Review: O Pequeno Príncipe

Oi gente, como estão?

Começo o post avisando que a resenha de hoje é totalmente parcial, considerando que saí do cinema há poucas horas e continuo emocionada. O review de hoje é sobre um filme que não poderia ter sido mais bonito: O Pequeno Príncipe.

poster

Sinopse: Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

Difícil encontrar alguém que não conheça o clássico de Antoine Saint-Exupéry. Contudo, o filme dirigido por Mark Osborne não é uma simples adaptação do livro. Ele é baseado no livro, tendo uma história e personalidade próprias, mas cuja influência da obra original é visível em cada detalhe. Eu chorei com o trailer e chorei durante o filme inteiro, e espero conseguir explicar pra vocês o porquê.

3

Uma jovem garotinha se muda com a mãe para um bairro planejado, bem perto da escola onde ela planeja estudar. Os critérios de seleção são muito rígidos e, para conseguir ser aprovada, a mãe da menina faz um planejamento extremamente detalhado para guiar os estudos da garota. Com um pai ausente e uma mãe controladora que precisa trabalhar muito, a menina passa os dias estudando e sob a pressão de se tornar uma adulta perfeita. Ela é uma cópia mirim de sua mãe: metódica, séria, cética e acredita que o controle excessivo que sua mãe exerce sobre sua rotina é a chave para um futuro de sucesso. Até que ela conhece o vizinho: um aviador velhinho e muito simpático. O velhinho envia um avião de papel à garota contando uma história que há tempos ele anseia por contar: a história de um menino que vivia num lugar muito distante chamado asteróide B612. E quando a menina decide escutar a história, ela passa a viver uma coisa até então inimaginável: uma verdadeira amizade.

2

O filme é lindo, gente. Sério, ele não poderia ser mais bonito. Eu sinto vontade de chorar enquanto lembro de algumas passagens, mas isso só prova o quanto o longa mexeu comigo. Sendo um filme francês, já notei algumas diferenças no desenvolvimento da história e na trilha sonora. O desenrolar dos acontecimentos é singelo e natural, e mesmo os momentos de alívio cômico passaram muito longe de serem bobos. As músicas são lindas e emocionantes, dão leveza e emoção às cenas. Há muito tempo uma trilha sonora não mexia tanto comigo, sendo capaz praticamente sozinha de me levar às lágrimas. Notei também na trilha o estilo francês, mesmo que eu não seja uma grande conhecedora desses quesitos, e gostei muito. E o que dizer sobre a animação? Os momentos em que o aviador está contando a história do Pequeno Príncipe são de encher os olhos. A animação é maravilhosa e os elementos parecem feitos de tecido, de tão delicados. É tudo muito simples, lindo e poético, e eu mal consigo explicar o quanto a arte do filme é incrível.

5

Como eu já mencionei, a história não é uma adaptação do livro, então existem momentos de surpresa no enredo. Alguns elementos são retirados e outros são ainda mais explorados, fazendo com que mesmo quem saiba a história de cor possa ser surpreendido. Apesar das passagens que foram incluídas sobre a aventura da menina não serem as minhas favoritas (não vou falar muito além disso pra evitar spoilers), foi legal ser pega de surpresa por algo que eu não conhecia a respeito do enredo.

4

Em suma, O Pequeno Príncipe é um filme delicado e que traz toda a essência singela e poética da obra original. Assim como o livro, ou até mais, não considero que seja uma obra feita para crianças (algumas choraram desesperadamente na minha sessão hahaha). Ele é um filme complexo e com várias nuances, que fazem a gente questionar sobre o amor, sobre crescer, sobre a vida e sobre quem queremos ser. Eu não poderia esperar um filme mais bonito para uma das histórias mais bonitas. Assistam. Não há mais nada que eu possa dizer além disso. Sério. ❤

Título original: The Little Prince
Ano de lançamento: 2015
Direção: Mark Osborne
Elenco original: Mackenzie Foy, Jeff Bridges, Rachel McAdams, James Franco, Marion Cotillard, Paul Rudd

Anúncios

27 comentários sobre “Review: O Pequeno Príncipe

  1. Oi!

    Eu chorei do começo ao fim. Durante o filme só se ouvia o pessoal fungando e soluçando na sala. O filme é lindo, a fotografia e a trilha sonora. Não sei nem o que dizer daquela perfeição, só sentir.

  2. Oi Prih,
    Eu chorei vendo o trailer, imagina o filme HAHA
    Gente, deve ser muito lindo e adorei o estilo da animação.
    Um pouco diferente do habitual, e os personagens ficaram interessantes.

    Lindos seus comentários, estou doida pra ver!

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana – Obsession Valley

  3. Oi, Priih.
    Estou ansioso pra ver esse filme.
    Não li o livro, mas realmente parece uma história muito bonita e sensacional.
    O filme vai até além do livro e eu adoro trilhas sonoras de filmes.
    Essa trilha tbm deve ser maravilhosa.
    Abraços.

  4. OMG! Eu quero muito assistir a esse filme, “O pequeno principe” faz parte da minha infancia!
    Depois de ler sua opinião sobre ele, me sinto na OBRIGAÇÂO de assistí-lo…

    Beijos,
    Juh
    umminutoumlivro.blogspot.com.br

  5. Oie Pri =)
    Eu amo a história do Pequeno Principe, mas estou na dúvida se vale a pena ir ao cinema conferir o filme ou esperar ele passar em algum lugar.
    Minha amiga foi e chorou horrores também, mas a critica não está sendo lá muito positiva então… realmente não sei rs…

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  6. Oi
    quero muito assistir o filme, ainda quero ler o livro e é bom saber que o filme é delicado e com uma linguagem poética, ficou feliz que realmente tenha gostado do filme e da sua sinceridade na reviw. O trailer me conquistou imagina o filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  7. Gente que coisa mais linda <3, sério só pelas imagens dá pra ver o apuro e delicadeza. O livro já é uma obra-prima da literatura, uma obra bem singela e ao mesmo tempo de uma complexidade tão grande e profunda, coisas bem existencialistas tratadas de uma maneira leve.

    Estou ansiosa para ver o filme Pri e depois dessa sua opinião deu mais vontade ainda.

    Beijão

    http://www.poesiaemtranse.com

  8. Olá,
    Eu AMO o livro O Pequeno Príncipe, é um dos favoritos da vida, confesso que nem estava cogitando ver o filme, mas depois de um post tão apaixonado desses é impossível não ficar curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura – memorias-de-leitura.blogspot.com

  9. Oi Priih, tudo bem flor ???
    Ai, ai, ai … Eu nem sei por onde começar com esse meu comentário. A primeira coisa que preciso dizer é que estava morrendo de saudades do seu cantinho. Sempre gostei de vir aqui e conferir as suas postagens, descobrir as notícias e novidades que muitas vezes eu (por não ser muito ligadas as novidades) acabaria deixando passar. Adoro as suas resenhas, elas são sempre tão completas e cheias de opinião, confesso que também sinto um pouquinho de inveja das suas resenhas, rsrsrs, muitas vezes você destaca pontos que passaram despercebidos para mim !!!
    O que falar sobre essa resenha ?! Menina, ela ficou maravilhosa !!! Por causa dessa resenha estou morrendo de vontade de assistir ao filme e principalmente, ler o livro. Até hoje eu não li O Pequeno Príncipe … Sei que é um livro maravilhoso, que todos deveriam ler, mas eu nunca me senti motivada e curiosa com relação a essa história, não sei porquê … :/
    Mas graças a sua resenha eu pretendo mudar isso !!! Vou dar um jeito de assistir ao filme e ler o livro ainda esse ano !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

  10. Você me conquistou ali no “singelo e natural” porque tenho apreciado bastante obras assim. Mas eu já planejava ver esse filme porque minha mãe quer muito, além disso É Pequeno Príncipe né? Isso me lembra que quero muito ler o livro novamente, porque quando li era muito nova e sempre dizem que ele tem outro significado quando você lê em outro momento da vida.

    Beijos.

  11. Oi, Priih! Tudo bem? Se o livro já é emocionante, fico imaginando como será esse filme… Quando saiu o trailer eu fiquei super animada, mas acho que não conseguirei vê-lo no cinema por causa da faculdade :/ Ainda assim, estou com altas expectativas. não assisti muitos filmes franceses na minha vida, mas posso dizer que nenhum deles chegou a me decepcionar. Acho tão legal poder ver coisas diferentes, a arte parece está incrível mesmo e ter uma adaptação singela de um dos livros mais marcantes da minha vida só me faz amar ainda mais essa história. ❤ Adorei sua resenha! Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com/

  12. Oi, Prih!! ♥

    Difícil de encontrar alguém que não conheça a história de Antoine? Prazer, Tamires!
    hahahahaha
    Sim, eu sei, é vergonhoso! Mas eu vou mudar essa estatística, você vai ver!
    Que bom que você gostou tanto a ponto de se emocionar desse jeito! É tão bacana quando um filme mexe com a gente dessa maneira, né? Por mais que eu não tenha lido O Pequeno Príncipe ainda, sei mais ou menos seus ensinamentos…então parece que essa característica foi adaptada com maestria!!! *–*

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook – Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! 🙂

  13. Pingback: Resenha: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry | Infinitas Vidas

  14. Pingback: TAG: Senhora! | Infinitas Vidas

  15. Pingback: Meus favoritos de 2015 | Infinitas Vidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s