Review: Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Oi pessoal, tudo bem?

O post de hoje é um review de um filme que está dando o que falar: Batman vs Superman: A Origem da Justiça! Que eu sou uma nerd assumida não é mais novidade pra ninguém, então é claro que eu estava super ansiosa pra conferir essa superprodução! 😀

poster batman vs superman

Sinopse: O confronto entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.

Começo esse review dizendo o seguinte: eu gostei do filme. Apesar da crítica ter sido extremamente negativa, eu fui no cinema matar minha curiosidade e não me arrependi. Sim, o filme tem pontos negativos, mas também tem muita coisa bacana. E eu vou dividir o review de maneira mais polarizada, falando sobre o que eu curti e o que eu não curti. 🙂

Eu não assisti O Homem de Aço e não tenho profundos conhecimentos sobre a HQ, mas gostei muito de uma das cenas introdutórias do filme: vemos Superman enfrentando o General Zod, o que causa muita destruição e muitas mortes em Metrópolis. E ninguém menos que Bruce Wayne assiste a todo esse embate, além de presenciar um dos prédios da sua companhia ruindo e seus funcionários morrendo. A origem do Batman também é mostrada da maneira clássica: a família Wayne é abordada por um assaltante armado, que acaba assassinando os pais de Bruce. Toda essa introdução é super importante por dois pontos: a origem do Batman de Ben Affleck é apresentada e também a origem de sua desconfiança e raiva contra o potencial destrutivo do Superman.

batman vs superman bruce wayne

Um ano e meio depois, Superman se envolve em outra polêmica: ao salvar Lois Lane de bandidos no deserto, inúmeros civis acabam morrendo com a troca de tiros entre os bandidos. Isso traz à tona a seguinte discussão: se o Superman é um herói, por que ele deixou esse tipo de chacina acontecer? Alguém com tantos poderes deveria andar livremente, sem responder a ninguém por seus atos? Afinal, a Terra está segura com a presença do Superman? E, é claro, isso desencadeia uma profunda angústia em Clark Kent, que já não sabe se é mesmo um herói.

batman vs superman 3

Boa parte do filme segue essas linhas separadas: Batman arquitetando uma forma de enfrentar o Superman e Superman lidando com a desconfiança do povo. Por trás de tudo, temos uma mente que arquiteta e conecta os personagens: Lex Luthor. O jovem bilionário nutre um ódio e um desprezo profundos pelo Superman, e acredita que o “falso Deus” é uma aberração perigosa que deve ser exterminada. E é com o intuito de atingir esse objetivo que ele faz com que os dois heróis finalmente se encontrem. Prefiro não falar nada além disso pra não dar mais spoilers do que o trailer já deu. 😛

batman vs superman 2

De maneira geral, eu gostei muito dos acontecimentos do filme e da maneira como eles foram ocorrendo. A introdução da Mulher-Maravilha nesse universo foi um dos pontos fortes, mostrando que a personagem tem muito potencial, tanto como Diana quanto como heroína. Também gostei do tom sombrio dos filmes, algo que a DC utiliza desde a trilogia Batman de Christopher Nolan. A trilha sonora vem para deixar tudo ainda mais intenso e dramático, combinando com o clima do longa. Ben Affleck se destacou como Batman, mostrando um herói cansado, amargurado e violento (além de ter o queixo furadinho como eu sempre imaginei no Batman HAHAHA!).

batman vs superman

Porém, não posso deixar de comentar alguns aspectos negativos, principalmente em relação à direção. Ao passo que algumas coisas foram extremamente mastigadinhas (como a cena da morte do casal Wayne), outras foram simplesmente jogadas na tela. O segundo “sonho” de Batman não fez o menor sentido DENTRO do filme (existem teorias muito boas a respeito) e não trouxe esclarecimento algum. Em diversos momentos, o filme pareceu uma colcha de retalhos, pois o diretor parecia não saber conectar os fatos. O Batman, inteligente como é, também deixou a desejar em termos de coesão – e não foi culpa da atuação, mas do roteiro. Okay, o personagem passou 20 anos lutando contra o crime e tem muitos motivos para ser amargurado, mas ele realmente não percebeu a manipulação de Lex? Talvez fosse uma boa ideia conversar com o Superman antes de tentar matá-lo, sabe. 😛 Outro aspecto importante que foi jogado na tela: a armadura do Robin pichada. Provavelmente trata-se do Robin que morreu e pelo qual Bruce se sente responsável, mas em nenhum momento isso foi minimamente trabalhado. A armadura aparece e, assim como veio, se vai. Uma ou outra referência nas falas é feita e acabou. O Superman também não tem um papel significativo, só fica com cara de choro o filme inteiro. A Lois e a Diana/Mulher-Maravilha têm MUITO mais atitude do que ele. Eu sinceramente esperava um trabalho melhor em cima dos personagens principais, sabem? Tratando-se de um conflito tão importante, eu gostaria de ver motivações reais, bem explicadas e bem trabalhadas, e infelizmente o diretor passou longe de fazer isso. Outra coisa que eu detestei: o Lex. Pra mim, ele era uma versão rica do Coringa. Nunca vi uma adaptação tão desequilibrada do personagem, e realmente não gostei da imagem que deram a ele.

batman vs superman lex luthor

As cenas de ação são ótimas e, pra mim, foram o ponto forte. As lutas são incríveis e temos várias sequências de tirar o fôlego. O embate entre Batman e Superman é uma das melhores coisas, mas também vemos o Batman sendo o protagonista em diversos outros momentos. E, é claro, a Mulher-Maravilha mostrou aos dois marmanjos como é que se faz: foi muito badass na luta contra o Apocalipse.

mulher maravilha batman vs superman

Em suma, pessoal, Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi um bom filme. Me deixou satisfeita e me deu o que eu procurava, um filme de super-heróis bacana e com grandes cenas de luta. Não se deixem intimidar pelas críticas negativas e confiram o filme com seus próprios olhos, acredito que ele não vá decepcionar vocês. Contudo, não posso negar que eu esteja um pouco receosa sobre o futuro da Liga da Justiça no cinema. Não aplaudi o trabalho de Zack Snyder e, por gostar muito da Liga, tenho medo que ele não faça jus a esse importante ícone da DC. Só o tempo dirá. 😛

Título original: Batman vs Superman: Dawn of Justice
Ano de lançamento: 2016
Direção: Zack Snyder
Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Jesse Eisenberg, Gal Gadot, Amy Adams, Jeremy Irons

28 comentários sobre “Review: Batman vs Superman: A Origem da Justiça

  1. Oi, Priih.
    Vi esse filme e também gostei do filme.
    É verdade que o diretor posa na bola em alguns aspectos e eu achei as imagens do filme muito escuras… Não precisava ser tão escuro assim! Apesar de ter um tom “dark”, não precisava de imagens tão escuras.
    Aqueles sonhos do batman não precisavam fazer parte do filme.
    E realmente faltou diálogo entre os personagens principais.
    Mas, no modo geral, foi um bom entretenimento.
    Abraço.
    http://diegomorais18.blogspot.com/

  2. Oi Prihh, tudo bem?
    Também achei a crítica exagerada desse filme. Mesmo com os pontos negativos foi um bom filme. E concordo com tudo o que você expôs aqui, e espero de verdade que para o primeiro filme da Liga eles melhorem esses aspectos. Também não entendi esse Lex Luthor, porque a imagem que temos é daquele homem multimilionário, sério, dono de um império, e não uma pessoa hiperativa e um pouco estranha.
    Enfim, mas mesmo com tudo isso eu gostei de mais do filme e estou recomendado pra todo mundo assistir.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

  3. Oi Prih,
    Gostei muito da sua resenha. Assisti o filme e adorei essa nova “pegada” que a DC está trazendo, filmes perfeitos não existem, desse modo agora os roteiristas e a direção só tem que aprender com as críticas e melhorar as partes em questão nos próximos filmes. Não curto muito o Superman que Cavil faz, entretanto em BvS ele está beeeem melhor (acho que ele finalmente está se encontrando no personagem). Ben como Batman me surpreendeu demais e adorei. A Mulher-Maravilha nem se fala, estou simplesmente louca para assistir ao filme solo dela.
    Me surpreendi com Lex, gosto muito do ator e ele arrebentou, realmente lembra um pouco do Coringa, mas ele deu a “pegada” de vilão ao personagem.
    Agora dizer que a Lois teve atitude, particularmente, é equivocado. A única atitude que ela teve foi de ser sonsa, todas as vezes que o Superman se ferrava era por causa dela, sendo que ela sabia que era o ponto fraco dele e mesmo assim continuava fazendo burrada. Todas as vezes que ela entrava em cena me dava nos nervos e não fui a única que tive essa opinião, tanto no cinema quanto depois ao conversar com amigos que também tinham assistido BvS; a personagem dela fora muito fraca, entretanto nos próximos filmes pode ser que ela desenvolva melhor #torcendo.
    Amo esse universo gótico e sombrio que a DC cria e estou louca para conferir os próximos filmes.
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

  4. Olá, Priih, tudo bem?

    Que resenha hein? uhuuu ficou show! Gostei de você ter apontado os pontos negativos e positivos sobre o filme, simplesmente adorei 🙂 não tenho certeza se vou conseguir assistir este filme no cinema, mas assisti ao primeiro em 3D bastante do gráfico e das lutas, pelo visto o se destacou no primeiro e no segundo foram as lutas! Fiquei com pé atrás com tantas criticas negativas sobre o filme, mais faze o que: pretendo assistir mesmo assim, ainda mais por que sou super fã do Batman ❤ adorei a espero gostar, apesar dos pesares.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

  5. Olá, Priih.
    Eu quero muito assistir esse filme. Só estou lendo resenhas positivas dele. mas gostei bastante da forma como você apresentou os pontos positivos e negativos. Até agora não tinha visto ninguém falar sobre essa abordagem do Lex. Acho que não vou gostar também hehe.

    Blog Prefácio

  6. Eu quero muito ir ver, pri! Adoro o Batman, junto com o Spiderman é o meu super-herói favorito.Um ponto que gostaria de comentar é que sinceramente não conhecia a atriz que interpretou a Mulher Maravilha e a interpretará ano que vem, pelas entrevistas, achei ela meio fraquinha, mas todos estão me dizendo que ela atuou muito bem, então, lavarei isso em consideração, but…ainda tenho uma queda maior pela Lynda Carter nesse papel! ♥

    Beijos!

    Poesia em Transe

  7. Oie Pri =)

    Vou assistir ao filme no sábado, mas confesso que estou bem sem grandes expectativas. Meu primo que é super fã do Batman assistiu na pré-estreia e falou que a Mulher Maravilha é a que salva o filme então rs…
    Espero pelo menos gostar do filme como todo, já que não são muito fã dos heróis da DC.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  8. Oiii

    Tô louca pra ver esse filme, ainda não tive tempo. Desse final de semana não passa, mesmo com as criticas, tenho certeza que vou sair satisfeita. Só pela produção vale a pena.
    Beijos!

  9. Priih, minha querida, meu grau de nerdice é de 1%, mas eu adoro ir ao cinema assistir os filmes de super-heróis. Pelo enredo, pela atuação, pelos personagens, pelas cenas de ação etc. Adoro mesmo.
    E, caramba, que incrível: nós enxergamos os mesmos pontos positivos e negativos no filme. Hahaha! Impressionante.
    Você definiu bem as características dos personagens principais. Poxa, a Mulher-Maravilha foi sensacional. Que mulher! Que força! Que poder! =D Roubou a cena, sem dúvida, naquele combate final. Adorei.
    É um bom filme, não se pode negar. Poderia ser melhor? Poderia… Mas, né?
    Espero que “Capitão América” arrebente e nos mate a sede de um excelente filme de super-heróis! =P
    Beijo.

    Blog || Fan Page

  10. oi
    que bom que o filme te deixou satistefeita, mesmo tendo seu lado negativo. Eu ainda quero assistir e tirar minha própria opinião, mas em geral ele parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  11. Oie, tudo bom?
    Então, eu finalmente fui assistir a esse filme, e tenho uma opinião parecida com a sua, num contexto geral, eu achei o filme muito bom, mesmo com seus pontos fracos, e não sei o motivo de tanta critica negativa.
    Uma coisa que também não me passou despercebido foi a cara de choro do Superman, em uma cena eu até imitei ela para o meu marido… rsrs
    Gostei muito de ler a sua opinião e concordo com ela.

    Beijos

  12. Oi Priih, tudo bem contigo ???
    Eu ainda não tive a chance de conferir o filme, e como vem acontecendo com tantos lançamentos maravilhosos, estou totalmente atrasada e ansiosa para assistir Batman vs Superman. Tudo o que tenho feito até o momento foi conferir as resenhas de quem já assistiu, e isso tem ajudado a deixar a minha frustração de lado, mas poxa … Eu quero conferir esses lançamentos no cinema e aqui na minha cidade não tem cinema … Minha vida não faz mais sentido, hahahah.
    Desde o princípio eu não dei muita bola para esse filme sabe ??? Conforme os trailers surgiam, mais e mais eu pensava que alguma coisa não estava certa nesse filme, que alguma coisa não se encaixava. Como você destacou, e foi algo que eu percebi assistindo os trailers, a história está meio desconexa … A própria armadura do Robin me fez pensar nisso … Será que eles pretendem trazer essa referência novamente em outros filmes ??? Será que eles colocaram a cena ali só para dar volume ??? E a risada do coringa (bom, eu interpretei como do coringa) que aparece no trailer … Aquilo me deixou muito curiosa, rsrsrs.
    Ainda tenho vontade de assistir o filme, mas não tenho grandes expectativas sabe ???
    Assim como você disse, estou curiosa para saber o que nos espera na Liga da Justiça. Sempre gostei muito dessa parte da DC e tenho medo do que pode vir a seguir …

    Beijinhos
    Hear the Bells

Deixe um comentário

