleanor & Park? Pois bem, terminei a leitura e hoje trago minha opinião pra vocês! 😀
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Fiquei muito feliz de ter dado uma segunda chance a Rainbow Rowell, mesmo não gostando muito de Anexos. Confesso que Eleanor & Park nunca me chamou muito a atenção quando eu o via na blogosfera, mas ganhei o livro de presente e foi a oportunidade perfeita para que a obra rompesse com tudo que eu pensava a respeito dela (e da autora).
Em Eleanor & Park conhecemos dois jovens de 16 anos: Eleanor, uma garota ruiva, com baixíssima autoestima (ela vive se chamando de gorda, de imensa, entre outros adjetivos pouco amigáveis), mas super inteligente e dona de um ótimo humor ácido; e Park, um garoto asiático, geek, que se veste sempre de preto e que, apesar de não ser nem um pouco popular, pelo menos consegue se manter longe de problemas. Eleanor é uma aluna nova na escola de Park e sofre bullying desde o primeiro dia, mas uma pequena atitude muda tudo: ela senta ao lado de Park no ônibus escolar. Apesar da agressividade do garoto com ela nos primeiros dias, conforme Eleanor começa a espiar as HQs que Park lê, ele repara que a garota está lendo também e passa a virar as páginas mais devagar, a emprestar algumas revistas a ela sem dizer nada e, quando nos damos conta, eles se tornam amigos. E essa amizade floresce em um primeiro amor da adolescência cheio de descobertas e borboletas no estômago, com muitas referências nerds e rock n’ roll.
O enredo parece clichê, não parece? O casal esquisito que encontra conforto um no outro, o primeiro romance, as primeiras experiências… mas Eleanor & Park é muito mais do que isso. O livro traz temas muito importantes, como bullying, abuso e violência doméstica. Narrado em terceira pessoa, com perspectiva ora de Eleanor, ora de Park, o livro nos dá um panorama muito maior do que realmente acontece com os personagens, mostrando não apenas quando eles estão juntos, mas também seus problemas e inseguranças em casa. Particularmente, adoro narrativas assim. Gosto muito de conhecer os dois lados da moeda e me aprofundar em cada personagem. Acredito que isso dê muito mais emoção e crie uma conexão muito maior com eles. É o que ocorre em Eleanor & Park: eu senti seus medos, suas dúvidas e, principalmente, sofri com eles. Especialmente com Eleanor.
Eleanor é uma personagem muito bem construída. Ela tem qualidades incríveis, mas também falhas. Só que é possível compreender porque ela age da maneira que age, porque ela tem uma postura tão “defensiva” em relação a Park por mais que, por dentro, ela esteja explodindo de tanto amor. Como dizem por aí, nós não somos capazes de dar algo que não recebemos, não é mesmo? E Eleanor não recebe amor, nem carinho, nem cuidado. Então, para ela, é difícil retribuir. Park, por outro lado, vive em uma família bem estruturada. Apesar dos problemas com o pai – situação pela qual muitos de nós passamos, aquela fase em que sentimentos que nossos pais nunca nos entendem –, ele tem uma família com a qual pode contar. E isso faz TODA a diferença na forma com a qual ele expressa seus sentimentos. Ele é um amor, é impossível não se apaixonar por ele! Mas quem realmente roubou a cena, pra mim, foi Eleanor. Foi muito difícil pra mim ler as partes referentes a ela, porque eu senti muita coisa: pena, dor, angústia, revolta e raiva. Senti vontade de chacoalhar a mãe dela inúmeras vezes, mas ao mesmo tempo eu tentava lembrar de que muitas mulheres não conseguem sair de situações de abuso por medo. Ainda assim, foi difícil controlar a minha raiva e revolta em relação a ela.
Enfim, Eleanor & Park foi uma leitura excelente. Eu diria até que foi a segunda melhor do ano, atrás apenas de Como Eu Era Antes de Você. É um livro que toca em temas sensíveis e tem momentos pesados, mas com uma narrativa tranquila, o que equilibra o tom do livro. Rainbow Rowell trouxe uma obra romântica, nostálgica (afinal, quem nunca sentiu borboletas no estômago ao se apaixonar?) e delicada, que realmente mexe com as emoções do leitor. Recomendo muito!
Título Original: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Número de páginas: 328
Gostou do livro? Então adquira o seu exemplar aqui e ajude o Infinitas Vidas! ❤
Olá, Priih.
Eu estou igual você estava, vejo o livro e não tenho vontade de comprar. Se ganhar lerei. Mas que bom que gostou tanto do livro a ponto dele ser considerado o segundo melhor do ano. As vezes lemos um livro de algum autor e não gostamos e quando lemos outro acabamos amando.
Blog Prefácio
Oi Priih! Este é o meu preferido da autora. gostei dela ter trazido um casal jovem nada clichê e mostrar uma situação de vida bem realista. Bjos!! Cida
http://www.moonlightbooks.net
Falei que você tinha começado pelo livro errado da Rainbow!! Fico mega feliz por você ter dado uma segunda chance ♥ esse livro é mesmo demais, um turbilhão de sentimentos e, embora muitos não gostem do final, acho que não poderia ser mais realista. Agora só falta você ler Fangirl!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oiii Prih
Fico feliz de saber que vc curtiu o livro. De Eleanor e Park ja escutei todo o tipo de opiniões, acho que é normal quando um livro é tao popular. Não descarto ler esse futuramente, ele é um eterno pendente da minha listinha.
Beijos
unbloglitteraire.blogspot.com.ar
É um livro que tenho muita vontade de ler, mas vou sempre adiando a leitura sabe?
Cheguei a comprar a versão digital, mas quando vi a física na loja quero ter tb rs
Oi Priih!
Eu já li o livro Fangirl da autora e detestei, por isso tenho muito medo de ler outros livros dela. Mas Eleanor & Park sempre tive muita vontade de ler. Vou tentar dar uma chance.
É uma pena que não tenha gostado de Anexos. Acho que vou fazer como você e dar uma segunda chance a autora!
Beijos!!
Oi, Priih.
Pela sua resenha já deu pra ver que é um livro bem interessante.
Apesar de parecer inicialmente clichê, ele foge do lugar comum e trata de temas mais complicados e com doses mais dramáticas.
O tema bullying, em livros de pares românticos adolescentes, deveria ser mais abordado, mas não é o que se vê por aí.
Abraços.
Sou apaixonada por suas resenhas e por tantos detalhes incríveis que você nós apresenta. A capa do livro já é um amorzinho, achei super curiosa a história e sem dúvidas quero ler!
http://www.kailagarcia.com
Vejo muita gente falar desse livro mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele. Parece ser muito emocionante a história.. Os detalhes que você citou me deixaram super curiosa 🙂
http://www.vivendosentimentos.com.br
Oi Priih
Eu não li ainda, mas achei bem interessante as temáticas abordada. Bom saber que é muito mais que um clichê!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá, Priih!
Tudo bem?
Eu sempre quis muito ler Eleonor… mas nunca li. COnfesso que esse e o novo livro da autora são os únicos livros da autora que me despertam a atenção. Então… VOu ler!
Bjão.
Diego, Blog Vida & Letras
http://www.blogvidaeletras.blogspot.com
Gostei da resenha Pri. Só ouço ótimos elogios a respeito deste livro e me pareceu ser um obra tocante e intensa. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Oi tudo bem flor?
Esse livro está na minha lista de desejos a muito tempo. Eu quero tanto ler ele. Sua resenha está ótima, adorei a sua escrita, muito envolvente e cativante. Parabéns, continue assim. Beijos
Taynara Mello / Indicar livros http://www.indicarlivros.com
Oie,
li este livro faz algum tempo e gostei bastante.
Adorei a resenha para relembrar a história.
bjos
Blog Vanessa Sueroz
Sorteio Um ano Inesquecível
Oi, Priih!
Dizem que Anexos não é dos melhores livros da Rainbow.
Eu adquiri esse em uma troca no skoob, mas ainda não li. Já está na meta do ano que vem.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio Halloween Literário
Oi
que bom que achou a leitura excelente, todos sempre elogiam e parece ser um clichê fofo e com uma protagonista que foge um pouco dos padrões. Fora que a capa é bonita.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi Priih, eu não li o livro, mas li muitas resenhas sobre ele. E uma coisa que todo mundo diz é justamente isso, que você acaba sentindo uma empatia enorme pelos personagens. Me parece ser uma leitura muito simpática!
Oi Priih!
Eu já li milhares de resenhas positivas sobre esse livro e acabei ficando curiosa sobre ele (a principio eu era como você: não via nada de mais nele). Gosto de YAs que conseguem explorar uma trama tipicamente adolescente, mas também falar sobre temas sérios. Também gosto quando os autores conseguem subverter os clichês e criar personagens reais, com qualidades e falhas. Esse livro parece tudo isso. Não é uma das minhas prioridades de leitura, mas está na listinha 🙂
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oi, Priih! Tudo bem? Menina, eu sou doido para ler “Eleanor & Park”! A premissa do livro é ótima, a capa muito fofa e só leio comentários positivos sobre ele. A resenha ficou ótima! ❤
Abraço
https://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi Priih! Perdi seu aniversário, parabéns atrasado! rsrs
Já li Eleanor & Park e realmente é um YA ótimo e único. Só tive uma leeeeve decepçãozinha com o final, mas superei, haha.
Que bom q sua opinião sobre a autora mudou 😉
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Sempre que vejo esse livro fico curiosa e todas as resenhas tem sido positivas, ou seja, com certeza quero ler 😉
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Eu AMO esse livro! Ler ele pra mim também foi uma montanha russa de emoções e foi bastante difícil acompanhar as partes da Eleanor, eu sentia exatamente as mesmas coisas que você e a minha vontade de entrar no livro e fazer alguma coisa era imensa, dá até uma aflição, né? De fato, é uma leitura maravilhosa, parece que é só mais um livro de romance bobinho, mas a gente acaba aprendendo muito durante a leitura, né? ❤
Um beijão,
Gabi do likegabs.blogspot.com
Oi, Priih! Li esse livro há uns dois anos e adorei! Senti muitas emoções diferentes a cada página… E a nostalgia é inevitável, qualquer um que já se apaixonou pela primeira consegue se identificar com as emoções sentidas pelos personagens.
Beijos, Entre Aspas
Oi Priih querida !!!
Não consigo me lembrar se já te disse isso antes … Mas o motivo pelo qual gosto tanto de tuas resenhas é que você sempre, sempre consegue me fazer ver as obras com outros olhos, ou então me mostrar coisas que não havia percebido quando li esse ou aquele livro. Você tem a capacidade de expressar muito bem o que sentiu ao ler uma obra e de passar detalhes que muitas vezes não observamos.
Sempre passei por Eleanor e Park, olhava para a obra e realmente não me importava em dar uma chance para o livro, pois a enxergava como mais um livro de adolescentes, como mais uma trama de primeiro amor e amizades juvenis. Porém você mostrou que o livro é muito mais do que isso, e agora confesso que fiquei curiosa para conferir a obra.
Normalmente fujo de livros como esse, normalmente me irrito com esse tipo de narrativa, mas tenho esperanças para essa obra !!! ^-^
Beijinhos
Dá uma Passadinha no Canal
Oi Priih!
Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho curiosidade. Que legal saber que você gostou desse livro, se eu for escolher um dela vou começar por esse então.
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros
Priiiiiiii , oie!
obaaaa ❤
menina sabe que eu tenho mor pé atrás com eleanor&park ? Não sei porque….
se ficou atrás de como eu era antes de você deve ser bão hein??
Fiquei com vontade HEHEH
bom saber!E adoro quando tratam de vários temas
tadinha da Eleanor.. Nem sei porque ela passa mas lerei!
faz tempo que não leio livros de terror também, gosto dos bããão, os sem graça dá até sono, né?
Eu vi o filme do exorcista de 73 essa semana, acredita? Será que o livro é igual??
Vamos ver…. O iluminado morro de curiosidade também!!
obrigadaaa <333
interessante né? e a autora é uma fofura!
Beijocas!
Pâm – http://www.interruptedreamer.com
Oi Priih,
Esse livro está há tempos na minha lista.
Tenho até em ebook, mas sabe aquela leitura que nunca é prioridade?
Que você vai deixando para depois e depois….
E olha que sempre leio elogios a obra!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Pingback: TAG: Ler É Um Presente | Infinitas Vidas
Pingback: TAG: Gilmore Girls Book Tag | Infinitas Vidas
Pingback: TAG: James Bay Book Tag | Infinitas Vidas
Esse livro é apaixonante de mais. O fato dele tratar de temas tão pesados, já o colocaria na minha vida pra sempre, mas a forma que o romance é construído, a delicadeza da autora ao contar essa história e ao construir esses personagens é o que o torna tão único.
Vidas em Preto e Branco
Pingback: TAG: Festa Junina Book Tag | Infinitas Vidas
Pingback: 5 livros que falam sobre saúde mental | Infinitas Vidas
Pingback: Resenha: Rádio Silêncio – Alice Oseman | Infinitas Vidas