Resenha: Guerreiras Mágicas de Rayearth – CLAMP

Oi, pessoal! Tudo certo?

Faz tempo que eu não falo de mangás por aqui, né? No post de hoje eu decidi falar a respeito de um mangá bastante conhecido e que fez parte da infância de muita gente, principalmente na sua versão anime: Guerreiras Mágicas de Rayearth!

Sem título 1

Sinopse: A história gira em torno de três garotas ginasiais que são transportadas para um mundo fantástico repleto de seres mágicos e criaturas inimagináveis. Lá, as jovens recebem a inesperada missão de salvar aquele mundo à beira do colapso. Enquanto lutam para restabelecer a paz e a ordem em um mundo mergulhado no caos, as garotas embarcam em uma jornada de autoconhecimento, aprendizado e amadurecimento. O mangá é repleto de cenas de ação, com belíssimas armaduras, espadas e monstros, mas ainda assim é carregado de emoção, momentos de reflexão e romance. Até hoje, a obra se mantém como uma das mais cultuadas pelos fãs do CLAMP.

Guerreiras Mágicas de Rayearth é um mangá do grupo CLAMP, uma equipe de mangakás extremamente conhecida – cujas obras incluem Card Captor Sakura, Chobits, entre outros. Eu já conhecia (e gostava muito) do anime, e tive a oportunidade de conferir a história original no ano passado, ao comprar uma coleção usada das edições antigas.

rayearth

GMR conta a história de três jovens – Hikaru, Umi e Fuu – que são transportadas para um mundo totalmente novo e mágico, Cefiro, enquanto faziam uma excursão à Torre de Tóquio. Elas são convocadas a esse lugar fantástico pela Princesa Emeraude (Esmeralda, na versão em português), o Pilar de Cefiro. Ser o Pilar significa que a pessoa detentora de tal responsabilidade é quem vai definir o destino daquele mundo por meio de suas orações e sentimentos, podendo trazer a paz ou o caos. Emeraude foi sequestrada por Zagato, um mago poderoso e antigo braço direito da Princesa, que deseja destruir Cefiro. Por isso, Emeraude convoca as três meninas, que são as predestinadas a se tornarem as lendárias Guerreiras Mágicas, aquelas que salvarão Cefiro da destruição. A partir daí, as meninas passam por treinamentos e aprendizados com diversas pessoas diferentes, como o Guru Clef e a ferreira Presea (ou Priscila).

rayearth3

Guerreiras Mágicas de Rayearth é um mangá delicado, focado nas emoções, na confiança e na amizade. Essa sensibilidade quase exagerada pode ser um pouco irritante pra quem não tem muita paciência (eu mesma ficava irritada em algumas cenas), mas acho que é uma característica que pode ser relevada. Acompanhamos o crescimento pessoal das meninas, que começam sua aventura ingênuas e despreparadas, até o final, em que finalmente se tornam capazes de assumir o título de Guerreiras Mágicas de Rayearth. Porém, a verdadeira missão das garotas é muito mais cruel e ambígua do que parece. Enfrentar Zagato traz sérias consequências e descobertas que são capazes de desestabilizar as guerreiras, mesmo após toda a evolução que Hikaru, Umi e Fuu obtiveram. Pra falar a verdade, o primeiro arco do mangá (que trata da Princesa e de Zagato) é a minha parte favorita. A história não é óbvia, os personagens têm emoções e convicções muito fortes e nem tudo é o que parece. Apesar de GMR aparentar ser um mangá inocente e sem muito aprofundamento, a primeira fase da história traz uma grande carga emocional.

Outro ponto que vale a pena salientar: a arte do CLAMP é maravilhosa! Tudo em GMR é feito com muito capricho e riqueza de detalhes. Os personagens e cenários são muito bem desenhados e é impossível não se encantar com a beleza do mangá. Eu já gostava especialmente dos traços utilizados no anime, mas devo dizer que o mangá consegue ser superior nesse quesito. Pra quem gosta de observar esses detalhes, recomendo muito a arte do CLAMP, em especial de GMR.

rayearth2

Em suma, Guerreiras Mágicas de Rayearth é uma série que me traz muita nostalgia e lembranças da infância. Não é uma história inesquecível e tampouco imperdível, mas para fãs de animes e mangás ela acabou se tornando clássica. Pra quem gosta desse tipo de leitura e aprecia um traço bonito e detalhado, Guerreiras Mágicas de Rayearth pode ser uma opção bem divertida para passar o tempo ou ainda relembrar da infância. 🙂

Título original: Magic Knight Rayearth
Autores: CLAMP
Editora: JBC
Volumes: 6
Número de páginas (por volume): aproximadamente 200

Anúncios

22 comentários sobre “Resenha: Guerreiras Mágicas de Rayearth – CLAMP

  1. Você acredita que eu nunca li um mangá?
    Estou precisando ler algum para pelo menos conhecer, por mais que esse pareça ser bem chamativo, acho que não é do tipo de história que eu irei gostar.
    Você tem algum mangá para me indicar? Meio que suspense/terror ou até mesmo investigação? Ou não existe? kkkK Sério, sou extremamente leigo nisso.

    Abraços
    http://www.booksever.blogspot.com

  2. Oi Pri, como vai??
    Adoro vir aqui no seu blog e conferir um pouco sobre mangás, sabia?
    É algo que não faz parte da minha leitura usual, confesso, mas acho os desenhos lindos e as histórias são sempre muito criativas.
    Sem falar desse gostinho de infância, né?
    Ô coisa boa ❤
    Beijos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Sorteio de "As Sete Irmãs", de Lucinda Riley, no blog.

  3. Oi Prihh, tudo bem?
    Quando vi a imagem do anime, me recordei de Sakura, e quando você disse que ele é o criador já me encantei. Não conhecia a estória mas imagino que deve ser linda, com a dose certa de drama e aventura. A dica está anotada, pois eu de vez em quando gosto de relembrar um pouco dos animes que curtia na infância.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

  4. Ola,
    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal, uma história de suspense ambientada em Lageado Grande/RS, repleta de intrigas e mistérios, onde cada pessoa esconde um segredo e alguns são fatais. Gostaria de lhe avisar que estou com parcerias abertas para blogs, se tiver interesse pode me enviar um e-mail “raquel.machado2014@yahoo.com.br”. Você pode conhecer mais a história na página abaixo:
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html
    Obrigada desde já.
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa

  5. Os únicos mangás que li foram online, confesso… e foram em inglês. Mas foram daqueles baseados em livros já existentes. Achei bem legal. Não entendo muito do assunto, mas é só ver algo sobre mangá que lembro do meu amigo da facul, que é viciado neles, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  6. Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

    *Abraça forte* Guerreiras Mágicas de Rayearth é meu mangá e anime favorito.
    Amo muito, mais muito mesmo tanto que faz tempo que quero fazer um post dele no blog, mas sempre fica parecendo algo muito fãnática rs…

    Adorei o seu post ❤

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s