Resenha: Não Pare! – FML Pepper

Oi gente! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a todas as leitoras pelo Dia Internacional da Mulher! Nós merecemos! ❤
E, pro post de hoje, finalmente trago pra vocês a resenha de Não Pare!, da autora parceira FML Pepper! não pare!

Sinopse: Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de idade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: a vida dela!

O leitor já nota que há algo errado na vida da protagonista, Nina, logo nas primeiras páginas. A personagem, que também é a narradora do livro, nos conta sobre a vida atípica que sempre viveu: ela e a mãe, Stela, vivem se mudando de cidade ou de país, a garota não conseguiu criar vínculos em nenhum lugar e Stela nunca revela o real motivo para tantas mudanças. Além disso, Nina também tem uma “deformidade” nos olhos: sua pupila é vertical, como a de um gato, e Stela desenvolveu uma lente de contato especial para esconder essa característica da filha. O mais curioso é que Stela parece saber toda a verdade por trás dos acontecimentos estranhos e dos olhos de Nina, mas nunca deixa a garota questioná-la sobre isso. Nina também vive passando por “acidentes”, o que deixa Stela em pânico e a faz querer se mudar imediatamente.

Aos 17 anos, porém, Nina consegue convencer Stela a ficar em Nova York, cidade para a qual se mudam após mais um incidente com Nina. Lá, ela passa a freqüentar a escola, faz uma nova amiga (a tagarela Melly) e conhece um rapaz encantador, Kevin, com quem passa a sair. Há também, porém, um bad boy que faz de tudo para afugentar Nina da escola, Richard. Ao mesmo tempo em que ele é ameaçador e irritante, ele também exerce um magnetismo poderoso em Nina, que fica encantada pela beleza estonteante do rapaz. A tendência era que as coisas começassem a se tranquilizar, mas o oposto acontece: Nina sofre diversos atentados contra a sua vida e, após um acidente envolvendo Stela, ela é levada por Richard (sim, tipo um seqüestro). E é durante essa viagem para a qual Richard a leva que o leitor descobre mais detalhes sobre os mistérios que cercam a origem de Nina.

Não Pare!, como todo livro introdutório de uma série, é repleto de informações e explicações sobre os personagens e sobre o universo no qual está inserido. Infelizmente, o início do livro foi um pouco morno e repetitivo, mas a história começa a engrenar lá pela página 80. Quando Nina é levada por Richard e descobrimos a real natureza do rapaz, tudo passa a se encaixar. É revelado que existem quatro dimensões: Plano (“céu”), Terra, Zyrk (dimensão de onde vem os resgatadores, ou seja, as Mortes) e Vértice (“inferno”). Os resgatadores são responsáveis por trazer o equilíbrio à Terra mas, devido a uma maldição muito antiga, eles são capazes apenas de sentir os maus sentimentos, sendo então incapazes de amar. Nina, porém, é uma híbrida, fruto do amor impossível entre um resgatador e Stela. E é a partir dessa revelação que todo o enredo passa a se desenrolar e mais explicações sobre as perseguições que Nina sofre são dadas. Não vou contar mais nenhum detalhe sobre isso porque o mais legal do livro é descobrir desses detalhes gradualmente para, então, poder juntar todas as peças do quebra-cabeça.

Não posso negar que demorei a me envolver completamente com a leitura, principalmente por causa dos protagonistas, Nina e Richard. Infelizmente, não consegui me conectar muito a nenhum deles, e os outros resgatadores (como John e Tom) me cativaram muito mais. ❤ Mas devo dizer que Nina é uma personagem que claramente evolui ao longo do livro. No início ela é bastante birrenta e passiva, mas, ao longo da história, ela começa a tirar força de seu sofrimento e passa a agir mais em prol do seu próprio destino.

A narrativa de Não Pare! é o seu ponto forte. FML Pepper sabe concluir os capítulos de maneira a deixar o leitor curioso pelo que virá a seguir, além de ter uma escrita muito envolvente. Com uma narrativa em primeira pessoa, podemos acompanhar de perto a confusão e as angústias de Nina em relação a todas as mentiras que descobre com o decorrer da história. Encontrei alguns errinhos de revisão ao longo do livro, mas nada que atrapalhasse a leitura (e acredito que serão corrigidos na publicação da versão física). Em suma, Não Pare! é um ótimo romance sobrenatural, com um pano de fundo criativo e bem construído, além de possuir uma veia forte de ação e de mistério. Recomendo principalmente para quem gosta desse estilo literário! 😀

Título Original: Não Pare!
Autor: FML Pepper
Editora: Valentina
Número de páginas: 327 (no formato e-book)

27 comentários sobre “Resenha: Não Pare! – FML Pepper

  1. Só pelo “Pra se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte?” eu já te digo que é certo que quando topar com o livro vou pegar pra ler.

    Adoro quando me vejo pensando no que um livro pode ser somente pela chamada ou capa, sem nem precisar da sinopse. E como você recomendou, é mais um ponto positivo 😀

    Beijo
    http://resenhandosonhos.com

  2. Oi! Adorei a resenha, ficou ótima! Sempre vejo muita gente elogiando esta trilogia, fico com vontade de ler também. O enredo é ótimo, muito bom saber que, apesar do começo ter sido morno, o livro é ótimo e a narrativa prende o leitor. Estou com vontade de saber mais sobre esse mundo. 🙂
    beijos ♥
    nuclear–story.blogspot.com.br

  3. Oi Priih, tudo bem contigo ???
    Menina adorei a sua resenha !!! Muito bem escrita, destacou muito bem diversos pontos da história e da escrita. Gostei que você destacou também alguns pontos que não te agradaram muito, sempre me identifico mais quando as resenhas comentam também algum elemento que ficou mais fraco no livro. Afinal de contas, nem tudo é perfeito né ?!
    Ainda não tive a oportunidade de conferir a trilogia da Pepper, estou esperando o lançamento das edições físicas para comprar meus exemplares, mas desde já morro de vontade de conferir essa história !!!
    Já vi tantas resenhas ótimas sobre o livro, tenho certeza de que vou gostar muito dele !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

  4. Oie Pri =)

    Todo mundo fala super desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler ainda.
    Entendo esse problema com os protagonistas … é tão complicado né? Por que tipo por mais que gostamos da história ficamos com a sensação de que está faltando alguma coisa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  5. Olá, mocinha! Tudo bom?
    Bem, sobre o livro: já li resenhas sobre ele, positivas assim como a sua, mas não é o meu gênero. Sobrenatural não é muito a minha praia. Raros livros desse estilo conseguem me fisgar. =P
    Mas que bom que foi uma leitura boa pra ti. É o que vale!

    Um grande abraço.
    Ótima semana!

    Blog || FanPage

  6. Olha, me interessei pelo livro, viu!
    Gostei muito dessa história de quatro dimensões, da pupila vertical…me lembrou um pouco “The Nine Lives of Chloe King”.

    Vou colocar aqui na lista para ler quando der porque gostei de verdade, é bem diferente de tudo que ando lendo! 😉

    Beijão,

    Tamires
    http://www.meuepilogo.com

  7. Oi Pri,
    Tudo bem?
    Adorei a resenha! Já vi comentários extremamente divergentes sobre a obra e fico um pouco receosa. Esse tipo de história não costuma me atrair, mas o que sempre foi unanime nas resenhas que li, foram as opiniões sobre a escrita da autora.
    Apesar de ainda ficar com o pé atras, se houver oportunidade, lerei o livro pra tirar minhas próprias conclusões!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

  8. Oi, tudo joia?
    Ando bem curiosa em relação a esse livro e aos demais, só que nunca parei para saber mesmo deles, porque sempre que pego para conhecer algo mais afundo tenho vontade de comprar, e nunca me sobra dinheiro haha, ótima resenha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

  9. Olá, tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro milhares de vezes, ainda mais agora que a Editora Valentina vai publicá-lo. Acho a premissa super interessante, mas já ouvi vários comentários negativos, o que, confesso, me deixou um tanto desanimada. Mas, quem sabe dou uma chance mais para o futuro?
    Super beijos ❤
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

  10. Oi Priih, tudo bem? 🙂

    Fiquei mais ansiosa ainda pra receber meu prêmio agora *–* haha’

    O modo como você falou do livro, com certeza me deixou mais ansiosa; mesmo tendo alertado de que a leitura começa morna, fiquei feliz pelo desenvolvimento que você notou na personagem a partir de então, o que com certeza vai em dar mais “pique” pra ler.

    Esse ano, pretendo dar bem mais atenção a autores nacionais, e F.M.L Pepper co certeza é uma que sempre esteve na minha lista ❤

    Beijos! ;*

    ||Letras Eternas||

  11. Oláaa, como vai??
    Sempre tive vontade de ler esse livro pelos comentários positivos, mas ainda não tive oportunidade. Ainda mais por ser em e-book, eu evito esse modo porque dói a vista, sabe como é?? hahaha 😦
    Mas você me deixou bem curiosa da maneira de como falou do livro. Foi uma pena que não conseguiu se conectar com os personagens, mas é bom quando começa devagar e o ritmo vai aumentando. Espero ler em breve e gostar 😀
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

  12. Simmm, tenho uma opinião bem parecida com a sua. Também demorei pra pegar o ritmo do livro, mas assim que as coisas começam a ficar mais agitadas, não dá pra largar *–* só tenho uma notícia ruim pra te dar.. a Nina evoluiu, sim, mas chega no último volume ela continua birrenta, parece que retrocedeu 😦 isso me decepcionou bastante, mas fora esse detalhe a história toda é maravilhosa, continua a série que você não vai se arrepender! *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de “Meu inverno em Zerolândia”, vem conferir!

  13. Olá!
    Eu li esse livro em meados do ano passado ou retrasado ? não me lembro!!!
    mas também me prendeu bastante, eu nem vinha dormindo da faculdade na van , só ficava lendo ele no kobo 😮
    Essa Nina e esse richard,,, acabei não lendo a continuação 😮
    eu achei bem original.. tem detalhes que prenderam muuuuuito na minha cabeça, ela tendo vertigens na B&N… Entre outras hehehe adorei a resenha!
    putz 😮 acho que nao to evitando livros longos, é que eles acabam sendo mesmo rsrs pego ao acaso e putz! hehehe passo na frente kk
    Um beijo!
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

  14. Oie!
    Só consigo dizer: UAU! Me chamou muito atenção esse livro, sua resenha foi ótima me deixou com vontade de ler o livro! 😀
    Acho que quando lançar o físico eu compro, não consigo ler muito em e-book ou pdf… Mas eu espero, KKKK.
    Beijos! 😀

Deixe um comentário

