Resenha: Por Que Aceitei Aquele Pedido? – Renata Varela

Oi pessoal, tudo bem?

Para o post de hoje eu trago mais uma resenha nacional. 😀 A autora Renata Varela me procurou lá na página do blog, me propôs a leitura de seu conto, Por Que Aceitei Aquele Pedido? e, é claro, não pensei duas vezes antes de aceitar! \o/

por que aceitei aquele pedido renata varela

Sinopse: Lilly não quer se casar. Idealiza uma vida de viagens, liberdade e sem compromissos. Mas não precisa estar sozinha; Não. Don, seu namorado desde os tempos da faculdade, está em seus planos para o futuro, mas como um namorado tranquilo, conhecendo o mundo juntos e morando em apartamentos separados. Só que Don quer outra coisa. Na noite de ano novo, com mais de cinqüenta pessoas de testemunha, Don se ajoelha e… pede Lilly em casamento. Em pânico, sem saber como rejeitar um pedido tão genuíno, ela acaba dizendo “sim”, mas se arrepende profundamente quando percebe que a vida de casada não é para ela, e começa a se fazer a pergunta: Por Que Aceitei Aquele Pedido?

O conto é bem curtinho, dividido em oito capítulos e um epílogo, o que deu bastante fluidez à leitura. Somos apresentados a Lilly, uma jovem que aceitou o pedido de casamento do namorado, Don, mas que tem aversão à vida de casada. A trama se desenrola a partir desse conflito, já que Lilly não sabe o que fazer em relação a essa situação: ela ama o namorado, deseja ficar ao seu lado, mas definitivamente quer uma vida totalmente diferente da dele. Ela é aventureira, deseja viajar o mundo todo, morar no exterior e não se fixar a nada nem ninguém. Don, por sua vez, é totalmente romântico, do tipo que sonha com filhos e uma bela casa com jardim. Após um surto de pânico em seu Chá de Panelas, Lilly decide viajar com a melhor amiga, Rachel, rumo à praia. Lá, ela espera fugir um pouco de toda essa confusão em torno do casamento e dar um tempo à si mesma para encontrar as respostas que precisa.

Logo de cara, pelo nome dos protagonistas, eu pude perceber a ligação da autora com as séries de TV. Foi difícil não lembrar de Friends e How I Met Your Mother ao me deparar com os nomes dos personagens (e, posteriormente, a autora confirma isso ao fazer várias referências a essas e outras séries). Não sou muito fã do uso de muitas referências, pois o leitor que não as conhece pode se sentir confuso, mas como eu sou ABSURDAMENTE fã de Friends (e também adoro How I Met Your Mother), eu gostei de identificá-las. 😀

A Lilly foi uma personagem controversa pra mim. Eu adorei o senso de humor dela e achei a narração – feita em primeira pessoa – muito divertida. Eu até me identifiquei com alguns aspectos, como as mudanças de curso (já que eu também cursei outra área antes de vir para a Publicidade). Contudo, com o passar do tempo, eu comecei a me irritar um pouco com a falta de maturidade dela. Muitos problemas poderiam ser evitados se ela agisse como adulta e fosse honesta. Don, em contrapartida, é um poço de paciência (às vezes até quando a Lilly não merece). Acho que a personagem que mais me cativou foi Rachel: ela tem uma personalidade muito leve e bem-humorada.

O conto tem alguns erros de concordância e digitação, mas eles podem ser facilmente corrigidos com uma revisão mais atenciosa. O ponto forte com certeza é a narrativa. Renata escreve de uma maneira descontraída, e eu me sentia como se fosse uma amiga de Lilly, para a qual ela estivesse desabafando. Era muito fácil ler um capítulo após o outro e tentar imaginar qual seria o fim do casal, já que em nenhum momento dava pra ter certeza a respeito das decisões de Lilly (e até mesmo de Don, já que ele poderia se encher daquela situação).

Por Que Aceitei Aquele Pedido? é aquele conto perfeito pra quem saiu de uma leitura muito densa ou de uma ressaca literária: é leve, descontraído e você lê rapidinho. A escrita da autora é agradável e cativante. Recomendo pra quem adora um romance e pra quem busca uma história bacana e curtinha pra passar o tempo. 🙂

Título original: Por Que Aceitei Aquele Pedido?
Autora: Renata Varela
Editora: Amazon
Número de páginas: 91

Anúncios

33 comentários sobre “Resenha: Por Que Aceitei Aquele Pedido? – Renata Varela

  1. Oi Priih, sou uma escritora em início de carreira e adorei a sua resenha, principalmente pelo espaço dado a uma nova autora. Quando puder dá uma passada no meu blog pra conhecer meu trabalho. Bjs da Bruna (www.adolescentedemais.com.br)

  2. Olá, Priig, tudo bem?

    Li varias resenha sobre este livro, é confesso que adorei a premissa, os livros da Renata não muito convidativos! E eu adoro essa capa, a estória se trata de algo que pode acontece com qualquer um, talvez eu tenha a mesma cabeça que a Lily, gosto de imaginar que posso explorar o mundo e viver muito antes de tomar uma decisão que comprometer toda a sua vida, precisamos esta preparadas pra isso, pois casamento não e brincadeira, enfim adoro a ideia principal do livro, e amei a resenha.<3

    Beijinhos

    Te espero lá http://resenhaatual.blogspot.com.br/

  3. Oie Pri =)

    Vi esse conto em algum blog, mas agora não me lembro onde rs…
    A premissa é bem interessante, eu pelo menos acho que entraria em pânico no lugar da protagonista. Será que é por isso estou solteira rs…
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  4. Oiii Priih, tudo bem???
    Eu li esse conto esses dias e estava amando. Até chegar no epílogo 😦
    Eu estava adorando a garota narrando a história e me identifiquei muito com ela. Até quando ela não tinha atitudes tão maduras assim hahaha. E o jeito que ela narrava era perfeito.
    Eu não gosto de caras como o Don. Se fazem de bonzinho, mas ficam pressionando a mocinha. Meu marido dá esses pitis de vez em quando e eu mando tomar n´….
    Mas assim mesmo estava gostando da menina. Empoderada. Poderosa.
    E aí chegou no epílogo.
    E eu só não joguei o livro fora porque estava lendo no kindle hahahah. Odiei aquele pedaço. Para mim, poderia ficar sem aquilo e eu daria nota 5, 10,1000… agora minha nota vai ficar entre 2 ou 3, pois realmente odiei aquilo 😦
    Me senti traída sabe? hahhahaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

  5. Que resenha maravilhosa, fiquei morrendo de vontade de conferir o conto. A capa é linda e chamativa. Entretanto, acho que iria perder a paciência com a personagem principal. Ela parece ser o sinônimo da indecisão. kkkkk Sei lá… pelo o que falou acho que também iria curtir mais a Raquel.
    Passa lá no blog também.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

  6. Oi Priih!
    Eu também sou absurdamente fã de Friends, rsrs
    A temática da Renata não faz o meu estilo, mas acho que para quem curte romance ela acerta em vários elementos, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

  7. Eu adoro contos, Pri. Mas sou bem chata em relação à gramática do texto.Mesmo assim, a história parece ser ótima.Gosto de enredos mais leves.
    Atualmente tenho tido algumas ressacas literárias :c (o que nem sempre é bom).

    Beijos

  8. Oi!
    Acredito que seja um conto bem gostosinho de se ler. Bem atípico um homem que quer casar e ter filhos enquanto a mulher que não quer se prender kkk mas é bom, quem sabe assim as pessoas começam a entender que casar não é coisa apenas de mulher e querer ser solteiro não é apenas pra homem.
    Nunca assisti HMYM, mas adoro Friends e com certeza adoraria ver as referências. Também não gosto de ver referências que não entendo kkk

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras|Tem resenha premiada no blog!

  9. Oi Priih, tudo bem ???
    Primeiramente tenho que dizer que adorei a capa escolhida para esse conto, poderia facilmente ser uma capa de livro. Ficou linda !!! Confesso que normalmente não gosto de capas nesse estilo, mas essa me cativou !!! ^^
    Gostei de saber que existem referências às séries Friends e How I Met Your Mother, também gosto muito dessas séries, e tenho um carinho especial por HIMYM, Marshal e Lily são o casal mais fofo que já vi na televisão !!!
    Fico feliz por saber que gostou da história, que a narrativa da autora nos encanta, vou ver se encontro o conto para ler também !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s