Review: Capitão América: Guerra Civil

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho falar pra vocês sobre um dos filmes pelo qual eu mais esperei: Capitão América: Guerra Civil! ❤ Assisti ao filme ontem e continuo eufórica, mas prometo tentar manter o foco durante a resenha hahaha!

capitao america guerra civil poster

Sinopse: Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.

Houve toda uma expectativa criada pela Marvel em cima de Guerra Civil: a divulgação foi massiva, vários trailers e cenas foram lançados e muita especulação gerada. Eu sempre curti muito a ideia por trás de Guerra Civil, apesar de só conhecê-la superficialmente pelo que li a respeito dos quadrinhos. Claro, o filme não adaptou a guerra da HQ, até porque seria inviável em apenas um filme. Porém, a proposta da Marvel foi ainda melhor do que tudo que eu esperava! ❤ Apesar de levar o nome do Capitão América, o filme trata de diversos personagens. A Marvel sabe como ninguém conectar seus diversos longas, trazendo outros heróis de maneira muito convincente. Isso se dá porque seu universo cinematográfico é extremamente bem construído e coeso, dando margem a diversas participações.

capitao america guerra civil 5

Pra quem viu os trailers, é possível entender o cerne do enredo: depois das catástrofes nas quais os Vingadores estavam envolvidos, os governos ao redor do mundo desejam uma regulamentação dos super-heróis, com a proposta de que eles não sejam mais uma iniciativa privada, mas sim um grupo sob o comando da ONU. Tony Stark, sentindo-se extremamente culpado pelos eventos de Era de Ultron (que, afinal, foram causados por culpa dele), acredita que essa seja a melhor decisão, pois tanto poder deve ser regulamentado. Steve Rogers, entretanto, tem uma posição diferente: para ele, a ONU é feita por pessoas, e pessoas mudam de lado e de interesses. Ou seja, são corruptíveis. O medo do Capitão é que os Vingadores acabem se tornando uma arma nas mãos dos governos, que vão dizer quando e onde eles podem agir. Alguns heróis concordam com Tony, outros com Steve, mas no fim o chamado Tratado de Sokovia é assinado. Eventos marcantes ocorrem no dia da assinatura, mas vou parar por aqui pra não correr o risco de dar nenhum spoiler. 😛

capitao america guerra civil

Apesar de os trailers indicarem que a briga entre o Capitão e o Homem de Ferro se dá por uma diferença ideológica e pelo fato de o Capitão proteger seu melhor amigo, Bucky Barnes, o enredo de Guerra Civil vai muito além disso. Ao longo de suas 2h28min de duração, o longa apresenta uma sucessão de eventos muito mais complexos que levam ao famigerado conflito. Cada personagem do filme tem sua razão de existir. Me surpreendi com a inserção do Pantera Negra e do Homem-Aranha, pois eu não imaginava que o primeiro seria tão bem desenvolvido e que o segundo seria tão interessante. A única coisa que me deixou meio perdida em relação ao cabeça de teia foi a sua idade e a idade da tia May. Não conheço muito da sua origem nos quadrinhos, mas fui pega de surpresa por esses elementos.

capitao america guerra civil 3

Os conflitos ideológicos e as motivações de Rogers e Stark também são coerentes e compreensíveis. Ao contrário dos quadrinhos, em que o Homem de Ferro é inescrupuloso em suas crenças, sendo praticamente o vilão do arco, no filme o espectador consegue se colocar na posição de ambos os heróis, e concordar e discordar de suas atitudes na mesma medida. Cada um acredita que esteja fazendo o certo, e ambos são obstinados. E é essa combinação que os leva ao conflito. Continuo sendo #TeamCap, pois concordo com Steve Rogers sobre a mudança nos ideais e interesses humanos. Além disso, adoro o Bucky e morro de pena dele por toda a questão da lavagem cerebral. 😦 Mas também é muito fácil entender o Tony e o remorso que ele carrega consigo.

capitao america guerra civil 2

Eu não poderia deixar de falar nas cenas de ação. Apesar de não ter visto o filme em 3D nem IMAX (pasmem, me julguem, enfim: prefiro cinema normal), eu fiquei de boca aberta com todas as cenas em que houve conflito. As perseguições e as lutas foram de tirar o fôlego, mostrando o potencial de todos os heróis individualmente e também seu funcionamento em conjunto. Uma menção honrosa à Viúva Negra, que sempre chuta bundas, e ao Homem Formiga, que foi um elemento divertidíssimo em cena. Sam/Falcão também foi ótimo, gostei muito do desempenho do personagem. O bom humor característico da Marvel também está presente no filme, deixando tanto as cenas de ação como as demais muito mais leves e divertidas – mas sem apelar para piadinhas desconexas só pra arrancar algumas risadas, nem comprometer a seriedade do enredo.

capitao america guerra civil 4

Em suma, Capitão América: Guerra Civil foi um dos melhores filmes de super-herói que já assisti. Com um enredo bem construído, muito mais profundo do que os trailers mostram (pra quem reclama que a Marvel entregou todo o ouro antes da estreia) e personagens com motivações críveis, o filme nos leva a um conflito muito maior do que apenas escolher o lado para o qual torcer. Recomendo mil vezes!

Título original: Captain America: Civil War
Ano de lançamento: 2016
Direção: Anthony e Joe Russo
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Sebastian Stan, Scarlett Johansson, Anthony Mackie, Don Cheadle, Chadwick Boseman, Elizabeth Olsen, Jeremy Renner, Paul Bettany, Daniel Brühl

27 comentários sobre “Review: Capitão América: Guerra Civil

  1. Oi, Priih.
    Vi o filme na sexta e realmente me surpreendi.
    Pensei q ia ser só mais um filme de super heróis, um bom entretenimento e nada mais.
    Mas o filme, ao meu ver, foi muito além disso.
    Tem um história bem construída e todos os personagens tem algum destaque.
    Agora fiquei curioso se essa intriga entre Tony e Steve vai continuar pros próximos filmes…
    Abraços.
    http://diegomorais18.blogspot.com/

  2. Oie Pri =)

    Vou assistir o filme hoje *—* estou tão ansiosa por que todos os meus amigos que já assistiram me falaram que o ele está maravilhoso ❤
    #teamcap forever \o/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  3. Olá, Priih.
    Sinceramente mesmo com os seus elogios eu não tenho vontade de assistir o filme. Talvez até assista mas não tão já. Eu achei Os Vingadores muito chato e não sei quem gosto menos do Capitão America ou do Homem de ferro, acho os dois muito sem sal.

    Blog Prefácio

  4. Oi, Priih, tudo bem?

    Que bom que você curtiu tanto o filme assim. Eu tenho lido muita coisa boa sobre o filme, mas também muita coisa não tão boa assim, principalmente dos mais aficionados pelas HQs. Eu ia assistir ontem, mas minha mãe ainda está convalescendo e ontem, por causa do frio que está fazendo aqui, ela acordou com mais dores. Vou tentar assistir nesse domingo, espero curtir,

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

  5. Oi Prihh, tudo bem?
    Eu estou louca pra assistir a esse filme, todo mundo com que eu converso que já assistiu diz o mesmo que você, que foi um dos melhores filmes até hoje. Espero poder conferir em breve.
    abraços,
    Amanda Almeida

  6. Oi!
    Eu assisti domingo passado e saí chocada do cinema. Eu sou muito fã dos filmes da Marvel e criei muita expectativa com esse filme. Todas elas foram superadas. Gente, eu adorei tudo. Fiquei chocada também quando apareceu o Homem-Aranha HAHAHHA. Achei que ele tivesse uns 12 anos, de verdade. Mas foi bom colocarem um garoto mais jovem pra dar o mair inocente e cômico para o personagem. Eu adorei a forma como os personagens de outros filmes apareceram. Não foi forçada, foi bem natural. As cenas de ação foram de tirar o fôlego, e achei que a briga entre o Capitão América e o Homem de Ferro foi bem coerente. Eles sempre foram bem opostos então o Bucky foi só a cereja do bolo.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

  7. Oi Priih,
    Olha depois de tanto trailer que eles divulgaram, achei que não ia me surpreender. Mas me enganei. Como sempre os Russo fazem um ótimo trabalho e muito feliz que eles vão trabalhar em Infinity War porque os filmes do Capitão são meus favoritos, apesar que eu acho que a proposta inicial era Civil War nem fosse filme ‘do Capitão’, enfim, eles conseguiram deixar tudo agradável mesmo não dando o esperado da HQ. Achei muito bom e ainda sonho com filme solo da Natasha, chuta bundas mesmo aquela linda HAHAHA
    E to apaixonada pelo Pantera ♥

    Amei a crítica.

    tenha um ótimo final de semana
    Nana – Obsession Valley

  8. Oi Priih!
    Eu sai do cinema apaixonada por esse filme.
    Um dos melhores da Marvel, tem um pouco de tudo, é muito bem estruturado e envolvente.
    Queria assistir de novo. Virei fã do Pantera Negra e do Homem Aranha. Mas meu queridinho ainda é Steve Rogers <3. E já sou mega fã da Feiticeira Escarlate!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

  9. Oiii Priih, tudo bem????
    Adorei a sua postagem =D
    Você falou sobre vários aspectos do filme e da história e eu amei isso 🙂 Se ainda não tivesse visto o filme, com certeza iria querer ver ❤
    Mas confesso, que particularmente, não curti muito o filme 😛
    Eu gostava muito do Capitão e do Tony, mas no filme, acabei cedendo mais para o lado do Tony e fiquei com muita raiva do América, ainda que eu entenda-o.
    Tanta raiva, que ontem olhei a Era de Ultron e queria matar o capitão kkk
    Meu coração é do Tony, não adianta :3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

  10. Hey Priiiiih!!
    Eu adorei Guerra Civil – senti falta de uns personagens, mas pretendo ler o livro para me inteirar melhor… Assisti em cienam normal e em 3D… Devido as cenas de ação acho que a melhor opção é ver 3D dublado mas é muito muito muito bom mesmo, eu senti falta dos Loki da vida e dos HULK e Thor mas foi muito bacana e o que desencadeia dá um aperto no coraçõa né? 😦
    Foi um dos melhores do ano, sem duvida 😀 vou fazer uma resenha sobre ele tambem, adorei a sua 😛
    Ta valendo, Prih, quando fizer nao esquece de me marcar 😉
    Um beijo!
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

Deixe um comentário

