Resenha: Miguel & Manuela – Tony Lucas

Oi gente, tudo bem?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todas as mensagens carinhosas que recebi no post anterior! Muito obrigada pelos parabéns! ❤
Falando nisso, já estão participando do sorteio de aniversário do blog? 😉
Estou ansiosa pra descobrir quem serão os sortudos que vão levar os prêmios pra casa!

Bom, para o post de hoje eu trouxe uma resenha nacional. 😀 Trata-se de um conto, cedido pelo próprio autor (que, por sinal, também é blogueiro): Miguel & Manuela, do Tony Lucas!

conto miguel e manuela tony lucas

Sinopse: Miguel e Manuela são diferentes e aparentemente não tinham nada em comum. Mas quando Miguel vê um comentário deixado por Manuela em um videoclipe da banda MS MR, os dois percebem que não só têm gostos parecidos como também têm problemas iguais. Mensagens serão trocadas, telefonemas serão dados e uma forte ligação surgirá entre esses dois. Em uma narrativa embalada por MS MR e que intercala presente e passado, Tony Lucas mostra como a música pode mudar (para melhor) a vida de dois completos estranhos.

Tenho que começar dizendo que adoro narrativas que se dão por meio de mensagens, ligações, e-mails, essas coisas. Minha primeira experiência com esse tipo de leitura foi com @mor, e eu adorei, então fiquei super empolgada com a narrativa de Miguel & Manuela. O livro começa no dia do primeiro encontro do casal, e por meio das diferentes perspectivas (ora de Manuela, ora de Miguel) descobrimos que ela pensou ter levado um bolo, e ele está passando por maus bocados pra chegar ao local combinado. Só aí você já fica super curioso pra descobrir se eles vão conseguir se encontrar. 😛 Além disso, o conto intercala os pensamentos dos protagonistas tanto no dia do encontro como na época em que se conheceram, e também algum tempo depois, com a amizade consolidada. Aliás, me identifiquei muito com a maneira como eles se conheceram: por meio de um comentário em um clipe da MS MR. Eu já fiz muitos amigos virtuais através de chats, Flogão/Fotolog, Orkut, então lembrei da época em que isso era super comum na minha vida.

Um aspecto super bacana da história foi ver como duas pessoas com vidas muito diferentes podem ser tão parecidas. Tanto Manuela quanto Miguel pertencem a classe sociais totalmente distintas e têm acesso a oportunidades bem diferentes, mas ainda assim sofrem de problemas muito semelhantes. Ambos não se sentem compreendidos e sentem que a própria vida não está sob controle. E, é claro, como a música – uma das minhas paixões – pôde criar um laço tão forte entre os dois. Apesar de não gostar muito de longas descrições sobre algo específico (no caso do conto, o clipe Think of You), nesse caso eu pude sentir que era o próprio Tony quem colocava suas emoções na fala dos personagens, demonstrando a paixão pela banda (claro, suposição minha hahaha). Outro aspecto muito positivo é que os capítulos são bem curtinhos e fluidos, então você percebe que já está muito próximo de ler a perspectiva do próximo personagem, e aí a curiosidade para saber o que está acontecendo fala mais alto. 😛 E, por fim, uma ótima sacada do conto é que ele traz uma lição bem clara: sempre há dois lados de uma mesma história. Manuela, acostumada a se decepcionar com as pessoas, já pensou o pior de Miguel: que ele a deixara esperando de propósito. Enquanto isso, Miguel estava passando por um perrengue sem tamanho para conseguir chegar a ela. Fica aquele lembrete de que é sempre bom ouvir o que o outro tem a dizer primeiro, antes de sair tirando conclusões precipitadas. 🙂

Alguns aspectos negativos no conto me incomodaram um pouquinho, mas nada grave: percebi alguns erros de revisão (principalmente vírgulas e acentuação), mas acredito que uma nova revisão com mais calma já resolva todos esses pequenos probleminhas. Eu também não sou muito chegada em merchandising (não que tenha sido a intenção), mas não curto muito quando os personagens ficam nomeando e elogiando um filme específico, um livro, um ator etc., como ocorreu no conto. Sinto um clima meio novela da Globo, sabem? Claro, exceto quando esse “objeto” é de extrema importância pro personagem ou pra história, como o MS MR é para os personagens. Aí não me incomoda. 😛

Eu gostei muito de Miguel & Manuela e pude perceber que Tony tem uma fluidez narrativa que tornou a leitura muito prazerosa. A história é fofa, o desenvolvimento dos personagens é ótimo dentro de um número de páginas limitado e eu gostei muito do que li. O Tony tem talento e acho que Miguel & Manuela poderia facilmente virar um livro. 😛 Leiam, vale a pena!

Título Original: Miguel & Manuela
Autor: Tony Lucas
Editora: Independente
Número de páginas: 52
Disponível em: Amazon

36 comentários sobre “Resenha: Miguel & Manuela – Tony Lucas

  1. Oi, Priih! Tudo bem? Awnnnnnnnnnnnn adorei a resenha! ❤ É tão bom encontrar alguém que conseguiu entender o que quis passar com a história, compreendeu as mensagens que coloquei no conto e até mesmo: adivinhou a minha intenção por trás de algumas cenas! rs Sim, sua suposição a respeito da minha paixão pela banda estava certa! rsrs
    A sensação que fica é de dever cumprido. Fico realizado e feliz! 🙂
    Obrigado pela sinceridade em sua resenha, pode deixar que vou providenciar uma nova revisão para o conto. E ah, sobre o "merchandising": é uma coisa minha. Adoro citar filmes, séries, músicas e etc em meus escritos! rs

    Obrigado mais uma vez pela resenha, pelo carinho e pelo apoio! ❤

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

  2. Oi Priih!
    Conheço o blog do Tony e estou com muita vontade de ler seu conto, sua resenha me instigou ainda mais! Deve ser mesmo um romance super fofo e envolvente, adoro casais assim, tão diferentes mas que combinam tanto. 🙂
    beijos ♥
    nuclear–story.blogspot.com

  3. Oi, tudo bom?
    Recebi esse conto para ler, mas ainda não tive tempo para fazer a leitura. Fiquei muito mais curiosa depois da sua resenha e que bom que gostou do conto.
    Acho a capa muito fofa e adoro esse tipo de narrativa, o livro passa tão rapidinho que nem nos demos conta.
    Beijos.

  4. Genteeee
    já vi tanta resenha só falando bem desse conto
    que eu to doidinha pra ler, de verdade KK
    vou ver se compro!
    Vou aproveitar, pra participar da promoção do brog!
    parabens pelos 2 anos ❤
    vou fazer no meu também em breve rsrs mês que vem é niver, ai aiaiaiaiaiai!
    Não custa nada tentar, vamos lá!!!
    Dorei! ❤
    Um beijo!
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

  5. Olá,
    Também gostei da leitura do conto, existem mesmo algumas coisas negativas como a revisão, a previsibilidade e o clichê, mas é uma leitura bacana e divertida.
    Beijos.
    Memórias de Leitura – memorias-de-leitura.blogspot.com

  6. Oi, Priih!!! Tudo bem? Essa é a primeira resenha que eu leio do “Miguel & Manuela” e curti da premissa! Eu gosto muito quando a música é um auxílio para a narrativa, seja em livros, filmes e etc. Acho que é um ótimo recurso para ajudar a contar uma história, mas também fico com receio do que você apontou, sobre ficar com a sensação do merchandising e não da essência daquilo (mas já vi o comentário do autor ali em cima, não é intencional, o que é ótimo). A dica está anotada! E parabééééns pelo aniversário do blog!!! Que venham mais anos na blogosfera, assim como livros incríveis 🙂 Bjs
    Jéssica S. – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

  7. Oi Prih, tudo bom?
    Eu adoro o Tony e fiquei muito feliz por ter lido seu conto antes mesmo do lançamento. Ele o inscreveu na seleção do “Doze por doze” e só não entrou pois havia outras histórias que tinham mais o clima da coletânea, sabe? Ainda assim, o incentivei a autopublicar a história e fiquei mega feliz quando ele fez isso 😀 Espero que “Miguel e Manuela” seja a primeira de muitas histórias que estão por vir!!!

    Beijo grande! ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

  8. Sempre fico meio assim com essa vibe de livros com nomes de casal que veio depois do sucesso de Eleanor & Park, mas a capa ficou super bonita, apesar da trama também parecer bastante com o drama de Rainbow.

    Talvez valha a pena a leitura pra derrubar a comparação ou constatá-la né hehehe

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

  9. Olá, Priih.
    Eu gostei muito do conto do Tony. Um dos pontos que você levantou e que gostei muito foram os capítulos serem curtos. Odeio quando os capítulos são enormes e a gente precisa descer do ônibus e não acabou o capítulo hehe. Vou querer outras histórias dele, porque ele escreve muito bem.

    Blog Prefácio

  10. Olá, Prii, tudo bem?

    Estou apaixonada por este conto do lucas, a historia me conquistou em cheio, ainda não a tive a oportunidade de ler, mas estou bastante curiosa! A capa e linda e conto parece ser tão fofinho, o fato de envolver musicas e outros situações desperta o interesse do leitor, adorei sua resenha fico feliz que você tenha gostado tanto.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

  11. Oi, Priih!

    Que bom que mesmo com algumas ressalvas você gostou e indica o conto do Tony.
    Pude acompanhar a trajetória da criação de M&M e cada vez que vejo alguém elogiando fico toda orgulhosa! hahahaha

    Realmente é sempre bom ouvir as pessoas e permitir que elas expliquem as coisas antes de sair fazendo suposições!

    Ahhh, estou participando da promoção! Boa sorte pra mim! hahahahaahah

    Beijo
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

  12. Oii Prih, tudo bom?
    Ouço muitas pessoas falando muito bem desse conto e admito ter ficado com um pouco de vontade de ler, mas sua resenha fez impulsionar essa vontade que eu tinha *-*
    Também não gosto muito quando personagens ficam elogiando filmes ou atores, pois fico boiando e isso me distrai da história no livro.
    Enfim, amei sua resenha! Ficou ótima, principalmente por ter abordado os pontos positivos e negativos 😀
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

