Review: Cinderela

Oi gente! Como estão? 😀

Recentemente, a Disney tem investido pesado em releituras de seus filmes clássicos. Fui conferir a mais recente delas, Cinderela, e no post de hoje eu conto pra vocês o que achei!

1

Sinopse: Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino…

Creio que Cinderela seja uma história que dispensa apresentações, né? A maioria de nós conhece o enredo: Cinderela, uma menina de coração puro e de gentileza sem igual, é feita de empregada pela madrasta e pelas irmãs postiças. Porém, sua vida muda quando o príncipe oferece um baile a todas as moças do reino, onde vai escolher com quem desposar. Com a ajuda de sua Fada Madrinha, Cinderela tem a possibilidade de ir ao baile e ganhar o coração do Príncipe que, posteriormente, encontra a moça por meio de seu sapatinho de cristal perdido. E, essencialmente, essa história se mantém no novo longa da Disney.

3

Acho que uma das coisas que mais gostei no filme foi justamente isso: ele é simples e honesto, mantendo sua essência tal qual a da animação de 1950. Depois de filmes como Malévola, que mostram uma visão totalmente diferente dos fatos, eu gostei de simplesmente rever uma história já conhecida, porém de forma mais aprofundada. No novo filme, conhecemos Ella (o nome real de Cinderela) desde a infância, e a vemos cercada de muito amor. Seus pais são atenciosos e gentis, e a família vive em muita harmonia. Porém, a mãe de Ella adoece, e seu último pedido à filha é “tenha coragem e seja gentil”. E Ella vai viver de acordo com o pedido da mãe, acreditando nessas palavras e na mágica que existe no mundo. Depois dessas explicações sobre a infância da protagonista, a história se mantém muito parecida com o desenho animado. Alguns fatos, é claro, são mais aprofundados ou mais explorados: Ella e o príncipe, que nessa versão tem nome (Kit), se encontram na floresta e se interessam um pelo outro; Kit sofre com a pressão para escolher uma esposa que “seja útil ao reino”, enquanto seu desejo é apenas seguir seu coração; e Lady Tremaine, a madrasta, revela a Ella seu passado infeliz, entre outros fatos que dão ao filme muito mais complexidade que sua versão animada.

4

Os efeitos especiais e os figurinos são lindíssimos (o que é aquele vestido da Cinderela? Eu, que amo azul, fiquei apaixonada <3), e os atores se encaixaram perfeitamente nos seus papéis. Lily James demonstra toda a meiguice e delicadeza de Cinderela, enquanto Richard Madden faz do príncipe um personagem íntegro e altruísta. Cate Blanchett interpreta uma madrasta implacável e odiosa, enquanto Helena Bonham Carter, mesmo na curta participação, cedeu à Fada Madrinha aquele tom cômico característico da atriz. Na minha opinião, todos os personagens tiveram uma ótima interpretação e cumpriram muito bem as suas funções.

5

Cinderela é um filme que, ao não inovar na história, me conquistou. Releituras são interessantes e atraentes, é claro, mas depois de uma leva de filmes bem diferentes dos seus precursores (como a já citada Malévola, ou ainda Alice no País das Maravilhas, por exemplo), foi familiar e aconchegante rever uma história conhecida, ainda que com melhorias no enredo. O filme é simples e nada pretensioso, mostrando exatamente a que veio. Além disso, enche os olhos com suas cenas belíssimas, fazendo dele uma experiência ainda mais encantadora, que nos traz aquela sensação de que a magia pode ser algo possível. Gostei muito e recomendo! 😀

Título original: Cinderella
Ano de lançamento: 2015
Direção: Kenneth Branagh
Elenco: Lily James, Richard Madden, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter

28 comentários sobre “Review: Cinderela

  1. Oi Pri,
    Cinderela não é meu conto predileto (muito amor, porém A Bela e a Fera – que também vai ganhar outro filme!!!!!!!!!!! – é meu favorito), mas gosto muito da histórica, da temática magica e tudo mais.
    Adorei saber que esse filme se manteve fiel ao desenho, mesmo que dando a profundidade necessária para ser um longa. Não estava muito animada em assisti-lo, mas sem duvidas agora estou.
    Amei o figurino e os atores!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

  2. Oi Priih, tudo bem? 🙂

    Mesmo tendo gostado dessa idéia dos filmes mudarem tanto das histórias originais, e até mostrarem um lado mais sombrio dessas obras, confesso que me encantou saber que Cinderela não é assim.

    Sou apaixonada por contos de fada desde sempre e amei demais o trailer desse filme, mas foi realmente sua resenha que me deixou mais curiosa; quero saber em quais fatos a história se aprofundou assim ❤

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

  3. Oi Prih, tudo bem?
    Eu me apaixonei por essa adaptação e espero sinceramente que as próximas sejam no mesmo nível. E de fato, acho que o que mais incrementou a história foi conhecer um pouquinho do passado da Ella, e saber a origem da bondade e docilidade.
    bjus,
    Amanda Almeida

  4. Ai, meu Deus! Todo mundo ta falando tão bem desse filme na blogosfera, eu já estava doido para assistir, aí todos disseram que foi super fiel ao conto de fadas normal e eu pirei! Adoro recriações, mas é sempre bom manter a essência.

    Adorei o post! Não vejo a hora de poder comprar o DVD quando lançar, já que aqui não tem cinema :/

    Bjs!

    http://nemteconto.org
    TEM POST NOVO SOBRE SÉRIES! ❤

  5. Oi Pri,
    Ah eu estou doida pra assistir adoro a Lily em Downton Abbey, acho ela encantadora.
    Richard é um querido!

    A gente já sabe o que acontece, mas acho que os olhos não devem deixar de brilhar e acho que foi por isso que a produção apostou muito no figurino e na fotografia.

    bjs e tenha um ótimo resto de semana.
    Nana – Obsession Valley

  6. Oi
    Estou louca para assistir esse novo filme do Clássico Cinderela, gosto da história e todos estão falando tão bem do filme, além disso a cenografia e as roupas parecem estar incríveis.

    momentocrivelli.blogspot.com.brmomentocrivelli.blogspot.com.br

  7. Oie Pri =)

    Confesso que de todas as princesas da Disney, a Cinderela não é assim a minha favorita. Porém, mesmo assim estava bem curiosa para conferir como o filme com personagens reais tinha ficado. Gostei do resultado final, ficou doce e delicado, fiel ao desenho. Mágico como os contos de fadas são ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  8. Estou louca para ver Cinderela, só não tive como ainda. Me parece ter ficado ótima a adaptação, ando vendo muitas críticas positivas a respeito dele.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

  9. Que figurinos e cenários lindos *-* Também acho que não precisam “criar” uma nova história para fazer a releitura de um clássico, ele já é ótimo por si só ❤ Quero muito assistir esse filme, já estou apaixonada HJSAHUS
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

  10. Oi, Prih!
    Eu perdi o filme no cinema! =/
    Estava toda atolada e não deu tempo, agora já saiu de cartaz aqui nos cinemas perto de casa! Até tentei assistir online mas a qualidade dos vídeos que achei estão péssimas!
    Eu acho os figurinos desse filme perfeitos!
    A Disney agora fará muitos live actions! A Bela e a Fera, Mulan, Dumbo, Mogli, Anastasia…eu adoro todos! hahahaha

    Beijo
    – Tamires
    http://www.meuepilogo.com

  11. Oi Priih!
    Acho que é essencial um filme como esse manter-se fiel ao original (a não ser que adote uma abordagem completamente diferente, como a de Malévola, que você citou).
    Ainda não assisti “Cinderela”, mas quero conferir. Só conhecia a Lily James de Downton Abbey, mas me parece que ela foi uma ótima escolha para o papel.
    Helena Bonham Carter deve estar o máximo como fada madrinha.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

  12. Oi Priih, tudo bem contigo ???
    Ainda não tive a oportunidade de assistir Cinderela, e provavelmente não vou conseguir assistir tão cedo (a correria está me atrasando e eu estou cada dia mais desorganizada).
    Confesso que no começo eu não estava nenhum pouco animada com esse filme, não sei explicar muito bem, mas acho que foi uma mistura de vários fatores. Porém, com o passar do tempo e após ler a resenha de várias pessoas e amigas queridas eu comecei a ver o filme com outros olhos, e hoje estou bem animada para conferi-lo !!!
    Fico feliz de saber que gostou do filme, espero gostar dele também !!! 😀

    Beijinhos
    Hear the Bells

Deixe um comentário

