Resenha: Coração Artificial – Viviane L. Ribeiro

Oi gente! Tudo bem?

O post de hoje é super especial, pois trata-se da resenha de um livro de uma parceira do blog, e também do 100º post do Infinitas Vidas! \o/ Estou falando de Coração Artificial, da querida Viviane L. Ribeiro! ❤ A Viviane me procurou há alguns meses, me oferecendo essa leitura, e eu estou muito feliz por poder contar pra vocês as minhas impressões sobre ela! 😀

capa coração artificial viviane l ribeiro

Sinopse: Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite. Então acontece um acidente de carro. E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas. Mas a verdade é que estão completamente errados.

Já pela sinopse eu fiquei curiosa com Coração Artificial. Li algumas resenhas e sempre ficava intrigada, querendo saber o que afastaria Gabriel e Alícia após o dito acidente. Bolei algumas teorias – algumas eu acertei, outras não. Mas posso dizer que nada me preparou para o final.

O livro começa nos apresentando Gabriel, o protagonista e narrador. Descobrimos que ele é extremamente rico e que seu pai é um bioengenheiro importante, envolvido nos estudos com órgãos artificiais. O relacionamento entre os dois é muito complicado, pois o pai impõe a Gabriel todas as suas escolhas: onde o rapaz deve estudar, o que deve cursar, com quem deve se relacionar, o que precisa fazer. Isso somado ao fato do garoto ter sido abandonado pela mãe na infância, sem nem ao menos saber a razão. As mágoas que o protagonista carrega são inúmeras, mas ele age como se não ligasse pra nada disso. Gabriel se esforça pra passar uma imagem de frieza e indiferença, utilizando isto como escudo. As amizades de Gabriel também não são sólidas, e o protagonista encontra nas corridas clandestinas (os “rachas”) a sua válvula de escape. Ele foge dos problemas por meio da adrenalina, o único fator que causa algum tipo de empolgação em sua vida. Até conhecer Alícia.

Alícia é uma bolsista da Faculdade de Villa Nova, onde Gabriel e seus amigos estudam. Os dois se conhecem por acaso, após Gabriel ajudá-la com uns livros que caíram no chão. O interesse do rapaz na moça só ocorre quando ele a vê cantando em um bar. A música é a paixão oculta de Gabriel, que seu pai insiste em oprimir. E vendo Alícia cantar, ele sente uma necessidade incontrolável de se aproximar dela. A partir dessa aproximação, os dois iniciam um “relacionamento” que é interrompido por um acidente de carro. Após o acidente, tudo fica ainda mais delicado e misterioso. Obviamente eu não vou contar os motivos, vocês terão que ler pra descobrir! 😛

Se eu tiver que escolher um personagem favorito, diria que é Alícia – ainda que eu desaprove a maneira como ela é omissa perante os erros de Gabriel. Ela é determinada, luta pelo que quer e provoca verdadeiras mudanças na vida de Gabriel. Aliás, aproveitando o ensejo, não sou muito fã dele. Eu não gosto da maneira fria e indiferente que o personagem a trata, mas ao mesmo tempo eu sinto um conflito em relação a essa antipatia por saber o que ele realmente pensa, o quanto ela o muda e o quanto isso é importante pro crescimento dele. Por mais que eu não seja a maior admiradora do Gabriel, eu gostei de ver que Viviane escreveu um livro cheio de personagens imperfeitos. Reais. Que poderiam agir daquela maneira fora das páginas, porque o mundo é cheio deles.

Eu não posso fazer uma resenha honesta sem apontar os problemas do livro, até porque eles me incomodaram. O primeiro, e mais gritante, são os erros de concordância (e, em alguns casos, gramática). Por diversas vezes eu tive que “substituir” mentalmente palavras ou expressões que não estavam corretas para que a leitura pudesse fluir. Viviane escreve muito bem e sabe desenvolver a história de maneira a prender a atenção do leitor, mas acredito que o livro teria ficado ainda melhor com uma revisão mais caprichada. O segundo ponto do qual não gostei muito foi a queda de ritmo da narrativa, que acontece lá pelo meio do livro. Durante o desenvolvimento da história e dos personagens, o livro acaba ficando um pouco enrolado, e como eu estava vidrada nas primeiras páginas, isso me desanimou um pouco. Felizmente, mais pro final do livro o ritmo intensifica novamente e muitas coisas importantes acontecem, o que me deixou muito mais satisfeita. Outro aspecto que eu notei é que a capa não traz os personagens conforme a descrição do livro (Alícia, por exemplo, tem cabelos cacheados e volumosos), mas isso é mais um detalhe mesmo.

Falando sobre o final do livro: como eu disse antes, bolei diversas teorias na minha cabeça. O que era mais previsível eu acertei, mas eu errei pelo menos duas ou três vezes em relação ao final. Ele me pegou totalmente desprevenida e me deixou com um nó na garganta que demorou a se desfazer. E eu amei cada detalhe! Eu amei como a Viviane conduziu a história até aquele ponto, e como tudo fez sentido, e como tudo se encaixou. Palmas pro final! Eu adoro quando o desfecho de um livro é coerente – ainda que eu não quisesse que certas coisas acontecessem. Eu gosto de ver que o autor levou sua história de maneira coesa ao ponto final, fechando com chave de ouro aquilo que construiu. E a Viviane fez isso muito bem. A única coisa que eu gostaria que fosse um pouquinho diferente, talvez, seria no epílogo (se você quiser saber o motivo, selecione o trecho a seguir: eu gostaria de saber mais sobre o que acontece entre o capítulo da tempestade, em que Gabriel e Alícia ficam sozinhos e se beijam na casa da mãe dele, e o epílogo, em que ele conta que os dois últimos capítulos foram devaneios da cabeça dele. Acho que pulou muito rápido do “está tudo bem, estamos voltando” pro final de verdade).

Resumindo, Coração Artificial foi uma ótima surpresa! Eu agradeço imensamente à Viviane L. Ribeiro por ter confiado no meu trabalho e ter me permitido conhecer um pouco mais sobre o imperfeito Gabriel e a sonhadora Alícia. É uma leitura super recomendada, especialmente pra quem busca não apenas um romance, mas uma história sobre mudanças. 😀

Título Original: Coração Artificial
Autor: Viviane L. Ribeiro
Editora: Multifoco
Número de páginas: 309

24 comentários sobre “Resenha: Coração Artificial – Viviane L. Ribeiro

  1. Oi, Priscilla!

    Muitas pessoas não vão com a cara do Gabriel mesmo, tipo, muita. E também me incomodou a questão da capa. E você definitivamente não é a primeira pessoa que quer saber o que aconteceu na noite da tempestade, kkk.

    Obrigada pela resenha e pela parceria. ❤

    beijos!

  2. Oi Priih!
    Já vi este livro em alguns blogs e acho a capa linda, e o enredo é muito interessante. Gostei de conferir sua opinião, parece ser uma boa leitura, apesar de ter deixado a desejar em alguns pontos. Ótima resenha. 🙂
    beijos ♥
    nuclear–story.blogspot.com

  3. Olá, Priih.
    Parabéns pelo 100 post hehe. Eu gostei desse livro, mas senti alguns problemas nele assim como você. Eu já tinha lido algumas resenhas dele quando fui ler e acabou que já esperava que o final fosse mais ou menso aquele. Mas ainda assim torci para que fosse diferente hehe. Mas devo parabenizar a autora pela coragem hehe.

    Blog Prefácio

  4. Oie Pri =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas pela sua resenha a história me pareceu bem interessante. Ultimamente eu nem ando mais me “estressando” com erros gramaticais, tem editora grande que anda deixando passar muita coisa que se for para ficar citando vou parecer uma professora chata rs…

    Parabéns pela parceria e pela 100º postagem o/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  5. Olá Prii
    Tudo bem?
    Menina eu não conhecia esse livro, mas já digo que logo que após ler sua resenha, também fiquei super curiosa para saber qual eu mistério, e assim como você adoro criar teorias em volta das historia HAHAHAHA A premissa me conquistou, adoro esses romances que nos abalam que possuem uma boa historia! Eu na verdade adoro quando o personagem de comporta de uma forma mais fria e acaba mudando com o tempo, as mudanças são tão boas *-* enfim… Adorei a resenha e espero lelo.
    Beijos
    http://www.resenhaatual.blogspot.com.br/

  6. Oi Pri *-*
    Não conhecia esse livro, adorei a premissa dele e a sua resenha.
    O maior medo é de me sentir incomodada com a leitura, pois sou muito chata com livros que faltam uma revisão melhor. Muito chata mesmo.
    Ademais, adoro livros onde os personagens vão ganhando maturidade com o desenvolver da narrativa. Quem sabe se eu topar com esse livro eu dê uma chance?
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/
    http://a-literary-love.blogspot.com.br/

  7. Priih!!!
    Você não sabe, eu tinha contato com a Viviane por e-mail, e ela chegou a me passar esse livro para resenhar no blog, porém eu tive um problema com meu e-mail e logo depois fiquei sem computador, infelizmente, perdi o livro e o contato dela. Fiquei tão chateada, porque eu não tinha como avisá-la, nem explicar o ocorrido. Não cheguei nem a ler, foi uma situação bem chata. Mas eu continuo ansiosa por essa leitura! Ainda mais sabendo que você amou!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

  8. Oi Prih!
    Parabéns pelo post número 100!
    Não conhecia esse livro.
    Uma pena quando o autor constrói uma boa história, mas a edição escorrega nesse detalhes, né? Cada vez que você precisa “substituir mentalmente uma palavra” (como você disse) a leitura trava e você “sai” da história. Uma pena.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

  9. Oi
    eu tive a chance de ler ele através do book tour e gostei muito da história e achei bonita e com algumas lições interessantes, a escrita da Viviane é realmente envolvente eu li esses dias um e-book dela e a história me prendeu do começo ao fim como aconteceu com esse.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  10. Oi, Prihh! Nossa, que saudade daqui <333
    Então, conheço a Fabi há bastante tempo, mas nunca li nada seu. Esse livro em especial me chamou muita atenção, mas confesso que desanimei com os pontos que você citou, especialmente os gramaticais. É uma pena que uma obra tão boa seja comprometida pela revisão.

    Beijo!

  11. FIQUEI COM VMEDO DE SELECIONAR O EPILOGO
    pronto falei
    mas eu gostei tanto da capa
    e da sinopse
    e apesar dos problemas do livro.. acho que eles (essas concordancias, ja vi muitos livros bons com falta de atenção da editora para acertar esses errinhos afinal eles não vão revisar? CHAMA A GENTE NÉ? rrsrs)
    Fiquei curiosa para saber porque que ficam tentando separar eles ROMEU E JULIETA MINHA GENTE POR QUE rsr
    mas fiquei com vontad ede ler, se era sua intenção, parabens vc conseguiu rsrsrs
    Um beijo!
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

  12. Oi, Priih, tudo bem?

    Apesar de você ter comentado sobre a falha na revisão – e isso é um ponto que me incomoda bastante – você me fez sentir vontade de conhecer a história. Agora estou SUPER curiosa para saber o que acontece!
    Esse ano eu li muitos livros nacionais e fiquei muito feliz com a qualidade das histórias. Acho que eu ia curtir Coração Artificial! Espero poder ler em breve!

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

  13. Oi Prih,
    Estou para ler esse livro também, daí nem vi a parte oculta, mas fiquei super curiosa.
    Não sei como lidaria num relacionamento que o parceiro é pau mandando de pai e mãe, sei lá.
    A falta de personalidade é algo que me entristece demais.

    Tenha uma iluminada semana Natalina. Feliz Natal ♥
    Nana – Obsession Valley

Deixe um comentário

